Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os animais

 

29/08/2008

Autor e Coautor(es)
Wesley Pereira da Silva
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Sheley Cristina Corrêa da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Reconhecer-se como animal e parte integrante do meio ambiente.
• Identificar, diferenciar e classificar os animais.
Duração das atividades
Duas horas e trinta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Seres vivos;
• Utilidade dos animais.
Estratégias e recursos da aula

Conteúdos Específicos:

  • classificação animais vertebrados;
  • classe dos mamíferos;
  • classe dos répteis;
  • classe das aves;
  • classe dos anfíbios;
  • classe dos peixes.

Recurso educacional:

  • Vídeo que narra como se obtém o leite. Duração 4 minutos e 41 segundos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/529/imagens/deondevemleite.jpgDe onde vem o leite?


Preparando a aula:
Em aula anterior, peça aos alunos que na próxima aula tragam figuras de animais recortadas de revistas ou livros velhos. Oriente sobre a conservação dos livros para que não destruam livros úteis. Eles também vão precisar de tesoura, cola e caneta para anotações.
O professor deverá providenciar figuras de animais que possam ser mais difíceis de ser encontrados, além da figura de um ser humano.
Providencie para cada grupo cópias da “ficha do animal” em anexo. Se possível, faça cópia na cartolina, ou papel mais resistente e leve as fichas já perfuradas para facilitar a encadernação.
Para esta aula será necessária a existência de televisão conectada ao DVD ou computadores disponíveis para os alunos, ou ainda, computador conectado ao data show para reprodução do vídeo pelo professor.

Introduzindo a aula: (30 min.)
Monte cinco grupos com a mesma quantidade de alunos e peça para que coloquem sobre as mesas as figuras que trouxeram.
Distribua adequadamente as figuras selecionadas por você. Oriente-os a separar essas figuras em grupos de animais com características semelhantes.
Estimule-os a descrever o critério utilizado por eles.
Em seguida, aponte para alguns animais e faça as seguintes perguntas:

  1. Onde este animal vive?
  2. Como ele se locomove?
  3. Que tipo de revestimento ele possui em seu corpo?
  4. De que se alimenta?
  5. O que este animal pode nos oferecer?

Após ouvir as respostas dos alunos para vários animais, finalize esta eta pa com a figura da vaca. Ao obter a última resposta, faça-os refletir sobre outros animais que produzem leite. Convide-os a assistir o vídeo sobre a origem do leite e atente-os sobre como ele classifica a vaca e outros animais que produzem leite.

Desenvolvendo a aula: (60min.)
Parte 1 – Vídeo e discussão.
Reproduza o vídeo De onde vem o leite? para os alunos e depois lance as seguintes perguntas:

  1. Sobre o que informa o vídeo?
  2. Quem já sabia a origem do leite?
  3. Que produtos podem ser feitos a partir do leite?
  4. O que é pasteurização?
  5. Quais os tipos de leite mostrados no vídeo?
  6. Que animais mamíferos aparecem no vídeo?
  7. Citem animais que não são mamíferos.
  8. Se eles não são mamíferos, o que são?

Depois de ouvir as respostas dos alunos, proponha que façam uma nova classificação dos animais, separando os mamíferos como uma classe. Explique a eles que animais mamíferos possuem características comuns como, por exemplo, o corpo coberto por pêlos. Aproveite para deixar claro que o homem é classificado como um animal mamífero, pois mama e tem características semelhantes aos outros mamíferos.
Explique que os animais cobertos por penas são as aves. Faça-os perceberem as outras semelhanças entre as aves como o bico, os membros e o fato de poderem voar. Cite o morcego e observe se acham que é uma ave. Explique que o morcego apesar de voar tem o corpo coberto de pêlos e por isso é um mamífero. Ressalte que este é o único mamífero que consegue voar. Em seguida comente sobre os peixes. Faça-os lembrarem do maior número de nomes de peixes que conhecem: pirarucu, piranha, pacu, pintado, namorado, salmão, sardinha. Provavelmente eles devem citar a baleia e o golfinho. Explique que são mamíferos que vivem na água e que apesar de parecerem peixes mamam o leite da mãe. Mostre uma figura de cobra pergunte que outro animal se parece com ela. Que outro animal se locomove como ela. Faça com que percebam semelhanças entre a cobra, o jacaré e a tartaruga. Explique que o cágado e o jabuti são animais muito parecidos com a tartaruga. Faça-os perceberem algumas diferenças sutis, como o formato dos pés. As tartarugas têm pés no formato de nadadeiras, pois vivem a maior parte do tempo dentro da água doce ou sa lgada, enquanto cágado s têm os dedos ligados por membranas e são de água doce. Os jabutis têm pés no formato de patas, pois vivem na terra. Explique que os répteis têm uma pele grossa, às vezes coberta de escamas e impermeável. Finalize com os anfíbios. Escreva no quadro essa palavra e explique que esse nome significa anfi = dupla, ambas; bios = vida e que os anfíbios recebem esse nome pelo fato de a maioria desses animais passarem as primeiras fases de sua vida na água e em seguida na terra. Explique que esses animais possuem a pele sempre úmida. Cite os exemplos da salamandra e das cobras-cegas, que apesar do nome, não são répteis.


Sistematizando a aula: (60 min.)

Depois da classificação correta dos animais peça para que cada grupo fique responsável por uma classe. Isso pode ser feito através de um sorteio. Deixe que eles caminhem entre os grupos e recolham as figuras dos animais que pertencem à sua classe que já deverão estar separadas. Esse momento deve ser bem orientado para que não haja bagunça ou mesmo brigas entre os alunos. Uma boa sugestão é que cada grupo tenha um momento para recolher suas figuras. Aproveite as divergências para serem discutidas com a turma. Após as trocas entregue as fichas do animal para que eles possam preenchê-las. Peça para eliminarem as figuras repetidas. As figuras devem ser coladas no local apropriado e as frases completadas corretamente. Auxilie na escrita correta das palavras. Ao final, peça para que cada grupo mostre seu trabalho ao restante dos colegas. Junte todas as fichas e encaderne formando um álbum dos animais. Providencie uma capa colocando o nome do álbum e os autores.

Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula
Se preferir, peça para que cada grupo monte um álbum com todas as classes. Assim, ao final da aula serão obtidos vários álbuns que poderão ser comparados e compartilhados.
Se não for possível levar as fichas perfuradas, outras formas de encadernar o álbum podem ser utilizadas a critério do professor como grampos, cola ou fitas.


Sugestão de aprofundamento
Agende uma visita ao zoológico da cidade para que os alunos tenham a oportunidade de observar as características dos animais estudados, que não são tão comuns de serem encontrados no dia-a-dia.
 

 Anexo

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/529/imagens/deondevemoleite1.jpg

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/529/imagens/deondevemoleite2.jpg

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o leite? Vídeo
Avaliação
A avaliação poderá ser feita através da montagem do álbum dos animais produzido pelos alunos que está descrita na parte de sistematização da aula.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 6/15 - 40%
  • Quatro estrelas 8/15 - 53.33%
  • Três estrelas 1/15 - 6.67%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Amanda, Celer , Santa Catarina - disse:
    amanda_casarin2@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito da aula, o que mais me interessou foi o vídeo. Para a aula ficar mais rica é muito importante que se use desses recursos para chamar a atenção do aluno.


  • Denise Faro, Cantinho do Saber , Pará - disse:
    DENISEGFARO@HOTMAIL.COM

    10/10/2012

    Cinco estrelas

    Esta aula é muito interessante, pois ao invés das crianças escreverem o conteúdo que é enorme ela irá aprender brincando e com prazer. E como tudo que dá certo pode ser copiado, pode ter certeza que vou adaptar esta aula para meua alunos. Obrigada.


  • ANTONIA VERA LUCIA GRANGEIRO FEITOSA DE LUCENA, RENATO BRAGA EEFM , Ceará - disse:
    veragrangeiro13@hotmail.com

    19/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada, com participação integral dos alunos e um fechamento louvável com a ida ao zoológico. Parabéns!


  • zeneide luiza leite moreira, Escola estadual santuario do perpétuo socorro , Amapá - disse:
    zeneidemoreira@gmail.com

    24/11/2010

    Quatro estrelas

    A AULA DO PROFESSOR FOI MUITO BOA ,NOS DÁ OTIMAS DICAS DE COMO TRABALHAR ESTE TEMA


  • ARLETE, Professor Affonso Luiz Spada , Rio Grande do Sul - disse:
    Aarlete_valandro@hotmail.com

    15/11/2010

    Cinco estrelas

    Muuiiitoo bom. Ganhamos um laboratório de informática e vou inaugurar a participação no laboratório com as sugestões e atividades


  • TATIANA SILVA, EMEIF PERPÉTUO SOCORRO , Pará - disse:
    tianasss@hotmail.com

    31/05/2010

    Cinco estrelas

    Muito interativa essa aula. É interessante como os alunos são orientados a construir conceitos, os conceitos não foram mostrados a eles, o professor levou-os a tirarem conclusões. Parabéns


  • gilvanda malaquias de melo, escola municipal professora elizabeteguedes de lima , Paraíba - disse:
    vanda.malaquias@gmail.com

    20/05/2010

    Cinco estrelas

    muito interessante sua aula. parabens!


  • milton, aaaaaaadm , Minas Gerais - disse:
    milton-2008@oi.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    aaaaadmmmmmm


  • Valdecina da Silva Cunha Vaz, Colégio Mulnicipal Geraldo De Oliveira , Goiás - disse:
    valdecinacunhavaz@yahoo.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá professor Weslei seu plano ficou muito bom . Detalhou bastante ficou ótimo para entender seus objetivos.Parabéns.


  • APARECIDA FERREIRA DA SILVA GUTIERREZ, PREF MUN DE SOROCABA , São Paulo - disse:
    pare.sedu@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    NÃO ACHEI INTERESSANTE A COLOCAÇÃO "O QUE OS ANIMAIS PODEM NOS OFERECER". PODEMOS ESTUDAR O TEMA SEM O ENFOQUE DE QUE OS OUTROS ANIMAIS ESTÃO A SERVIÇO DO SER HUMANO NO PLANETA TERRA. PREOCUPA-ME ESTA VISÃO DE QUE O SER HUMANO EXPLORA AS OUTRAS ESPÉCIES SEM PREOCUPAÇÕES COM O MEIO EM QUE VIVE.


  • fernando vasconcelos, Alemanha - disse:
    feio@hatimail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    eu achei muito legal esse blog swol


  • Lidia Silva Lacerda da Rosa, E.M. PROFª ENILZA BARROS DOS SANTOS CHICONELLI , Rio de Janeiro - disse:
    lacerda.lidia@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá, Professor Wesley gostaria de obter algum vídeo informativo sobre os animais. Onde posso baixá-lo. Lidia


  • celi, E.M.Venerável Humberto Amaral , Rio de Janeiro - disse:
    celi_modesto@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito interativa. Ocorre numa perspectiva construtivista, dentro da dialetica. Tudo de bom!!! Obrigada pela sugestão.


  • milton, aaaaaaadm , Minas Gerais - disse:
    milton-2008@oi.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    aaaaadmmmmmm


  • milton, aaaaaaadm , Minas Gerais - disse:
    milton-2008@oi.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    aaaaadmmmmmm


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.