10/09/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
- Interpretar diferentes tipos de textos;
- Interagir e redigir;
- Criticar.
- Habilidade básica de leitura;
- Interpretação e redação
As estratégias utilizadas nessa aula serão:
- Uso de multimídias da Internet;
- Material de Uso Diário;
- Trabalhos em grupos;
- Trabalhos individuais.
ATIVIDADE I –
Esta aula terá como primeira atividade a leitura (oral, visual e auditiva) da letra da música Cidadão de Zé Ramalho:
Na sala de aula o(a) professor(a) deverá explicar aos alunos o que eles irão fazer no Laboratório de Informática. (Ler e ouvir a música Cidadão de Zé Ramalho e assitir a diferentes vídeos).
Já no Laboratório da Informática o(a) professor(a) deverá orientar os alunos para que façam os acessos eletrônicos corretamente. Seguindo os endereços sugeridos.
A leitura poderá ser feita individualmente ou dependendo do tamanho da turma e número de computadores poderá ser desenvolvida em duplas, trios...
Em seguida divida os alunos em grupos para que, após a leitura, façam a dramatização da letra da música.
Letra da música:
Cidadão – Zé Ramalho ( http://zeramalho.musicas.mus.br/letras/75861/ )
Tá vendo aquele edifício moço
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas prá ir, duas prá voltar
Hoje depois dele pronto
Olho prá cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
"Tu tá aí admirado?
Ou tá querendo roubar?"
Meu domingo tá perdido
Vou prá casa entristecido
Dá vontade de beber
E prá aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer...
Tá vendo aquele colégio moço
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Fiz a massa, pus cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem prá mim toda contente
"Pai vou me matricular"
Mas me diz um cidadão:
"Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar"
Essa dor doeu mais forte
Por que é que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava
Mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer...
Tá vendo aquela igreja moço
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá foi que valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que Cristo me disse:
"Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asa
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar"
Hié! Hié! Hié! Hié!
Hié! Oh! Oh! Oh!
ATIVIDADE II –
Agora, oriente os alunos para que acessem os endereços eletrônicos abaixo e assistam aos vídeos publicados no youtube sobre a música: Cidadão de Zé Ramalho disponíveis nesses endereços eletrônicos:
http://www.youtube.com/watch?v=FtJjtwzQ56E
http://www.youtube.com/watch?v=SJcl3eiMd_w&feature=related
ATIVIDADE III -
Após eles assistirem aos vídeos reúna- os em duplas e oriente-os para que façam uma reflexão com o(a) colega de turma. Oriente-os para que discutam sobre o conteúdo das imagens dos vídeos e o conteúdo da letra da música.
Na sequência o professor fará questionamentos aos alunos para que reflitam sobre o que leram e o que assistiram.
Em seguida estão algumas sugestões de questionamentos. Você está livre para criar outros, conforme a situação, ou conforme a turma: As imagens condizem com a letra da música? A letra da música possui conteúdo real ou imaginário? A linguagem presente no texto é uma linguagem figurada? Por quê? Quem são as pessoas que realizam o trabalho de construção? Por que, mesmo conhecendo a obra, tendo ajudado a construí-la essas pessoas ficam do lado de fora e são vistas como ladrões, pelos cidadãos comuns, ao admirá-la? Você concorda com a indignação presente, principalmente no segundo vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=SJcl3eiMd_w&feature=related)? Por quê? Uma passagem da música diz “Por que é que eu deixei o norte”. Na sua opinião, por que o eu lírico (personagem) da música teria deixado o norte? Você caracterizaria o conteúdo da música como uma atitude de exclusão social? Por quê?
ATIVIDADE IV
Como pode ser observado, há várias passagens no texto/música da utilização de linguagem coloquial.
Sugira aos alunos que reescrevam-na adequando-a à linguagem culta. E em seguida questione-os se seria possível acompanhar o mesmo ritmo musical com a letra alterada.
Desafie-os a cantarem oralmente, em grupos, a música reescrita de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.
Questione os alunos se eles conhecem outras músicas que são compostas utilizando a linguagem coloquaial?
ATIVIDADE V
Depois de conversarem, no grande grupo, sobre os possíveis exemplos que deverão surgir, apresente-lhes o vídeo abaixo. Aceite as sugestões de seus alunos para que se sintam valorizados e desafiados a pesquisar e aprender cada vez mais.
http://www.youtube.com/watch?v=bSZ0MX2GPq0
Assistam ao vídeo e em seguida, observando a letra da música abaixo, oriente-os para que, individualmente, transcrevam-na para a norma culta da Língua Portuguesa.
