Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ritmo e Conhecimento: dançar e pesquisar o Frevo!

 

22/10/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Ensino Médio Educação Física Dança: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explorar os conhecimentos históricos, culturais e de movimento da dança do frevo.
  • Identificar alguns passos básicos e o ritmo do frevo.
  • Reconhecer o frevo como patrimônio cultural da humanidade.
  • Elaborar coreografias a partir do trabalho coletivo.
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2 - Introdução ao Frevo e a primeira pesquisa

1. No primeiro encontro com os alunos o professor deverá identificar o conhecimento da turma sobre o Frevo.

Para tanto, deverá realizar uma discussão na forma de diálogo aberto para que os alunos expressem seu conhecimento em função das perguntas motivadoras:

a) O que é o Frevo?

b) Qual a sua experiência com o Frevo dentro e fora da escola?

O professor deverá anotar as respostas dos alunos para que ele tenha um diagnóstico do conhecimento inicial da turma sobre dança, de modo que essas informações sirvam para avaliação.

Obs.: É possível que os alunos, ao tentarem responder a pergunta da letra "a", remetam a informações que não são relacionadas à dança, por exemplo, "festa", "agitação", "bagunça". O professor, nesse caso, deverá aproveitar essas respostas indicando a necessidade de se incluir na pesquisa o estudo do significado da palavra "frevo", como parte dos itens a serem pesquisados nas próximas aulas.

2. Após a discussão acima, trabalhar uma dinâmica de “Mistura de estilos” de modo que eles identifiquem em meio a diversos estilos de dança, algumas características que correspondam à do Frevo.

Para a dinâmica “Mistura de estilos” o professor pode optar pela exposição de diversas músicas, ou vídeos, que apresentem diferentes estilos de dança (samba, tango, ballet e o frevo, inclusive). Pode-se ainda apenas apresentar imagens relacionadas às diversas danças que se queira apresentar. Durante a exposição o professor perguntará aos alunos: qual é a dança? Ao tentarem responder pelo estímulo musical e/ou visual eles oferecerão duas informações para o professor: 1ª - Seu conhecimento prévio sobre as danças de maneira geral; 2ª Seu conhecimento prévio sobre Frevo ao reconhecer essa dança durante a exposição de vídeos ou imagens que foi feita.

Caso o professor opte pelo estímulo visual e musical (apresentação de música e/ou vídeos), pode-se permitir que os alunos dancem, ou seja, um ou mais alunos que conheçam o ritmo apresentado pode demonstrar alguns passos para turma tentar acompanhar.

Sugestões de imagens para dinâmica "Mistura de Estilos"

 

diversas danças                                 contemp dança

 

Passistas_de_Frevo

Fontes das Imagens:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000002842/md.0000032593.jpg. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/Img_materias/Setembro/28_09_2012/prog-03.jpg?__scale=w:331,h:188,t:1,c:E2E9EE. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d7/Passistas_de_Frevo.jpg. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

 

Sugestões de vídeos para dinâmica "Mistura de Estilos":

Samba

Diogo Nogueira. Duração 03 min 07seg. Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=jomyRaLPhyI. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

Tango

2º Dança São Cristóvão e Katiusca. Duração: 04 min. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SO8BtddjO0g. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

Ballet

O melhor Ballet do mundo. Duração: 06 min 38 seg. Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=aT-z9i9_8_I. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

Frevo

Cia de Dança Escola Municipal de Frevo. Duração: 4 min 09 seg. Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=nau-DyPC8JY. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

Obs.: Nesse primeiro momento, não serão cobrados conhecimentos específicos sobre cada uma das danças visualizadas. O objetivo é que eles identifiquem e expressem seu conhecimento e sua experiência com as danças de maneira geral e com o Frevo dentro e fora da escola.

 

3. Na aula seguinte, o professor dividirá a turma em grupos (máximo de 06 alunos por grupo). E informará que todos os grupos deverão ter meninos e meninas de forma equilibrada (Ex.: 3 meninos e 3 meninas). A justificativa é que uma das características do frevo é poder dançar homens e mulheres juntos.

Após a divisão, o professor dirá aos grupos que estes serão as equipes de pesquisa e de elaboração de uma coreografia que será apresentada ao final desse projeto.

Em seguida, deve-se entregar aos grupos um roteiro de pesquisa sobre Frevo como tarefa de casa, que deverá ser entregue na próxima aula (veja sugestão de roteiro abaixo). Seguindo o roteiro, eles deverão pesquisar aspectos históricos e culturais sobre o frevo incluindo informações sobre as características da dança especificamente.

Sugestão de roteiro de pesquisa sobre Frevo:

roteiro pesquisa_dança frevo

Fonte: Elaboração do próprio autor.

