13/10/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
Ensino Médio | Física | Conhecimentos básicos e fundamentais |
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Recursos Materiais
Professor, como motivação inicial, exiba o vídeo “Hidrelétrica é a principal fonte de energia no País”, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Ljlxsef_hFw&feature=player_detailpage>. Acesso em: 24 set. 2013. Ao terminar o vídeo, suscite o seguinte questionamento:
– Segundo o vídeo: qual a principal fonte de produção de energia elétrica? Quais fatores são considerados para se construir uma hidrelétrica?
Comentário: Permita que os alunos apresentem suas considerações, pois espera-se que eles abordem resumidamente os aspectos apresentados no vídeo, tais como: a taxa percentual da geração de energia elétrica no Brasil, a necessidade de estudos técnicos do volume de água e desníveis dos rios, além dos possíveis impactos ambientais e das licenças de liberação para a construção das usinas hidrelétricas.
Em seguida, retome os questionamentos sugeridos no vídeo:
– Você consegue imaginar a sua vida sem eletricidade?
Comentário: Permita que os alunos exponham seus entendimentos, a expectativa é que eles considerem a importância e a presença da eletricidade no desenvolvimento tecnológico e na vida diária da sociedade.
– Quais fatores contribuem para que a maior parte da energia produzida do Brasil venha das hidrelétricas?
Comentário: Permita que os alunos exponham seus pontos de vista, pois espera-se que eles considerem que o país possui rios com grandes extensões que favorecem a exploração desse tipo de energia com a instalação de usinas hidrelétricas.
Aproveite para explorar matematicamente informações do vídeo, assim, questione:
– Quais outros tipos de fonte de produção de energia vocês conhecem?
Comentário: Permita que os alunos exponham seus conhecimentos, acredita-se que eles ponderarão que a taxa percentual é alta e representa quase 3 / 4 da energia elétrica produzida no país. Restando em torno de 29% para outros tipos de energia, tais como: eólica, nuclear, solar, térmica, entre outras.
– Pelo processo apresentado de construção da barragem, da usina, da produção, da transmissão da energia produzida, entre outros aspectos, a geração de energia elétrica é uma tecnologia cara ou barata?
Comentário: Permita que os alunos exponham seus pontos de vista. Caso julgue necessário, o professor pode solicitar a realização de uma busca usando a Internet para subsidiarem suas considerações.
– Cite algumas vantagens e desvantagens da energia produzida pelas hidrelétricas.
Comentário: Permita que os alunos exponham seus conhecimentos. Pode-se inclusive, orientá-los na busca de outras fontes para fundamentar suas respostas. A expectativa é que os discentes apontem que, entre as vantagens desse tipo de energia, tem-se: uso de fonte renovável (água), geração sem emissão de poluentes, abundância de rios com grandes extensões e potencial de instalação de usinas hidrelétrica, entre outras. E entre as desvantagens, destacam-se: alto custo de instalação de uma usina hidrelétrica, destruição da flora natural, risco de extinção de espécies da fauna, deslocamento de comunidades ribeirinhas, inclusive afetando sua fonte de renda e de subsistência, entre outras.
Posteriormente, solicite que os alunos realizem a leitura do texto “Energia Hidráulica”, no item “4.5 – Capacidade Instalada”. Disponível em: <http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/Atlas/energia_hidraulica/4_5.htm>. Acesso em 24 set. 2013. Na sequência, recomenda-se ao professor a exploração dos mapas presentes no texto, como por exemplo: a realização da leitura e interpretação das legendas, além de convidar os alunos a localizarem os limites das bacias e sub-bacias hidrográficas, inclusive, solicitando que seja indicada a bacia e/ou sub-bacia na qual se encontra a sua cidade e/ou estado. Assim, caso o aluno resida em Goiânia, a sub-bacia é identificada no mapa pelo número “60”, conforme destacado na figura 1. Para identificar a sub-bacia, o aluno deve recorrer à tabela “4.4” do texto em a sub-bacia “60” corresponde à sub-bacia “Rio Paranaíba”, conforme destacado na ilustração da tabela (Figura 2).
Após a exploração dos mapas, recomenda-se a exploração analítica, principalmente dos dados matemáticos, das tabelas presentes no texto. Destaca-se que diferentes possibilidades de abordagem podem ser realizadas.
Para exemplificar uma das possibilidades de leitura e interpretação das tabelas, usa-se como modelo a tabela intitulada “Índices de aproveitamento por bacia”, conforme ilustrado a seguir (Figura 3) e os questionamentos que se seguem.
Após chamar a atenção dos alunos para a referida tabela, questione-os:
– Qual bacia tem o maior e o menor índice de aproveitamento da capacidade potencial de produção de energia hidrelétrica?
Comentário: Espera-se que os alunos apontem que a Bacia do Rio Paraná é a que possui o maior índice e a do Rio Amazonas é a que possui o menor índice. Indica-se, ainda, que os discentes sejam convidados a ordenarem as bacias hidrográficas considerando os índices de aproveitamento da sua capacidade potencial de produção energética.
– Em qual/is região/ões são verificadas as menores taxas de aproveitamento do potencial de produção de energia hidrelétrica?
Comentário: Espera-se que os alunos considerem que sejam as regiões Norte e Nordeste.