Em seguida façam comparações oralmente.
Letras da música:
Asa Branca - Gonzaguinha
Composição: Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira
1-Quando oiei a terra ardendo
com a fogueira de São João
Eu perguntei, a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação(2x)
2-Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por falta d'água perdi meu gado
morreu de sede meu alazão(2x)
3-Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração(2x)
4-Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para mim vorta pro meu sertão(2x)
5-Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração(2x)
(http://letras.terra.com.br/gonzaguinha/490928/)
ATIVIDADE VI –
Ainda no Laboratório de Informática, questione os alunos sobre o que é uma boa redação?
Deixe uns minutos para que discutam em duplas. Depois, oralmente, as duplas deverão expor ao grupo, o resultado de sua discussão.
Depois de concluída a atividade apresente-lhes os sites incluídos abaixo para que possam pesquisar sobre o que é uma boa redação.
http://www.portrasdasletras.com.b r/pdtl2/sub.php?op=corrigir/docs/cap6
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=14581
Professor, o objetivo destas atividades listadas acima é o de oportunizar aos estudantes o contato com outros tipos de textos (música), a consulta a opiniões de outros professores e profissionais da educação sobre a escrita da redação. É necessário que depois das consultas realizadas pelos alunos sobre as características de uma boa redação eles sejam instigados a sintetizá-las, individualmente, para posterior elaboração de uma redação. Cada aluno deve criar um guia, uma espécie de lista fundamental para guiar a realização de uma boa redação.
ATIVIDADE VII –
Professor, depois de pesquisar, e elaborar uma listar de pontos necessários para a elaboração de uma redação, sugere-se que os alunos sejam distribuidos em forma de círculo à fim de que cada um exponha o que considera mais importante na sua lista/esquema.
Você, professor, poderá interferir explicando e ampliando aquilo que os alunos estarão expondo.
ATIVIDADE VIII
Agora cada estudante criará sua própria redação abordando o tema: exclusão social – causas e consequências e observando todos os pré-requisitos tratados nas atividades anteriores, principalmente a utilização da norma culta da Língua Portuguesa.
A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da produção das atividades escritas ou quando solicitada a exposição individual de um posicionamento.
A segunda etapa da avaliação se dará pela leitura (feita pelo professor) dos textos produzidos pelos alunos, conforme critérios adotados para a correção das redações: em insuficiente: se o texto do aluno não estiver de acordo com aquilo que foi visto nas atividades propostas; satisfatória: se o texto produzido estiver de acordo com o que foi trabalhado, porém não tenha usado argumentos bem estruturados e mais que satisfatória: se o texto produzido estiver de acordo com a norma culta da língua, tiver seguido todos os passos de elaboração de uma boa redação, tiver argumentos bem elaborados....
Professor, espero que dê tudo certo, que você possa desenvolver uma excelente aula e que possa mediar lições de língua crítica e culta.
Com carinho.
Professora Taciana
Quatro estrelas 41 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/01/2013
Cinco estrelasMuito interessante! Estou fora da sala de aula, mas quando retornar pretendo utilizar essa aula. Parabéns e obrigada pela postagem!
30/11/2012
Cinco estrelasTaciana Sua aula me ajudou muito em minha turma de 5º ano. As crianças gostaram muito do assunto quando expliquei o que estudaríamos durante a semana e, pude aproveitar quase todas as ideias de sua aula. Muito obrigada pelas dicas.
11/07/2012
Quatro estrelasParabéms prof. Taci por essa aula, continue sempre sendo essa professora interessada e criativa! parabéns!
05/07/2012
Cinco estrelasBoa iniciativa profe, os bons trabalhos devem ser compartilhados, assim pode ser realizado em demais escolas e salas de aula...Parabéns!
03/07/2012
Cinco estrelasTACI ! Parabéns pela sua aula. Um abraço da colega Miriam
27/06/2012
Cinco estrelasOlá Taciana. Parabéns pela aula muito criativa.
16/07/2010
Cinco estrelasPARABÉNS PROFESSORA, ESSA AULA AJUDOU MUITO EM MEU PLANEJAMENTO.
19/05/2010
Cinco estrelasAdorei sua aula! Parabéns pela criatividade.
15/04/2010
Quatro estrelasMuito boa. É interessante porque a aula não é monótona e usa recursos variados, sem falar que leva o aluno a pensar;;;parabéns;;
24/03/2010
Cinco estrelasProfe. muito legal tua aula. Um abraço
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a proposta,gosto muito de trabalhar com música e gravura com meus alunos,além da aula integrada.Parabéns pela iniciativa.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns colega. Adorei sua aula. Com certeza realizarei essas atividades em minha sala de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasadorei a aula. Ficou rica, com várias opçoes de leitura, ortografia e criação de idéias, pois engloba outas culturas que devem ser trabalhadas e exploradas nas atividaes em classe: estilos, ritmos entre outros...
