28/08/2008
Ana Cristina de Almeida Sonza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Conteúdos específicos:
Recurso educacional:
Preparando a aula:
Em aula anterior solicite os alunos que tragam utensílios de vidro de diferentes cores.
Introduzindo a aula: (5 a 10 min.) Colocar o vídeo do caco para motivação.
Esta aula poderá ser desenvolvida no laboratório de informática da escola, na própria sala de aula, ou sala ambiente, caso elas disponham de data show.
Inicialmente, peça aos alunos que separem os utensílios de vidro (trazidos de casa) e se organizem formando grupos com três componentes. Proponha questões que estimulem os alunos a explicarem o porquê do vidro se apresentar em diversas formas e cores. A partir das discussões dos alunos, introduza a aula dizendo a eles que irão assistir a um vídeo para que possam analisar o princípio da formação do vidro e, em seguida uma simulação no computador para relacionarem as ligações químicas nas suas substâncias constituintes.
Oriente os alunos para permanecerem em grupos, enquanto assistem ao vídeo:
Desenvolvendo a aula: (20 a 25 min.)
Após o vídeo o professor deve explicar aos alunos que as propriedades do vidro estão relacionadas com as interações entre os átomos, por isso, é importante estudar os diferentes tipos de interações. Diga aos alunos que na aula de hoje vamos estudar um tipo de interação que está presente entre os átomos de algumas substâncias usadas na produção do vidro. Em seguida peça para os alunos iniciarem a simulação pre sente no site: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_vidracaria.htm.
Após a conclusão da simulação, pergunte aos alunos quais são os principais componentes do vidro? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que o vidro é formado por uma substância base, a sílica (SiO2), e são adicionados a ela alguns compostos iônicos como óxido de cálcio (CaO) e óxido de chumbo (PbO). Em seguida, pergunte aos alunos o que são compostos iônicos? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que os compostos iônicos são formados devido a um dos seus átomos atrair mais os elétrons do que o outro, ou seja, possuir maior eletronegatividade. No composto iônico Cloreto de sódio, sal de cozinha, que possui fórmula molecular NaCl, temos que: quando os dois átomos se aproximam o elétron do último nível do sódio é atraído mais fortemente pelo núcleo do átomo de cloro, que tem a maior tendência de atrair elétrons (eletronegatividade). Como conseqüência o elétron é transferido do átomo de sódio para o de cloro. Nesse processo, o átomo de sódio fica com um elétron a menos e o de cloro com um a mais, formando assim os íons, como ilustrado na figura abaixo:
Com a formação dos íons, passa a existir atração eletrostática entre essas espécies químicas: os íons positivos (cátions) atraem os negativos (ânions). Essa interação entre os cátions e ânions é denominada ligação iônica.
Para finalizar a aula peça para os alunos responderem as questões presentes na parte de sistematização da aula.
Sistematizando a aula: (20 min.)
Após a simulação, peça aos alunos que respondam as questões sugeridas abaixo para que eles possam relacionar:
O professor deverá circular na sala verificando se os grupos estão compreendendo as questões solicitada s.
Para responder as perguntas, caso necessário os alunos poderão refazer a simulação no computador ou rever o vídeo.
Nome | Tipo |
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De onde vem o vidro? | Vídeo |
Cinco estrelas 2 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasOtima aula, muito bem elaborada. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula foi muito bem estruturada de maneira que os alunos entenderão o conteúdo principal a partir dos videos e compreenderão sem dúvidas o objetivo da aula.. Ao mostrar os modelos, se possivel que sejam animados também isso facilitará a compreensão dos alunos ao tentarem visualizar os eletrons nas orbitas dos átomos..