Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Músicas: a riqueza de aprender a ler e a escrever no ritmo

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Descobrir diferentes letras de música;

·      Analisar os ritmos das músicas;

·      Refletir sobre a formação das palavras;

·      Compreender a importância da música para a aprendizagem;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Conhecer palavras diferentes;

·      Compreender a diversidade cultural;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Música: um som para aprender

Professor, o trabalho com música, torna-se fundamental para a concretização de um aprendizado significativo da leitura e da escrita, uma vez que a música está presente no contexto da criança, pelos mais diversos canais: televisão, rádio e outros. Desta forma, cantigas de rodas, músicas regionais, parlendas e outras constituem fontes essenciais para uma aprendizagem prazerosa, capaz de promover um aprendizado que seja utilizado pela criança em outros contextos, contribuindo para a construção do conhecimento. Por isso, acreditamos que quanto mais o aluno possa refletir sobre os processos que participam da escrita, mais condições e recursos ele terá para analisar sua própria produção e seu percurso de aprendizagem. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Informações ao professor

 

Professor, a presente aula está em consonância com o programa de formação do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas vivências com os anos iniciais do ensino fundamental e trazemos aqui práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem e ao desenvolvimento dos alunos.

Você sabia? Mediante o trabalho com a música no contexto da sala de aula, estamos favorecendo e envolvendo a criança num processo de reflexão sobre a linguagem, porém de maneira lúdica e prazerosa.

Para outras informações acesse o material abaixo:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em:< http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf >. Acesso em: 05 de out. 2013.

 

Iniciando o diálogo

Aula1.1_out_2013

Fonte da imagem: Sítio: “Globo Esporte”. Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/platb/ilanhouse/2010/12/31/as-5-musicas-de-um-feliz-ano-velho/>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Solicite que cada aluno fale ou cante uma música que já conhece. Providencie uma cartolina e registre as músicas já conhecidas pelos alunos. Os alunos poderão copiar a lista no caderno de Língua Portuguesa.

Agora, que tal propor uma brincadeira com músicas? Escolha algumas músicas já conhecidas pela turma e outras que ainda não conhecem.

  • Forme uma grande roda com os alunos e ligue o som;
  • Quando a música começar, os alunos terão que caminhar pela sala de aula dançando no ritmo da música;
  • Após alguns minutos de música, você irá parar a música;
  • Quando a música parar, os alunos deverão virar estátua;
  • Quando a música começar novamente, os alunos deverão voltar no ritmo;
  • Você pode combinar que quem mexer, no momento da estátua, deverá ou não sair da brincadeira.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Trabalhando de forma interdisciplinar

Professor, providencie as letras do alfabeto móvel e coloque-as em um saquinho. Organize a turma em dois grandes grupos. Em seguida, explique a brincadeira:

  • O professor irá retirar uma letra do alfabeto do saquinho;
  • Os grupos terão um tempo de aproximadamente um minuto para conversarem e descobrirem uma música que tenha o nome ou mesmo uma palavra que inicia com a letra sorteada;
  • Quando o grupo descobrir uma música, deverá levantar o dedo;
  • O grupo que levantar o dedo primeiro deverá cantar a música toda ou parte da música que tenha a palavra com a letra do alfabeto;
  • Se o grupo acertar, ganhará um ponto;
  • Vencerá o jogo o grupo que obtiver mais pontos.

Professor, providencie o CD abaixo do grupo “Emcantar”. A partir deste material, organizamos as atividades propostas a seguir.

Aula 1.3_Outubro_Luciana_2013

Fonte: Sítio: “Emcantar”. Disponível em: <http://www.emcantar.org/emc10.qps/Ref/QUIO-6SX28T>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Professor, ouça com a turma a música abaixo a partir do CD sugerido acima. Providencie cópias da letra da música para cada aluno.

Camaleão

Projeto Emcantar

Olha o camaleão
Olha o rabo dele
Segura esse nego
Senão ele cai
O cachimbo era de ouro
é de são burá

Fonte: Sítio: “Letras”. Disponível em: <http://letras.mus.br/projeto-emcantar/1510042/>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Conhecendo o animal

Professor, faça uma pesquisa com a turma sobre o animal da letra da música. Inicialmente pergunte aos alunos quem sabe como é o camaleão e em seguida solicite que acessem o sítio abaixo:

Aula 1.4_Outubro_Luciana_2013

Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/camaleao.htm>. Acesso em: 04 de out. 2013.

