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Leitura e produção de texto

 

18/09/2009

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • ler e interpretar crônicas;
  • estabelecer relações entre o tema abordados nos textos lidos e questões da realidade;
  • produzir uma crônica.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecer o gênero textual crônica;
  • demonstrar habilidades básicas de leitura;
  • distinguir conotação de denotação.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

  • uso da mídia som / vídeo
  • utilização do laboratório de informática.

AULA 1


ATIVIDADE


1- Como motivação para trabalhar o tema, o professor conversar com os alunos tendo como base as perguntas:

  •  O que o faz feliz?
  • Algum dia, de sua janela você já observou algo que o deixou feliz?
  • É preciso ser rico para ser feliz? Para ser feliz, do que você precisa?

2- Depois da conversa, colocar a música ¨O que é o que é?¨ de Gonzaguinha. Pedir aos alunos que observem que nessa letra o autor fala de diferentes visões sobre felicidade, inclusive da sua própria visão.


O que é o que é?

Gonzaguinha

Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...
E a vida!
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida
De um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!...
E a vida
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...
Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...
Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...
Você diz que é luxo e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser...
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...

Letra disponível em:

http://www.letras.mus.br.letras.terra/


Vídeo disponível em:

http://www.youtube.com

Gonzaguinha canta "O Que É, O Que É?

3- Após a audição da música, o professor abrirá espaço para discussão do texto. Os alunos se expressarão livremente.
O professor deverá entregar uma cópia xerocada da música aos alunos.

AULA 2
ATIVIDADE


Levar os alunos ao Laboratório de Informática e orientá-los a pesquisar sobre:
a) quem foi Cecília Meireles.
b) o que é uma crônica.

http://www.releituras.com/cmeireles_bio.asp/

http://wipedia.org/wiki/cronica/


AULA 3


ATIVIDADE 1

Na sala de aula, para resgatar as características do gênero textual crônica, o professor deverá pedir aos alunos que exponham o que pesquisaram na Internet sobre Cecília Meireles e sobre crônica. Em seguida, deverá entregar aos alunos uma cópia da crônica de Cecília Meireles ¨Arte de ser feliz¨. Pedir a eles que façam a leitura silenciosa do texto. Após a leitura silenciosa, pedir a um aluno que faça a leitura oral do texto. Concomitantemente a essa, o professor deverá ir colando no quadro a fachada de uma casa com uma janela feita em papel cartão. À medida que a leitura for feita, o professor vai mudando os elementos anunciados pela autora os quais ela diz que a deixavam feliz, tais como um jasmin eiro em flor, uma mangueira, uma cidadezinha, etc.

Importante:
A fachada da casa, bem como os outros elementos, deverão ser preparados antecipadamente pelo professor que poderá contar com a ajuda do professor de Artes.


A Arte de Ser Feliz

HOUVE um tempo em que a minha janela se abria para um chalé. Na ponta do chalé brilhava um grande ovo de louça azul. Nesse ovo costumava pousar um pombo branco. Ora, nos dias límpidos, quando o céu ficava da mesma cor do ovo de louça, o pombo parecia pousado no ar. Eu era criança, achava essa ilusão maravilhosa e sentia-me completamente feliz.
HOUVE um tempo em que a minha janela dava para um canal. No canal oscilava um barco. Um barco carregado de flores. Para onde iam aquelas flores? Quem as comprava? Em que jarra, em que sala, diante de quem brilhariam, na sua breve existência? E que mãos as tinham criado? E que pessoas iam sorrir de alegria ao recebê-las? Eu não era mais criança, porém a minha alma ficava completamente feliz.
HOUVE um tempo em que minha janela se abria para um terreiro, onde uma vasta mangueira alargava sua copa redonda. À sombra da árvore, numa esteira, passava quase todo o dia sentada uma mulher, cercada de crianças. E contava histórias. Eu não podia ouvir, da altura da janela; e mesmo que a ouvisse, não a entenderia, porque isso foi muito longe, num idioma difícil. Mas as crianças tinham tal expressão no rosto, e às vezes faziam com as mãos arabescos tão compreensíveis, que eu participava do auditório, imaginava os assuntos e suas peripécias e me sentia completamente feliz.
HOUVE um tempo em que a minha janela se abria sobre uma cidade que parecia feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas, todas as manhãs vinha um pobre homem com um balde e em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
MAS, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Texto disponível em:

