28/08/2008
Ana Cristina de Almeida Sonza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Conteúdos específicos:
Recursos educacionais:
Preparando a aula:
Na aula anterior a esta, solicite aos alunos que tragam jaleco (guarda-pó, avental), óculos de proteção. Prepare as soluções que serão utilizadas na aula com antecedência (vide roteiro experimental: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/sabao.html).
Introduzindo a aula: (10 min.)
Esta aula será desenvolvida em duas partes: a primeira será na própria sala de aula (ou no laboratório da escola) e a segunda no laboratório de informática, ou em sala ambiente, caso elas disponham de data show.
Inicialmente peça para aos alunos que se organizem formando grupos com três componentes.
Explique aos alunos que eles irão receber um roteiro para realizar um experimento, o qual os auxiliará a entender o processo da reação de saponificação. Oriente os alunos para que tomem nota de todos os fenômenos que irão ser observados durante a execução do experimento. Chame atenção para normas de segurança, pois utilizarão soda cáustica.
Desenvolvendo a aula: (50 min.)
Entregue para cada grupo o roteiro do experimento Fazendo sabão: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/sabao.html e um kit contendo os materiais necessários para realização do experimento (vi de no roteiro – materiais).
Após a finalização do experimento, solicite aos alunos que guardem os materiais usados e limpem as carteiras ou bancadas. Lembre de recolher os materiais que possam ser utilizados por outras turmas.
Sistematizando a aula: (40 min.)
Neste momento oriente os alunos que se dirijam ao laboratório de informática, permanecendo nos mesmos grupos, para execução da simulação da atividade do Laboratório Virtual da USP – “Roupa suja se lava na escola”. O professor deverá circular na sala verificando se os grupos estão compreendendo as situações solicitadas no experimento.
Peça para os alunos clicarem nas palavras em destaque, para que abra uma janela contendo informações sobre as mesmas. Solicite aos alunos que respondam as questões sugeridas. Pergunte aos alunos quais são os principais reagentes para a produção do sabão? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que para fazer sabão precisamos reagir uma base forte com gordura. Explique aos alunos que a simulação apresenta a letra “R” como sendo um radical orgânico, mas na verdade é um grupo substituinte ou ramificação da Cadeia Carbônica.
Em seguida, pergunte aos alunos qual reação ocorreu na fabricação do sabão? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que o sabão é obtido fazendo-se reagir ácidos graxos com óleos, numa reação chamada saponificação. Os ácidos graxos normalmente usados são o oléico, o esteárico e o palmítico, encontrados sob a forma de ésteres de glicerina (oleatos, estearatos e palmitatos) nas substâncias gordurosas.
Após o termino da simulação peça para que os alunos redijam o relatório do experimento em grupo.
Para responder as perguntas, caso necessário os alunos poderão refazer a simulação no computador e também ler o roteiro experimental para tirar alguma dúvida.
Ao final da aula , o professor solicitará aos alunos que apresentem as suas respostas e após análise das mesmas, o professor concluirá com a turma as respostas mais adequadas, de acordo com as informações fornecidas nas atividades desenvolvidas. Caso não haja tempo, essa discussão ficará para o início da próxima aula.
Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula
Caso o professor não tenha um laboratório de química ou não tenha os reagentes necessários para a execução do experimento, poderá apresentar aos alunos somente a simulação presente no LabVirt. Sendo assim, deverá diminuir o tempo da aula uma hora aula (50 minutos).
Cinco estrelas 1 classificações
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30/10/2010
Cinco estrelasADOREI!!!!! Vou coloca-la em pratica esta semana!