Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Refletindo a geração de energia elétrica por meio da análise e discussão das fontes energéticas: a potência dos equipamentos elétricos em questão

 

13/10/2013

Autor y Coautor(es)
EDERSON DE OLIVEIRA PASSOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Fenômenos elétricos e magnéticos
Educação Profissional Infra-estrutura Técnico em Edificações
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências, conforme habilidade H24 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos, conforme habilidade H26 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos, conforme habilidade H28 da matriz de referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas, conforme habilidade H29 da matriz de referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Duração das atividades
2 a 3 horas/aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Aplicação da regra de três;
  • Acessar, navegar e usar recursos online na Internet.
Estratégias e recursos da aula

Recursos Materiais

  • Computadores com acesso à Internet.

 

Professor, a presente proposta de aula é uma sugestão de sequência didática, as quais fazem parte de um conjunto de quatro aulas publicadas no Portal do Professor relacionadas a um mesmo tema, além desta, os títulos das demais são: “Refletindo a geração de energia elétrica por meio da análise e discussão das fontes energéticas: a hidrelétrica em questão”; “Refletindo a geração de energia elétrica por meio da discussão das fontes energéticas: a conta de energia em questão” e “Refletindo a geração de energia elétrica por meio da discussão das fontes energéticas: o tempo de consumo em questão”, respectivamente.

 

Inicie a aula, instigando os alunos com o seguinte questionamento:

 

– O que é necessário para o cálculo mensal do consumo de energia elétrica?

 

Comentário: Permita que os alunos apresentem suas considerações. A expectativa é que eles apontem para a necessidade de se considerar o tempo de uso dos aparelhos e equipamentos elétricos, além da potência de cada equipamento.

 

Após as discussões proponha o resgate do quadro sugerido na aula anterior, intitulada “Refletindo a geração de energia elétrica por meio da discussão das fontes energéticas: o tempo de consumo em questão”. Em seguida, sugere-se que os alunos incluam uma nova linha, identificada como “Potência do Equipamento” (Quadro 1).

 

Quadro 1: Aparelhos e equipamentos elétricos

 

Lâmpadas

TV

Chuveiro

Aparelho de som

Ferro elétrico

Geladeira

Fluorescente

Incandescente

Quantidade

 

 

 

 

 

 

 

Tempo médio de uso diário

 

 

 

 

 

 

 

Potência do equipamento

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: arquivo do autor

 

Comentário: Professor, chame a atenção dos alunos para a possibilidade de alteração do quadro sugerido. Permita que eles realizem as mudanças necessárias que melhor se adequem à sua realidade, como por exemplo: no caso de uma lâmpada com diferentes potências e tempo de uso faz-se necessário incluir uma nova coluna, assim, ter-se-ia o seguinte quadro (Quadro 2).

 

Quadro 2: Aparelhos e equipamentos elétricos diferentes potências

 

Lâmpadas

TV

Chuveiro

Aparelho de som

Ferro elétrico

Geladeira

Fluorescente

Incandescente

Quantidade

 

 

 

 

 

 

 

 

Tempo médio de uso diário

 

 

 

 

 

 

 

 

Potência do equipamento

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: arquivo do autor

 

Posteriormente, solicite aos alunos que procurem a potência dos aparelhos no manual do fabricante ou em placas indicativas, geralmente, atrás de cada aparelho e preencham o quadro com as informações adquiridas.

