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Geração "Fast Food" e obesidade

 

17/10/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Análises Químicas
Educação Profissional Produção Alimentícia Técnico em Alimentos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno e obesidade.
  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual ou coletiva.
  • Identificar as consequências da obesidade na saúde física e emocional de uma criança.
  • Relacionar fast food, publicidade e obesidade.
  • Analisar criticamente os interesses da indústria de alimentos processados e as estratégias para fidelização de consumidores em detrimento de preocupação com a saúde da população.
  • Elaborar projeto de pesquisa, levantar, tabular e discutir dados, produzindo novos conhecimentos sobre o tema.
  • Avaliar a situação da obesidade infantil no Brasil, tendo como referência as causas e as consequências.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

hamburguer 1

Imagem disponível em:http://nutricaovital.blogspot.com.br/2009/02/geracao-fast-food.html. Acessado em 08/10/2013

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; elaboração de projeto de pesquisa; coleta, tabulação e análise de dados; elaboração e socialização de relatório de pesquisa; análise de vídeos; estudo de textos; produção de textos;  publicação de relatórios de pesquisa em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos.

fastfood

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_N5qI7qSFKQw/TAv_CYda06I/AAAAAAAABR4/MeSfd-ajeus/s400/FatKids_311155840_std.jpg. Acessado em 08/10/2013.

Módulo 1- Introdução ao tema

Sugerimos que a introdução a este tema seja feita por meio dos três vídeos de curta duração, especificados abaixo. À medida em que forem sendo vistos, na ordem proposta a seguir, os vídeos irão promovendo sentimentos diversos nos alunos os quais, ao final, deverão estabelecer relações entre eles.

Atividade 1- Reflexões por meio de vídeos

Vídeo 1- COMERCIAL DO BURGER KING - WALK OF LIFE. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4eOxxI3emV4. Acessado em 08/10/2013.

Vídeo 2 - Filme Big Mac 30". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=t98ehSH-Sc0. Acessado em 08/10/2013.

Vídeo 3- Redes de fast food abrem guerra de preços para conquistar classe média. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=j8IfNDGrHkA. Acessado em 08/10/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão dos vídeos

  • Os comerciais dos vídeos 1 e 2 promovem quais produtos?

  • As imagens do vídeo 1 se remetem a que tipo de pessoas, lugares e atividades?

  • A ação dos produtos promovidos pelos comerciais no organismo humano é condizente com as imagens e situações do vídeo 1?

  • O que indica a bandeira que aparece no início do comercial do vídeo 1?

  • Que sentimentos as imagens dos vídeos 1 e 2 despertam nas pessoas?

  • O tomate, os picles e folhas de alface bem destacados nos vídeos são suficientes para que estes sanduíches sejam considerados saudáveis? Explique.

  • Quais são as vantagens e as desvantagens das redes de fast food abaixarem os preços dos sanduíches, especialmente dos hambúrgueres?

Atividade 2- Discussão dos vídeos

A discussão dos vídeos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Interdisciplinaridade

Após essa discussão inicial, os alunos deverão averiguar junto ao professor de inglês, a tradução das legendas do vídeo 1 e a relação do comercial com a música  WALK OF LIFE. O professor de Inglês deverá ainda contextualizar a produção deste comercial, identificando o local, os hábitos e costumes da população do país de origem.

fastfood 2

Imagem disponível em: http://www.obesidadeinfantil.org/wp-content/uploads/2009/04/fast-food.jpg. Acessado em 08/10/2013.

Módulo 2- Fast food , junk food e obesidade infantil

Atividade 1-  Compreendendo termos

Para melhor compreensão do tema, os alunos deverão ser orientados a buscar o significado de alguns termos, como: fast food; junk food, obesidade; sobrepeso; IMC e obesidade mórbida.

Sugestões de endereços para esta pesquisa

Significado de Fast Food. Disponível em: http://www.significados.com.br/fast-food/. Acessado em 08/10/2013.

10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Obesidade. Disponível em: http://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-obesidade/. Acessado em 08/10/2013.

Junk food. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Junk_food. Acessado em 08/10/2013.

Cada aluno deverá acessar os endereços de seu computador individual ou compartilhado e fazer seus registros no caderno de biologia.

