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A trajetória dos alimentos

 

17/10/2013

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o processo de digestão dos alimentos e absorção de nutrientes.
  • Compreender a importância da digestão.
  • Compreender o trajeto percorrido pelos alimentos no corpo humano.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Organização celular.
  • Funções das células.
  • Nutrientes presentes nos alimentos.
Estratégias e recursos da aula
  • Questionamentos.
  • Atividades em duplas.
  • Atividades em grupo.
  • Vídeo.
  • Produção de texto.
  • Experimento prático.
  • Confecção de relatório.
     

MÓDULO 1: Motivação e apresentação do tema

Atividade 1:

AlimentaçãoS

Disponível em: http://www.senado.gov.br/senado/portaldoservidor/jornal/jornal87/nutricao_dicas.aspx. Acesso em: 10 de outubro 2013.

Para o professor:

1) Organize os alunos em duplas.

2) Faça aos alunos os questionamentos seguintes:

  •  Por que precisamos nos alimentar?
  •  O que acontece com os alimentos dentro do nosso corpo?
  •  Por que os alimentos precisam ser digeridos?

3) Peça  aos alunos que discutam as questões e registrem as hipóteses no caderno.

4) Solicite aos alunos que socializem as ideias registradas.

5) Inicie a discussão, abordando a importância do processo de digestão para a quebra e absorção dos nutrientes pelas células do corpo humano.

Atividade 2:  

Para o professor:

1) Prepare cartazes com a imagem dos órgãos do trato digestivo e as glândulas anexas sem nomear as estruturas.

Sistema digestório

Disponível em: http://www.professorjarbasbio.com.br/anatomia.htm. Acesso em: 10 outubro 2013.

2) Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

3) Peça aos grupos que discutam e tentem nomear, a lápis, as estruturas presentes no cartaz.

4) Solicite que cada grupo socialize o cartaz com as estruturas nomeadas.

5) Corrija juntamente com os alunos.

6) Cole os cartazes  em sala de aula.

 

MÓDULO 2: Desenvolvimento do tema

Atividade 1:

Para o professor:

1) Exiba o vídeo: A digestão começa na boca - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mJW00QMDkMY. Acesso em: 10 outubro 2013.

Obs.: O vídeo poderá ser exibido em sala de aula ou os alunos poderão assistir em computadores separados no laboratório de informática da escola.

2) Informe aos alunos que eles deverão fazer anotações durante a exibição do vídeo. As anotações deverão ser registradas no caderno.

3) Estimule-os a anotarem o trajeto dos alimentos no corpo humano bem como os processos de digestão e absorção.

Atividade 2:

Para o professor:

1) Após a exibição do vídeo, inicie uma discussão com os alunos, utilizando os cartazes produzidos na Atividade 2 do Módulo 1.

2) Estimule os alunos a compreenderem o processo de digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes e a função de cada órgão ou glândula do sistema digestório.

 

Atividade 3:

Para o professor:

1) Solicite aos alunos que produzam um texto sobre o trajeto dos alimentos no corpo humano.

Obs.: O texto deverá abordar a importância da digestão, o caminho do alimento pelo corpo humano, as substâncias envolvidas no processo de digestão química, os processos de digestão mecânica.

2) O texto poderá ser produzido em casa ou na sala de aula.

3) Agende o dia para a entrega do texto.

 

MÓDULO 3: Experimento prático

Atividade 1:

Para o professor:

1) A atividade poderá ser realizada no laboratório de Biologia/ Ciências ou na sala de aula.

2) Prepare os materiais para a aula.

- Processo de digestão. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/processo-digestao.htm. Acesso em: 10 outubro 2013.

3)  Divida as atividades em 8 experimentos. 

4) Organize os alunos em 8 grupos.

4) Enumere os grupos de 1 até 8.

5) Divida as atividades em 8 experimentos. 

6) Cada grupo iniciará a atividade de acordo com a numeração recebida, por exemplo: o Grupo 1 inicia a atividade, na mesa, com o experimento 1, e assim com os outros grupos.

7) Todos os grupos deverão realizar os 8 procedimentos, para isso deverão percorrer as mesas de forma crescente, da numeração menor em direção a numeração maior.

8) Solicite aos alunos que registrem, para cada experimento, o que foi observado.

9) Os alunos deverão propor e registrar explicações para o que aconteceu em cada atividade.

 

Atividade 2:

Para o professor:

1) Após a observação dos experimentos práticos e com as anotações dos alunos, solicite aos alunos que elaborem um relatório da atividade.

2) Informe-os que o relatório deverá apresentar:

- Introdução;

- Objetivos;

- Material e Métodos;

- Resultados;

- Discussão.

3) O relatório poderá ser produzido em sala de aula ou no laboratório de informática.

4) Agende um dia para a entrega do relatório.

5) Discuta com os alunos, no dia da entrega do relatório, cada experimento.

Recursos Complementares

Sugestão de material de apoio para o professor utilizar em sala de aula:

A digestão. Disponível em: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2067. Acesso em: 14 outubro 2013.

Sistema digestório. Disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/. Acesso em: 14 outubro 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as atividades sugeridas nos módulos. Em relação aos aspectos qualitativos, deverão ser consideradas a participação e interesse dos alunos durante as atividades propostas e as produções orais. Para a avaliação quantitativa, poderão ser utilizados os textos e os relatórios produzidos pelos alunos, além do comprometimento e organização durante a Atividade 1 do Módulo 3 (experimento prático).  

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