16/10/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Não é necessário conhecimento prévio sobre o assunto.
Definição disponível em: ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico - brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2002.
Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/portaldoprofessor-fa/FerramentaAulaGwt.jsp?e=49953&i=true&r=false&a=52988# Acesso em 13 out. 2013.
MÓDULO 1 - MOTIVANDO OS ALUNOS A ESTUDAREM O TEMA
ATIVIDADE 1
Professor, leve seus alunos à sala de vídeo da escola ou apresente o vídeo ASPECTOS DO LÉXICO disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0xarFtFLT3M Acesso em: 12 out. 2013, no datashow para que eles pensem sobre o assunto. Converse com eles: pergunte se entenderam o texto do professor (vídeo) e se ficou alguma dúvida.
ATIVIDADE 2
Reproduza cópias do texto abaixo para os alunos para que leiam e respondam às perguntas abaixo.
TEXTO
Léxico: é o conjunto de palavras usadas em uma língua ou em um texto. Quanto à língua, não existe um falante que domine por completo seu léxico, pois o idioma é vivo e vocábulos vão desaparecendo, enquanto novos surgem. Quanto ao texto, o léxico corresponde às palavras utilizadas na escrita do mesmo.
Semântica: é o estudo das significações das palavras, ou seja, do significado de cada vocábulo existente na língua.
Dessa forma, campo lexical é formado pelas palavras que derivam de um mesmo radical. Assim, o campo lexical ou a família da palavra “pedra”, seria:
Campo lexical compreende ainda as palavras que pertencem à mesma área de conhecimento:
a) Escola: professor, caderno, aula, livro, apostila, material escolar, diretor etc.
b) Internet: web, página, link, internauta, portal, blog, site etc.
c) Informática: pen drive, software, hardware, programas, gigabite, memória RAM etc.
d) Linguagem bíblica: mandamentos, Jesus, Novo Testamento, Apocalipse, Céus, Inferno, discípulos etc.
Já o campo semântico é o conjunto dos significados, dos conceitos, que uma palavra possui. Um mesmo termo tem ou pode ter vários sentidos, os quais são escolhidos de acordo com o contexto abordado. Assim, são exemplos de campos semânticos:
a) levar: transportar, carregar, retirar, guiar, transmitir, passar, receber.
b) natureza: seres que constituem o universo, temperamento, espécie, qualidade.
c) nota: anotação, breve comunicação escrita, comunicação escrita e oficial do governo, cédula, som musical, atenção.
d) breve: de pouca duração, ligeiro, resumido.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/redacao/campo-lexical-e-campo-semantico.htm Acesso em 13 out. 2013.
Sugestão de perguntas a serem reproduzidas para os estudantes:
1. A lista de palavras abaixo constitui-se exemplos de campos lexicais ou semânticos? Por quê?
AMAR .......................................................................................................................................................................................................................................................................................................... ......................................................................................................................................................................................................................................................................................................... |
PROFESSOR, seu aluno poderá se lembrar de:
ATIVIDADE 3
Brincando com as palavras
Professor, você já ouviu falar de nuvens de palavras?
Veja uma imagem de nuvem de palavras abaixo. Professor, mostre essa imagem no datashow ou peça que a vejam nos computadores do laboratório de Informática.
Imagem disponível em:http://onbiz.com.br/blog/2012/05/30/crie-a-sua-propria-nuvem-de-palavras/ Acesso em: 13 out. 2013.
Na sequência, professor, explique aos estudantes para que servem as nuvens de palavras.
Normalmente as nuvens de palavras são usadas para demonstrar, de maneira visual, a frequência de ocorrência das palavras dentro de um texto: quanto maior for o número de vezes que a palavra aparece no texto, maior será a fonte usada para exibir essa palavra.
Todavia, as nuvens de palavras também são boas opções para ilustrar notícias, artigos e outros tipos de publicações, já que ela têm um forte apelo visual e pelo fato de que boas imagens atraem a nossa atenção (as várias imagens e mensagens em imagens trocadas diariamente, via facebook e o sucesso de redes sociais baseadas em imagens, como a Pinterest estão aí para provar isso).
ATIVIDADE 4
Vamos brincar um pouquinho, utilizando as nuvens para formar nossos campos lexicais ou semânticos?
No laboratório de Informática, os alunos, em frente aos computadores, deverão aprender a como criar uma nuvem. Eles poderão escolher palavras para formarem um campo lexical ou semântico. Professor, deixe-os livre para escolherem.
Vá orientando os alunos a criarem a nuvem.
O procedimento é simples, pode ser feito em minutos, e é gratuito!
1. Acesse http://www.wordle.net/create;
2. No campo “Paste in a bunch of text”, digite as palavras que você quer que apareçam na imagem. Quanto maior for a frequência de uma certa palavra, maior será o “peso” (destaque) da palavra na imagem gerada.
Opcionalmente, ao invés de digitar as palavras que você deseja que façam parte da imagem, você pode indicar o endereço de Feed de algum blog e informá-lo no campo “Enter the URL of any blog, blog feed, or any other web page that has an Atom or RSS feed”. Se quiser testar essa funcionalidade, o endereço do Feed do blog da Onbiz é http://onbiz.com.br/blog/feed;
3. Clique no botão “Go”, caso tenha digitado as palavras, ou no botão “Submit”, caso tenha informado o endereço de Feed;
4. Pronto! A versão inicial da imagem foi gerada. Agora basta personalizar a imagem como preferir:
- No item de menu “Font”, você pode alterar a fonte do texto que aparece na imagem;
- No item “Layout”, você altera o posicionamento das palavras;
- No item “Color”, você escolhe a cor de fundo imagem, além das cores para as palavras e a variação dessas cores (todas as opções com a palavra “Variation”).
Se estiver com preguiça de escolher entre todas as opções, clique no botão “Randomize”, até que a imagem gerada fique a seu gosto.
Explicações disponíveis em: http://onbiz.com.br/blog/2012/05/30/crie-a-sua-propria-nuvem-de-palavras/ Acesso em: 13 out. 2013.
MÓDULO 2 - SOCIALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ATIVIDADE 1
Seu aluno dará a aula (seminários)
Professor, Leve seus alunos para o laboratório de Informática e peça a eles para entrarem nos sites de busca com o objetivo de fazerem/prepararem as atividades abaixo. Para essa atividade, o professor deve disponibilizar umas 4 aulas.
Separe os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos e distribua entre eles as tarefas.
Grupo 1- Explicar usando o datashow (slides) o que são campos semânticos . Mostrar exemplos. Eles deverão fazer um resumo do que encontrarem na internet.
Grupo 2- Explicar usando o datashow (slides) o que são campos léxicos. Mostrar exemplos. Eles deverão fazer um resumo do que encontrarem na internet.
Grupo 3 - Elaborar ou encontrar 4 atividades sobre campos lexicais e apresentar as atividades já prontas em datashow para os colegas. Deverão explicar cada uma.
Grupo 4 - Elaborar 4 atividades sobre campos semânticos e apresentar as atividades já prontas em datashow para os colegas. Deverão explicar cada uma.
ATIVIDADE 2
Socialização das nuvens no blog da turma.
Professor, acesse os sites abaixo para ler mais sobre o tema e assim melhorar sua prática em sala de aula.
1. desinibição
2. conteúdo
3. interesse
4. criatividade
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!