20/10/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
· Desenvolver a autoria nas produções escritas;
· Analisar e refletir sobre o sistema alfabético de escrita;
· Compreender a importância da leitura e da escrita como expressão de ideias e sentimentos;
· Ampliar o vocabulário;
· Conhecer palavras diferentes;
· Compreender a diversidade cultural;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Leitura e escrita: um ato de criação
Professor, a escrita é uma construção social e por isso mesmo sua aprendizagem não se dá de forma natural. Neste sentido, a escrita necessita ser ensinada às crianças para que a compreendam como uma forma de se expressar no mundo e não simplesmente reproduzi-lo. É neste ponto que a escrita assume seu potencial valor para a expressão de sentimentos e ideias, caracterizando um processo criativo na aprendizagem. Por isso, propomos que o processo de aprendizagem da leitura e da escrita seja permeado pela autoria nas produções, valorizando as produções e as hipóteses das crianças neste processo. Vamos lá!
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Informações ao professor
Professor, a presente aula está integrada à proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e tem como foco desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da TV Escola - Série: Letra Viva – PGM. 9: Para aprender a escrever. Disponível em:< http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=4279>. Acesso em: 01 de out. 2013.
A proposta do nono episódio da série Letra Viva, valoriza a escrita como ato de criação e fonte essencial por meio da qual podemos expressar nossas ideias e sentimentos. Desta forma, a escrita não constitui um processo mecânico, mas sim um processo vivo que emerge mediante as experiências de vida da criança, em que a imaginação nutre o processo de aprender.
Iniciando o diálogo
Fonte da imagem: Sítio: “Ideia Criativa.” Disponível em: <http://www.ideiacriativa.org/p/planos-de-aula.html>. Acesso em: 04 de out. 2013.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Dialogue com eles sobre o que gostam de escrever no seu dia a dia. Instigue-os a falarem sobre os momentos em que escrevem. Utilize uma cartolina para registrar as ideias dos alunos.
Em seguida, organize-os em duplas e peça que acessem o sítio sugerido e escolham um quebra-cabeça para montarem virtualmente. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio a seguir. Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet.
Fonte: Sítio: “Tarsila do Amaral”. Disponível em: <http://www.tarsiladoamaral.com.br/criancas_cabecas.html>. Acesso em: 04 de out. 2013.
Após todas as duplas concluírem solicite que escrevam o que observaram na imagem do quadro formado. Para isso, os alunos poderão utilizar o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord), ou outro editor de texto. Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet. Auxilie os alunos a observarem a imagem e a verem os seus detalhes.
Após todos terminarem, faça um momento de socialização das produções e converse com os alunos como foi este momento de escrita:
Professor, valorize a escrita das crianças e faça um momento de utilizar o que cada aluno escreveu para organizar um momento interativo com outras turmas para que possam dar sentido ao que escreveram. Para isso, convide outra turma da escola e peça para que cada dupla possa mostrar a imagem para os colegas de outra turma e em seguida, peça que leiam as produções escritas que realizaram, a partir da observação da imagem. Ao final, solicite que os alunos de outras turmas possam emitir a opinião sobre a escrita dos alunos. É importante que percebam que a escrita pode representar a forma única e pessoal que cada um observa e percebe uma determinada imagem.
Professor, explore com a turma as informações abaixo, sobre Tarsila do Amaral.
Tarsila adorava bichos. Ela tinha 40 gatos quando criança na fazenda. Uma delas, uma gatinha branca, chamava-se Falena.
Fonte: Sítio: “Tarsila do Amaral”. Disponível em: <http://www.tarsiladoamaral.com.br/mais_tarsila.html>. Acesso em: 04 de out. 2013.
Em seguida peça que cada aluno, escreva no caderno de Língua Portuguesa, sobre ele mesmo:
Curiosidades sobre mim
Nome:
Idade:
Animal que mais gosto:
Lugar que mais gosto:
Minha comida predileta:
A música que mais gosto:
Dentre outras informações.
Quando todos terminarem, faça um momento de socialização das respostas. É importante que os alunos percebam as diferentes possibilidades de utilizarmos a escrita. Em seguida, eles poderão fazer um painel com as curiosidades sobre cada um e afixá-lo no mural da escola, para que todos possam ter acesso.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, incentive os alunos a escolherem um tema para inventarem uma história. Para este momento, sugerimos que você leve para a sala de aula algumas imagens ou também faça uma pesquisa na internet para descobrir um tema do interesse deles. Você poderá sugerir temas como:
· Animais;
· Natureza;
· Lixo;
· Alimentação;
· Dentre outros.
Professor, você poderá auxiliar os alunos a consultarem o sítio sugerido abaixo, com o intuito de investigarem sobre os temas de interesse.
Fonte: Sítio: “Animal Planet”. Disponível em: < http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br/animais-em-momentos-curiosos/>. Acesso em: 04 de out. 2013.
Escolhido o tema, peça que os alunos pensem na história que gostariam de inventar.