Após os registros, o professor deverá comentar cada termo com os alunos.

alimentação saud x fast

Imagem disponível em: http://www.pordentrodo9dejulho.com.br/wp-content/uploads/2011/10/shutterstock_65781406-590x393.jpg. Acessado em 08/10/2013.

Atividade 2 - Documentário

Sugerimos uma aula de cinema onde o professor projete, utilizando o data show, o vídeo salvo anteriormente em seu computador. Como o documentário tem duração de 1h:23min:44s; o professor deverá organizar seus horários com apoio dos colegas de modo a garantir que os alunos assistam ao vídeo todo no mesmo dia. Se essa organização não for possível, o professor terá que usar duas aulas distintas para a projeção do vídeo.

MUITO ALÉM DO PESO – OFICIAL. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4. Acessado em 08/10/2013. Publicado em 25/01/2013

Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.

“Muito Além do Peso”, é um documentário brasileiro dirigido por Estela Renner, sobre obesidade infantil.Trata-se de um filme feito para informar, provocar reflexão e promover mudanças. É um relato impressionante sobre a indústria de junk food e a epidemia de obesidade em crianças no Brasil. Ao peregrinar pelo país, entrando em contato com as mais diferentes realidades, a diretora Estela Renner busca responder à perguntas como: por que 33,5% das crianças brasileiras estão acima do peso? Por que, pela primeira vez na história, há um número crescente de crianças com problemas de adultos – de coração, de respiração e diabetes do tipo 2 –, relacionados à obesidade? Dentre as várias preciosidades do documentário, a diretora nos permite visualizar a quantidade de açúcar contida em alimentos presentes no cotidiano de quase todos e o espanto dos pais e crianças entrevistados ao se deparar com esta realidade. Os números mostrados no filme são chocantes: 56% das crianças brasileiras com menos de um ano de idade tomam refrigerantes; um terço das crianças está acima do peso ou obesa. Já temos uma geração de crianças condenadas a morrer cedo ou ter problemas de saúde por toda a vida.

Antes da projeção do documentário, o professor deverá entregar aos alunos uma cópia das questões propostas para discussão, para que eles atentos aos itens destacados pelo professor. Após a projeção, cada aluno  deverá fazer seus registros, tendo como referência as questões para discussão propostas pelo professor.

Questões propostas para discussão do documentário

  • Como tem sido estabelecida a relação entre pais e filhos quando a assunto é alimentação?

  • Quais são as consequências da obesidade na saúde física e emocional de uma criança?

  • Por que as crianças não sabem identificar o que é um mamão, um abacate , um pimentão, um chuchu ou uma manga?

  • A obesidade é a base para quais doenças ou pandemias atuais?

  • O que impede as crianças de deixarem de ser sedentárias na maioria das cidades?

  • O que significa as bebidas açucaradas no peso das crianças?

  • Qual é o percentual de açúcar numa lata de coca cola? O que isso significa ao longo de um mês, quando se toma uma latinha por dia?

  • Quando o garoto diz que quando abre uma coca cola abre a felicidade, o que está projetando?

  • Quanto açúcar o brasileiro consome, em média, em um mês?  E em um ano? Quais são as consequências deste excesso?

  • Além dos comerciais, que outros instrumentos as multimilionárias empresas de fast food utilizam para atrair as crianças e induzi-las ao consumo de seus produtos?

  • Qual é a relação entre o número de horas em frente à televisão e/ou computador e obesidade?

  • Explique a expressão "Se precisasse de uma babá para seu filho, escolheria um vendedor de junk food formado em Havard"?

  • Relacione publicidade, consumo de junk food e obesidade.

  • Quais são os responsáveis pela realidade comovedora e as estatísticas alarmantes em relação à obesidade das crianças no Brasil e no mundo?
     

Atividade 3- Discussão do documentário

obesidade inf 2além peso

Imagens do documentário MUITO ALÉM DO PESO – OFICIAL. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=8UGe5GiHCT4. Acessado em 08/10/2013.

Sugerimos que o professor salve em seu computador todos os gráficos apresentados no documentário, como nos exemplos acima, para projetar no momento da discussão, explorando todas as informações neles contidas.

