21/08/2009
Lucianna Ribeiro de Lima; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Fátima Rezende Naves Dias; Gláucia Costa Abdala Diniz.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
- Geralmente nos enganamos quando tiramos uma conclusão precipitada.
- Brincadeiras que tentam ridicularizar o outro estão carregadas de preconceitos.
OBJETIVOS:
- Estimular a reflexão como condição para o crescimento ético das crianças.
- Desenvolver o espírito crítico.
COMENTÁRIOS PARA AS/OS PROFESSORAS/ES:
Muitas vezes presenciamos na sala de aula os/as alunos/as fazendo brincadeiras indelicadas chamando uns aos outros de apelidos pejorativos. Aparentemente não há grande violência nisso, mas no fundo o que está em jogo é a rejeição ao outro pelas suas diferenças. O mesmo acontece com as piadas que no senso comum são vistas como brincadeiras inocentes, mas que acabam por reafirmar idéias preconceituosas que podem gerar ofensas, xingamentos, agressões físicas e verbais. A aula proposta a seguir pode ser utilizada como enfrentamento a situações difíceis que acontecem no cotidiano escolar e precisam ser problematizadas a fim de se desenvolver o senso crítico e o respeito pelo outro.
ESTRATÉGIAS:
Comece a aula entregando para as crianças uma lista de afirmações para que elas respondam com verdadeiro ou falso e justifiquem.
1- Toda vez que alguém chora é porque está triste.
V ( ) F ( ) Porque _______________________________________
2- A maioria das frutas é doce.
V ( ) F ( ) Porque _______________________________________
4- Toda criança adora comer chocolate.
V ( ) F ( ) Porque _______________________________________
5- Às vezes é melhor não ter dinheiro.
V ( ) F ( ) Porque _______________________________________
6- Viajar é sempre bom.
V ( ) F ( ) Porque _______________________________________
7- Nem sempre fazer a coisa certa é o melhor para todos.
V ( ) F ( ) Porque _______________________________________
Peça para que algumas crianças contem para a turma o que responderam. Aqui vale questionar, problematizar os argumentos que são socializados. Solicitar que se posicionem aqueles/as que pensaram diferente do/a colega que está com a palavra.
Como continuidade desta aula, leia para as crianças a história: "Um porco vem morar aqui". Trata-se da história de um porquinho que se muda para um prédio e é recebido com desconfiança pelos outros moradores que não querem sujeira por perto. Como para eles os porcos “são bagunceiros, sujos e lamacentos”, toda sujeira que aparece no prédio e na rua em frente é logo atribuída ao porco que acabou de chegar. No final da história eles descobrem o quanto tinham se enganado.
- Professora/or, sugiro que interrompa sua leitura na página 21 do livro e solicite às crianças que antecipem o final da história. Os moradores vão expulsar o porquinho? O porquinho vai receber seus vizinhos em casa? Eles vão conseguir se entender? É possível uma convivência respeitosa entre eles?
Depois de explorar a opinião das crianças, leia o final da história.
Referência bibliográfica:
FRIES, Cláudia. Um porco vem morar aqui. São Paulo: Brinque-Book, 2000.
Referência bibliográfica:
FRIES, Cláudia. Um porco vem morar aqui. São Paulo: Brinque-Book, 2000.
- Estimule as crianças a estabelecerem relações entre as frases que deram início a esta aula e a história contada.
- Peça aos/às alunos/as que procurem se lembrar de situações vivenciadas por eles/elas semelhantes ao do porquinho, ou seja, situações em que foram julgados/as precipitadamente e injustamente, ou mesmo situações em que julgaram o outro com preconceito. Encoraje-os a compartilhar com a turma como se sentiram quando isso aconteceu.
Cinco estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom!!!!!!! A dica vai me ajudar muito, tenho uma turminha campeã das "brincadeiras indelicadas". Muito obrigada.