 

Comentário: Recomenda-se, ainda, que os alunos sejam orientados a observarem e padronizarem a unidade de medida de tempo, assim, na coluna identificada como “Tempo médio de uso diário”, caso algum registro esteja em minutos, solicite que o transformem em horas. Assim sendo, havendo o registro com o tempo médio de uso de 15 minutos, os alunos devem-se realizar o seguinte cálculo:

Transformação da unidade de tempo

 

Caso os alunos tenham dificuldades em encontrar a informação sobre a potência de algum equipamento, o professor pode sugerir que se busque esta informação no endereço do fabricante, onde, geralmente, são disponibilizados os manuais dos produtos fabricados. Pode-se, ainda, sugerir que os alunos realizem a busca destas informações em sites que apresentam a relação de equipamentos com a sua respectiva faixa de potência em que os produtos são comercializados. Porém, estes sites não descrevem o modelo e o fabricante específico. O professor também pode sugerir os sites com essas informações, tais como: <http://www.eletrobras.com/elb/main.asp?TeamID=%7B32B00ABC-E2F7-46E6-A325-1C929B14269F%7D> ou <http://www.eflul.com.br/consumidores/tabela-de-consumo>. Acesso em 05 out. 2013.

Em seguida, convide os alunos a calcularem o consumo de energia elétrica considerando o quadro de equipamentos com as informações registradas. Para isso, deve-se efetuar o seguinte procedimento de cálculo: Consumo = Potência do equipamento (em Watts) x Horas diárias utilizadas x Dias de uso por mês. Assim, para um chuveiro com uma potência de 5 500 W, tempo médio de uso diário de 0,5 h e usado durante os trinta dias do mês, ter-se-ia:

 

Consumo = 5 500 x 0,5 x 30

Consumo = 82 500 Wh

 

A seguir, questione os alunos:

 

– Qual a unidade de medida da conta de energia elétrica? Qual a unidade de medida da energia elétrica em nosso cálculo?

 

Comentário: A resposta esperada para essas perguntas é que a unidade da conta é dada em kWh e a do cálculo, Wh.

 

Professor, instigue os alunos a discutirem qual a diferença entre as duas unidades de medida. Espera-se que não seja necessário revelar que a unidade kWh seja múltiplo da unidade Wh, por isso, torna-se necessário dividir o valor calculado por 1 000 para equipararem a unidade de medida. Assim, no exemplo anterior seria necessário:

Cálculo do consumo

 

Os alunos devem realizar estes procedimentos de cálculos para todos os equipamentos registrados. Professor, conscientize-os da importância de se registrar os dados dos equipamentos domésticos, o mais próximo do real possível, pois assim, o cálculo será mais fidedigno e realista e, desse modo, poder-se-á obter uma percepção fiel do consumo da sua casa, identificando, inclusive, desperdícios no gasto de energia elétrica.

A seguir, peça aos alunos que identifiquem o valor cobrado por kWh na sua conta de energia e que façam o cálculo aproximado do valor da conta de energia elétrica.

 

Depois questione:

 

– Quais mudanças nos hábitos de consumo poderiam impactar no valor da conta mensal de energia elétrica?

 

Comentário: Permita que os alunos apresentem suas considerações, pois o objetivo desta pergunta é a conscientização e a autopercepção dos gastos desnecessários no consumo de energia elétrica.

 

Após as discussões, solicite que os alunos acessem o endereço: <http://consumomaisinteligente.com.br/simulador/>. Acesso em 03 out. 2013. Nessa site, os alunos poderão simular o consumo de energia elétrica e ainda saber o valor aproximado da sua conta de energia. Na página inicial do site, deve-se selecionar o tipo de consumidor, se: residencial ou residencial baixa renda, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 1).

Figura 1: Simulador de consumo de energia
Simulador de consumo de energia
Fonte: Disponível em: < http://consumomaisinteligente.com.br/simulador/>. Acesso em: 03 out. 2013.
 

Comentário: Professor, é aconselhável, caso não seja do conhecimento dos discentes, que se explicite, em linhas gerais, o que é a tarifa social para consumidor de baixa renda. Para abordar este assunto, recomenda-se a leitura da apostila explicativa elaborada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Disponível em: <http://www.cepisa.com.br/cepisa/diversos/cartilha_br.pdf>.Acesso em 03 out. 2013.

