Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


REPETIR SEM PENSAR

 

21/08/2009

Autor e Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucianna Ribeiro de Lima; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Fátima Rezende Naves Dias; Gláucia Costa Abdala Diniz.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Geralmente nos enganamos quando tiramos uma conclusão precipitada.
- Brincadeiras que tentam ridicularizar o outro estão carregadas de preconceitos.

OBJETIVOS:
- Estimular a reflexão como condição para o crescimento ético das crianças.
- Desenvolver o espírito crítico.

Duração das atividades
1 aula de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS PARA AS/OS PROFESSORAS/ES:

Muitas vezes presenciamos na sala de aula os/as alunos/as fazendo brincadeiras indelicadas chamando uns aos outros de apelidos pejorativos. Aparentemente não há grande violência nisso, mas no fundo o que está em jogo é a rejeição ao outro pelas suas diferenças. O mesmo acontece com as piadas que no senso comum são vistas como brincadeiras inocentes, mas que acabam por reafirmar idéias preconceituosas que podem gerar ofensas, xingamentos, agressões físicas e verbais. A aula proposta a seguir pode ser utilizada como enfrentamento a situações difíceis que acontecem no cotidiano escolar e precisam ser problematizadas a fim de se desenvolver o senso crítico e o respeito pelo outro.


ESTRATÉGIAS:

Comece a aula entregando para as crianças uma lista de afirmações para que elas respondam com verdadeiro ou falso e justifiquem.

1- Toda vez que alguém chora é porque está triste.
V ( ) F ( ) Porque _______________________________________
2- A maioria das frutas é doce.
V ( ) F ( ) Porque _______________________________________
4- Toda criança adora comer chocolate.
V ( ) F ( ) Porque _______________________________________
5- Às vezes é melhor não ter dinheiro.
V ( ) F ( ) Porque _______________________________________
6- Viajar é sempre bom.
V ( ) F ( ) Porque _______________________________________
7- Nem sempre fazer a coisa certa é o melhor para todos.
V ( ) F ( ) Porque _______________________________________

Peça para que algumas crianças contem para a turma o que responderam. Aqui vale questionar, problematizar os argumentos que são socializados. Solicitar que se posicionem aqueles/as que pensaram diferente do/a colega que está com a palavra.

Como continuidade desta aula, leia para as crianças a história: "Um porco vem morar aqui". Trata-se da história de um porquinho que se muda para um prédio e é recebido com desconfiança pelos outros moradores que não querem sujeira por perto. Como para eles os porcos “são bagunceiros, sujos e lamacentos”, toda sujeira que aparece no prédio e na rua em frente é logo atribuída ao porco que acabou de chegar. No final da história eles descobrem o quanto tinham se enganado.
- Professora/or, sugiro que interrompa sua leitura na página 21 do livro e solicite às crianças que antecipem o final da história. Os moradores vão expulsar o porquinho? O porquinho vai receber seus vizinhos em casa? Eles vão conseguir se entender? É possível uma convivência respeitosa entre eles?
Depois de explorar a opinião das crianças, leia o final da história.

Referência bibliográfica:

FRIES, Cláudia. Um porco vem morar aqui. São Paulo: Brinque-Book, 2000.

Recursos Complementares

Referência bibliográfica:

FRIES, Cláudia. Um porco vem morar aqui. São Paulo: Brinque-Book, 2000.

Avaliação

- Estimule as crianças a estabelecerem relações entre as frases que deram início a esta aula e a história contada.
- Peça aos/às alunos/as que procurem se lembrar de situações vivenciadas por eles/elas semelhantes ao do porquinho, ou seja, situações em que foram julgados/as precipitadamente e injustamente, ou mesmo situações em que julgaram o outro com preconceito. Encoraje-os a compartilhar com a turma como se sentiram quando isso aconteceu.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Célia , Escola Estadua Irmam Ribeiro de Almeida Silva , Mato Grosso do Sul - disse:
    celiapatussi@ibest.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom!!!!!!! A dica vai me ajudar muito, tenho uma turminha campeã das "brincadeiras indelicadas". Muito obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.