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Como é feito o vidro?

 

28/08/2008

Autor e Coautor(es)

Ana Cristina de Almeida Sonza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar os principais componentes que formam o vidro.
• Relacionar as principais propriedades do vidro.
• Aplicar regra do octeto para prever a formação de íons.
• Conceituar íons.
• Conceituar ligação iônica.
• Fazer previsões de fórmulas químicas de compostos iônicos simples.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Regra do octeto;
• Modelo atômico de Rutheford.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos específicos:

  • Óxidos iônicos e moleculares.
  • Propriedades dos óxidos.
  • Reciclagem de vidro.

Recurso educacional:

  • Vídeo “De onde vem o vidro” do Ministério da Educação (duração: 04min 35s).
 
 

Preparando a aula:
Em aula anterior solicite os alunos que tragam utensílios de vidro de diferentes cores.

Introduzindo a aula: (5 a 10 min.) Colocar o vídeo do caco para motivação.
Esta aula poderá ser desenvolvida no laboratório de informática da escola, na própria sala de aula, ou sala ambiente, caso elas disponham de data show.
Inicialmente, peça aos alunos que separem os utensílios de vidro (trazidos de casa) e se organizem formando grupos com três componentes. Proponha questões que estimulem os alunos a explicarem o porquê do vidro se apresentar em diversas formas e cores. A partir das discussões dos alunos, introduza a aula dizendo a eles que irão assistir a um vídeo para que possam analisar o princípio da formação do vidro e, em seguida uma simulação no computador para relacionarem as ligações químicas nas suas substâncias constituintes.
Oriente os alunos para permanecerem em grupos, enquanto assistem ao vídeo:

 

Desenvolvendo a aula: (20 a 25 min.)
Após o vídeo o professor deve explicar aos alunos que as propriedades do vidro estão relacionadas com as interações entre os átomos, por isso, é importante estudar os diferentes tipos de interações. Diga aos alunos que na aula de hoje vamos estudar um tipo de interação que está presente entre os átomos de algumas substâncias usadas na produção do vidro. Em seguida peça para os alunos iniciarem a simulação pre sente no site: http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_vidracaria.htm.
Após a conclusão da simulação, pergunte aos alunos quais são os principais componentes do vidro? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que o vidro é formado por uma substância base, a sílica (SiO2), e são adicionados a ela alguns compostos iônicos como óxido de cálcio (CaO) e óxido de chumbo (PbO). Em seguida, pergunte aos alunos o que são compostos iônicos? Após ouvir as respostas dos alunos, explique que os compostos iônicos são formados devido a um dos seus átomos atrair mais os elétrons do que o outro, ou seja, possuir maior eletronegatividade. No composto iônico Cloreto de sódio, sal de cozinha, que possui fórmula molecular NaCl, temos que: quando os dois átomos se aproximam o elétron do último nível do sódio é atraído mais fortemente pelo núcleo do átomo de cloro, que tem a maior tendência de atrair elétrons (eletronegatividade). Como conseqüência o elétron é transferido do átomo de sódio para o de cloro. Nesse processo, o átomo de sódio fica com um elétron a menos e o de cloro com um a mais, formando assim os íons, como ilustrado na figura abaixo:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/528/imagens/licgacao.jpg

 

 

Com a formação dos íons, passa a existir atração eletrostática entre essas espécies químicas: os íons positivos (cátions) atraem os negativos (ânions). Essa interação entre os cátions e ânions é denominada ligação iônica.
Para finalizar a aula peça para os alunos responderem as questões presentes na parte de sistematização da aula.


Sistematizando a aula: (20 min.)

Após a simulação, peça aos alunos que respondam as questões sugeridas abaixo para que eles possam relacionar:

  1. O processo de formação do vidro com os óxidos que o compõe.
  2. A moldagem e coloração do vidro com as suas propriedades.

O professor deverá circular na sala verificando se os grupos estão compreendendo as questões solicitada s.
Para responder as perguntas, caso necessário os alunos poderão refazer a simulação no computador ou rever o vídeo.

  • Identificar os principais componentes que formam o vidro.
  • Relacionar as principais propriedades do vidro.
  1. Como ocorre a formação natural do vidro?
  2. Quais são as principais substâncias que formam o vidro?
  3. Quais as propriedades do vidro?
  4. Por que o vidro pode ser moldado em diferentes formas?
  5. Quais as diferenças entre o vidro comum (incolor) e os vidros coloridos?
  6. Por que o vidro é utilizado para o armazenamento de alimentos?
  7. Qual é a importância da reciclagem do vidro para o meio ambiente?
  8. Como se formam os vidros temperados?
  9. Como são formados os compostos iônicos?
  10. Faça o desenho representando a formação da ligação iônica da molécula PbO. Identifique os íons formados.
     

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o vidro? Vídeo
Avaliação
O aluno será avaliado pela sua participação na realização das atividades no computador e nas discussões desenvolvidas na aula pela entrega das respostas das questões de sistematização.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Marcos Aurélio Veras da Fonseca, GUILHERME GOUVEIA CEJA , Ceará - disse:
    mavfonseca65@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Otima aula, muito bem elaborada. Parabéns.


  • cristiane alves, Escola Andre avelino ribeiro.. , Mato Grosso - disse:
    cristiane.alves@seduc.mt.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula foi muito bem estruturada de maneira que os alunos entenderão o conteúdo principal a partir dos videos e compreenderão sem dúvidas o objetivo da aula.. Ao mostrar os modelos, se possivel que sejam animados também isso facilitará a compreensão dos alunos ao tentarem visualizar os eletrons nas orbitas dos átomos..


Sem classificação.
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