17/10/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Doenças transmissíveis |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Atividade 1: Apresentação do tema
Para o professor:
1) Organize os alunos em duplas.
2) Disponibilize para cada dupla a cópia da reportagem: A morte de uma doença - Disponível em: http://veja.abril.com.br/271010/morte-doenca-p-126.shtml. Acesso em: 30 setembro 2013.
Observação: Caso a escola possua laboratório de informática com acesso à internet, utilize-o. Peça que cada dupla acesse o link.
Imagem disponível em: http://www.perulactea.com/2012/07/25/moratoria-en-la-investigacion-con-el-virus-vivo-de-la-peste-bovina-para-su-total-erradicacion/. Acesso em: 30 setembro 2013.
3) Proponha que cada dupla faça a leitura da reportagem e registre no caderno as palavras-chave do texto.
4) Solicite que cada dupla elabore um mapa conceitual com as palavras-chave.
Mapa conceitual: As palavras-chave devem ser ligadas, formando o mapa conceitual. Os mapas não buscam apenas classificar conceitos, mas sim relacioná-los e hierarquizá-los. São representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/defmapasconceituais.html. Acesso em: 11 maio 2013.
5) Auxilie os alunos e fique atento à participação de cada um.
6) Organize um mapa conceitual coletivo. Permita que as duplas socializem suas ideias.
Atividade 2: Desenvolvimento do tema
Imagem disponível em: http://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-royalty-free-anatomia-do-v%C3%ADrus-da-gripe-da-gripe-image9252985. Acesso em: 30 setembro 2013.
Para o professor:
1) Apresente as animações para os alunos:
Anatomia do vírus. Disponível em: http://discoverybrasil.uol.com.br/virus/interativo/?cc=BR. Acesso em: 30 setembro 2013.
A diversidade do vírus. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9914/virus.swf. Acesso em: 30 setembro 2013.
Observação: Caso a escola possua laboratório de informática com acesso à internet, utilize-o. Peça aos alunos que acessem os links.
2) Durante a apresentação das imagens faça pausas para explicar.
3) Peça aos alunos que fiquem atentos às discussões durante as animações e que registrem as informações relevantes.
Atividade 3: Refletindo sobre o tema
Para o professor:
1) Discuta com os alunos a frase: Vírus, uma discussão à parte.
Professor, estimule os alunos a discutirem sobre as características dos vírus, a capacidade de mutação, o debate sobre o fato de os vírus serem seres vivos ou não.
2) Após a discussão, solicite que os alunos, em casa, produzam um texto, abordando a frase discutida em sala de aula.
3) Agende com os alunos uma data para entrega da atividade e correção.
Atividade 1: Pesquisa - Doenças causadas por vírus
Imagem disponível em: http://www.hospitalflaviosantos.com.br/txt.php?id=201. Acesso em: 30 setembro 2013.
Para o professor:
1) Organize os alunos em 8 grupos.
2) Informe aos alunos que cada grupo ficará responsável por pesquisar uma doença causada por vírus.
Observação: A pesquisa poderá ser feita em casa ou no laboratório de informática. Se for em casa, peça aos alunos que tragam as informações a respeito da doença.
3) Realize um sorteio para cada grupo. As doenças virais que serão pesquisadas: dengue, AIDS, gripe H1N1, sarampo, febre amarela, raiva, hepatite, herpes.
4) Para cada doença, os alunos deverão observar o seguinte:
5) Sugira alguns materiais de pesquisa:
Dengue. Disponível em: http://www.dengue.org.br/. Acesso em: 07 outubro 2013.
AIDS. Disponível em: http://www.aids.gov.br/. Acesso em: 07 outubro 2013.
Gripe H1N1. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/g/gripe-h1n1/. Acesso em: 07 outubro 2013.
Sarampo. Disponível em: .http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/gve_7ed_web_atual_sarampo.pdf. Acesso em: 07 outubro 2013.
Febre amarela. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/f/febre-amarela/. Acesso em: 07 outubro 2013.
Raiva. Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/instituto-pasteur/paginas-internas/o-que-e-raiva/o-que-e-raiva. Acesso em: 07 outubro 2013.
Hepatite. Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?231. Acesso em: 07 outubro 2013.
Herpes. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/virus-e-bacterias/herpes-oral-herpes-genital-e-herpes-zoster/. Acesso em: 07 outubro 2013.
6) Informe aos alunos que a organização da pesquisa e os registros serão feitos em sala de aula.
7) Fique atento à participação dos alunos.
Atividade 2: Apresentação da pesquisa
Para o professor:
1) Solicite aos alunos que elaborem cartazes ou slides em Power point para apresentarem a pesquisa.
2) Agende com os alunos uma data para a apresentação.
3) Estimule um tempo para cada grupo.
4) Elabore um quadro no qual os alunos deverão completar durante a apresentação de cada grupo.
Doença | Agente causador | Agente transmissor | Como ocorre a infecção viral | Sintomas |
Professor, sugira outros materiais de pesquisa para os alunos:
Doenças causadas por vírus. Disponível em: http://www.brasilescola.com/doencas/doencas-causadas-virus.htm. Acesso em: 07 outubro 2013.
Dr. Drauzio Varella. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/. Acesso em: 07 outubro 2013.
Os alunos serão avaliados qualitativamente por meio da participação, empenho e interesse durante as atividades propostas. Em relação aos aspectos quantitativos, serão avaliados por meio da elaboração do mapa conceitual, produção de texto e pesquisa. Na produção do texto, poderão ser observados os seguintes aspectos: argumentação, conteúdo e coesão das ideias; na pesquisa, o compromisso, a qualidade do trabalho produzido e a apresentação.
Cinco estrelas 2 classificações
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07/05/2014
Cinco estrelasParabéns.
25/04/2014
Cinco estrelasMuito boa a sugestão de aula. Muito completa.