Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ampliando vocabulário na escola: campos lexicais x campos semânticos

 

16/10/2013

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • distinguir campo lexical de campo semântico
  • reconhecer palavras de mesmo campo lexical
  • reconhecer palavras de mesmo campo semântico
  • criar nuvens de palavras (campos semântico e lexical) na web.
  • elaborar e apresentar atividades sobre o tema.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio sobre o assunto.

Estratégias e recursos da aula

 

  • Professor, constituem um campo lexical as palavras que nomeiam um conjunto de experiências em algum sentido análogas. Os nomes das cores, por exemplo, que se referem a um tipo particular de experiência visual ou os nomes dos animais, que organizam parte de nossa experiência dos seres vivos, constituem campos lexicais.

 

Definição disponível em: ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico - brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2002.
 

Imagem Campo lexical

Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/portaldoprofessor-fa/FerramentaAulaGwt.jsp?e=49953&i=true&r=false&a=52988#  Acesso em 13 out. 2013.

 

MÓDULO 1  - MOTIVANDO OS ALUNOS A ESTUDAREM O TEMA

ATIVIDADE 1

Professor, leve seus alunos à sala de vídeo da escola ou apresente o vídeo ASPECTOS DO LÉXICO disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0xarFtFLT3M Acesso em: 12 out. 2013,  no datashow para que eles pensem sobre o assunto. Converse com eles: pergunte se entenderam o texto do professor (vídeo) e se ficou alguma dúvida.

 

ATIVIDADE 2

Reproduza cópias do texto abaixo para os alunos para que leiam e respondam às perguntas abaixo.

TEXTO

Léxico: é o conjunto de palavras usadas em uma língua ou em um texto. Quanto à língua, não existe um falante que domine por completo seu léxico, pois o idioma é vivo e vocábulos vão desaparecendo, enquanto novos surgem. Quanto ao texto, o léxico corresponde às palavras utilizadas na escrita do mesmo.

Semântica: é o estudo das significações das palavras, ou seja, do significado de cada vocábulo existente na língua.

Dessa forma, campo lexical é formado pelas palavras que derivam de um mesmo radical. Assim, o campo lexical ou a família da palavra “pedra”, seria:

  • pedregulho, pedraria, pedreira, pedrinha, dentre outros.

Campo lexical compreende ainda as palavras que pertencem à mesma área de conhecimento:

a) Escola: professor, caderno, aula, livro, apostila, material escolar, diretor etc.
b) Internet: web, página, link, internauta, portal, blog, site etc.
c) Informática: pen drive, software, hardware, programas, gigabite, memória RAM etc.
d) Linguagem bíblica: mandamentos, Jesus, Novo Testamento, Apocalipse, Céus, Inferno, discípulos etc.

Já o campo semântico é o conjunto dos significados, dos conceitos, que uma palavra possui. Um mesmo termo tem ou pode ter vários sentidos, os quais são escolhidos de acordo com o contexto abordado. Assim, são exemplos de campos semânticos:

a) levar: transportar, carregar, retirar, guiar, transmitir, passar, receber.
b) natureza: seres que constituem o universo, temperamento, espécie, qualidade.
c) nota: anotação, breve comunicação escrita, comunicação escrita e oficial do governo, cédula, som musical, atenção.
d) breve: de pouca duração, ligeiro, resumido.

Disponível em: http://www.brasilescola.com/redacao/campo-lexical-e-campo-semantico.htm  Acesso em 13 out. 2013.

Sugestão de perguntas a serem reproduzidas para os estudantes:

1. A lista de palavras abaixo constitui-se exemplos de campos lexicais ou semânticos? Por quê?

 
- o da medicina: estetoscópio, cirurgia, esterilização, medicação, etc.
- o da escola: livros, disciplinas, biblioteca, material escolar, etc.
- o da informática: software, hardware, programas, sites, internet, etc.
- o do teatro: expressão, palco, figurino, maquiagem, atuação, etc.
- campo lexical dos sentimentos: amor, tristeza, ódio, carinho, saudade, etc.
- campo lexical das relações inter-pessoais: amigos, parentes, família, colegas de trabalho, etc.
 
2. Escolha algumas palavras para formar o campo lexical para a palavra amar. Preencha o quadro abaixo:
 

AMAR

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................

.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 
 

PROFESSOR, seu aluno poderá se lembrar de:

  •  amorável, amoreco, amoroso, amorosidade, amorzinho, amoravelmente, amorosamente, amorico, desamor etc.

 

ATIVIDADE 3

Brincando com as palavras

Professor, você já ouviu falar de nuvens de palavras?

