Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Refletindo a geração de energia elétrica por meio da discussão das fontes energéticas: a conta de energia em questão

 

13/10/2013

Autor e Coautor(es)
EDERSON DE OLIVEIRA PASSOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências, conforme habilidade H24 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos,conforme habilidade H3 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM.
  • Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos, conforme habilidade H26 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Duração das atividades
1 a 2 horas/aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Leitura e interpretação de gráficos e tabelas;
  • Cálculo de porcentagem;
  • Arredondamento de números decimais;
  • Aplicação da regra de três;
  • Aplicação da propriedade fundamental da proporção.
Estratégias e recursos da aula

Recursos Materiais

  • Uma calculadora por aluno;
  • Conta mensal de energia elétrica.

 

Professor, a presente proposta objetiva uma exploração de leitura e interpretação de gráficos e tabelas, bem como da aplicação da regra de três e/ou da propriedade fundamental da proporção de contas de energia. Para isso, recomenda-se solicitar, previamente, que os alunos tragam uma conta de energia elétrica.

Para ilustrar as situações de exploração de situações e contextos matemáticos, usaremos a ilustração a seguir (Figura 1), de uma conta de energia elétrica.

Figura 1: Ilustração de conta de energia elétrica de baixa tensão
onta de energia elétrica de baixa tensão
Fonte: Disponível em: < http://servicos.coelba.com.br/residencial/conheca-sua-conta-baixa-tensao> ( Adaptado). Acesso em 01 out. 2013.

 

Para motivar os alunos, questione os alunos:

 

– Qual a data em que foi realizada a leitura atual? O número de dias entre as duas leituras, anterior e atual, está correto?

 

Comentário: Espera-se que os alunos localizem nos dados do demonstrativo de consumo da conta, a data da leitura atual e a data da leitura anterior e que considerem a diferença de dias entre as duas datas. Segundo o exemplo utilizado, a data de realização da leitura foi 04/03/2012 e a leitura anterior foi em 07/02/2012, assim, passaram-se 25 dias completos entre a realização das duas leituras.

 

– Qual o valor registrado na leitura anterior? E na leitura atual? Considerando as leituras realizadas, o consumo está correto?

 

Comentário: Espera-se que os alunos, verificando os dados do demonstrativo de consumo da conta, localizem o valor da leitura atual e o da leitura anterior e que calculem a diferença entre as duas leituras para verificar o consumo. Segundo o exemplo utilizado, a leitura atual registrada foi 1288 e a anterior de 1188, assim, o consumo foi de 100. Aconselha-se que seja oportuno que o professor explique ao aluno que o valor da medida de consumo realizada é em kWh, por isso, o consumo foi de 100 Kwh.

 

As informações para responder às duas questões anteriores, podem ser localizadas na parte destacada na ilustração a seguir (Figura 2).

 

Figura 2: Informações do registro de data e leitura na conta de energia
registro de data e leitura na conta de energia
Fonte: Disponível em: < http://servicos.coelba.com.br/residencial/conheca-sua-conta-baixa-tensao> ( Adaptado). Acesso em 01 out. 2013.
 

 

–Qual o valor de cada KWh cobrado em sua conta de energia?

 

Comentário: Espera-se que os alunos localizem no campo da descrição da nota fiscal, o valor cobrado por cada kWh (Figura 3).

 

Figura 3: Preço por kWh
Preço por kWh
Fonte: Disponível em: < http://servicos.coelba.com.br/residencial/conheca-sua-conta-baixa-tensao> ( Adaptado). Acesso em 01 out. 2013.
 

Depois, entregue uma calculadora para cada aluno e solicite que confiram o valor total da conta, considerando o preço de cada kWh.

 

Comentário: Se a escola não dispuser de calculadoras suficientes para todos os alunos da turma, solicite previamente, que os alunos tragam de casa a sua própria calculadora para a aula.

 

Para a conferência do valor total da conta, espera-se que os alunos multipliquem o consumo medido com o preço cobrando por cada kWh. Assim, considerando o exemplo aqui ilustrado, tem-se:

Valor = 0,4740300 x 100

Valor = 47,403 reais.

 

Comentário: Professor, vale lembrar que algumas contas de energia elétrica apresentam em suas contas o valor de cada kWh sem impostos. Caso isso ocorra na região em que a presente proposta de aula esteja sendo trabalhada, solicite que os alunos realizem o cálculo do valor sem os impostos e comparem os dois valores.

 

Aconselha-se que o professor explore, ainda, a parte da conta de energia elétrica referente à composição do consumo, em que são apresentadas as taxas percentuais dos valores que compõem as tarifas de energia elétrica, conforme destacada na figura a seguir (Figura 4).

 

Figura 4: Taxas de composição do consumo
Taxas de composição do consumo
Fonte: Disponível em: < http://servicos.coelba.com.br/residencial/conheca-sua-conta-baixa-tensao> ( Adaptado). Acesso em 01 out. 2013.

 

Considerando nosso exemplo, tem-se: 37,29% valor referente à taxa de geração de energia; 5,89%, transmissão; 42,64%, distribuição; 8,56%, encargos setoriais e 5,62% referentes à tributação. Solicite que os alunos somem as taxas percentuais descritas e, em seguida, questione:

 

– Qual taxa tem um impacto maior na conta de energia elétrica?

 

– Qual taxa tem um impacto menor na conta de energia elétrica?

 

– São apenas essas taxas que incidem na sua conta de energia elétrica?

