Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lições de língua crítica e culta

 

10/09/2009

Autor e Coautor(es)
Taciana Raquel Fiorentin Calza
imagem do usuário

RONDINHA - RS CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO BASICA CONDE D EU

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interpretar diferentes tipos de textos;
- Interagir e redigir;
- Criticar.

Duração das atividades
7 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Habilidade básica de leitura;
- Interpretação e redação

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas nessa aula serão:
- Uso de multimídias da Internet;
- Material de Uso Diário;
- Trabalhos em grupos;
- Trabalhos individuais.

ATIVIDADE I –
Esta aula terá como primeira atividade a leitura (oral, visual e auditiva) da letra da música Cidadão de Zé Ramalho:
Na sala de aula o(a) professor(a) deverá explicar aos alunos o que eles irão fazer no Laboratório de Informática. (Ler e ouvir a música Cidadão de Zé Ramalho e assitir a diferentes vídeos).
Já no Laboratório da Informática o(a) professor(a) deverá orientar os alunos para que façam os acessos eletrônicos corretamente. Seguindo os endereços sugeridos.
A leitura poderá ser feita individualmente ou dependendo do tamanho da turma e número de computadores poderá ser desenvolvida em duplas, trios...

Em seguida divida os alunos em grupos para que, após a leitura, façam a dramatização da letra da música.

Letra da música:
Cidadão – Zé Ramalho ( http://zeramalho.musicas.mus.br/letras/75861/ )
Tá vendo aquele edifício moço
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas prá ir, duas prá voltar
Hoje depois dele pronto
Olho prá cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
"Tu tá aí admirado?
Ou tá querendo roubar?"
Meu domingo tá perdido
Vou prá casa entristecido
Dá vontade de beber
E prá aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer...

Tá vendo aquele colégio moço
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Fiz a massa, pus cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem prá mim toda contente
"Pai vou me matricular"
Mas me diz um cidadão:
"Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar"
Essa dor doeu mais forte
Por que é que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava
Mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer...

Tá vendo aquela igreja moço
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá foi que valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que Cristo me disse:
"Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asa
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio, fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar"

Hié! Hié! Hié! Hié!
Hié! Oh! Oh! Oh!

ATIVIDADE II –
Agora, oriente os alunos para que acessem os endereços eletrônicos abaixo e assistam aos vídeos publicados no youtube sobre a música: Cidadão de Zé Ramalho disponíveis nesses endereços eletrônicos:

http://www.youtube.com/watch?v=FtJjtwzQ56E

http://www.youtube.com/watch?v=SJcl3eiMd_w&feature=related

ATIVIDADE III -
Após eles assistirem aos vídeos reúna- os em duplas e oriente-os para que façam uma reflexão com o(a) colega de turma. Oriente-os para que discutam sobre o conteúdo das imagens dos vídeos e o conteúdo da letra da música.
Na sequência o professor fará questionamentos aos alunos para que reflitam sobre o que leram e o que assistiram.

Em seguida estão algumas sugestões de questionamentos. Você está livre para criar outros, conforme a situação, ou conforme a turma: As imagens condizem com a letra da música? A letra da música possui conteúdo real ou imaginário? A linguagem presente no texto é uma linguagem figurada? Por quê? Quem são as pessoas que realizam o trabalho de construção? Por que, mesmo conhecendo a obra, tendo ajudado a construí-la essas pessoas ficam do lado de fora e são vistas como ladrões, pelos cidadãos comuns, ao admirá-la? Você concorda com a indignação presente, principalmente no segundo vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=SJcl3eiMd_w&feature=related)? Por quê? Uma passagem da música diz “Por que é que eu deixei o norte”. Na sua opinião, por que o eu lírico (personagem) da música teria deixado o norte? Você caracterizaria o conteúdo da música como uma atitude de exclusão social? Por quê?

ATIVIDADE IV
Como pode ser observado, há várias passagens no texto/música da utilização de linguagem coloquial.
Sugira aos alunos que reescrevam-na adequando-a à linguagem culta. E em seguida questione-os se seria possível acompanhar o mesmo ritmo musical com a letra alterada.
Desafie-os a cantarem oralmente, em grupos, a música reescrita  de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.
Questione os alunos se eles conhecem outras músicas que são compostas utilizando a linguagem coloquaial?

ATIVIDADE V
Depois de conversarem, no grande grupo, sobre os possíveis exemplos que deverão surgir, apresente-lhes o vídeo abaixo. Aceite as sugestões de seus alunos para que se sintam valorizados e desafiados a pesquisar e aprender cada vez mais.

http://www.youtube.com/watch?v=bSZ0MX2GPq0


Assistam ao vídeo  e em seguida, observando a letra da música abaixo, oriente-os para que, individualmente, transcrevam-na para a norma culta da Língua Portuguesa.
Em seguida façam comparações oralmente.

