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Sistema Respiratório: percorrendo o caminho do ar - Parte 1

 

13/10/2013

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as funções do sistema respiratório, conforme competência 4 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Reconhecer a importância do sistema respiratório para a saúde humana, conforme a habilidade H14 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Relacionar as doenças que acometem o sistema respiratório, conforme a habilidade H19 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Delinear a importância da redação no processo de aprendizagem, conforme a competência de área 7 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre o sistema respiratório (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo, que esclarece importantes aspectos do funcionamento do sistema respiratório.

Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link abaixo (figura 1).

Comentário: Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.


Observação:

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

Figura 1: Vídeo 1 - Sistema Respiratório (7:14)

1

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=sQU4LVJr7TI  (Acesso em 04 de out. 2013)


O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto – como, por exemplo, o software Microsoft Word – e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.

 

Questionário de Contextualização
 

1 – Qual a função da respiração? Explique.

2 – Por que respiramos mais rapidamente quando praticamos uma atividade física?

3 – Qual a função da hematose?

4 – Como é a estrutura do sistema respiratório?

5 – Explique como o sistema respiratório funciona.

6 – Como é formada a parte respiratória dos pulmões?

7 – Qual é a função do muco?

8 – Qual é a função as células ciliadas?

9 – Qual é a importância do oxigênio na respiração?

10 – Qual é a função dos pelos nasais?

11 – Como ocorre o espirro?

12 – Qual é a função da glote?

13 – Qual a função dos brônquios, alvéolos e diagrama?

14 – Como ocorre o soluço?

Comentário: Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.

Segundo momento: Pesquisa on-line

Preparação do ambiente:
 

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.

O professor deverá organizar a turma em oito grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.


Observação: Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.

Como se vê abaixo, cada um dos oito grupos ficará responsável por coletar dados sobre uma dentre as mais comuns doenças que acometem o sistema respiratório, consultando, para tanto, sites específicos.


Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos oito grupos a coletar dados referentes:


 - aos sintomas da doença designada para o grupo

- ao diagnóstico da doença designada para o grupo

- à prevenção da doença designada para o grupo

- ao tratamento da doença designada para o grupo
 

Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:

Grupo 1: Doença pulmonar obstrutiva crônica

Disponível: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/tabagismo/doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-dpoc/ (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?157 (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dpoc  (Acesso em 04 de out. 2013)

  

Grupo 2 : Asma

Disponível: http://www.asmaticos.org.br/ (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/asma (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/asma/  (Acesso em 04 de out. 2013)

 

Grupo 3: Bronquite crônica

Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/bronquite-cronica/ (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://www.tuasaude.com/bronquite-cronica/ (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://www.brasilescola.com/doencas/bronquite.htm (Acesso em 04 de out. 2013)

 

Grupo 4: Enfisema pulmonar

Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/enfisema-pulmonar/ (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?179 (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://www.tuasaude.com/enfisema-pulmonar/ (Acesso em 04 de out. 2013)

 

Grupo 5: Pneumonia

Disponível: http://www.tuasaude.com/pneumonia/  (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/pneumonia (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?328 (Acesso em 04 de out. 2013)

 

Grupo 6: Rinite

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/rinite-alergica (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://drauziovarella.com.br/respirar/rinite-alergica/ (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://www.tuasaude.com/rinite-cronica/ (Acesso em 04 de out. 2013)

 

Grupo 7: Sinusite

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sinusite (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://drauziovarella.com.br/letras/s/sinusite/ (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://www.tuasaude.com/sinusite/  (Acesso em 04 de out. 2013)

 

Grupo 8: Tuberculose

Disponível: http://www.brasilescola.com/doencas/tuberculose.htm (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://www.sesa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=939  (Acesso em 04 de out. 2013)

Disponível: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1527  (Acesso em 04 de out. 2013)

    

Terceiro momento: Organizando um seminário de pesquisa

Preparação do ambiente:
 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.

Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.

O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario  (Acesso em 04 de out. 2013)).

A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.


Quarto momento: Redação

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos textos. O professor pode também “copiar” e “colar” os textos em documentos de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.


Texto 1 – “Tempo seco favorece problemas respiratórios”, site UOL
Disponível: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/08/02/tempo-seco-favorece-problemas-respiratorios.htm  (Acesso 04 de out. 2013)

Texto 2 – “Doenças respiratórias costumam piorar com o inverno e o tempo seco”, site G1
Disponível:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/06/doencas-respiratorias-pioram-com-o-inverno-e-o-tempo-seco.html  (Acesso 04 de out. 2013)).


O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o texto 1 e outro aluno faça o mesmo com o texto 2.

Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:

- Doenças Respiratórias: problemas e soluções

Essa atividade poderá ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.

Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Aula: “O Caminho do Ar: O Sistema Respiratório em Estudo”, site Portal do Professor - MEC
Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25676  (Acesso em 04 de out. 2013))

Vídeo: “O Sistema Respiratório Humano”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=WoepxcgurLY (Acesso em 04 de out. 2013)


Sugestões de links para alunos:

Texto: “Doenças Respiratórias”, site Info Escola
Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/doencas-respiratorias/  (Acesso em 04 de out. 2013))

Texto: “Sistema Respiratório”, site Brasil Escola
Disponível: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-respiratorio.htm  (Acesso em 04 de out. 2013)

Vídeo: “O Sistema Respiratório Humano”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=WoepxcgurLY (Acesso em 04 de out. 2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização, no seminário de pesquisa ou mesmo na redação.

Os resultados dessa avaliação servirão de subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Sistema Respiratório: percorrendo o caminho do ar – Parte 2, disponível no Portal do Professor.

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