Sugestões de sites para pesquisa:

Pernambucanos comemoram título concedido ao frevo pela UNESCO . Disponível em: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2012/12/pernambucanos-comemoram-titulo-concedido-pela-unesco-ao-frevo.html. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

Frevo. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

Frevo. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=17755&sigla=Institucional&retorno=detalheInstitucional. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

Frevo. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/frevo.htm. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

 

4. Após entregar o roteiro, o professor fará exposição de um vídeo sobre o frevo. E, logo em seguida, apresentará um desafio para os grupos.

Desafio: Os grupos terão 05 minutos para improvisarem uma pequena coreografia de, no máximo, 01 minuto para apresentar à turma após o tempo destinado para este desafio.

Sugestão de vídeo: Olinda Dança de Frevo. Duração: 2min 10seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6gzNnbvncwo. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

video dança frevo

Fonte da Imagem: Imagem retirada pelo autor do vídeo supracitado. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6gzNnbvncwo. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

Ao final dos 05 minutos cada grupo fará sua apresentação e, em seguida, o professor informará que aguarda a pesquisa concluída para ser socializada na próxima aula.

Obs.: Durante a apresentação do vídeo os alunos deverão observar os elementos da dança necessários para auxiliarem a compor a pequena coreografia com o objetivo de vencer o desafio.

 

Aulas 3, 4 e 5 - Socializando a pesquisa histórica sobre o Frevo

1. Nessa aula, os grupos terão 10 minutos para se reunirem e preparar uma apresentação sobre os aspectos históricos e culturais do Frevo. A apresentação será uma exposição oral das informações do grupo sobre a pesquisa.

Durante a reunião dos grupos, o professor passará por cada um deles sondando as informações que eles trouxeram. Observe quais informações são diferentes entre os grupos e quais se repetem. Tudo isso, tem como finalidade garantir que no registro de síntese da pesquisa coletiva, as informações se complementem e não se repitam.

Após os 10 minutos de preparação os grupos elegerão um colega para ser o relator do grupo, ele deverá falar para a turma o resultado da sua pesquisa. Cada grupo, ao ouvir os demais, terá oportunidade de complementar sua pesquisa com informações diferentes daquelas pesquisadas por ele. Nesse momento, o professor deverá intervir solicitando que os grupos prestem bastante atenção nos relatos e registrarem as informações do outros grupos que são diferentes daquelas que eles trouxeram.

O professor registrará todos os relatos para que, ao final das apresentações, apresente à turma o resultado da síntese das pesquisas sobre os aspectos históricos e culturais do Frevo. Para tanto, o professor poderá registrar as informações no próprio arquivo do roteiro (modelo sugerido nas aulas anteriores) e expor a síntese pelo recurso de um data show. Posteriormente, como mais uma forma de registro para os alunos, o professor poderá entregar a síntese impressa para que os mesmos colem no seu caderno.

2. Na aula seguinte, o professor informará que, de agora em diante, nosso foco será aprofundar na questão 2 do roteiro de pesquisa.

A partir desta aula, cada grupo deverá elaborar uma coreografia para ser apresentada para toda turma.

Para avaliação das coreografias serão considerados os seguintes critérios: criatividade, dificuldade e incorporação do maior número de passos ensinados em aula (veja exemplos de passos no vídeo a seguir).

Após essas informações o professor apresentará um vídeo com alguns passos de Frevo para que fique bem claro quais são os passos mínimos que devem estar presentes na coreografia. Esclarecer também que os alunos poderão inserir outros passos já existentes ou criar outros.

Sugestão de vídeo sobre Passos de Frevo ("engana povo", "ferrolho", "tesourinha", "saci").

video passos de frevo

Sugestão de vídeo: Aprenda a Dançar Passos de Frevo. Duração: 1min 28seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lCCpqqSRd-U. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

Fonte da Imagem: Imagem retirada pelo autor do vídeo supracitado. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lCCpqqSRd-U. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

Em seguida, o professor permitirá que os alunos vivenciem cada um dos passos apresentados no vídeo. Ele mostrará os movimentos pessoalmente e pedirá para que os alunos executem ao som de uma música de frevo. Após executar os quatros passos, deixará que os alunos executem os mesmos de forma autônoma, ao som da música.