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei tua aula. Como é importante vermos que há difrentes sugestões de atividades criativas para despertarmos em nossos alunos o gosto pelo aprender. Beijos e sucesso.
24/03/2010
Cinco estrelasProfessora, Ótima sua alua.. parabéns. Continue esforçando-se há muitos que necessitam desenvolver-se e atitudes igual a esta, são importantissimas para o aprendizado.
24/03/2010
Quatro estrelasProfessora, sua aula é muito interessante...
24/03/2010
Cinco estrelasOi colega**sua aula não ótimas Parabééns**
24/03/2010
Cinco estrelasOi Prof. Taci! Adorei seu blog... Parabéns! Abraço
24/03/2010
Cinco estrelasOi colega!!!! Sua aula está ótima!!! Abraços....
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom trabalhooo!
24/03/2010
Quatro estrelasola Professora Taciane! Sua aula foi bem elaborada. É relevante observar o uso da tecnologia em suas atividades. E que foram todas referenciadas com indicação de pesquisa, isso é importante, porque dá segurança ao aluno pesquisador e protege o tempo de aprendizagem. Esta aula, com certeza, servirá como referência para preparo de aulas com outros temas. Pode -se observar também o cuidado com a escolha do tipo textual e a conectividade deste com a proposta de produção texto. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasO Brasil necessita de professores inovadores e atualizados, parabéns estas fazendo a sua parte. Taciane, continue firme em seu ideais de educadora.
24/03/2010
Cinco estrelasTaci! Que maravilha de aula ein?! Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente,e muito legal ver esta preocupaçao com os alunos parabens.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a sua aula, parabéns!!! A apresentação dos textos produzidos pelas crianças poderia ser com a juda do datashow.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito desta sugestão de aulas pois hoje em dia criatividade para dar aulas é fundamental para prender a atenção dos alunos, como a internet faz parte da vida deles é uma ferramenta. Também cianças e adolescentes estão utilizando girias, principalmente nos msn, que acabam por influenciar na hora de fazerem redação, por exemplo, e é necessário que eles saibam que a norma culta é indispensável depois de formados. Também é essencial faze-los ler e pensar com olhar critico.
24/03/2010
Cinco estrelasMana, muito legal tua aula. Um abraço Sucesso
24/03/2010
Cinco estrelasProfe Taci, achei muito legal tua aula.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá! Achei excelente esta aula...Como gostaria que o tempo voltasse e eu pudesse aprender a gostar dessa disciplina!!!! hehehe Este é o tipo de aula que o nosso aluno deseja....(diferente, dinâmica) Beijos Lidiane
24/03/2010
Cinco estrelasOiii prof.Gostei muuuitooo da sua aula esta itima...
24/03/2010
Quatro estrelasboa noite professora Taciana Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelasTaciana, muito legal tua aula! Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasSou dinamizadora de sala de informática e busco aulas diferenciadas com o uso das novas tecnologias para apresentar aos professores e esta aula retrata a exclusão social. Parabéns pela elaboração.
24/03/2010
Cinco estrelasColega,mutio boa a sua aula,parabéns...
24/03/2010
Cinco estrelasAchei esta aula excelente. É uma boa sugestão para quem atua na docência, em sala de aula, com esta disciplina. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasOi Taci! Bom, muito bom exempos como estes: estar em sala de aula, aprendendo e se divertindo! Sugestões de aulas como esta que tu elaboraste, são verdadeiros modelos a serem aplicados por nossos educadores. Parabéns, profe!!! um abraço kati
24/03/2010
Cinco estrelasAtravés de tema que retrata a realidade do aluno , a aprendizagem torna-se interessante e desafiadora. São bons exemplos de aulas como essa analisada aqui, que nos estimulam a realizá-las em nossas classes. Parabéns, o Brasil precisa de professora comprometida com a educação como você. Bjs
24/03/2010
Cinco estrelasLegal. Gostei da tua aula.
24/03/2010
Cinco estrelasProfe, eu e a Martinha adoramos a aula! Muito criativa e produtiva! Abraço!
24/03/2010
Cinco estrelasÓtimo trabalho!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula! O Brasil precisa de profissionais comprometidos com a educação. Precisamos, sempre, trabalhar com excelência.