Letras da música:

Asa Branca - Gonzaguinha
Composição: Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira

1-Quando oiei a terra ardendo
com a fogueira de São João
Eu perguntei, a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação(2x)
2-Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por falta d'água perdi meu gado
morreu de sede meu alazão(2x)
3-Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração(2x)
4-Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Para mim vorta pro meu sertão(2x)
5-Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração(2x)
(http://letras.terra.com.br/gonzaguinha/490928/)

ATIVIDADE VI –
Ainda no Laboratório de Informática, questione os alunos sobre o que é uma boa redação?
Deixe uns minutos para que discutam em duplas. Depois, oralmente, as duplas deverão expor ao grupo, o resultado de sua discussão.
Depois de concluída a atividade apresente-lhes os sites incluídos abaixo para que possam pesquisar sobre o que é uma boa redação.

http://www.portrasdasletras.com.b r/pdtl2/sub.php?op=corrigir/docs/cap6

 http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=14581

Professor, o objetivo destas atividades listadas acima é o de oportunizar aos estudantes o contato com outros tipos de textos (música), a consulta a opiniões de outros professores e profissionais da educação sobre a escrita da redação. É necessário que depois das consultas realizadas pelos alunos sobre as características de uma boa redação eles sejam instigados a sintetizá-las, individualmente, para posterior elaboração de uma redação. Cada aluno deve criar um guia, uma espécie de lista fundamental para guiar a realização de uma boa redação.

ATIVIDADE VII –

Professor, depois de pesquisar, e elaborar uma listar de pontos necessários para a elaboração de uma redação, sugere-se que os alunos sejam distribuidos em forma de círculo à fim de que cada um exponha o que considera mais importante na sua lista/esquema.
Você, professor, poderá interferir explicando e ampliando aquilo que os alunos estarão expondo.

ATIVIDADE VIII

Agora cada estudante criará sua própria redação abordando o tema: exclusão social – causas e consequências e observando todos os pré-requisitos tratados nas atividades anteriores, principalmente a utilização da norma culta da Língua Portuguesa.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará de forma coletiva em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da produção das atividades escritas ou quando solicitada a exposição individual de um posicionamento.
A segunda etapa da avaliação se dará pela leitura (feita pelo professor) dos textos produzidos pelos alunos, conforme critérios adotados para a correção das redações: em insuficiente: se o texto do aluno não estiver de acordo com aquilo que foi visto nas atividades propostas; satisfatória: se o texto produzido estiver de acordo com o que foi trabalhado, porém não tenha usado argumentos bem estruturados e mais que satisfatória: se o texto produzido estiver de acordo com a norma culta da língua, tiver seguido todos os passos de elaboração de uma boa redação, tiver argumentos bem elaborados....

Professor, espero que dê tudo certo, que você possa desenvolver uma excelente aula e que possa mediar lições de língua crítica e culta.   

Com carinho.

Professora Taciana 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 41 classificações

  • Cinco estrelas 36/41 - 87,8%
  • Quatro estrelas 5/41 - 12,2%
  • Três estrelas 0/41 - 0%
  • Duas estrelas 0/41 - 0%
  • Uma estrela 0/41 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Eva Carmem, Assessoria Pedagógica , Mato Grosso - disse:
    e.c.v.c@hotmail.com

    20/01/2013

    Cinco estrelas

    Muito interessante! Estou fora da sala de aula, mas quando retornar pretendo utilizar essa aula. Parabéns e obrigada pela postagem!


  • marcia regina lopes henrique, Escola Municipal Sebastião de Mattos , Paraná - disse:
    mreginahenrique@uol.com.br

    30/11/2012

    Cinco estrelas

    Taciana Sua aula me ajudou muito em minha turma de 5º ano. As crianças gostaram muito do assunto quando expliquei o que estudaríamos durante a semana e, pude aproveitar quase todas as ideias de sua aula. Muito obrigada pelas dicas.


  • Marilda B. Batistella, C.E.E.B. Conde 'Deu , Rio Grande do Sul - disse:
    marildda.batistella@gmail.com

    11/07/2012

    Quatro estrelas

    Parabéms prof. Taci por essa aula, continue sempre sendo essa professora interessada e criativa! parabéns!


  • Rafaela Zorzi, EMEF Dr. Paulo A. Schramm , Rio Grande do Sul - disse:
    rafa_zorzi38@homtail.com

    05/07/2012

    Cinco estrelas

    Boa iniciativa profe, os bons trabalhos devem ser compartilhados, assim pode ser realizado em demais escolas e salas de aula...Parabéns!