Sugestões de site com músicas para esta atividade:

Site Programação do Carnaval de Recife. Disponível em: http://www.programacaocarnavalrecife.com.br/fique-por-dentro-dos-frevos-e-marchinhas-do-carnaval/. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

Sugestões de vídeos com músicas para esta atividade:

Vassourinha. Duração: 03 min 07 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lIkf50sQrMA. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

Amelinha. Duração: 03 min 37 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rk_npsLh_nw. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

 

3. Na aula seguinte, o professor iniciará com a exposição de informações sobre o Frevo como Patrimônio Imaterial da Humanidade. Tudo isso, para motivar a turma a continuar a elaborar as coreografias e a pesquisar sobre o Frevo.

 

cult_frevo

Fonte: http://oglobo.globo.com/in/6936870-f06-551/FT500A/cult_frevo.jpg. Acesso em 04 de Outubro de 2013

Fonte Oficial: 

patrim hist humanidade

Fonte: http://www.iphan.gov.br/bcrE/pages/folBemCulturalRegistradoE.jsf?idBemCultural=z%40s1[v8%3Ax3331n]8%3Am2070_[d36_%4018c5551n]8%3Am208%2F%24ghi*!CDE.%3B52g0_[3y3p600001n]8%3Am209. Acesso em 04 de Outubro de 2013.

 

Dica: Professor, uma informação importante para que os alunos se motivem a continuar buscando conhecimentos sobre o frevo, para elaborar suas coreografias, é a seguinte: Prezado aluno, você sabia que o Frevo na condição de patrimônio da humanidade possui mais de 120 passos catalogados? (fonte: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/frevo-danca-cultura-pernambucana.htm. Acesso em 04 de Outubro de 2013)

4. Em seguida o professor permitirá que os grupos se reúnam e continuem e elaboração das coreografias com a mediação do professor.

5. Na próxima aula, os alunos deverão, desde o início da aula, reunir os grupos, e, com o auxílio do professor, deverão concluir a coreografia.

 

Aulas 6, 7 e 8 - Último ensaio e apresentação da coreografia.

1. O professor iniciará a aula informando aos alunos que se trata do último ensaio da coreografia de Frevo antes da apresentação.

Neste caso, até o final desta aula deverão estar definidos os seguintes itens abaixo:

A) O papel de cada componente do grupo e todo processo coreográfico (início, meio e fim do roteiro de movimentos).

B) Vestuário e acessórios necessários para a dança.

O professor deverá auxiliar os grupos neste momento, contribuindo, se for o caso na definição dos dois itens acima de modo que os alunos tomem decisões viáveis dentro da realidade dos grupos e das possibilidades da escola.

 

2.  Para o dia da apresentação, o professor já terá reservado o espaço adequado, os materiais de som e os de registro (câmera digital, filmadora etc.) necessários para se conseguir material suficiente para aula seguinte: avaliação final de todo trabalho realizado.

Obs.: Os alunos também contribuirão com os registros, os grupos poderão eleger um ou mais componentes que se revezarão para registrar com imagens e/ou vídeos.

 

3. Roda de conversa: avaliando o estudo e apresentação da dança do Frevo na escola.

O professor conversará com a turma, na forma de diálogo aberto, sobre as seguintes questões:

A) Como foi meu envolvimento no estudo do frevo, tanto na pesquisa como na coreografia?

B) Como foi o meu grupo no dia da apresentação? Aspectos positivos e negativos.

C) Que alternativas de movimentos eu tive que utilizar para me adaptar e conseguir dançar o frevo?

D) Esse tipo de dança possibilita uma maior interação social? Por quê?

Recursos Complementares
Avaliação

1. Durante todo processo o professor e os alunos deverão conversar sobre as possibilidades de exploração dos conhecimentos históricos, culturais e de movimento da dança do frevo a partir das aulas e da pesquisa. Deve-se ainda, observar o comprometimento dos alunos individual e coletivamente, no estudo dos passos básicos e do ritmo do frevo. Pode-se ainda, aproveitando os diálogos abertos durante as aulas, observar como os alunos se comportam no que tange à compreensão do frevo como patrimônio cultural da humanidade e se esse reconhecimento influenciou na motivação deles tanto para pesquisa como para as coreografias a partir do trabalho coletivo.

2. O professor poderá ainda avaliar coletivamente os seguintes aspectos do estudo sobre o Frevo:

a) Quais conhecimentos históricos sobre o Frevo que mais me chamaram atenção? Por quê?

b) Quais movimentos do Frevo eu mais gostei? Por quê?

c) Quais passos da dança eu mais tive dificuldades? Por quê?

3. Pode-se ainda permitir que os alunos respondam mais uma vez o roteiro de pesquisa, individual ou coletivamente (neste caso no mesmo grupo de pesquisa). Desse modo, tanto os alunos como o professor terão uma noção (não necessariamente precisa) do que se ampliou em termos de conhecimentos adquiridos com as aulas e a pesquisa sobre o Frevo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.