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“PIM” ou “PAM”: uma estratégia para introduzir o conceito de Mínimo Múltiplo Comum

 

16/10/2013

Autor y Coautor(es)
SILENE RODOLFO CAJUELLA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ângela Cristina dos Santos, Antomar Araujo e Ederson de Oliveira Passos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 1 da matriz do ENEM, que é o de construir  significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais e as operações matemáticas envolvendo estes números, esta aula tem por objetivo ajudar o aluno a compreender o que significa dizer que um número é o mínimo múltiplo comum entre outros dois ou mais números.

Duração das atividades
2 horas aula (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção de sequência numérica

Multiplicação

Divisão

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS E RECURSOS MATERIAIS

Caderno para registros.

Quadro negro ou branco

Giz colorido ou pincéis coloridos

Bulas ou receitas de medicamentos

A AULA

 

PRIMEIRO MOMENTO:

Para o bom desenvolvimento desta aula recomenda-se que o professor trabalhe primeiramente o conceito de Múltiplos. Uma sugestão para trabalhar o conceito de múltiplos é utilizar a aula “Introduzindo o conceito de múltiplos através de atividades lúdicas”, disponível no portal do professor.

Professor anuncie aos alunos que nesta aula eles aprenderão sobre a utilização do conceito de múltiplos para a construção de outro conceito matemático: o de Mínimo Múltiplo Comum.

Coloque no quadro a sequência dos números naturais de 1 a 30 e, para o desenvolvimento das atividades, solicite 5 alunos voluntários .

- Um dos alunos voluntários falará a sequência numérica até 30, dizendo “Pim” no lugar dos múltiplos do número 2 e “Pam” no lugar dos números que forem ao mesmo tempo múltiplos de 2 e 3, enquanto isso, outro aluno vai  marcar com um x, na sequência que está no quadro, todos os números que foram substituídos por “Pim” ou “Pam.

Assim, o primeiro aluno vai falar a sequência desta forma:

1, Pim, 3, Pim, 5, Pam, 7, Pim, 9, Pim, 11, Pam, 13, Pim, 15, Pim, 17, Pam, 19, Pim, 21, Pim, 23, Pam, 25, Pim, 27, Pim, 29, Pam.

O  segundo aluno deve anotar no quadro a sequência dos múltiplos de 2 que ele marcou com x:

Múltiplos de 2: ( 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 28, 30)

Em seguida, O terceiro aluno vai falar a sequência desta forma:

1, 2, Pim, 4, 5, Pam, 7, 8, Pim, 10, 11, Pam, 13, 14, Pim, 16, 17, Pam, 19, 20, Pim, 22, 23, Pam, 25, 26, Pim, 28, 29, Pam.

 

 O quarto aluno voluntário deve circular na sequência dos números de 1 a 30 os múltiplos do número 3 e em seguida registra-los no quadro.  Assim:

Múltiplos de 3 = ( 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30)

 

- O quinto aluno voluntário deve registrar no quadro os números que são múltiplos de 2 e 3 ao mesmo tempo,  ou seja, somente aqueles números que forem substituídos pela palavra “Pam” ou que aparecem nas duas sequências de múltiplos registradas no quadro. Assim:

Múltiplos de 2 e 3 = (6, 12, 18, 24, 30)

Professor, após este momento questione os alunos:

A. Como podemos chamar a sequência dos números que são múltiplos de 2 e 3 ao mesmo tempo?

Comentário: Professor, para que os alunos cheguem à resposta esperada “elementos comuns”, faça questionamentos que envolvam situações do dia a dia, como por exemplo:

“- Quando duas ou mais pessoas possuem uma mesma característica, dizemos que elas têm... (algo em comum).”

B. Então podemos dizer que os números 6, 12, 18, 24 e 30 são múltiplos comuns a 2 e 3?

C. Se continuássemos a sequência numérica depois de 30, encontraríamos outros múltiplos comuns?

D. Dentre estes múltiplos comuns que encontramos, qual é o menor?

Resposta esperada: 6.

E. Então podemos dizer que 6 é o menor ou o mínimo múltiplo comum entre 2 e 3?

Comentário: Professor verifique se os alunos conhecem a palavra “mínimo”, se não, solicite que eles procurem seu significado no dicionário.

Para fechar a atividade, peça aos alunos que elaborem um texto contendo o conceito de Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e os exemplos dados e que  o registre no caderno.