– No Brasil, qual o percentual estimado do potencial hidrelétrico aproveitado?
Comentário: Espera-se que os alunos considerem que o percentual nacional do potencial hidrelétrico estimado já aproveitado é de aproximadamente 25,6 %.
– Quais fatores influenciam um maior índice de exploração do potencial hidrelétrico na região Sul e Sudeste do país?
– Quais fatores influenciam um menor índice de exploração do potencial hidrelétrico na região Amazônica?
Comentário: Espera-se que os alunos apontem fatores citados no próprio texto para subsidiar suas respostas, e assim, considerem que o maior aproveitamento dos potenciais hidrelétricos na região Sul e Sudeste deve-se ao desenvolvimento econômico e o relevo da região. E que os fatores que contribuem para um baixo aproveitamento do potencial hidráulico da região Norte são o relevo, a diversidade biológica e a distância que esta região se encontra dos grandes centros consumidores.
Na sequência, questione os alunos sobre o que sugere o mapa “Evolução da concentração das usinas hidrelétricas no Brasil (1950 e 2000)”, conforme ilustrado a seguir (Figura 4).
Comentário: Espera que os alunos considerem a crescente demanda por energia elétrica e que, como a região Sul e Sudeste, onde os recursos já se encontram bastante aproveitados, há a necessidade de se explorar outras regiões, como o Nordeste e Centro-Oeste.
Destaca-se que a ilustração anterior (Figura 4) possibilita uma abordagem histórica e geográfica do processo de desenvolvimento, ocupação populacional e de interiorização e do país.
Comentário: Professor, recomenda-se que outros textos desse endereço sejam explorados. No endereço da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) são disponibilizados textos sobre diferentes aspectos das diversas fontes energéticas, inclusive sobre futuros projetos hidrelétricos no país. O acesso a estes textos são possíveis por meio de um clique na barra disponibilizada à direita da página, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 5).
Como atividade final, divida a turma em 5 ou 6 grupos e solicite que as equipes realizem uma pesquisa (busca) sobre outras fontes energéticas, seu processo de produção, suas vantagens e desvantagens. Aconselha-se que esse trabalho seja apresentado na forma de um seminário. Motive os alunos a buscarem diferentes fontes para dar subsídio a seus trabalhos. O professor pode indicar outros sites, como por exemplo, o disponível no endereço: <http://www.educacao.cc/ambiental/tipos-de-energias-hidreletrica-eolica-nuclear-solar-termica-etc/>. Acesso em 24 set. 2013.
ENRIQUEÇA SUA AULA
Acredita-se que a presente proposta abrange um tema bastante controverso, porém rico em possibilidades para uma abordagem multidisciplinar. Por isso, defende-se que esta proposta seja mais bem explorada ao se trabalhar o assunto na perspectiva de projeto em diferentes áreas de conhecimento, tais como: a Geografia, a História e a Ciências, no caso de se trabalhar com o Ensino Médio, além das disciplinas de Geografia, História, pode-se também abordar o tema em Física e Biologia. Como conteúdo de História, aponta-se para a abordagem do processo histórico da evolução da concentração dos empreendimentos hidrelétricos no país, além de um estudo sobre a instalação da primeira usina hidrelétrica no Brasil. Em Geografia, aponta-se para a possibilidade de estudos sobre os impactos geográficos e socioeconômicos causados pela construção de usinas hidrelétricas, bem como das comunidades ribeirinhas afetadas. Em Ciências e Biologia, pode-se enfocar os impactos ambientais sobre a fauna e flora quando da construção de usinas hidrelétricas. Em Física, o enfoque pode ser dado sobre o processo de produção e transformação dos diferentes tipos de energia em energia elétrica.
Recomenta-se, ainda, como leituras complementares aos professores, os seguintes textos:
Recomenda-se como processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades. Além disso, como as atividades são encerradas com a apresentação oral, aconselha-se que o professor adote os critérios sugeridos pelos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) quando os alunos são envolvidos no processo de produção oral. Esse documento sugere que o aluno (BRASIL, 1998, p. 51):
Planeje a fala pública usando a linguagem escrita em função das exigências da situação e dos objetivos estabelecidos;
Considere os papéis assumidos pelos participantes, ajustando o texto à variedade linguística adequada;
Saiba utilizar e valorizar o repertório linguístico de sua comunidade na produção de textos;
Monitore seu desempenho oral, levando em conta a intenção comunicativa e a reação dos interlocutores e reformulando o planejamento prévio, quando necessário;
Considere possíveis efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não verbais.
Aconselha-se, ainda, que o professor elabore um instrumento de autoavaliação que possibilite aos alunos descreverem as facilidades e dificuldades encontradas ao longo das atividades realizadas. É importante que o processo de avaliação possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes posteriores.
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Atlas de energia elétrica do Brasil. 2. ed. – Brasília: ANELL, 2005. Disponível em: <http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/Atlas/download.htm>. Download em: 24 set. 2013.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
MASUMECI, Leonarda. Matemática, primeira série, ensino médio: fichas de matemática e cidadania. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2005 (Multicurso. Coleção completa, v.8).
Cinco estrelas 1 calificaciones
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08/12/2013
Cinco estrelasO recurso permite a exploração interdisciplinar de conhecimentos