http://amorecultura.vilabol.uol.com.br/artefeli.htm/


ATIVIDADE 2


Propor aos alunos algumas questões sobre o texto lido, as quais deverão ser respondidas oralmente ou por escrito no caderno, a critério do professor.
1- Qual o tema do texto lido e qual a relação desse tema com o título?
2- No texto, o narrador faz referencias a um passado distante e repleto de lembranças. Em que essas lembranças se baseavam?
3- Explique porque o narrador se sentiu feliz ao observar:
¨um grande ovo de louça azul com um pombo em cima num dia límpido¨
¨um barco cheio de flores passando por um canal¨
¨um jasmineiro em flor¨.
4- O narrador abriu a janela em diferentes paisagens. Avistou um chalé, um canal, um terreiro, uma cidade feita de giz, entre outras paisagens. A partir dessa informação podemos concluir que a vida do narrador era estável e sossegada, ou que era cheia de acontecimentos e mudanças? Justifique sua resposta.
5- Após a leitura do texto a que conclusão se pode chegar a respeito da felicidade?


AULA 4


ATIVIDADE
 
Produção de texto:
Propor aos alunos que prod uzam uma crônica cuja temática de r eflexão seja sua concepção de felicidade. Para isso, poderão seguir o modelo usado por Cecília Meireles em ¨Arte de ser feliz¨. Ou seja, o narrador pode se colocar em uma janela qu e se abre para diferentes paisagens, e que o leve a refletir sobre como a felicidade pode estar em pequenas coisas.
Os alunos deverão entregar o texto produzido à professora para correção.

Recursos Complementares

Sugestão de filmes que podem ser encontrados nas locadoras e que propiciarão uma boa discussão sobre o significado de felicidade.

  • A felicidade não se compra
  • Em busca da felicidade 3
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos das aulas. O professor deverá observar a participação de cada um deles na discussões propostas e, individualmente, por meio da realização das diferentes atividades escritas.


Importante:
As produções dos alunos serão corrigidas pelo professor, devolvidas aos alunos para reescritura e depois expostas no mural da classe ou em outro local apropriado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniões

  • Adriana Carrion, E.E. Joaquim Abarca , São Paulo - disse:
    adriana.carrion@uol.com.br

    03/02/2013

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula. Parabéns! Eu estava pensando em trabalhar estes dois textos mesmo na primeira semana de aula, e achei-os juntos, facilitou o meu trabalho.


  • Ivanei Rodrigues, Benvinda de Araújo Pontes , Pará - disse:
    ivaneiblessed@yahoo.com.br

    18/06/2010

    Cinco estrelas

    Amei sua sugestão de aula!simples e prática. E o mais legal é que o tema sugerido "felicidade" é superinteressante para trabalhar com o aluno.


  • Evaldo Sousa Barreto, E E E M PROF ANISIO TEIXEIRA , Pará - disse:
    evaldobarreto@hotmail.com

    19/05/2010

    Quatro estrelas

    Sua aula está muito bem elaborada, com ótima sequencia didática eu só acrescentaria mais umas duas ou três leituras de outras cronicas para os alunos fazerem em casa; antes da produção final. Parabéns.


  • Glória Maria Xavier Rangel Correia, Escola Municipal São Sebastião , Rio de Janeiro - disse:
    gloria.xrc@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa aula. Excelente escolha da crônica e agradável abordagem da aula com a "montagem" da casa a medida q se lê a crônica. Parabéns professora...


Sem classificação.
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