COMENTÁRIO: Espera-se que os alunos cheguem a frases semelhantes a: “Mínimo Múltiplo Comum é o menor múltiplo que aparece ao mesmo tempo na sequência de múltiplos dos números considerados. Por exemplo: 6 é o mínimo múltiplo comum entre 2 e 3 porque ele é o primeiro ou o menor múltiplo que aparece nas sequências de múltiplos destes números  ao mesmo tempo”.

Professor, repita todo procedimento até aqui com outros números. Tome cuidado para desmistificar a ideia de que Mínimo Múltiplo Comum (MMC) é o resultado da multiplicação entre os números. O aluno tende a pensar que o mínimo múltiplo comum entre 2 e 3 é 6, porque 2 x 3 = 6, por isso, dê exemplos tais como:

 "Calcule o mmc entre:

a) 2 e 4

b) 4 e 6 

c) 2, 3 e 4".

 

SEGUNDO MOMENTO:

Antecipadamente, solicite aos alunos que tragam bulas ou receitas de medicamentos.

Na aula peça-lhes que verifiquem na Posologia, quantas vezes o medicamento deve ser tomado por dia ou de quantas em quantas horas ele deve ser tomado.

 Espera-se, nesse momento, que os alunos percebam que a maioria dos medicamentos devem ser tomados de 4 em 4, de 6 em 6, de 8 em 8 ou de 12 em 12 horas. Caso não percebam, questione alguns para que, em voz alta, digam a posologia indicada na bula ou na receita que trouxeram. Depois de algumas respostas, apresente as seguintes questões: 

1. Por que nenhuma das posologias não apresentaram intervalos de 5 em 5 horas ou de 7 em 7 horas?

Resposta esperada: Porque o dia tem 24 horas e 24 é múltiplo de 3, 4, 6, 8 e 12 e não é múltiplo de 5 ou 7.

2. Quantas vezes o paciente vai tomar o medicamento em um dia, se ele o tomar de:

a)      3 em 3 horas?          

b)      4 em 4 horas?                          

c)       6 em 6 horas?

d)      8 em 8 horas?

e)      12 em 12 horas?

Respostas esperadas: 8 vezes, 6 vezes, 4 vezes, 3 vezes e 2 vezes, respectivamente.

3 . Como chegaram a esse resultado? Qual a operação efetuada? Por quê?

Professor discuta as respostas e resoluções dessas questões e em seguida proponha as seguintes atividades

Atividade 1:

Resolva os problemas as seguir:

4. Um paciente deve tomar um determinado medicamento de 6 em 6 horas. Ele acorda as 8 horas da manhã e toma o medicamento. Nesse mesmo dia, quais são os próximos horários em que ele tomará o medicamento?

Resposta esperada: 16 horas e 24 horas

5. Em um quarto de hospital estão internados dois pacientes. O primeiro deve tomar seus medicamentos de 4 em 4 horas, o segundo deve tomar de 6 em 6 horas. Hoje, os dois tomaram os remédios a zero horas. Ainda hoje, existe algum horário onde eles tomarão os medicamentos juntos? Que horário?

Respostas esperada: Sim, às 12 horas.

Professor discuta as respostas e resoluções dessa questão e, em seguida, leve os alunos a perceberem que o cálculo do MMC entre 4 e 6 resolve este problema.

 

Atividade 2:

1) Peça a dois ou mais alunos que se dirijam a frente da sala com suas bulas e que leiam o nome do remédio e a posologia.

2) Determine um horário para que eles comecem a tomar seus respectivos medicamentos e solicite a turma que registrem no caderno os horários que cada aluno deve tomar seu medicamento.

3) Solicite também que analisem se em algum momento os alunos tomarão os medicamentos no mesmo horário.

Explique aos alunos que este é um exemplo da utilização do cálculo do mínimo múltiplo comum em situações do dia-a-dia. Solicite-lhes que  citem outras situações nas quais este cálculo pode ser utilizado e que elaborem problemas para serem apresentados aos colegas.

Recursos Complementares

No link abaixo encontramos um material virtual interativo onde o aluno usa seus conhecimentos sobre múltiplos e mínimo múltiplo comum para ajudar a professora e o aluno a resolverem algumas situações:

http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/fabrica_virtual/multiplos/mat1_ativ1.html

Avaliação

A participação e o interesse dos alunos durante a realização das atividades propostas devem ser instrumentos de avaliação desta aula. Além disso, o texto que os alunos registraram no caderno e as respostas que eles deram aos questionamentos feitos durante a aula podem ser utilizados para avaliar o que eles compreenderam a respeito do assunto trabalhado.

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