Para salvá-los o professor deverá dar pausa no vídeo  -> Apertar a tecla Print Scrin -> Abrir o Paint -> Colar (Ctrl + V) -> Selecionar a imagem -> Recortar -> Abrir nova página no Paint -> Colar (Ctrl + V) -> Salvar

A discussão do documentário deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Se não houver consenso, o aluno com resposta diferente deverá expor e defender seu ponto de vista. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

obesidade inf

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRdATMahZJ0LZW7qnazSZiIZgzdK6LmKJRZt-3VDWh1yiXNusAj. Acessado em 08/10/2013.

Atividade 4- Leitura de artigo de revista semanal

O artigo proposto aborda os resultados de uma investigação sobre os métodos da indústria de junk food que foram dissecados pelo jornalista americano Michael Moss num livro-reportagem " Salt Sugar Fat: How the Food Giants Hooked Us. Em tradução livre: “Sal, Açúcar, Gordura: Como os Gigantes da Comida nos Escravizam”. Neste trabalho investigativo, o  jornalista compôs um retrato sombrio sobre os métodos da indústria para manter os consumidores cativos, apesar da epidemia de obesidade que atinge não só os Estados Unidos, mas parte do mundo. Além disso, traz algumas situações do documentário MUITO ALÉM DO PESO, complementando e ampliando informações sobre o tema.

Açúcar, Sal e Gordura: as engrenagens da 'junk food'. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/eliane-brum/noticia/2013/03/acucar-sal-e-gordura-engrenagens-da-junk-food.html. Acessado em 08/10/2013. O que colocamos em movimento ao abrir um saquinho de batatas fritas ou um refrigerante? Um livro e um documentário nos ajudam a compreender os métodos da indústria de alimentação e suas consequências nada inocentes.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar previamente o texto em seu computador e apresentá-los aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda projetá-lo, usando transparências e disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. Juntamente com o texto impresso, o professor deverá disponibilizar questões norteadoras da discussão do mesmo.

O primeiro momento deverá ser de estudo individual, quando cada aluno deverá ler, silenciosamente, todo texto. Após essa primeira leitura geral, cada aluno deverá fazer seus registros, tendo como referência as questões para discussão propostas pelo professor. 

Questões para discussão do artigo

  • Qual é o significado de comida junk food?

  • Por que o consumidor de junk food é considerado "um produto muito bem acabado de milhares de cientistas, psicólogos e marqueteiros a serviço das corporações de alimentos"?

  • A que conclusões o jornalista Michael Moss chegou ao final de sua investigação?

  • O que significa "otimizar" um produto alimentício?

  • Como os produtores de junk foods trabalham com a questão da culpa dos consumidores?

  • Como as indústrias de junk food lidam com o sal, o açúcar e a gordura?

  • A partir de muita tecnologia, como o junk food engana o cérebro de um consumidor de batatas industrializadas?

  • O que pode - e deve - ser feito para romper essa relação perversa e derrubar a supremacia do junk food na vida da população brasileira?

Atividade 5 - Discussão do artigo

A discussão do artigo deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

obesidade 1

Imagem disponível em: http://s2.glbimg.com/80dn5BEP9Yr6d3T8H2kbdURf6AWw2moLfpWZniUu-F5Ioz-HdGixxa_8qOZvMp3w/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2013/05/07/780_obesidade5.jpg. Acessado em 08/10/2013.

Atividade 6- Rodada de leitura de artigos/textos

Após a discussão do artigo, propomos que o professor distribua entre os alunos os textos indicados a seguir, de modo que cada grupo leia um texto. O grupo deverá discutir o conteúdo do texto e escolher um relator para apresentá-lo na socialização para toda a turma.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente os textos em seu computador e  disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno.

Além do texto específico, os alunos de todos os grupos deverão acessar os recursos educacionais:

 


 

Textos e endereços para acesso

obesidade família

Imagem disponível em: http://s2.glbimg.com/gSYwKHUFZiVjRSLHfcZQX2Cxe4LNPBWr_oXYnl3iOr1Ioz-HdGixxa_8qOZvMp3w/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2013/05/03/780_obesidade1.jpg. Acessado em 08/10/2013.

Atividade 7- Socialização das leituras e discussão

Terminada a discussão nos grupos, o professor deverá organizar a sala para a socialização dos textos pelos relatores, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 8- Fechamento das leituras e discussões com vídeo/reportagem

Para fechar este módulo, sugerimos que o professor utilize o vídeo Globo Repórter - Combate à Obesidade – Completo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rWgk0g3I1mY. Acessado em 08/10/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

Cada aluno deverá fazer uma síntese do vídeo/reportagem.

