Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poesias para encantar... e movimentar

 

22/10/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de oralidade, criatividade, organização e de registro.
  • Incentivar o gosto pela poesia e movimentos corporais.
  • Trabalhar em grupo de forma criativa.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o professor Regente trabalhe em suas aulas o conceito de poesia.

Estratégias e recursos da aula

A presente estratégia de ensino é direcionada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, e tem o intuito de ampliar os conhecimentos do uso social da leitura e da língua escrita.

Aula 1. Vamos poetar?

1. Para iniciar a aula o professor deverá identificar quais são os conhecimentos dos alunos sobre poesia. Nesse processo, por meio de um debate, o professor fará os seguintes questionamentos:

a) Quem sabe dizer o que é poesia?

b) Como é a escrita?

c) Que nome se dá aos autores que criam poesias?

d) Alguém tem alguma poesia "guardada" na cabeça? (Obs.: o aluno que souber alguma poesia poderá recitá-la).

Obs.: Para desenvolvimento desta atividade, o professor orientará o grupo a aguardar sua vez de falar, assim como respeitar o momento da fala do colega.

 

2. Em seguida, o professor apresentará um vídeo com o poema “A língua de Nhem”. Durante a exposição do vídeo os alunos deverão refletir sobre as perguntas acima.

Sugestão de vídeos para os alunos:

Poema - Cecília Meireles - A língua de Nhem. Duração: 1 min. 22 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Kd-LNA2tgyQ. Duração: 1 min. 22 seg. Acesso em 08 de outubro de 2013.

Quintal da Cultura - A língua de Nhem - 20/06/12. Duração 4 min. 04 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6yoHcf5zK-E. Duração 4 min. 04 seg. Acesso em 08 de outubro de 2013.

 

 

a-lingua-de-nhem

Imagem disponível em: http://www.rubia.com.br/2011/wp-content/uploads/2012/09/a-lingua-de-nhem.jpg. Acesso em 08 de outubro de 2013.

 

Cecília  Meireles

 

A Língua de Nhem

Havia uma velhinha
que andava aborrecida
pois dava a sua vida
para falar com alguém.

E estava sempre em casa
a boa velhinha
resmungando sozinha:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...

O gato que dormia
no canto da cozinha
escutando a velhinha,
principiou também

a miar nessa língua
e se ela resmungava,
o gatinho a acompanhava:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...

Depois veio o cachorro
da casa da vizinha,
pato, cabra e galinha
de cá, de lá, de além,

e todos aprenderam
a falar noite e dia
naquela melodia
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...

De modo que a velhinha
que muito padecia
por não ter companhia
nem falar com ninguém,

ficou toda contente,
pois mal a boca abria
tudo lhe respondia:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...

Fonte: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/cecilia_meireles.html. Acesso em 08 de outubro de 2013.

 

3. Após a apresentação dos vídeos, o professor solicitará que os alunos organizem as cadeiras e sentem-se em círculo.  Inicialmente, o professor questionará se algum aluno já conhecia o poema. Na sequência, fará a brincadeira de “batata que passa-passa”.

O objeto que representará a “batata” será uma pequena caixa contendo vários poemas. Os alunos lerão os poemas ao final de cada rodada (quando a música parar e a “batata” estiver nas mãos de determinado aluno). O professor deve incentivar os alunos a identificar as rimas dos poemas lidos.

http://1.bp.blogspot.com/--Ls8BFJMxI0/TjmNVFVD_kI/AAAAAAAABP0/5sc_by2ZLu0/s1600/184148_239054822792882_204727942892237_839832_3503611_n.jpg

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/--Ls8BFJMxI0/TjmNVFVD_kI/AAAAAAAABP0/5sc_by2ZLu0/s1600/184148_239054822792882_204727942892237_839832_3503611_n.jpg. Acesso em 08 de outubro de 2013.

Sugestão de site com diversos poemas:

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/poesia_brasis.html/. Acesso em 08 de outubro de 2013.

 

4. Ao final da brincadeira, o professor fará o seguinte questionamento: Será que tem poesia em outros lugares ou de outras formas?

