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Sistema Respiratório: percorrendo o caminho do ar - Parte 2

 

16/10/2013

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Explorar a atividade lúdica, conforme habilidade H30 da matriz de Referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre o sistema respiratório (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Viajando no conhecimento

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Sistema Respiratório: percorrendo o caminho do ar - Parte 1, disponível no Portal do Professor.

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar as páginas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11107e http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm, por meio das quais poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre diferentes aspectos do funcionamento do sistema respiratório.

Vale destacar que ambas as páginas são autoexplicativas: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 1: Respiração pulmonar

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Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11107(Acesso em 05 de out. 2013)

Figura 2: Sistema Respiratório

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Disponível: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/index.htm(Acesso em 05 de out. 2013)


Segundo momento: Criando um blog

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula, e será destinado à criação de um blog para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos a respeito, especificamente, das doenças estudadas anteriormente, na aula Sistema Respiratório: percorrendo o caminho do ar - Parte 1, disponível no Portal do Professor.

Inicialmente, será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos indicados abaixo, que tratam dos tutoriais para a criação de um blog.

Figura 3: Vídeo 1 - Criando um blog – Motivação (3:37)

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Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0(Acesso em 05 de out. 2013)

Figura 4: Vídeo 2 - Como criar um blog - Passo a Passo (2:36)

29

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related (Acesso em  05 de out. 2013)
 

Comentário: Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação de um blog possa ser consolidado.


Observação:

O professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.

Após a apresentação dos vídeos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos já definidos anteriormente, na aula Sistema Respiratório: percorrendo o caminho do ar - Parte 1, disponível no Portal do Professor, para a criação dos blogs.

Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.

Caso necessário, o professor pode indicar para os grupos o endereço https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01(Acesso em 05 de out. 2013), para que os mesmos criem os seus blogs.

 Figura 5: Blogger

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Disponível: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01(Acesso feito em 05 de out. 2013)

Inscritos os blogs, os grupos deverão iniciar a inclusão das informações selecionadas a partir da pesquisa on-line realizada anteriormente na aula Sistema Respiratório: percorrendo o caminho do ar - Parte 1, disponível no Portal do Professor, as quais foram arquivadas previamente em um documento de um editor de texto. De qualquer forma, os grupos poderão ainda editar tal documento, se considerarem necessário fazer alguma correção ou acréscimo.

Finalizada a tarefa de inclusão das informações, o professor deverá orientar cada um dos grupos a inserirem em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os mesmos poderão ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.

Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar nos blogs dos colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os alunos deverão, ainda, convidar seus familiares para navegarem em seus blogs para explorar mais esse recurso digital.

Observação: A criação dos blogs poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares.


Terceiro momento: Explorando o Conhecimento

Preparação do Ambiente:

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa da atividade abaixo, a qual é constituída por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

01. Observe o esquema

Identifique:

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a) o sistema representado no esquema.

b) os órgãos apontados pelas setas de 1 a 4.

c) o detalhe representado pela seta 5.

d) o local das trocas gasosas.


02. Descreva o caminho que o ar atmosférico percorre no aparelho respiratório humano, citando seus segmentos anatômicos e explicando a diferença na composição do ar inspirado e expirado.


03. Responda as questões abaixo sobre a respiração humana.

a) De que maneira o muco secretado pela nossa traqueia protege nosso aparelho respiratório?

b) Qual a sequência de eventos que ocorre no nosso organismo durante a inspiração e expiração?

c) A epiglote e as cordas vocais são importantes estruturas do aparelho respiratório. Onde se localizam? Qual a função de cada uma?


04. “A respiração pulmonar baseia-se essencialmente no transporte de oxigênio do ar ambiental para as células e do transporte do gás carbônico das células para a atmosfera”.

Com base na afirmação acima, responda:

a) O que é feito com o oxigênio nas células?

b) Explique como se realiza o transporte de gás carbônico?

c) Quais os grupos animais que apresentam esse processo?


