Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fazendo cinema na escola

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Cultura
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a história do Cinema Educativo no Brasil.

- Debater sobre o uso do cinema em sala de aula.

- Compreender a importância do cinema como  instrumento de diversão e de educação.

- Propor a realização de uma oficina de cinema na escola.

- Propor a realização de um festival de curtas na escola.

Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 

A escola tem como tarefa decifrar o universo da língua escrita, trazer o áudio visual  para que o aluno possa apreender esta linguagem e se expressar por ela. É tarefa da escola trabalhar também a linguagem cinematográfica, analisar e extrair dos áudios/vídeos e/ou filmes  uma reflexão com o aluno. O cinema deve ser visto dentro de duas dimensões: educação e entretenimento. Um exemplo disto são os vídeos disponíveis na TV Escola. 

O objetivo desta primeira aula consiste em fazer com que os alunos percebam elementos básicos do cinema e também acompanhem um pouco da história do cinema no Brasil para, posteriormente, conhecerem o Cinema Educativo e sua história no Brasil. 

1. Prepare a sala de aula ou outro espaço da escola para receber os alunos em clima de cinema. O ideal é que seja uma sala escurecida por cortinas. Faça pipoca para os alunos para que seja da forma mais lúdica possível.

2. Para iniciar, convide os alunos a assistirem um dos primeiros filmes produzidos no Brasil. Trata-se da obra-prima cinematográfica "A velha a fiar" de Humberto Mauro.

Disponível em: https://vimeo.com/20520305. Acesso em 05 de outubro de 2013.

Título: A velha a fiar

Duração: 5min45seg

Ano de produção: 1964

Imagem disponível em: http://vejabh.abril.com.br/imagem/2320_home23.jpg. Acesso em 06 de outubro de 2013.

Sinopse

 A Velha a Fiar é um curta-metragem brasileiro de 1964 dirigido por Humberto Mauro, com a música popular homônima cantada pelo Trio Irakitan. Uma jóia do cinema brasileiro, esse curta-metragem é considerado pelos críticos como um dos primeiros vídeos clipes do mundo.
Baseada em conto popular e também em divertidas parlendas tradicionais, a história conta a aventura de uma mulher, tão velha quanto o mundo, que vive até hoje a fiar em sua roca. Bichos participam da história: mosca, aranha, gato, cachorro, boi e uma infinidade de seres que constroem a história que a “Velha fia”.

2. Distribua o seguinte roteiro para os alunos seguirem enquanto assistem ao curta-metragem:

ROTEIRO

1 - Observe as cenas e tente identificar quais recursos do cinema moderno são inexistentes nesta produção.

2 - Observe e faça notas quanto aos aspectos técnicos de:

  • Iluminação.
  • Som.
  • Qualidade de imagem.

3 - Quanto aos aspectos subjetivos do curta:

  • Descreva o trecho que mais lhe chamou atenção;
  • O tipo de cinematografia lhe agrada?

4 - Encerre a atividade com um debate sobre as análises dos alunos e peça que façam uma resenha crítica sobre o filme. Para tal, solicite que pesquisem a aula "Produzindo uma resenha de filme" do Portal do Professor disponível no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36140. Acesso em 06 de outubro de 2013.

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_EMRu4HvuU7o/S6zyiEKbzDI/AAAAAAAAAAM/BGNtawSr1KY/s320/Fita+de+filme.jpg. Acesso em 06 de outubro de 2013.

O que os alunos irão observar nesta obra cinematográfica são recursos mais elementares do cinema como iluminação, tomadas, planos que para a época eram avançados em termos de tecnologia e conhecimento desta arte. Há quem diga que este curta-metragem seria o primeiro vídeo clipe produzido no Brasil numa comparação com os vídeos clipes de musicais exibidos em programas de TV.

A partir desta observação, os alunos irão aguçar seus sentidos para observarem outras obras cinematográficas bem como produzirem seus próprios vídeos uma vez que cinema é uma arte que envolve primordialmente os sentidos, a percepção, a imagem, a memória. Este exercício servirá como preparatório para as demais atividades. Há que se considerar também que para assistir um filme cinematográfico é preciso ter certa sensibilidade, um foco no que se vê para se mergulhar no universo da sétima arte. 

 

Aulas 2 a 4

 

Neste momento,  o professor iniciará a apresentação de materiais que desencadeiem a discussão do cinema na escola. 