Nesse momento, o professor deve promover um ambiente de interação, em que todos que queiram se manifestar sejam ouvidos e os demais ouçam de forma respeitosa o que o colega tem a dizer. (Exemplos de possíveis hipóteses a serem levantadas pelos alunos: TV, internet, comercial do guaraná Kuat, no funk.)

5. O professor deve explicar que também há poesias que são cantadas. Para tanto, o professor solicitará que os alunos fechem os  olhos, em seguida colocará a música para que possam ouvir atentamente os sons e o que a letra nos diz. Sugestão de música: Projeto Encantar. Feito Borboleta. Duração 03min e 08 seg. Disponível em: http://letras.mus.br/projeto-emcantar/389260/. Acesso em 08 de outubro de 2013.

 

Poesia cantada:


Música: Feito Borboleta

Composição: Projeto Emcantar

Eu quero, quero
Um canto de paz
O canto da chuva
O canto do vento
A paz do índio

A paz do céu
A paz do arco-íris
A cara do Sol
O sorriso da Lua
Junto à natureza em comunhão

Eu tô voando feito um passarinho
Ziguezagueando feito borboleta
Tô me sentindo como um canarinho
Eu tô pensando em minha violeta

Êta, êta, êta, êta, êta
Êta, êta, êta, êta, êta

O som da cachoeira me levando
As águas desse rio me acalmando
O som da cachoeira me levando
As águas desse rio me acalmando

Disponível em: http://letras.mus.br/projeto-emcantar/389260/. Acesso em 08 de outubro de 2013.

 

6. Quando a música terminar, o professor perguntará aos alunos:

a) Como vocês se sentiram ao ouvir a música?

b) Quem sentiu vontade de se movimentar/dançar? Como?

Nesse momento, a partir das respostas dos alunos sobre os possíveis movimentos que sentiram vontade de executar, o professor colocará novamente a canção e motivará os alunos a realizem os movimentos/danças que sentiram vontade de expressar.

http://blogdobrincante.files.wordpress.com/2012/05/img_0949.jpg

Imagem disponível em: http://blogdobrincante.files.wordpress.com/2012/05/img_0949.jpg. Acesso em 08 de outubro de 2013.

 

7. Para concluir a primeira aula, o professor solicitará como tarefa de casa que seja realizada uma  pesquisa junto à família ou vizinhos sobre as brincadeiras cantadas que conhecem ou que brincaram quando eram crianças. As respostas devem ser registradas no instrumental abaixo:

 

Nome  e idade do entrevistado (a)

                           

                                        

Nome da Brincadeira cantada


 

 

Descrição da Brincadeira (como se brinca?)

 

 

                                                                                                                         

Letra da música cantada na brincadeira

 

 

 

 

 

Quadro elaborado pelo autor.

2. Professor, você deve explicar aos alunos o que é brincadeira cantada. Pois será esse o tema da pesquisa das próximas aulas e das próximas atividades que serão realizadas por eles.
Sugestão de site que define brincadeira cantada:

O que são brincadeiras cantadas? Disponível em: http://jogosbrinquedosebrincadeiraspedifc.blogspot.com.br/2012/12/brincadeiras-cantadas-o-que-sao.html. Acesso em 08 de outubro de 2013.

Rodas cantadas. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rodas_cantadas. Acesso em 08 de outubro de 2013.
 

Aula 2. Velhas brincadeiras cantadas... novos movimentos

1. Ante de iniciar a aula, o professor informará aos alunos que as próximas atividades serão registradas por meio de fotografias, as quais serão utilizadas para elaboração de um vídeo que será apresentado ao final da estratégia de ensino para que os alunos possam avaliar o seu desenvolvimento e o do grupo ao longo do processo.

Obs.: A coleta de imagens (fotos) ficará a cargo do professor, contudo, durante as atividades, os alunos também terão a possibilidade de tirar algumas fotos para que registrem os aspectos que considerarem mais interessantes. Ao final da estratégia de ensino, o professor reunirá as fotos na sequência, inserirá as músicas trabalhadas nas aulas e utilizará o programa movie maker  para organizar a apresentação das fotos forma de um vídeo.

Vídeo: Como criar um vídeo com o Movie Maker do Windows 7. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc. Duração: 6 min. 23 seg. Acesso em 08 de outubro de 2013.