Módulo 3 - Produções: texto, pesquisa e relatório.

Atividade 1- Produção de texto

O professor deverá organizar os alunos em grupos de três componentes para que produzam um texto a partir dos registros realizados no decorrer desta proposta. Este texto comporá a justificativa do relatório de pesquisa

obesidade palhaço

Imagem disponível em: http://blog.cancaonova.com/maissaude/files/2009/09/obesidade1.jpg. Acessado em 08/10/2013.

Atividade 2 - Elaboração de projeto de pesquisa.

O mesmo grupo anterior de três alunos deverá, a partir das situações com as quais teve contato ao longo desta proposta, elaborar um problema de pesquisa baseado naquilo que gostariam de saber e pesquisar em sua comunidade. A partir deste problema de pesquisa, deverão estabelecer os objetivos e o universo de sua investigação e elaborar um questionário para coleta de dados.

Um exemplo

Problema de pesquisa: os adolescentes (ou crianças) sabem a composição dos produtos industrializados que consomem?

Objetivos: Identificar quais alimentos industrializados os adolescentes (ou crianças) consomem e a quantidade; verificar se os adolescentes (ou crianças) conhecem a composição destes alimentos e se o consideram saudável; avaliar por que os adolescentes (ou crianças) gostam destes alimentos.

Universo da pesquisa: 20 adolescentes (ou crianças) que estudam na Escola...

Questionário

1- Qual é o salgadinho industrializado que você costuma comer?

2- Por que você gosta deste tipo de alimento?

3- Quantos pacotes deste salgadinho você consome por semana?

4- Qual é a composição deste salgadinho?

5- Você considera este salgadinho saudável? Por quê?

Atividade 3 - Aplicação dos questionários e tabulação dos dados

Os alunos poderão coletar dados, utilizando o questionário, por escrito ou por meio de entrevistas ao vivo, gravadas por celulares ou câmeras. Neste caso, os pais deverão autorizar a exposição das imagens, se isso for acontecer. Caso os entrevistados sejam menores de idade, o professor deverá encaminhar para a direção da escola o envio aos pais de autorizações para as entrevistas e exposição de dados e/ou imagens. Só deverão ser entrevistados os adolescentes ou crianças que trouxerem a autorização assinada pelos pais.

Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos de seis elementos. Este grupo deverá reunir os dados e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.

Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.

Interdisciplinaridade

A construção de gráficos poderá ser realizada  de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de matemática e/ou de laboratório de informática, após estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas

Atividade 4 – Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa

Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma; discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado o momento. Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem os resultados das pesquisas e guardem esses registros para posteriormente elaborarem as  conclusões da pesquisa.

Atividade 5- Elaboração do relatório de pesquisa.

Após a discussão e considerações,  propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser  retomadas, neste momento.

O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado e as conclusões da pesquisa realizada.

Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa, e pelos  resultados por ela alcançados.

Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:

1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução. 

3º) Justificativa: qual é a importância ou relevância do tema e/ou da pesquisa? Aqui deve ser inserido o texto produzido pelos alunos na atividade 1 deste módulo.

4º) Material e Métodos (Metodologia): o professor  deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos; leitura de textos; pesquisas na internet; levantamento, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.

5º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.

6º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada.  O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.

7º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (título do texto/autor/endereço eletrônico/data de acesso).  Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 . Acesso em: 13/07/2013.

Atividade 6- Publicação do relatório de pesquisa - Socialização na rede

Toda a produção dos alunos na atividade anterior deverá ser enviada ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos  deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em: 01/08/2013) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

obesidade 2

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_jjm-Ybx269Y/TJQtDHrDN5I/AAAAAAAAACg/rhHd-V1LQ7A/s640/obesidade_thumb%5B4%5D.jpg. Acessado em 08/10/2013.

Recursos Complementares

Para os alunos

Para o professor

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa as produções escritas individuais ou em grupo.

A elaboração do projeto de pesquisa, a coleta e tabulação dos dados e a socialização deverão ser avaliados quantitativamente.

O principal instrumento de avaliação quantitativa deverá ser o relatório produzido na atividade 5 do módulo 3.

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