 

Comentário: A expectativa é que os alunos reconheçam a maior e a menor taxa percentual que compõe a conta de energia elétrica. Em nosso exemplo, a maior taxa corresponde à distribuição e a menor, aos tributos. Além disso, espera-se que percebam a incidência dos impostos na conta, como por exemplo, o PIS/COFINS (Programas de Integração Social/ Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, o ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) ea taxa de iluminação pública.

Vale ressaltar que o professor pode explorar a tributação pública brasileira em outro momento. Porém, pode-se fazer uma explanação breve sobre os tributos identificados, identificando, por exemplo, que: PIS/COFINS são “cobrados pela União para manter programas voltados para o trabalhador e para atender a programas sociais do Governo Federal” (BRASIL, 2013, p.15). O ICMS é um imposto que “incide sobre as operações relativas à circulação de mercadorias e serviços e é de competência de cada estado e do Distrito Federal, por isso as alíquotas são variáveis” (BRASIL, 2013, p.16). Já a taxa de iluminação pública é um imposto municipal e seu valor é definidopela Câmara Municipal, pois o município é o responsável pelos serviços de iluminação pública, tais como: manutenção, instalação, implantação, expansão e operação (BRASIL, 2013).

 

Posteriormente, solicite que os alunos apliquem a regra de três ou a propriedade fundamental da proporção para conferirem a taxa percentual ou o valor correspondente a cada etapa do setor elétrico brasileiro em sua conta elétrica. Considerando a taxa percentual referente à etapa de “Geração de energia”, devem proceder:

 

Aplicando a regra de três:

Regra de três

 

Propriedade fundamental da proporção:

Propriedade fundamental da proporção

 

Comentário: Professor, recomenda-se oportunizar aos alunos, o trabalho envolvendo cálculos com resultados decimais para resgatar com os mesmos as regras de arredondamento, conforme aponta Medeiros (2009, p. 41) usando aquelas estabelecidas para arredondamento da numeração decimal, segundo a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT):

  • Quando o primeiro algarismo a ser abandonado for 0, 1, 2, 3 ou 4. Nesse caso, o algarismo a permanecer ficará sem alteração. Por exemplo, 4,84 passa a 4,8;
  • Quando o primeiro algarismo a ser abandonado for 6, 7, 8 ou 9. Nesse caso, o último algarismo a permanecer será aumentado de um. Por exemplo, 4,87 passa a 4,9;
  • Quando o número a ser abandonado for 5 e ele for o último ou seguido de zeros, aumentaremos uma unidade apenas quando o último algarismo a permanecer for ímpar. Por exemplo: 5,85 passa a 5,8;
  • Quando o número a ser abandonado for 5 seguido de algum número diferente de zero, aumenta-se uma unidade ao algarismo a permanecer. Por exemplo, 8,55000000002 passa a 8,6.

Professor, apresente aos alunos as etapas que compõe o setor elétrico brasileiro, conforme ilustração a seguir (Figura 5).

 

Figura 5: Setor elétrico brasileiro
Setor elétrico brasileiro
Fonte: Disponível em: < http://www.abradee.org.br/setor-de-distribuicao/a-distribuicao-de-energia>. Acesso em 03 out. 2013.

 

 

Em seguida, questione:

 

– Percebe-se pela descrição da conta de energia que, a maior taxa na composição do valor da fatura corresponde à fase de distribuição, você sabe o que significa essa informação? A que etapa corresponde à fase da distribuição?

 

Comentário: Acredita-se que os alunos percebam que essa etapa corresponde ao setor elétrico que leva a energia elétrica até as residências, às indústrias, ou seja, ao consumidor.

 

Como atividade final, instigue os alunos suscitando o seguinte questionamento:

 

– Qual o impacto da conta de energia elétrica no orçamento familiar? Em relação aos benefícios proporcionados pela energia elétrica, você acha cara a sua conta de energia elétrica? Considerando os impostos já pagos, você acha cara a sua conta de energia elétrica? Questione pessoas do seu círculo de convivência e, considerando as respostas, elabore um texto dissertativo sobre o impacto da conta de energia elétrica no orçamento familiar.

 

A partir dos estudos realizados e dos questionamentos acima, solicite aos alunos que produzam um texto sobre o assunto.

 

Comentário: O texto produzido pode ser recolhido pelo professor ou apresentado na forma de leitura individual em sala de aula para a turma.

 

 

ENRIQUEÇA SUA AULA

 

Acredita-se que a presente proposta possa ter um impacto maior, se trabalhada de forma interdisciplinar com professores de Física ou Ciências, que poderão abordar questões como: as transformações de energia, o processo de geração de energia elétrica, as fontes de energia elétrica, entre outros assuntos. O professor de Física pode, ainda, aproveitar a sequência didática: “Debate sobre fontes e geração de energia elétrica”, disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/debate-fontes-geracao-energia-eletrica-539381.shtml>. Acesso em 01 out. 2013 ou explorar a sequência: “Produção de energia elétrica”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/producao-energia-eletrica-623392.shtml>. Acesso em 01 out. 2013.

Recursos Complementares

Recomenta-se, ainda, como leituras complementares aos professores, os seguintes textos:

 

Avaliação

Recomenda-se no processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante os questionamentos propostos.

O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal, a elaboração textual dos alunos e a sua apresentação oral para a  turma.

É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes posteriores.

 

 

Referências

 

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Atlas de energia elétrica do Brasil. 2. ed. – Brasília: ANELL, 2005. Disponível em: <http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/Atlas/download.htm>. Acesso em: 24 set. 2013.

BRASIL, Por dentro da conta de luz: informação de utilidade pública. Agência Nacional de Energia Elétrica. 6. ed. Brasília: ANEEL, 2013.

MEDEIROS, Carlos Augusto de. Estatística aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.