Após a explicação, cada aluno apresentará aos colegas os resultados de sua pesquisa.

 

2. Após a breve apresentação, o professor solicitará que cada grupo use a criatividade para modificar os movimentos das brincadeiras que escolheram e demonstraram.

http://revistaescola.abril.com.br/img/620x300/brincadeiras-regionais-nordeste-trem-maluco.jpg

Imagem disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/img/620x300/brincadeiras-regionais-nordeste-trem-maluco.jpg. Acesso em 08 de outubro de 2013.

3. Em seguida, o professor apresentará no data show vídeos com alguns exemplos de brincadeiras cantadas.

Sugestão de vídeos para os alunos:

Olha o camaleão – brincadeira cantada. Duração: 2 min.Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aicSpzzGQ5M. Acesso em 08 de outubro de 2013.

Brincadeira cantada – Dum Dum. Duração 4 min. 02 seg. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=zIXU1DESxes. Acesso em 08 de outubro de 2013.

Pipocando (Música Pipoca). Duração: 2 min. 59 seg. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=gR2KGaKtrNo. Acesso em 08 de outubro de 2013.

Batom – LengalaLenga. Duração: 2 min. 52 seg. Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=5SdoVBHMtXo. Acesso em 08 de outubro de 2013.

4. Ao final da aula, para realização de uma  tarefa de casa, o professor colocará o nome de 5 poetas e poetizas diferentes em um envelope (Exemplo: Vinicius de Morais, Olavo Bilac, Ruth Rocha, Cecília Meireles, Fernando Pessoa dentre outros), e solicitará que um representante de cada grupo (pode ser os mesmos que foram formados anteriormente) retirará um nome. Em casa, cada aluno do grupo deverá pesquisar e selecionar um poema do autor e registrá-lo no caderno para ser apresentado na próxima aula.

Sugestão de sites para pesquisa dos alunos:

Jornal da Poesia. Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/#mil. Acesso em 12 de outubro de 2013.

A arca de Noé. Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/site/article.php3?id_article=255. Acesso em 08 de outubro de 2013.

Jornal da Poesia – Olavo Bilac. Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/bilac.html. Acesso em 08 de outubro de 2013.

Poesia Infantil / Infanto-Juvenil. Ruth Rocha. Disponível em: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/ruth_rocha.html. Acesso em 08 de outubro de 2013.

Dois poemas para crianças, por Cecília Meireles. Disponível em: http://www.napontadoslapis.com.br/2010/01/dois-poemas-para-criancas-por-cecilia.html. Acesso em 08 de outubro de 2013.

Casa Fernando Pessoa / Serviço Educativo / Clube “Pequenos Passos” Poemas. Disponível em: http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt/index.php?id=6815. Acesso em 08 de outubro de 2013.

5. Em seguida, o professor conduzirá os alunos para a quadra e dividirá a turma em 5 grupos. Cada grupo terá a tarefa de escolher e apresentar à turma uma brincadeira cantada que conhecem ou que aprenderam com os entrevistados, ou uma das apresentadas nos vídeos.

 

Aulas 3 e 4. Do poema à brincadeira cantada

1. Nesta aula cada aluno lerá para os colegas o poema que trouxe de casa. Nesta atividade, é necessário que o professor promova um ambiente de respeito e concentração, de modo que mesmo se houver algum aluno que ainda não consolidou o processo de leitura,  ele se sinta seguro para expor seu poema. Assim, caso seja necessário, o professor deve se dispor a auxiliar aquele aluno que solicitar ajuda para a leitura do poema pesquisado.

2. O professor deverá levar os alunos para quadra e, mantendo os grupos que realizaram a pesquisa, solicitar que escolham um poema, com características que permitam a introdução de ritmos musicais, e que criem movimentos, gestos e outras maneiras de expressar corporalmente seu entendimento, sentimento e sensibilidade durante sua leitura.

3.  Sugerir aos alunos que, após eles terem criado movimentos para cada poema, serão desafiadas e, pela a imaginação e criatividade dos alunos, será solicitado que eles que introduzam um ritmo ou música no movimento construído para o poema escolhido.