05. Leia atentamente o texto a seguir:

“Respirar é uma ação automática. Nós respiramos enquanto estamos acordados ou dormindo sem que, para isso, tenhamos que fazer qualquer esforço consciente. Podemos variar o ritmo da respiração, como em geral acontece quando paramos para pensar sobre isso, e podemos conscientemente respirar mais profundamente. O que não podemos fazer é parar de respirar por mais de um minuto. Se a respiração é contida por muito tempo, nosso encéfalo assume o controle, enviando automaticamente impulsos nervosos ao diafragma e aos músculos intercostais, instruindo-os a se contraírem. O ritmo e a profundidade da respiração também são controlados quimicamente. Durante o esforço, os músculos aumentam a produção de gás carbônico, que começa a se acumular no sangue. O centro respiratório do bulbo detecta esse aumento e acelera o ritmo e a profundidade dos movimentos respiratórios de maneira a eliminar o excesso indesejável de gás carbônico através dos pulmões”.

Com base no texto acima, responda:

a) Por que respiramos diferentemente quando estamos dormindo e quando corremos?

b) Qual o principal mecanismo que nosso corpo usa para informar a necessidade de mudar o ritmo respiratório?

Gabarito:

 

01.
a) Sistema respiratório.
b) 1: traqueia;
    2: brônquios;
    3: bronquíolos;
    4: parede pulmonar ou simplesmente pulmão.
c) Alvéolos pulmonares.
d) Alvéolos pulmonares.

02.
O ar penetra pelas fossas nasais, passa pela faringe, laringe e traqueias e chegando aos pulmões, onde segue pelos brônquios e bronquíolos até chegar aos alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. A diferença entre o ar inspirado e expirado está na concentração de oxigênio e gás carbônico. No ar inspirado há maior quantidade de oxigênio e menor de gás carbônico. No ar expirado ocorre o contrário, há maior concentração de gás carbônico e menor de oxigênio.

03.
 a) O muco retém partículas poluentes e agentes infecciosos que podem causar lesões no aparelho respiratório.
b) Durante a inspiração ocorre a contração do diafragma (abaixamento) e elevação das costelas. Estes movimentos aumentam o volume da caixa torácica, a pressão do ar no interior dos pulmões diminui facilitando a entrada do ar.
Na expiração ocorre o relaxamento do músculo diafragma e dos músculos intercostais, diminui o volume da caixa torácica que ao se contrair, expulsa o ar existente no interior dos pulmões.
c) Tanto a epiglote como as cordas vocais localizam-se na laringe. A epiglote - fecha a glote durante a deglutição evitando a entrada de alimento no canal respiratório. As cordas vocais estão ligadas com a fonação.
 

04.
a) Nas células, o oxigênio é consumido pela respiração celular dentro das mitocôndrias onde ocorre a liberação de energia.
b) O gás carbônico sai das células e difunde-se no sangue. Uma parte dele transforma-se em íons bicarbonato e é transportado pelo plasma; outra parte combina-se com a hemoglobina das hemácias. Ao chegar nos pulmões ocorre o processo inverso e o gás carbônico difunde-se no ar dos alvéolos e é eliminado.
c) Esse processo é encontrado em animais terrestres, com respiração pulmonar, como anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

05.
a) Quando estamos dormindo a atividade fisiológica é menor, logo, produz menos gás carbônico e o movimento respiratório é mais lento.
b) Quando o nível de gás carbônico é alto no sangue, isso é captado por células quimiorreceptoras localizadas na aorta e nas carótidas. O bulbo recebe os estímulos e coordena o ritmo respiratório, estimulando os movimentos de inspiração e expiração, eliminando o gás carbônico a absorvendo mais oxigênio.

Disponível: http://www.dombosco.com.br/Curso/estudemais/biologia/sist_respiratorio.php(Acesso em 05 de out. 2013)


Quarto Momento: Laboratório

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Biologia ou em sala de aula. Os alunos devem ser em divididos em grupos de no mínimo três e no máximo cinco alunos para a realização de um experimento que ilustra o funcionamento do pulmão.