Gravando minha história
Professor, o primeiro momento da história a ser inventada será feito oralmente pelos alunos. Para isso, eles poderão utilizar o laptop Classmate através do caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Cada aluno poderá gravar sua própria história. Em seguida, cada gravação poderá ser ouvida pela turma.
Minha história escrita
Professor, incentive os alunos a registrarem sua própria história por meio da escrita. Para isso, entregue uma folha de papel com pauta para cada aluno. Você poderá fazer um cabeçalho na atividade e em seguida fazer uma linha para o título e aproximadamente 15 a 20 linhas abaixo para o texto.
Neste primeiro momento, os alunos não devem retomar a história gravada. Quando terminarem o registro escrito da história, organize um momento de leitura das histórias para a turma. Em seguida, ouça da turma o que identificaram de diferente na história que foi filmada e na história escrita.
Agora, proponha que cada aluno ouça a sua própria gravação e faça uma comparação com a sua escrita. Se identificarem algum ponto que gostariam de modificar, solicite que façam as alterações, escrevendo a história em outra folha de papel. Ao final, faça uma leitura das versões finais da história e proponha um momento de leitura das histórias no recreio ou mesmo em outro momento para que a turma ouça.
Professor, organize os alunos em duplas e auxilie-os a acessarem o sítio abaixo e criarem uma história.
Fonte: Sítio: “Proativa”. Disponível em: <http://www.proativa.virtual.ufc.br/oa/historias/>. Acesso em: 04 de out. 2013.
Após criarem suas histórias, imprima as produções e organize um varal das produções de texto. Oriente os alunos a organizarem um varal com cordão, no pátio da escola. No varal, eles deverão afixar suas produções, podendo utilizar pregadores de roupas. No momento do recreio, aproveite para organizar um minuto cultural, no qual os alunos de outras turmas terão oportunidade de ler as diferentes produções dos colegas.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos. Entregue para cada grupo diferentes materiais que envolva escrita, tais como: jornais, revistas, panfletos, anúncios e outros. Peça para os alunos observarem cada um e procurar descobrir a sua função.
Após todos concluírem esta etapa, faça um momento de socialização das informações. Você poderá organizar um cartaz contendo o nome do material e sua função de acordo com o que a turma descobriu.
Agora, proponha que cada grupo pense na melhor forma de registrar algum acontecimento da sala de aula. Para este momento, é importante que os alunos conversem sobre o que gostariam de registrar e qual o meio mais adequado de fazê-lo. Assim, os grupos terão oportunidade de registrarem: acontecimentos e receitas de lanche; anunciar para a escola algo que estão aprendendo; dentre outras possibilidades.
Ao final, quando todos os grupos terminarem, faça um momento de socialização das produções e também proponha que os alunos pensem sobre como poderão divulgar o material de acordo com a função do portador de texto escolhido.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, leve a turma à biblioteca da escola e solicite que escolham um livro para ler. Os alunos terão aproximadamente uma semana para lerem o livro. Após lerem o livro, peça para cada aluno inventar uma forma escrita de divulgar a parte que achou mais importante do livro, na tentativa de divulgar o livro para ser lido por outros colegas da turma.
O trabalho com o livro poderá ser feito até que todos da turma tenham lido todos os livros escolhidos. O importante é motivá-los a escreverem suas próprias ideias, a partir das diferentes leituras.
Lendo para outras turmas!
Fonte da imagem: Sítio: "Equalize da leitura." Disponível em: <http://www.equalizedaleitura.com.br/2012/02/os-livros-da-minha-infancia-e.html>. Acesso em: 04 de out. de 2013.
Professor, para finalizar o trabalho, agende um horário com as turmas da Educação Infantil ou mesmo outras turmas da escola, para que os alunos possam contar-lhes as histórias por eles inventadas e também indicarem os livros que já leram para serem lidos por outras pessoas.
Ao final do trabalho, faça uma roda de conversa e questione os alunos sobre o que aprenderam. Ouça a opinião de cada um e instigue aqueles que têm mais dificuldade em expressar suas ideias.
Sugestões de links para alunos:
Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/alfabetizacao/1/>. Acesso em: 04 de out. 2013.
Sugestões de links para professores:
BRASIL. Letra Viva: práticas de leitura e escrita. MEC, SED, 2006. Disponível em: <http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/165418Letraviva.pdf>. Acesso em: 03 de out. 2013.
MUNIZ, Luciana Soares; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. A dimensão subjetiva da criatividade na aprendizagem da leitura e escrita. In: I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação. Anais completos do Congresso Internacional de Criatividade e Inovação. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. Campinas-SP: Criabrasilis, v. 1, 2011, p. 334-345. Disponível em: <http://www.criabrasilis.org.br/arquivos/pdfs/122_anais_trabalhos_completos.pdf>. Acesso em: 03 de out. 2013.
Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada criança o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.
Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os sítios abaixo:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de set. 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de set. 2013.
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