Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A linguagem da juventude

 

23/10/2013

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a linguagem utilizada pelos jovens.
  • Refletir sobre o uso da linguagem dos jovens, valorizando-a.
  • Opinar sobre o uso de abreviaturas e gírias.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Texto de opinião.
  • Não é necessário conhecimento prévio sobre a linguagem dos jovens, uma vez que serão os jovens que estudarão sua própria linguagem.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da Internet.
  • Vídeo
  • Uso do datashow
  • Produção de texto

 

  • Professor, a Internet e as novas tecnologias de comunicação, além de mudar nossos hábitos, nossa percepção de mundo, vêm
  • interferindo na norma culta da linguagem. Como tratar esse tema com nossos alunos?

linguagem jovem

http://www.fotosearch.com.br/photos-images/imagens-de-adolescentes.html#comp.asp?recid=4573779&xtra= Acesso em: 11 out. 2013.

MÓDULO 1

SENSIBILIZANDO OS ALUNOS PARA ESTUDAREM O TEMA

ATIVIDADE 1

Professor, leve seus alunos para a sala de vídeo ou para outro local da escola onde eles possam assistir ao vídeo "LINGUAGEM DOS JOVENS E A INTERNET",

disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iOAiGOlKqpw Acesso em: 11 out. 2013.

ATIVIDADE 2

Professor, organize os estudantes em um círculo e direcione as perguntas a seguir a eles. Peça que respondam com sinceridade.

1. Por que as pessoas, principalmente, os jovens abreviam a linguagem na web?
2. Onde e por quem essa linguagem abreviada é mais usada?
3. Por que essa linguagem tem mais adeptos entre os adolescentes?

4. Vocês acham que isso já acontecia antes em outros meios? 

5. A escrita abreviada e simplificada prejudica a compreensão?
6. Há padrões de escrita para internet e celular?
7. Vocês acham que essa escrita vicia?
8. 
Essa linguagem pode modificar a língua que falamos?
9. Vocês acham que a internet faz o adolescente ler menos? 

 

  • Professor, aproveite para discutir bastante com os alunos. Faça com que todos falem. Tente mostrar a eles que são dois os principais motivos da abreviação de palavras:

o primeiro, a facilidade de se escrever de modo simplificado, e o segundo, a pressa. No celular, há o agravante do teclado, que é menor, e do preço, que é maior.

 Uma terceira causa seria o desejo do adolescente de pertencer a um grupo: ele pode adaptar a sua escrita à linguagem da comunidade de que quer fazer parte

- com o uso dos termos adaptados, ele adere aos códigos do grupo.

 

ATIVIDADE 3

Na sequência, apresente em datashow ou reproduza cópias das listas de palavras e expressões abaixo para os estudantes.

internetês

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://cadeiacriativa.files.wordpress.com/2011/03/box_2_1_o44jps.jpg&imgrefurl

=http://cadeiacriativa.wordpress.com/2011/03/03/nao-so-internetes/&h=438&w=470&sz=57&tbnid=vJZ5VXrDZzLZMM:&tbnh=105&tbnw=

113&zoom=1&usg=__Rf11H05nopV79UYOmd5Q3xRbskE=&docid=nVZ1cL7eWksNsM&sa=X&ei=2HZYUrjUHML7iwLGvYCIBQ&ved=0CDsQ9QEwAw

 

  • Exemplos da linguagem da internet

A "linguagem" da internet também fornece informações sobre o estado de espírito de quem escreve. Confira algumas amostras disponíveis no link:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/linguagem-internet-celular/idioma-escrita-abreviada-jovens-adolescentes.shtml Acesso em:

11 out. 2013.

 

 

EMOTICONS

Sorriso :-) (-: :) =) :o)
Muito feliz (ou sorrindo muito) :-D
Triste ou indiferente :-( (:-( :-c :-< :-(((( :-t :-/
Sem expressão ou entediado :-| :-I
Surpreso ou de boca fechada :-X
Boca fechada (sem dizer uma palavra) :-v
Pensando ou assimilando :-I
Gritando :-O :-@
Chorando :,-( :'-(
Diabólico ou travesso ]:-)> ):-)
Piscando o olho ;-> ;-) ;) '-)
Beijo :-x :-*
De óculos 8-] 8-) B-)
Mostrando a língua :-J :-p
Bobo :-B
Bocejando |-O
Assoviando :-"
Abraço ((( ))) []'s
Rosa @->-

 


 

 

ACRÔNIMOS

Riso rs (abreviação de 'risos') ou kkkkkk
Gargalhada lol (iniciais de "laughing out loud", ou "rindo muito", em português)
Pensando ou assimilando hmmm ou huuum
Logo que der asap (inciais de "as soon as possible", ou "assim que possível", em português)
Já volto bbs (inciais de "be back soon", ou "volto logo", em português)


 

 

ABREVIAÇÕES

beleza blz
se c
que q
quando qd ou qdo
também tb, tbm ou tbém
tudo td
você vc


 

 

 

EXEMPLOS DE UMA ORTOGRAFIA PARTICULAR

achar axar
assim axim
é eh
então entaum
coloquei koloqei
como komo
amigo miguxo
não naum
nunca nunk
chegar xegar
qual Ql
quis Qz
você voxê ou vc
vocês v'6s ou vcs
soh


ATIVIDADE 4

  • Professor, pergunte aos alunos se eles conhecem todas elas ou se as substituem umas por outras. Peça que eles socializem outras formas de

abreviações na escrita na Internet. Eles poderão ir ao quadro (um de cada vez) para essa socialização.