 

1. Nesta primeira etapa, exiba o segundo programa da Série "Cinema e Educação", intitulado "Educação e Ideologia". Duração: 50 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3725. Acesso em 05 de outubro de 2013. Neste trecho, os alunos irão aprender um pouco sobre a História do Cinema Nacional. Deverá ser exibido o vídeo do início até 11min14seg.

Sinopse

O segundo programa da série discute o tema "Educação e Ideologia". Ao tratamos de ideologia, buscamos aproximar a dimensão da construção das ideias com as metáforas. Assim, ideologia aqui enfatiza a própria construção da linguagem, considerada como um momento que se realiza em magia, estética e política. 

Discuta com os alunos a questão do cinema produzindo ou reproduzindo valores, ideias e preconceitos. 

2. Na sequência, exiba o segundo programa da Série "Cinema e Educação", intitulado "Educação e Ideologia". Duração: 50 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=3725. Acesso em 05 de outubro de 2013.

Nesta etapa, exiba o filme de16min23se a 24min50seg. Neste trecho, peça que os alunos observem os dois Institutos que trabalham com o ensino das técnicas cinematográficas para se apropriarem dos primeiros modos de se produzir cinema na escola. Esta exibição será apenas a título de informação para os alunos. 

3. Prossiga, exibindo, nesta etapa, o vídeo de 25min05seg a 29min54seg. Neste trecho, os alunos verão oficinas de cinema em uma escola pública. 
Ticket in cinema — Imagens vectoriais em stock #6307226

Imagem disponível em: http://static6.depositphotos.com/1050737/630/v/450/dep_6307226-Ticket-in-cinema.jpg. Acesso em 06 de outubro de 2013.

Professor comente com os alunos sobre a oficina de cinema que irão realizar na escola. Explique aos alunos que oficinas desta natureza auxiliam no fator aprendizagem, desenvolvem a leitura, a observação, o raciocínio e a desinibição, aspectos que em muito auxiliarão os alunos nas demais disciplinas. O objetivo da oficina de cinema na escola é extremamente pedagógico, visto que as possibilidades de se aliar os conteúdos ao cinema são múltiplas. 

5. Agora, professor e alunos irão partir para a concretização da oficina de cinema na escola. Este trabalho pode ser multidisciplinar. Cada professor, em sua disciplina e em sua aula, irá desenvolver com os alunos elementos que subsidiarão a confecção de um curta-metragem pelos alunos. 

a) Reúna com os professores das áreas envolvidas.

b) Traga materiais que possam auxiliar na reflexão sobre o cinema e educação.

Sugestões:

Texto da Infoescola: "Relação entre Cinema e Educação" sobre a relação do cinema com a educação. Disponível em: http://www.infoescola.com/pedagogia/relacao-entre-cinema-e-educacao/. Acesso em 17 de outubro de 2013.

Artigo: KLAMMER, Celso Rogério; GNOATTO, Dejanira Malacarne; OZÓRIO,  Èrika Vanessa Kampa; SOLIERI, Marluz. Cinema e educação: possibilidades, limites e contradições.

Disponível em: http://setimaartefaeufmg.files.wordpress.com/2011/12/cinema-e-educac3a7c3a3o-possibilidades-limites-e-contradic3a7c3b5es.pdf. Acesso em 17 de outubro de 2013.

Português: o professor auxiliará os grupos na elaboração de histórias, da temática, do enredo e dos diálogos.

Para tal, há um curso de roteiro elaborado por Sandro Massarani, Além do cotidiano, disponível em: http://www.massarani.com.br/Roteiro.html. Acesso em 05 de outubro de 2013. Os alunos irão acessar somente a primeira parte intitulada "A história". 

Arte: o professor trabalhará os diferentes elementos estéticos do cinema: cor, iluminação, plano de filmagens (primeiro plano, plano Americano, primeiríssimo plano etc).

Para tal, visite o site Tela Brasil disponível em:  http://www.telabr.com.br/oficinas-virtuais/texto/29. Acesso em 05 de outubro de 2013. Neste site o professor encontrará tudo sobre Técnicas de Cinema e mais especificamente no link indicado, tudo sobre planos. 

Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/cinema-mudo.jpg. Acesso em 06 de outubro de 2013.

Sociologia: o professor discutirá com os alunos sobre as ideologias no cinema e os auxiliará na análise de suas produções cinematográficas. 

Para isto, o professor utilizará com os alunos o texto de PINHEIRO, Jorge. “Cinema e Ideologia”. Disponível em: http://jorgepinheirosanctus.blogspot.com/2011/01/cinema-e-ideologia.html. Acesso em 05 de outubro de 2013.

História: o professor trabalhará com os alunos a questão da evolução do cinema ao longo do desenvolvimento da sociedade. 