A partir da música, convide os alunos a cantarem e a dançarem também. Para isso, você poderá fazer os movimentos do camaleão e cada aluno formar o rabo do animal, constituindo uma fila bem flexível, representando o rabo.

Professor, com a música abaixo, explore a melodia e também o seu conteúdo. É um bom momento para que as questões ambientais sejam problematizadas. Cante com a turma!

Cadê ?

Projeto Emcantar

Cadê o riachinho que tava aqui?
Cadê o riachinho que tava aqui?

Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?

Riachinho secou evaporou sumiu!
Riachinho secou evaporou sumiu!

Cadê o mato que embalava o riachinho?
Cadê o mato que ninava o riachinho?

Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?

Foi a monstro-serra que engoliu!
Foi a monstro-serra que engoliu!

Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a água?

Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a onça?

Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?

Evaporou ...
Sumiu!

Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://letras.mus.br/projeto-emcantar/390937/>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Professor, explore a letra da música com a turma. Veja as possibilidades com a atividade a seguir:

Olá, amiguinho!

Hoje conhecemos e cantamos a música “Cadê” do grupo Emcantar. Na letra da música a seguir, faltaram algumas palavras. Você pode completar com as palavras que faltam?

Cadê ?

Projeto Emcantar

Cadê o _________________ que tava aqui?
Cadê o __________________que tava aqui?

Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?

Riachinho secou evaporou sumiu!
Riachinho secou evaporou sumiu!

Cadê o ____________que embalava o riachinho?
Cadê o _____________ que ninava o riachinho?

Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?

Foi a _______________ que engoliu!
Foi a _________________ que engoliu!

Tá na hora da __________ beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da ____________ beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a água?

Tá na hora da ___________ beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da __________ beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a ____________?

Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?

Evaporou ...
Sumiu!

Agora que você já completou a letra da música com as palavras que faltavam, que tal fazer um desenho representando o que você aprendeu com a música?

 

 

 

 

 

 

 

Professor, depois que todos terminarem a atividade, faça um momento de socialização das produções e reflexão sobre o que aprenderam. Aproveite o momento para explorar a escrita das palavras.

Agora, que tal propor uma "Campanha" na escola sobre o cuidado com o meio ambiente? Para isso, os alunos poderão criar coletivamente uma música que tenha como tema: "Vamos cuidar do meio ambiente!" 

Professor, para a composição da música, faça um momento de diálogo com os alunos, para que possam expressar o que sabem sobre o tema. Se achar interessante, faça uma pesquisa com a turma sobre o tema. No sítio abaixo vocês poderão encontrar informações importantes.

Aula 1.8_Outubro_Luciana_2013

Fonte da imagem: Sítio: "Cultura Mix." Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/> Acesso em: 04 de out. de 2013.

Após o diálogo, inicie o processo de composição da música com a turma. Valorize e incentive a participação de todos. 

Depois que a música estiver pronta, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e solicite que façam um desenho representando a música. Explique que cada grupo deverá fazer um único desenho. Em seguida, escreva a letra da música em um cartaz e afixe-o, juntamente com os desenhos do grupo, no mural da escola, para que toda a comunidade escolar tenha acesso.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Aula 1.5_Outubro_Luciana_2013

Fonte da imagem: Sítio: “Como Fazer”. Disponível em: <http://www.comofazer.com.br/como-fazer-uma-musica-2/>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Somos compositores!

Professor, que tal propor que a turma invente uma música. Para esta aula, você poderá convidar o professor de música da escola ou mesmo convidar uma pessoa com experiência em música para auxiliar a turma.

Para a composição considere os elementos a seguir:

  • Escolher um tema;
  • Buscar as ideias de todos os alunos;
  • Elaborar a letra;
  • Definir a melodia.

Instigue os alunos a pensarem sobre cada item e deixarem a imaginação fluir. Incentive a participação de todos e construam juntos, a letra da música e também a sua melodia.

Professor, organize os alunos em duplas. Entregue uma folha de papel para uma dupla e peça para que criem uma ou duas frases. Quando concluírem eles passam a produção para a dupla mais próxima, a qual deverá criar outra frase, continuando o sentido para a frase anterior. Quando todas as duplas criarem uma frase, copie-as na lousa e juntos organize-as para formar uma música. Para isso, algumas frases poderão ser mudadas e outras acrescentadas.

Com a letra da música pronta, escolha uma melodia com a turma para cantá-la.