 

Após a seleção do tipo de consumidor, deve-se dar um clique no atalho iniciar, localizado na página de abertura do endereço, logo abaixo do campo de seleção do tipo de consumidor. Com esta ação, o usuário é direcionado à página do site em que uma residência é representada, inclusive com a ilustração de diversos equipamentos elétricos, conforme ilustração a seguir (Figura 2).

Figura 2: Ilustração residencial
Cômodos residenciais
Disponível em: < http://consumomaisinteligente.com.br/simulador/>. Acesso em: 03 out. 2013.
 

Comentário: Para selecionar e caracterizar os equipamentos elétricos de um determinado cômodo, a seleção é habilitada ao passar o mouse pelos cômodos, conforme visualizado na figura anterior (Figura 2), em que o mouse estava localizado sobre a cozinha.

 

Os alunos devem caracterizar todos os cômodos, para isso, devem escolher (dando um clique) os equipamentos existentes. Ao selecionar o equipamento elétrico, habilitam-se os campos de especificação sobre a quantidade, a potência, a frequência e o tempo de uso dos mesmos, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 3).

 

Figura 3: Campo de caracterização dos equipamentos
Caracterização dos equipamentos elétricos
Disponível em: < http://consumomaisinteligente.com.br/simulador/>. Acesso em: 03 out. 2013.
 

Ao finalizar a caracterização dos equipamentos elétricos em todos os cômodos, o recurso online gera, ainda, a estimativa de consumo e o valor aproximado da conta de energia. Para a geração da estimativa de consumo, deve-se dar um clique na opção “Calcular o valor estimado da sua conta”, em destaque na ilustração a seguir (Figura 4).

 

Figura 4: Geração do valor estimado da conta de energia elétrica
Geração do valor estimado da conta de energia elétrica
Disponível em: < http://consumomaisinteligente.com.br/simulador/>. Acesso em: 03 out. 2013.
 

Comentário: Professor, solicite aos alunos que reflitam sobre as mudanças de hábitos necessárias para se evitar o desperdício no consumo residencial de energia elétrica. Considerando as mudanças de hábitos ponderadas pelos discentes, estes, podem refazer a simulação do cálculo estimado do valor da conta de energia e realizar um comparativo do impacto no valor total aproximado apresentado pelo endereço.

 

A partir dos estudos realizados e dos questionamentos acima, peça aos alunos que produzam um texto sobre o assunto e que o socialize na forma de apresentação oral.

 

Comentário: O texto produzido pode ser recolhido pelo professor ou apresentado na forma de leitura individual em sala de aula para a turma.

 

 

ENRIQUEÇA SUA AULA

 

Acredita-se que a presente proposta possa ter um impacto maior, se trabalhada de forma interdisciplinar com professores de Física ou Ciências, que poderão abordar questões como: circuitos e instalações elétricas, transformações de energia, Potência Elétrica, entre outros assuntos. O professor de Física pode, ainda, aproveitar a proposta de aula: “Conceitos de eletricidade: tensão, corrente, resistência e potência”, disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-fisica-eletricidade-tensao-corrente-resistencia-potencia-712728.shtml>. Acesso em 03 out. 2013.

Recursos Complementares

Recomenda-se, ainda, como recurso complementar o simulador de equipamentos eletrodomésticos com meta estabelecida, disponível em: <http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_compra_eletro.htm>. Acesso em 03 out. 2013. Ou o vídeo disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2010/06/professor-de-fisica-da-aula-sobre-potencia-eletrica.html>. Acesso em 03 out. 2013. Nesse vídeo, explica-se como a Potência Elétrica está presente no cotidiano ao utilizarmos equipamentos eletroeletrônicos. Ainda, sobre esse assunto, indica-se a aula “Potência Elétrica”, publicada no Portal do Professor, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22287>. Acesso em 03 out. 2013.

Avaliação

Recomenda-se no processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante os questionamentos propostos.

O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a elaboração textual dos alunos e sua apresentação para a turma.

É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.