Materiais:

• 2 balões de aniversário (bolas de assoprar ou bexigas);

• 1 garrafa Pet com a tampa;

• Fita crepe;

• Canudo;

• Prego;

• Vela;

• Tesoura.

Figura 6: Experimento “O pulmão”

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Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fisicaecotidiano/conteudos/view/Exp_15-Pulmao/experimento-pratico.pdf  (Acesso em 05 de out. 2013)

 

Preparação:

Cabe ao professor orientar os alunos a cortarem com a tesoura a garrafa Pet aproximadamente 15 cm abaixo da tampa, tomando cuidado para evitar ferimentos. O experimento utilizará a parte que contém o gargalo. Este elemento simulará o tórax.

Em seguida, os alunos deverão colocar um dos balões de aniversário no gargalo e empurrá-lo para dentro da garrafa. Ele fará o papel do pulmão.

Finalizado esse procedimento, os alunos deverão aquecer o prego na chama da vela e, com ele, fazer um furo na tampa da garrafa. O professor deve orientar os alunos a não segurar o prego com as mãos e, sim, utilizar a tesoura de forma a evitar queimaduras.

Depois será preciso fechar, com a tampa perfurada, a boca da garrafa, mantendo e prendendo, assim, o balão de aniversário dentro da mesma.

Será necessário então cortar um pedaço do canudo (5 cm) e colocá-lo no furo da tampa da garrafa. Ele simulará a traqueia.

Ainda com a tesoura, será necessário recortar a parte de cima do outro balão de aniversário e fechar com o pedaço restante a extremidade inferior (base aberta) da garrafa, deixando o bico do fundo do balão pendurado no centro da abertura da garrafa. Este bico servirá para puxar esse balão para baixo, como se fosse o diafragma.

Para finalizar, o professor deve orientar os alunos a utilizar a fita crepe para manter o “diafragma” fixo na base da garrafa.


Procedimento:

Cabe ao professor orientar os alunos a segurar a garrafa pelo gargalo e, com a outra mão, puxar para baixo o bico do balão preso na base da garrafa (diafragma). Eles deverão observar como o “pulmão” aumenta de volume dentro do “tórax”, simulando a inspiração. Isto acontece devido ao aumento do volume interno da garrafa e a consequente diminuição da pressão. Sendo mais elevada, a pressão atmosférica, externa, impelirá o ar para o interior do “pulmão”.

Para simular a expiração, os alunos deverão fazer o bico do balão retornar à sua posição original. Com isso, a pressão interna voltará a se igualar à pressão atmosférica, forçando a expulsão do ar do “pulmão”.


Observação:

Cabe ao professor providenciar, separar e organizar os materiais necessários para elaboração do experimento, disponibilizando-os aos grupos.

Após a realização do experimento, o professor deve solicitar aos alunos um relatório por meio do qual os mesmos deverão sintetizar as principais conclusões decorrentes da atividade.
 

Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fisicaecotidiano/conteudos/view/Exp_15-Pulmao/experimento-pratico.pdf(Acesso em 05 de out. 2013)

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Experimento: “A respiração e o nosso diafragma”, site Canal do Educador
Disponível: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-respiracao-nosso-diafragma.htm(Acesso em 05 de out. 2013)

Texto: “FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO - Ventilação Pulmonar”, site A rede social para o compartilhamento acadêmico.
Disponível: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABDx4AG/fisiologia-sistema-respiratorio-ventilacao-pulmonar (Acesso em 05 de out. 2013)

Sugestões de links para alunos:

Vídeo: “Pontociência - Como funciona a inspiração e a expiração? - Parte 1”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=b__DlbZBEVY(Acesso em 05 de out. 2013)

Vídeo: “Pontociência - Como funciona a inspiração e a expiração? - Parte 2”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=uHTPsPN7Q7k(Acesso em 05 de out. 2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou, mais especificamente, no desempenho na elaboração e na criação dos blogs ou na realização do experimento e na elaboração do relatório.

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