Depois de tudo pronto, chegou o momento do ensaio. A turma poderá criar os passos para representar a música e também o ritmo que irão cantá-la.

Luz, câmeras e ação!

Após o ensaio chegou a hora da gravação. Professor, registre este momento em forma de vídeo utilizando o laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Você também poderá utilizar uma filmadora comum.

Depois de gravar a música, assista com a turma e faça uma avaliação do que mais gostaram e do que poderia ter sido melhor.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, escolha com a turma uma quantidade entre cinco e dez músicas já conhecidas por todos. Faça uma lista com as músicas escolhidas.

Organize os alunos em duplas e auxilie-os a encontrarem, na internet, a letra de cada música escolhida. Para isso, os alunos poderão utilizar o Laboratório de Informática, o tablet ou acessar no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:

Aula 1.6_Outubro_Luciana_2013

Fonte: Sítio: “Letras.Mus”. Disponível em: <http://letras.mus.br/>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Cada dupla poderá ficar responsável por uma ou duas letras das músicas escolhidas. Os alunos poderão copiar a letra da música no programa KWord do laptop Classmate, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord) , ou outro editor de texto no tablet ou nos computadores do Laboratório de Informática. Depois, imprima as letras das músicas.

Agora, organize com a turma a forma como querem gravar as músicas em um DVD. Explique que terão como desafio ensaiar uma apresentação para cada letra e cantar a música para ser gravada.

Se preferir, os alunos poderão formar grupos de três ou quatro alunos, sendo que cada grupo ficará responsável por uma ou duas letras de música.

Após um trabalho intenso de estudo da música, de pensar a apresentação, momento que poderá levar aproximadamente um mês, explique que chegou o momento da gravação.

Para isso, organize com a turma:

  • A ordem das músicas no DVD;
  • Os materiais necessários para cada apresentação;
  • O local onde será gravado;
  • Dentre outros aspectos.

Luz, câmeras e ação!

Professor, registre o DVD utilizando o laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.

Após a gravação, assista com a turma e faça novas gravações se for necessário.

Lançamento!!

Professor, sugerimos que o desenho para compor a capa do DVD seja feito pela turma toda. Para isso, organize os alunos em uma roda e entregue uma folha em branco, do tamanho de uma capa de DVD, para o aluno que estiver sentado à sua direita ou esquerda. Coloque uma música para tocar e peça que os alunos iniciem um desenho relacionado às músicas do DVD. Explique que quando você parar a música, o aluno deverá passar a folha para o colega da sua direita, para que ele continue o desenho. A atividade continua até que todos tenham participado. Ao final o desenho estará pronto para compor a capa do DVD.

Agora, organize com a turma: data, horário e local em que será o lançamento do DVD na escola. Para este dia, convide a comunidade escolar e os familiares dos alunos da turma para prestigiarem os artistas. 

Para isso, escolha com a turma um nome para o DVD e construam juntos uma forma de divulgar o lançamento. Apresente para a turma a imagem abaixo e trabalhe os elementos que podem compor um cartaz de propaganda ou mesmo um panfleto (Data/Local/Nome do grupo/Nome do DVD e outras informações). 

Aula 1.8_Outubro_Luciana_2013

Fonte da imagem: Sítio: "Emcantar." Disponível em: <http://www.emcantar.org/emc10.qps/Ref/QUIS-98ZMH2>. Acesso em: 04 de out. de 2013.

Com a forma de divulgação produzida, faça cópias, em uma quantidade suficiente para os telespectadores e organize o momento com a turma para distribuir o material produzido.

O DVD poderá ser assistido pelos convidados e ao final organize um momento de fotos com artistas.

Uma cópia do DVD poderá ser disponibilizada para uso coletivo na escola e também serem feitas uma cópia para cada aluno da turma.

Ao final do trabalho, faça uma avaliação com a turma, observando os pontos positivos e também negativos das atividades vivenciadas. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/alfabetizacao/1/>. Acesso em: 04 de out. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

MUNIZ, Luciana Soares. Educar na vida: entrelaçando parcerias no processo de aprendizagem. Revista Linha Mestra. n. 21, ano VI. ago/dez 2012. p. 746-749. Disponível em: <http://linhamestra21.wordpress.com/2012/07/>. Acesso em: 03 de out. 2013.

Avaliação

Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada criança o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.

Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os sítios abaixo:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de out. 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.