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Jogo e Esporte: a prática e o conceito fazem a diferença

 

22/10/2013

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar os conceitos e definições de esporte dadas pelo senso comum.
  • Reorganizar seus conhecimentos relacionados ao Jogo e ao Esporte.
  • Analisar o jogo e o esporte a partir de vivências dessas práticas.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2. Quais são os conceitos de esporte temos no dia a dia?

1. O professor iniciará a aula com uma simples pergunta direcionada aos alunos: o que é o esporte?

Na forma de diálogo aberto, os alunos deverão responder buscando expressar qual é o entendimento sobre o esporte que eles têm. O professor deverá registrar no quadro as respostas que mais se apresentam como conceitos.

Embora o professor não deva aprofundar a discussão conceitual neste primeiro momento, ele deve deixar claro que não quer as respostas na forma de exemplos, mas, sim, as opiniões dos alunos na forma de conceitos que respondam a pergunta e que propiciem a construção da definição coletiva sobre o termo esporte pela turma.

Após esse momento, o professor poderá "amarrar" as ideias dos alunos em um conceito coletivo sobre o que representa o esporte na visão da turma. Esse conceito será construído coletivamente (professor e alunos), anotado no quadro pelo professor, e registrado pelos alunos no caderno.

Dica: Caso você prefira, pode-se utilizar a técnica da "Tempestade de Ideias". Nessa técnica, os alunos apenas dizem uma palavra ou expressão na tentativa de responder a pergunta. Ela é mais rápida do que a sugerida, no entanto, o conceito do aluno ficará implícito, o que exigirá do professor explicitá-lo no momento da discussão.

Sugestão de site que explica a técnica "Tempestade de Ideias" ou Brainstorming: clique na imagem para acessar

Brainstorming

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming. Acesso em 06 de Outubro de 2013.

 

2. Em seguida, o professor apresentará um vídeo para os alunos que, na primeira cena, mostra o apresentador abordando um conceito de Esporte. A dúvida que eles deverão responder é a seguinte: qual será este conceito?

Veja sugestão de vídeo abaixo:

  id_tvescola

video esporte na escola

Fonte das Imagens: http://tvescola.mec.gov.br/. Acesso em 06 de Outubro de 2013.

Sugestão de vídeo "Esporte e Lazer" da série Esporte na Escola (programa nº 11). Duração 13 minutos. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5066. Acesso em 06 de Outubro de 2013.

Após a exposição do vídeo, o professor conduzirá uma roda de conversa em que os alunos se posicionarão em função da pergunta lançada antes da apresentação do vídeo.

O professor poderá ainda lançar mais duas perguntas para subsidiar a discussão:

a) Quais exemplos de esporte o apresentador cita?

b) Alguns dos conceitos ou dos exemplos de esporte se aproximam do conceito de esporte construído por vocês?

 

3. Antes de encerrar a aula o professor deverá retomar as definições dos alunos e concluir uma segunda definição provisória de "esporte" com base em tudo que eles aprenderam sobre esporte na escola.

Sugestão de definição:

"Atividade Competitiva Institucionalizada" (concebendo o caráter institucional como a necessidade histórica de padronização, imposição de regras com pretensão universal e formalização)

Obs.: Tomamos aqui uma definição de cunho sociológico para o esporte. Tendo como referência um artigo científico de Valdir Barbanti (acesse em recursos complementares). Trata-se, portanto, na presente aula, de uma opção conceitual, sem prejuízo da utilização de outras possíveis e sem a pretensão de esgotamento da discussão.

Ao final da aula o professor convidará os alunos a vivenciar algumas das atividades sugeridas nos vídeos para explorarmos da prática à teoria as definições analisadas.

 

Aulas 3 e 4 - "A Cesta Fugitiva": vivência análise conceitual

1. Nessa aula, os alunos devem vivenciar a "Cesta Fugitiva" e analisar, da prática à teoria, seus elementos essenciais que o definem conceitualmente como "jogo".

O professor deverá explicar claramente como funcionará a atividade e as regras do jogo. Embora o vídeo da primeira aula deixe bem claro o desenvolvimento da atividade, destacamos aqui que o mesmo pode ser jogado com as regras básicas do esporte basquetebol, no entanto as cestas serão "móveis" representadas e construídas com materiais alternativos (aros feitos com mangueira) segurados por dois alunos que serão responsáveis pela movimentação de "cesta fugitiva".

Vale destacar, que esse jogo da "Cesta Fugitiva" desenvolve fundamentos técnicos importantes para a prática do esporte basquetebol, tais como: passes, dribles, arremessos, domínio da bola etc. Portanto, não representa o esporte em si, mas uma preparação para o basquetebol.

 

cesta fugitiva

Fonte: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5066. Acesso em 06 de Outubro de 2013.

 

Após a vivência do jogo o professor deverá retomar a discussão com os alunos, sobre os motivos que a atividade da "Cesta Fugitiva" conceitualmente se define como um jogo e não um esporte.

O professor poderá eleger com eles critérios como, por exemplo: regras utilizadas, espaço utilizado, objetivos da prática etc.

Independente dos critérios escolhidos, os alunos devem contemplar a noção de que o jogo da "Cesta Fugitiva", embora possa representar uma preparação para o basquetebol, não representa uma prática de competição institucionalizada. Nesse caso, poderíamos até mudar algumas regras para atender o interesse do grupo que praticou. Essa possibilidade, no caso de uma competição esportiva, não poderia acontecer.