  • miriam Josefina salami, EMEF SCHRAMM , Rio Grande do Sul - disse:
    mirianjsalami@yahoo.com.br

    03/07/2012

    Cinco estrelas

    TACI ! Parabéns pela sua aula. Um abraço da colega Miriam


  • MARIALVA SALETE CENCI TRES, E.M.E.I. Professora Eida , Rio Grande do Sul - disse:
    marialvacenci@yahoo.com.br

    27/06/2012

    Cinco estrelas

    Olá Taciana. Parabéns pela aula muito criativa.


  • VALDINEILUCIANO DA SILVA, EEB FAZENDA OLINKRAFT , Santa Catarina - disse:
    valdineiluciano@hotmail.com

    16/07/2010

    Cinco estrelas

    PARABÉNS PROFESSORA, ESSA AULA AJUDOU MUITO EM MEU PLANEJAMENTO.


  • Leila Alves Fernandes Marques, EMEF Ana Maura Oliveira Jayme. , Goiás - disse:
    leila_alvesfernandes@hotmail.com

    19/05/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula! Parabéns pela criatividade.


  • Marluce Moraes Ataide, c.e.joaquim soeiro de carvalho , Maranhão - disse:
    marataide@hotmail.com

    15/04/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa. É interessante porque a aula não é monótona e usa recursos variados, sem falar que leva o aluno a pensar;;;parabéns;;


  • Denise Gobbi Cavalet, C.E.E.B COnde D'Eu , Rio Grande do Sul - disse:
    degbbcavalet@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Profe. muito legal tua aula. Um abraço


  • Rosimeri R. Parisi, C.E.E.M. Conde D Eu , Rio Grande do Sul - disse:
    rosiparisi@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a proposta,gosto muito de trabalhar com música e gravura com meus alunos,além da aula integrada.Parabéns pela iniciativa.


  • josely carlos ferreira, possidônio da costa veras , Paraíba - disse:
    joselycarlos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns colega. Adorei sua aula. Com certeza realizarei essas atividades em minha sala de aula.


  • valdeir dias de jesus, Luis eduardo magalhães , Bahia - disse:
    ceinetpiripa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei a aula. Ficou rica, com várias opçoes de leitura, ortografia e criação de idéias, pois engloba outas culturas que devem ser trabalhadas e exploradas nas atividaes em classe: estilos, ritmos entre outros...


  • Sandra Gobbi Lavarda, C.E.E.B. Conde D'Eu , Rio Grande do Sul - disse:
    sandra.lavarda@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei tua aula. Como é importante vermos que há difrentes sugestões de atividades criativas para despertarmos em nossos alunos o gosto pelo aprender. Beijos e sucesso.


  • Edilio Rudy Preusler, ESCRITÓRIO CONTÁBIL PRECISAO , Rio Grande do Sul - disse:
    ediliorudy@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professora, Ótima sua alua.. parabéns. Continue esforçando-se há muitos que necessitam desenvolver-se e atitudes igual a esta, são importantissimas para o aprendizado.


  • JACKELINE FERNANDES DE SOUZA, MARIA AMELIA WAKAMATSU PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    JACKYEFS@MSN.COM

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Professora, sua aula é muito interessante...


  • Elenice Maria Aschi Marcon, Escola Estadual De Educação Basica Conde D'Eu , Rio Grande do Sul - disse:
    eleniceaschi@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Oi colega**sua aula não ótimas Parabééns**


  • Taynara, C. E. E. Básica Conde D' Eu , Rio Grande do Sul - disse:
    tictay@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Oi Prof. Taci! Adorei seu blog... Parabéns! Abraço


  • Silvana Tonin Sartoretto, Centro Estadual de Educação Básica Conde D'eu , Rio Grande do Sul - disse:
    silvanatjs@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Oi colega!!!! Sua aula está ótima!!! Abraços....


  • Tanise Carolina Gonçalves, Portal Faculdades , Rio Grande do Sul - disse:
    tanise_cg@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom trabalhooo!


  • Neusa Maria de Oliveira Prates , Escola Estadual zeferino José de Mattos , Mato Grosso - disse:
    professoraprates@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ola Professora Taciane! Sua aula foi bem elaborada. É relevante observar o uso da tecnologia em suas atividades. E que foram todas referenciadas com indicação de pesquisa, isso é importante, porque dá segurança ao aluno pesquisador e protege o tempo de aprendizagem. Esta aula, com certeza, servirá como referência para preparo de aulas com outros temas. Pode -se observar também o cuidado com a escolha do tipo textual e a conectividade deste com a proposta de produção texto. Parabéns.


  • Ildo De Rocco, Advogado, OAB/RR , Roraima - disse:
    ildoderocco@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O Brasil necessita de professores inovadores e atualizados, parabéns estas fazendo a sua parte. Taciane, continue firme em seu ideais de educadora.