Acesse no site do Ministério das Relações Exteriores, o texto sobre “História do Cinema Brasileiro”, disponível emhttp://dc.itamaraty.gov.br/cinema-e-tv/historia-do-cinema-brasileiro. Acesso em 06 de outubro de 2013.

Este site conta um pouco da história do cinema no Brasil. Trabalhe com os alunos os tipos de filmes da época trazendo imagens dos mesmos para a sala de aula utilizando o programa Power Point.

Acesse também sites sobre o INCE - Instituto Nacional do Cinema Educativo, para contextualizar as primeiras políticas públicas de cinema educativo. Sugestão de sites:

             Disponível em: http://www.mnemocine.com.br/index.php/cinema-categoria/25-historia-no-cinema-historia-do-cinema/113-fernanda-caraline-de-a-carvalhal. Acesso em 06 de outubro de 2013.

  

 

Aulas 5 a 7

 

Vamos planejar e realizar a nossa Mostra de Curtas Escolares?

 

1. Após o trabalho realizado pelos professores de diversas áreas, o aluno terá informação suficiente sobre cinema, suas técnicas e questões práticas para desenvolver a oficina de cinema.

2. Neste trabalho multidisciplinar, cada  aluno construiu o roteiro na aula de Português, conforme solicitado. 

3. Professor, nesta fase, planeje junto aos alunos a realização das oficinas de cinematografia. 

4. Para tal, serão necessários equipamentos de filmagem: câmeras de celulares, câmeras filmadoras ou do notebook, definir o local das cenas, quantidade de atores.

5. A mostra de cinema também deverá ser pensada: quem serão os convidados, onde serão exibidos os filmes e a data.  

Cinema-Paradiso-001

Imagem disponível em: http://espacodearte.com.br/wp-content/uploads/2012/01/Cinema-Paradiso-001-150x150.jpg. Acesso em 06 de outubro de 2013.

1. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.

2. Cada grupo, de posse de seus roteiros, irá iniciar a filmagem propriamente dita.

3. Os alunos podem usar os recursos de uma câmera de vídeo ou os próprios aparelhos celulares. Podem também utilizar, se possuírem, os computadores do UCA - Um Computador por Aluno. 

4. Os grupos terão um prazo estipulado pelo professor para filmagem e edição dos curtas. 

5. Terminados os curtas, o professor realiza a Mostra de Curtas Escolares.

6. Para isto, agendará um dia na escola e convidará a comunidade escolar (funcionários, professores, alunos, pais, vizinhos do entorno da escola) para assistirem às exibições dos curtas.

7. Professor seria interessante convidar profissionais ligados ao cinema ou pessoas envolvidas com artes visuais, para fazerem a abertura ou promover uma mesa redonda sobre a questão do cinema educativo e o uso das técnicas do cinema como recurso pedagógico. 

 

Aula 8 - Avaliando a atividade

 

Este é o momento em que o professor, juntamente com os alunos, avaliarão a experiência vivenciada e discutirão sobre várias questões:

  • dificuldades encontradas;
  • desafios superados;
  • o que ajudou na elaboração da oficina;
  • o que contribuiu para a confecção dos curtas;
  • ajustes necessários;
  • se a experiência foi válida para futuras oficinas;
  • se vale a pena socializar com outras escolas.
Recursos Complementares

Sugestão de livro sobre análise fílmica para aprofundamento do professor.

Título: Ensaio sobre a análise fílmica

Autores: Francis Vanoye & Anne Goliot-Lété

Ensaio sobre a análise fílmica

Imagem disponível em: http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/36292/ENSAIO_SOBRE_A_ANALISE_FILMICA_1247451320P.jpg. Acesso em 06 de outubro de 2013.

 

Sugestão de livro para apoio ao professor. 

Título: Como utilizar o cinema em sala de aula

Autor: Marcos Napolitano

Como Usar o Cinema na Sala de Aula

Imagem disponível em: http://www.editoracontexto.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/150x/17f82f742ffe127f42dca9de82fb58b1/C/O/COMO-USAR-O-CINEMA_1.jpg. Acesso em 06 de outubro de 2013.

Avaliação

Avalie se os alunos aprenderam sobre a História do cinema no Brasil, o Cinema Educativo e se puderam compreender a importância e o auxílio que o cinema traz para a escola. As atividades preparatórias do curta bem como as etapas de sua produção poderão ser instrumentos de avaliação do professor juntamente com os alunos servindo de retorno para aperfeiçoamento ou ajustes na metodologia. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.