 

MÓDULO 2

DESVENDANDO AS GÍRIAS DOS JOVENS

iMAGEM GÍRIA

Imagem disponível em: http://vilamulher.terra.com.br/desvendando-as-girias-dos-adolescentes-8-1-57-33.html   Acesso em 11 out. 2013.

ATIVIDADE 1

 

  • Professor, apresente para os estudantes as seguintes gírias antigas e outras utilizadas por eles e peça que completem o quadro com
  • mais gírias que eles conhecem e usam.

A lista foi retirada do site: http://vilamulher.terra.com.br/desvendando-as-girias-dos-adolescentes-8-1-57-33.html  Acesso em 11 out. 2013.

Lista de algumas gírias novas e antigas para você não ficar "por fora":

Animal - muito bom

Azaração - paquera
BFF - Best Friend Forever - melhor amiga para sempre 
Bolado - chateado
De lei - é assim
Irado - muito bom

MP - mente poluída 
Meus gerentes não deixam - o mesmo que meus pais não deixam 
Rox - irado 
Selva - festa em que todo mundo pega todo mundo
SOS - Só o olho salva (quando o cara é feio)
Zoar - fazer bagunça


 

ATIVIDADE 2

REFLETINDO E PRODUZINDO TEXTO DE OPINIÃO SOBRE A LINGUAGEM DOS JOVENS 

Refletir:

O internetês é uma ameaça à Língua Portuguesa?

  • Professor, reproduza cópias dos textos abaixo para os alunos e peça que leiam com atenção e reflitam sobre o tema. Na sequência,

 

peça aos alunos que escrevam um texto dando sua opinião sobre o assunto. Você pode direcioná-los a escrever sobre:

 

A LINGUAGEM DOS JOVENS É CERTA OU ERRADA?


 

Professor, o objetivo é que os estudantes entendam que não existe linguagem certa ou errada.  O que importa é que a mensagem chegue ao interlocutor e seja entendida e que entendam que podem sim usar as abreviaturas, as gírias, informalmente, mas saibam reconhecer a situação e o contexto em que isso não os prejudicará em relação a:

-  participar de uma entrevista de emprego,

-  aprovação em um concurso público,

-  redação do ENEM ou de vestibulares etc.

 

Texto 1

O internetês não é uma ameaça a Língua Portuguesa desde que o professor desenvolva uma prática pedagógica focada em gêneros textuais.

Tal prática conduz o aluno ao entendimento de que cada gênero possui um formato específico de acordo com sua função e meio de circulação,

e que o internetês é uma linguagem para ser usada nas redes sociais e não fora deste contexto.
Sou professora de turmas de 9º ano. Meus alunos são adolescentes de 13 a 14 anos e navegam na web por um longo periodo do dia. Porém, não usam o internetês em situações fora de contexto. Clarice Fernandes, 08/06/2012 Disponível em; http://www.educacaopublica.rj.gov.br/discutindo/discutindo.php?cod_per=42  Acesso em: 11 out. 2013.

Texto 2 

Sabemos que as mudanças foram gradativas desde o nascimento do latim até o português atual. Além disso, entendemos que essas abreviações fazem,

cada vez mais, parte do cotidiano dos jovens de nossa sociedade. A língua portuguesa torna-se, hoje, fator de inserção no mundo atual estimulando o sujeito

a ser ativo perante a cultura e a história. É justamente por conta disso que devemos considerar as reduções presentes na língua, visto que há permanência

da unidade linguística com caracteres similares nas abreviações. Logo, muitos dos mecanismos de redução, nesse meio de comunicação,

podem ser explicados pelas gramáticas. Como já dissemos, as reduções passaram a fazer parte do cotidiano dos jovens, marcando não só

a escrita nessas redes sociais, mas, também, textos produzidos em sala de aula. Diante dessa situação, cabe ao professor de Língua Portuguesa

saber lidar com essa nova prática, levando o aluno a aprimorar sua capacidade linguística, sem descaracterizar a escrita desses jovens.

Henny Cordeiro, 02/09/2012 Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/discutindo/discutindo.php?cod_per=42 Acesso em: 11 out. 2013.

Recursos Complementares
  • Professor, para melhorar sua prática em relação ao tema, acesse os sites:

 

1. A linguagem dos jovens no século XXI - http://eradigitalinfo2012.blogspot.com.br/2012/10/a-linguagem-dos-jovens-do-seculo-xxi.html

  Acesso em: 11 out. 2013.

2. Linguagem dos jovens na Web traz novos desafios a professores - https://www.institutoclaro.org.br/reportagens-especiais/linguagem-de-jovens

-na-web-traz-novos-desafios-a-professores/ Acesso em: 11 out. 2013.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual, ou seja, deverá ser feita durante as atividades. O professor deverá observar a participação e o interesse dos estudantes.
  • Para o momento em que responderão às perguntas, em círculo, o professor deverá observar se todos falam. No que se refere à produção do texto de opinião,

o professor deverá ler todos e dar um feedback para os alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.