2. Na aula seguinte, reúna os alunos, discuta e defina com eles quais regras seriam possíveis serem alteradas ou incorporadas para aproximar o jogo da “Cesta Fugitiva” com o esporte Basquetebol. É importante destacar que as mudanças ou inclusão de novas regras não poderão descaracterizar o princípio do jogo que é o da cesta ser fugitiva.

Dica: professor, caso os alunos não apresentem mudanças ou inclusões de regras, você poderá sugerir alterações no número de jogadores de cada equipe; na quantidade e tamanho da quadra; na quantidade de cestas para cada quadra; nas regras do que o aluno pode ou não fazer quando estiver com a bola e sem a bola dentre outras.

Após essa definição coletiva, levar os alunos a vivenciarem o jogo da “Cesta Fugitiva” com as novas regras por eles definidas e, ao final, avaliar se o novo jogo se aproximou ou não do esporte basquetebol.

Para essa avaliação, o professor poderá construir um quadro comparativo entre as regras do jogo e esporte, veja o exemplo abaixo:

REGRAS DO JOGO “CESTA FUGITIVA” REGRAS DO ESPORTE BASQUETEBOL
1. A cesta é móvel, não tem um lugar e altura fixa.
2. Todo mundo é dividido em duas equipes.
3. A quadra...
4. O que pode fazer quando estiver com a bola...
5. O que não pode fazer quando estiver com a bola...
6. O que pode fazer quando estiver sem a bola...
7. O que não pode fazer quando estiver sem a bola
8. O que acontece com quem não respeitar a regra...                                  
 
1. A cesta é presa numa tabela que fica fixa a um lugar e a uma altura padrão.
2. Cada equipe é constituída por 10 jogadores, sendo que 5 começam jogando e os outros 5 ficam no banco de reservas.
3. A quadra...
4. O que pode fazer quando estiver com a bola...
5. O que não pode fazer quando estiver com a bola...
6. O que pode fazer quando estiver sem a bola...
7. O que não pode fazer quando estiver sem a bola
8. O que acontece com quem não respeitar a regra...
 

Ao final da atividade, o professor informará à turma que vivenciaremos o esporte basquetebol, obviamente utilizando as regras oficiais, na aula seguinte.

 

Aula 5. Do Jogo para o Esporte: da "Cesta Fugitiva" para o Basquetebol

1. Nessa aula, o professor deverá realizar uma partida de Basquetebol para que os alunos vivenciem e possam analisar, da prática à teoria, os seus elementos essenciais que o definem conceitualmente como esporte.

Antes da vivência, o professor deve explicar as regras oficiais do Basquetebol. Essa explicação poderá ocorrer na sala de aula, antes de irem para a quadra, com a exposição das regras básicas no quadro ou utilizando recursos de projeção digital (ex.: data show) ou até mesmo na própria quadra.

 

Sugestão de material com as regras oficiais pela Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB), que pode ser utilizado pelo professor para elaborar sua apresentação: clique na Imagem para acessar

regras oficiais

Fonte: Imagem retirada pelo autor do site: http://legado.cbb.com.br/arbitragem/LIVRO_DE_REGRAS_2010v2.pdf. Acesso em 06 de Outubro de 2013.

 

Sugestão de site com as novas regras: http://www.cbb.com.br/PortalCBB/Noticias/Show/7544. Acesso em 06 de Outubro de 2013.

Dica: Professor, durante a vivência do basquete, procure reproduzir as regras do esporte, independente do nível de habilidade e conhecimento dos alunos. Procure ir aplicando e explicando as regras do basquetebol na medida em que as violações ou faltas forem ocorrendo. Nessa vivência é importante garantir que todos os alunos joguem o mesmo tempo, então procure dividir a turma em grupos de 5 alunos evitando deixar equipes com reservas.

 

2. Em seguida à vivência, o professor deverá concluir a discussão com os alunos, sobre os motivos que o basquetebol conceitualmente se define como um esporte e não um jogo. Podem ser utilizados os mesmos critérios da aula anterior (regras, espaço, objetivos da prática etc.).

Ao final, deverá se confirmar que o esporte praticado, pelas suas características, corresponde ao conceito posto na definição de esporte que estamos considerando desde a primeira aula.

Recursos Complementares

Sugestão de artigo científico sobre a definição de Esporte abordada nesta aula:

BARBANDI, Valdir. O que é o Esporte? Revista Brasileira de atividade Física e Saúde. Disponível em: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/viewFile/833/840. Acesso em 06 de Outubro de 2013.

Avaliação

1. A avaliação será processual e, em todos os momentos das discussões, o professor deverá observar a participação dos alunos durante os momentos de discussão, análise e construção das definições de jogo e esporte dadas pelo senso comum, bem como sua capacidade para avançar para o conhecimento científico.

2. Ao final, o professor poderá solicitar um registro dos alunos para que eles possam organizar seus conhecimentos relacionados ao jogo e ao esporte, a partir das vivências realizadas.

Sugestão de pergunta para registro: Quais as características que faltam no jogo da "Cesta Fugitiva” para que ele seja definido como esporte?

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