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Vírus, uma discussão à parte

 

17/10/2013

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Saúde Doenças transmissíveis
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as características dos vírus.
  • Compreender a capacidade de mutação dos vírus.
  • Compreender que os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.
  • Discutir a questão dos vírus serem considerados seres vivos ou não.
  • Reconhecer algumas doenças causadas por vírus.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Conceito de célula.
  • Conceito de seres microscópicos.
  • Definição de  parasitismo.
Estratégias e recursos da aula
  • Leitura de reportagens.
  • Atividade em duplas e grupo.
  • Elaboração de mapa conceitual.
  • Vídeo.
  • Produção de texto.
  • Pesquisa.
  • Apresentação de trabalho.

 

MÓDULO 1

Atividade 1: Apresentação do tema

Para o professor:

1) Organize os alunos em duplas.

2) Disponibilize para cada dupla a cópia da reportagem: A morte de uma doença - Disponível em: http://veja.abril.com.br/271010/morte-doenca-p-126.shtml. Acesso em: 30 setembro 2013.

Observação: Caso a escola possua laboratório de informática com acesso à internet, utilize-o. Peça que cada dupla acesse o link.

Peste bovina

Imagem disponível em: http://www.perulactea.com/2012/07/25/moratoria-en-la-investigacion-con-el-virus-vivo-de-la-peste-bovina-para-su-total-erradicacion/. Acesso em: 30 setembro 2013.

 

3) Proponha que cada dupla faça a leitura da reportagem e registre no caderno as palavras-chave do texto.

4) Solicite que cada dupla elabore um mapa conceitual com as palavras-chave.

Mapa conceitual: As palavras-chave devem ser ligadas, formando o mapa conceitual. Os mapas não buscam apenas classificar conceitos, mas sim relacioná-los e hierarquizá-los. São representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/defmapasconceituais.html. Acesso em: 11 maio 2013.

5) Auxilie os alunos e fique atento à participação de cada um.

6) Organize um mapa conceitual coletivo. Permita que as duplas socializem suas ideias.

 

Atividade 2: Desenvolvimento do tema

Vírus

 

Imagem disponível em: http://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-royalty-free-anatomia-do-v%C3%ADrus-da-gripe-da-gripe-image9252985. Acesso em: 30 setembro 2013.

 

Para o professor:

1) Apresente as animações para os alunos:

Anatomia do vírus. Disponível em: http://discoverybrasil.uol.com.br/virus/interativo/?cc=BR. Acesso em: 30 setembro 2013.

A diversidade do vírus. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9914/virus.swf. Acesso em: 30 setembro 2013.

Observação: Caso a escola possua laboratório de informática com acesso à internet, utilize-o. Peça aos alunos que acessem os links.

2) Durante a apresentação das imagens faça pausas para explicar.

3) Peça aos alunos que fiquem atentos às discussões durante as animações e que registrem as informações relevantes.

 

Atividade 3: Refletindo sobre o tema

Para o professor:

1) Discuta com os alunos a frase: Vírus, uma discussão à parte.

Professor, estimule os alunos a discutirem sobre as características dos vírus, a capacidade de mutação, o debate sobre o fato de os vírus serem seres vivos ou não.

2) Após a discussão, solicite que os alunos, em casa,  produzam um texto, abordando a frase discutida em sala de aula. 

3) Agende com os alunos uma data para entrega da atividade e correção.

 

MÓDULO 2

Atividade 1: Pesquisa - Doenças causadas por vírus

Gripe

Imagem disponível em: http://www.hospitalflaviosantos.com.br/txt.php?id=201. Acesso em: 30 setembro 2013.

 

Para o professor:

1) Organize os alunos em 8 grupos.

2) Informe aos alunos que cada grupo ficará responsável por pesquisar uma doença causada por vírus.

Observação: A pesquisa poderá ser feita em casa ou no laboratório de informática.  Se for em casa, peça aos alunos que tragam as informações a respeito da doença.

3) Realize um sorteio para cada grupo. As doenças virais que serão pesquisadas: dengue, AIDS, gripe H1N1, sarampo, febre amarela, raiva, hepatite, herpes.

4) Para cada doença,  os alunos deverão observar o seguinte:

  • Nome científico e popular do agente causador.
  • O agente transmissor.
  • Como ocorre a infecção viral.
  • Duração do vírus no organismo.
  • Sintomas.
  • Tratamentos.
  • Casos de morte no Brasil.

5) Sugira alguns materiais de pesquisa:

Dengue. Disponível em: http://www.dengue.org.br/. Acesso em: 07 outubro 2013.

AIDS. Disponível em: http://www.aids.gov.br/. Acesso em: 07 outubro 2013.

Gripe H1N1. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/g/gripe-h1n1/. Acesso em: 07 outubro 2013.

Sarampo. Disponível em: .http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/gve_7ed_web_atual_sarampo.pdf. Acesso em: 07 outubro 2013.

Febre amarela. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/f/febre-amarela/. Acesso em: 07 outubro 2013.

Raiva. Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/instituto-pasteur/paginas-internas/o-que-e-raiva/o-que-e-raiva. Acesso em: 07 outubro 2013.

Hepatite. Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?231. Acesso em: 07 outubro 2013.

Herpes. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/virus-e-bacterias/herpes-oral-herpes-genital-e-herpes-zoster/. Acesso em: 07 outubro 2013.

 

6) Informe aos alunos que a organização da pesquisa e os registros serão feitos em sala de aula.

7) Fique atento à participação dos alunos.

 

Atividade 2: Apresentação da pesquisa

Para o professor:

1) Solicite aos alunos que elaborem cartazes ou slides em Power point para apresentarem a pesquisa.

2) Agende com os alunos uma data para a apresentação.

3) Estimule um tempo para cada grupo.

4) Elabore um quadro no qual os alunos deverão completar durante a apresentação de cada grupo.

Doença Agente causador Agente transmissor Como ocorre a infecção viral Sintomas
         
Recursos Complementares

Professor, sugira outros materiais de pesquisa para os alunos:

Doenças causadas por vírus. Disponível em: http://www.brasilescola.com/doencas/doencas-causadas-virus.htm. Acesso em: 07 outubro 2013.

Dr. Drauzio Varella. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/. Acesso em: 07 outubro 2013.

Avaliação

Os alunos serão avaliados qualitativamente por meio da participação, empenho e interesse durante as atividades propostas. Em relação aos aspectos quantitativos, serão avaliados por meio da elaboração do mapa conceitual, produção de texto e pesquisa. Na produção do texto, poderão ser observados os seguintes aspectos: argumentação, conteúdo e coesão das ideias; na pesquisa, o compromisso, a qualidade do trabalho produzido e a apresentação.

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