Veja uma imagem de nuvem de palavras abaixo. Professor, mostre essa imagem no datashow ou peça que a vejam nos computadores do laboratório de Informática.

nuvem de palavras

Imagem disponível em:http://onbiz.com.br/blog/2012/05/30/crie-a-sua-propria-nuvem-de-palavras/ Acesso em: 13 out. 2013.

Na sequência, professor, explique aos estudantes para que servem as nuvens de palavras.

Para que servem essas tais nuvens de palavras?

Normalmente as nuvens de palavras são usadas para demonstrar, de maneira visual, a frequência de ocorrência das palavras dentro de um texto: quanto maior for o número de vezes que a palavra aparece no texto, maior será a fonte usada para exibir essa palavra.

Todavia, as nuvens de palavras também são boas opções para ilustrar notícias, artigos  e outros tipos de publicações, já que ela têm um forte apelo visual e pelo fato de que boas imagens atraem a nossa atenção (as várias imagens e mensagens em imagens trocadas diariamente, via facebook e o sucesso de redes sociais baseadas em imagens, como a Pinterest estão aí para provar isso).

ATIVIDADE 4

Vamos brincar um pouquinho, utilizando as nuvens para formar nossos campos lexicais ou semânticos?

No laboratório de Informática, os alunos, em frente aos computadores, deverão aprender a como criar uma nuvem. Eles poderão escolher palavras para formarem um campo lexical ou semântico. Professor, deixe-os livre para escolherem.

Vá orientando os alunos a criarem a nuvem.

Como criar a nuvem de palavras?

O procedimento é simples, pode ser feito em minutos, e é gratuito!

1. Acesse http://www.wordle.net/create;

2. No campo “Paste in a bunch of text”, digite as palavras que você quer que apareçam na imagem. Quanto maior for a frequência de uma certa palavra, maior será o “peso” (destaque) da palavra na imagem gerada.

Opcionalmente, ao invés de digitar as palavras que você deseja que façam parte da imagem, você pode indicar o endereço de Feed de algum blog e informá-lo no campo “Enter the URL of any blog, blog feed, or any other web page that has an Atom or RSS feed”. Se quiser testar essa funcionalidade, o endereço do Feed do blog da Onbiz é http://onbiz.com.br/blog/feed;

3. Clique no botão “Go”, caso tenha digitado as palavras, ou no botão “Submit”, caso tenha informado o endereço de Feed;

4. Pronto! A versão inicial da imagem foi gerada. Agora basta personalizar a imagem como preferir:

- No item de menu “Font”, você pode alterar a fonte do texto que aparece na imagem;

- No item “Layout”, você altera o posicionamento das palavras;

- No item “Color”, você escolhe a cor de fundo imagem, além das cores para as palavras e a variação dessas cores (todas as opções com a palavra “Variation”).

Se estiver com preguiça de escolher entre todas as opções, clique no botão “Randomize”, até que a imagem gerada fique a seu gosto.

Explicações disponíveis em: http://onbiz.com.br/blog/2012/05/30/crie-a-sua-propria-nuvem-de-palavras/ Acesso em: 13 out. 2013.

 

MÓDULO  2   - SOCIALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM

ATIVIDADE 1

Seu aluno dará a aula (seminários)

Professor, Leve seus alunos para o laboratório de Informática e peça a eles para entrarem nos sites de busca com o objetivo de fazerem/prepararem as atividades abaixo. Para essa atividade, o professor deve disponibilizar umas 4 aulas.

Separe os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos e distribua entre eles as tarefas.

Grupo 1- Explicar usando o datashow (slides) o que são campos semânticos . Mostrar exemplos. Eles deverão fazer um resumo do que encontrarem na internet.

Grupo 2- Explicar usando o datashow (slides) o que são campos léxicos. Mostrar exemplos. Eles deverão fazer um resumo do que encontrarem na internet.

Grupo 3 - Elaborar ou encontrar 4 atividades sobre campos lexicais e apresentar as atividades já prontas em datashow para os colegas. Deverão explicar cada uma.

Grupo 4 - Elaborar 4 atividades sobre campos semânticos e apresentar as atividades já prontas em datashow para os colegas. Deverão explicar cada uma.

 

ATIVIDADE 2

Socialização das nuvens no blog da turma.

Recursos Complementares

Professor, acesse os sites abaixo para ler mais sobre o tema e assim melhorar sua prática em sala de aula.

 

 

Avaliação
  • A avaliação das aulas sobre campos léxicos e campos semânticos deverá ocorrer durante o desenvolvimento dos módulos. O professor deverá observar a participação e o interesse dos estudantes na realização das tarefas. Em relação à criação da nuvem e à apresentação das tarefas (O aluno dará a aula - seminários), o professor deverá avaliar:

1. desinibição

2. conteúdo

3.  interesse

4. criatividade

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.