23/10/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
http://www.fotosearch.com.br/photos-images/imagens-de-adolescentes.html#comp.asp?recid=4573779&xtra= Acesso em: 11 out. 2013.
MÓDULO 1
ATIVIDADE 1
Professor, leve seus alunos para a sala de vídeo ou para outro local da escola onde eles possam assistir ao vídeo "LINGUAGEM DOS JOVENS E A INTERNET",
disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iOAiGOlKqpw Acesso em: 11 out. 2013.
ATIVIDADE 2
Professor, organize os estudantes em um círculo e direcione as perguntas a seguir a eles. Peça que respondam com sinceridade.
1. Por que as pessoas, principalmente, os jovens abreviam a linguagem na web? 4. Vocês acham que isso já acontecia antes em outros meios? 5. A escrita abreviada e simplificada prejudica a compreensão? |
o primeiro, a facilidade de se escrever de modo simplificado, e o segundo, a pressa. No celular, há o agravante do teclado, que é menor, e do preço, que é maior.
Uma terceira causa seria o desejo do adolescente de pertencer a um grupo: ele pode adaptar a sua escrita à linguagem da comunidade de que quer fazer parte
- com o uso dos termos adaptados, ele adere aos códigos do grupo.
ATIVIDADE 3
Na sequência, apresente em datashow ou reproduza cópias das listas de palavras e expressões abaixo para os estudantes.
Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://cadeiacriativa.files.wordpress.com/2011/03/box_2_1_o44jps.jpg&imgrefurl
113&zoom=1&usg=__Rf11H05nopV79UYOmd5Q3xRbskE=&docid=nVZ1cL7eWksNsM&sa=X&ei=2HZYUrjUHML7iwLGvYCIBQ&ved=0CDsQ9QEwAw
Exemplos da linguagem da internet
A "linguagem" da internet também fornece informações sobre o estado de espírito de quem escreve. Confira algumas amostras disponíveis no link:
11 out. 2013.
|
|
|
|
ATIVIDADE 4
abreviações na escrita na Internet. Eles poderão ir ao quadro (um de cada vez) para essa socialização.
MÓDULO 2
Imagem disponível em: http://vilamulher.terra.com.br/desvendando-as-girias-dos-adolescentes-8-1-57-33.html Acesso em 11 out. 2013.
ATIVIDADE 1
A lista foi retirada do site: http://vilamulher.terra.com.br/desvendando-as-girias-dos-adolescentes-8-1-57-33.html Acesso em 11 out. 2013.
Lista de algumas gírias novas e antigas para você não ficar "por fora":
Animal - muito bom
Azaração - paquera
BFF - Best Friend Forever - melhor amiga para sempre
Bolado - chateado
De lei - é assim
Irado - muito bom
MP - mente poluída
Meus gerentes não deixam - o mesmo que meus pais não deixam
Rox - irado
Selva - festa em que todo mundo pega todo mundo
SOS - Só o olho salva (quando o cara é feio)
Zoar - fazer bagunça
ATIVIDADE 2
REFLETINDO E PRODUZINDO TEXTO DE OPINIÃO SOBRE A LINGUAGEM DOS JOVENS
Refletir:
Professor, reproduza cópias dos textos abaixo para os alunos e peça que leiam com atenção e reflitam sobre o tema. Na sequência,
peça aos alunos que escrevam um texto dando sua opinião sobre o assunto. Você pode direcioná-los a escrever sobre:
Professor, o objetivo é que os estudantes entendam que não existe linguagem certa ou errada. O que importa é que a mensagem chegue ao interlocutor e seja entendida e que entendam que podem sim usar as abreviaturas, as gírias, informalmente, mas saibam reconhecer a situação e o contexto em que isso não os prejudicará em relação a:- participar de uma entrevista de emprego,- aprovação em um concurso público,- redação do ENEM ou de vestibulares etc. |
Texto 1
O internetês não é uma ameaça a Língua Portuguesa desde que o professor desenvolva uma prática pedagógica focada em gêneros textuais.
Tal prática conduz o aluno ao entendimento de que cada gênero possui um formato específico de acordo com sua função e meio de circulação,
e que o internetês é uma linguagem para ser usada nas redes sociais e não fora deste contexto.
Sou professora de turmas de 9º ano. Meus alunos são adolescentes de 13 a 14 anos e navegam na web por um longo periodo do dia. Porém, não usam o internetês em situações fora de contexto. Clarice Fernandes, 08/06/2012 Disponível em; http://www.educacaopublica.rj.gov.br/discutindo/discutindo.php?cod_per=42 Acesso em: 11 out. 2013.
Texto 2
Sabemos que as mudanças foram gradativas desde o nascimento do latim até o português atual. Além disso, entendemos que essas abreviações fazem,
cada vez mais, parte do cotidiano dos jovens de nossa sociedade. A língua portuguesa torna-se, hoje, fator de inserção no mundo atual estimulando o sujeito
a ser ativo perante a cultura e a história. É justamente por conta disso que devemos considerar as reduções presentes na língua, visto que há permanência
da unidade linguística com caracteres similares nas abreviações. Logo, muitos dos mecanismos de redução, nesse meio de comunicação,
podem ser explicados pelas gramáticas. Como já dissemos, as reduções passaram a fazer parte do cotidiano dos jovens, marcando não só
a escrita nessas redes sociais, mas, também, textos produzidos em sala de aula. Diante dessa situação, cabe ao professor de Língua Portuguesa
saber lidar com essa nova prática, levando o aluno a aprimorar sua capacidade linguística, sem descaracterizar a escrita desses jovens.
Henny Cordeiro, 02/09/2012 Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/discutindo/discutindo.php?cod_per=42 Acesso em: 11 out. 2013.
1. A linguagem dos jovens no século XXI - http://eradigitalinfo2012.blogspot.com.br/2012/10/a-linguagem-dos-jovens-do-seculo-xxi.html
Acesso em: 11 out. 2013.
2. Linguagem dos jovens na Web traz novos desafios a professores - https://www.institutoclaro.org.br/reportagens-especiais/linguagem-de-jovens
-na-web-traz-novos-desafios-a-professores/ Acesso em: 11 out. 2013.
o professor deverá ler todos e dar um feedback para os alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!