Dica: Os alunos podem utilizar o ritmo da música de uma brincadeira já existente para inserir a letra do poema que escolheram.

Exemplo: No poema "A língua de Nhem" de Cecília Meireles, os alunos podem utilizar o ritmo da canção da brincadeira História da serpente. Duração: 02 min. 34 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iOSsKJT0lm0. Acesso em 08 de outubro de 2013.

 

Aula 5. Poesias Cantadas

1. Nesta aula, o processo de criação de novas brincadeiras cantadas continuará, contudo, o professor explicará que esse processo acontecerá com a utilização de músicas.

2. Na sala de aula, com a utilização do data show o professor apresentará a letra de algumas músicas aos alunos.

Sugestão de músicas para apresentar aos alunos:

Música: Feito Borboleta. Duração: 3 min. 06 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-e0kqqNjXEg.  Acesso em 08 de outubro de 2013.

Música: Sopa do neném. Duração: 1 min. 44 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BMyhqppXKE0. Acesso em 08 de outubro de 2013.

Musica: O rato. Duração: 5 min. 29 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=E-rXYoax60M. Acesso em 08 de outubro de 2013.

Música: Eu conheço um jacaré. Duração: 1 min. 36 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KtUXKsWsZvg. Acesso em 08 de outubro de 2013.

Musica: Sítio do Seu Lobato. Duração: 1 min. 36 seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kTgtJISblFg. Acesso em 08 de outubro de 2013.

 

3. Em seguida, numa roda de conversa, os alunos identificarão as características poéticas existentes nas canções. O professor deve ficar atento a determinadas características que, caso os alunos não identifiquem, deverão se trabalhadas. Ex.: Rimas, figura de linguagem etc.

4. Na sequência, o professor conduzirá a turma até a quadra e agrupará os alunos conforme a escolha da canção que cada um mais gostou. Logo após, o professor entregará aos alunos um pedaço de papel, e, secretamente, cada aluno escreverá seu nome e a música que mais lhe agradou.

Os alunos deverão reproduzir a música cantando. E, em seguida, deverão construir movimentos ritmados. É importante que o professor garanta o registro dessa atividade, preferencialmente, pela forma de vídeo. Caso prefira, o professor pode eleger um ou mais alunos para auxiliá-lo nessa tarefa.

Obs.: Nesta atividade é possível que um grupo fique com número maior de alunos que outro. Desse modo, à medida que os grupos forem sendo formados, o professor pode tanto sugerir a mudança de grupo, assim como pode dividir o grupo que ficou muito numeroso, de modo que sejam desenvolvidas duas (ou mais) brincadeiras diferentes utilizando a mesma música.

 

Aula 6. Apresentação do vídeo e avaliação coletiva

1. Para concluir a estratégia de ensino, o professor solicitará que os alunos avaliem as aulas desenvolvidas. Nesse momento, será apresentado o vídeo elaborado com todas as fotos tiradas pelo professor e pelos alunos ao longo das atividades.

 

2. Ao final da apresentação, os alunos verbalizarão o que acharam tanto de sua participação individual, quanto da participação do grupo. Após a exposição dos alunos, as respostas deverão ser registradas no caderno em forma de texto e ilustrações.

http://professoredmundo.com.br/wp-content/uploads/2012/05/escrever.gif

Imagem disponível em: http://professoredmundo.com.br/wp-content/uploads/2012/05/escrever.gif. Acesso em 08 de outubro de 2013.

 

3. Em seguida, o professor levará os alunos para a quadra, e, por meio de votação, escolherão a brincadeira mais interessante para seja executada novamente pela turma.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura:

GOULART, Cecília. A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento como eixos orientadores. In: Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2007, p. 85-95.

 

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. In: Revista Brasileira de Educação, n. 25, jan a abril de 2004.

Avaliação

1. A avaliação deverá ser realizada por meio da observação do professor da participação, envolvimento, dificuldades dos alunos durante a realização das atividades individuais, assim como, através do registro escrito pelos alunos.

2. Nesta estratégia de ensino, poderá também avaliar os alunos durante sua participação na avaliação das atividades desenvolvidas, bem como o envolvimento do grupo a partir da análise do vídeo produzido ao longo das atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.