  • Cristiane Lubian Haagsma, Pontifícia Universidade Católica do Paraná , Paraná - disse:
    kilindaka@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Taci! Que maravilha de aula ein?! Parabéns!


  • gloria, pmjp , Paraíba - disse:
    gloriamlucena@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente,e muito legal ver esta preocupaçao com os alunos parabens.


  • Liliane Tavares, Colégio Estadual Min. Raul Fernandes , Rio de Janeiro - disse:
    liilianet@yahoo.combr

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a sua aula, parabéns!!! A apresentação dos textos produzidos pelas crianças poderia ser com a juda do datashow.


  • Silvia, Estudante , Rio Grande do Sul - disse:
    vivi.agnolin@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta sugestão de aulas pois hoje em dia criatividade para dar aulas é fundamental para prender a atenção dos alunos, como a internet faz parte da vida deles é uma ferramenta. Também cianças e adolescentes estão utilizando girias, principalmente nos msn, que acabam por influenciar na hora de fazerem redação, por exemplo, e é necessário que eles saibam que a norma culta é indispensável depois de formados. Também é essencial faze-los ler e pensar com olhar critico.


  • Juliangela Fiorentin, EScola Schrammm , Rio Grande do Sul - disse:
    juju_fiore@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Mana, muito legal tua aula. Um abraço Sucesso


  • Elisandra Maria Longhi Piran, CEEB Conde D'Eu , Rio Grande do Sul - disse:
    elilonghipiran@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Profe Taci, achei muito legal tua aula.


  • Lidiane Perondi Poletti, Escola Municipal Barra Funda , Rio Grande do Sul - disse:
    lidianeperondi@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá! Achei excelente esta aula...Como gostaria que o tempo voltasse e eu pudesse aprender a gostar dessa disciplina!!!! hehehe Este é o tipo de aula que o nosso aluno deseja....(diferente, dinâmica) Beijos Lidiane


  • Willian, Centro Estadual de Ensino Médio Conde D´EU , Rio Grande do Sul - disse:
    willianbaldi@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Oiii prof.Gostei muuuitooo da sua aula esta itima...


  • Neusa Maria de Oliveira Prates , Escola Estadual zeferino José de Mattos , Mato Grosso - disse:
    professoraprates@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    boa noite professora Taciana Parabéns


  • Danieli Ferrari da rosa, UNIFRA , Rio Grande do Sul - disse:
    eu.danieli@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Taciana, muito legal tua aula! Parabéns!


  • Lilia, Col Est Pres Castelo Branco , Goiás - disse:
    liliaoliv@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sou dinamizadora de sala de informática e busco aulas diferenciadas com o uso das novas tecnologias para apresentar aos professores e esta aula retrata a exclusão social. Parabéns pela elaboração.


  • Sandra Giacomini Calzas, Centro Estadual de Educação Básica Conde D'eu , Rio Grande do Sul - disse:
    www.sandracalza@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Colega,mutio boa a sua aula,parabéns...


  • TAGIANE G. FIORENTIN TRES, Úniversidade de Passo Fundo , Rio Grande do Sul - disse:
    ta_graci@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei esta aula excelente. É uma boa sugestão para quem atua na docência, em sala de aula, com esta disciplina. Parabéns.


  • KATIANE, Bahamas - disse:
    kstivanin@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Oi Taci! Bom, muito bom exempos como estes: estar em sala de aula, aprendendo e se divertindo! Sugestões de aulas como esta que tu elaboraste, são verdadeiros modelos a serem aplicados por nossos educadores. Parabéns, profe!!! um abraço kati


  • vania, CECA , Rio de Janeiro - disse:
    vaniacampos@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Através de tema que retrata a realidade do aluno , a aprendizagem torna-se interessante e desafiadora. São bons exemplos de aulas como essa analisada aqui, que nos estimulam a realizá-las em nossas classes. Parabéns, o Brasil precisa de professora comprometida com a educação como você. Bjs


  • Daniel Signor, C.E.E.B. Conde D'Eu , Rio Grande do Sul - disse:
    danielsignor1@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Legal. Gostei da tua aula.


  • Isadora e Marta, C.E.E.B. Conde D'Eu , Rio Grande do Sul - disse:
    isaaa08@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Profe, eu e a Martinha adoramos a aula! Muito criativa e produtiva! Abraço!


  • Daniela Dias Kuhn, UPF , Rio Grande do Sul - disse:
    danielakuhn@upf.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótimo trabalho!


  • Juliana Carvalho, Raimunda Virgolino e Moderno , Amapá - disse:
    Prof.ponciano@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula! O Brasil precisa de profissionais comprometidos com a educação. Precisamos, sempre, trabalhar com excelência.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.