13/10/2013
Éderson de Oliveira Passos, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Mecânica e funcionamento do universo |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Física | Universo, terra e vida |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Recursos Materiais:
Para motivar os alunos, reproduza a charge a seguir (Figura 1) e solicite que os alunos a observem e leiam, para, em seguida, discutirem.
Comentário: Professor, permita que os alunos observem e leiam a charge e, em seguida, solicite que discutam entre si sobre a interpretação e o entendimento da situação. Posteriormente, permita-lhes que verbalizem algumas considerações e conclusões sobre a tirinha.
Em seguida, questione os alunos:
– Por que o Garfield afirma que vai a um planeta com uma gravidade menor, quando “Jon”, o outro personagem, pede que ele perca “peso”?
Comentário: A expectativa é que os alunos reflitam sobre o significado das palavras “peso” e “massa” que, geralmente, são usadas como sinônimos, mas que, fisicamente, têm significados diferentes.
Sugira aos alunos que busquem o significado dos dois termos em um dicionário e que registrem o resultado do busca no caderno. Promova um espaço para que possam verbalizar o resultado da pesquisa e também para aprofundar as discussões, por meio de questionamentos, tais como:
– Peso e massa significam a mesma coisa?
– Quando subo na balança, eu estou medindo o meu peso ou minha massa?
Comentário: Espera-se que os alunos percebam a distinção de significado entre os dois termos. Para a consolidação da aprendizagem, formalize o conceito dos dois vocábulos e solicite que os alunos registrem no caderno. O professor pode buscar esses conceitos previamente ou recomendando a leitura de textos disponíveis na Internet, como: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/fp.php> ou <http://www.somatematica.com.br/fundam/medmassa.php>. Acesso em: 03 out. 2013.
Em seguida, explore a afirmação do personagem Garfield,
– Garfield se sentirá mais leve se for a outro planeta em que a gravidade seja menor? Ou o peso é igual em todos os planetas?
Comentário: Professor, o questionamento objetiva perceber o conhecimento dos alunos, as respostas são pessoais, por isso, deixe-os expor suas considerações oralmente.
Professor, requeira dos alunos a construção de um quadro que será utilizada para anotação dos dados que surgirem à medida em que forem realizados a exploração do recurso didático exposto mais adiante (figura 3). Sugere-se, como modelo, o quadro a seguir (Quadro 1).
Quadro 1: Anotação dos dados
Planetas/Astro |
Gravidade |
Massa |
Peso |
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Comentário: Professor, para a construção do quadro, aconselha-se uma explicação sobre as unidades de medida de cada grandeza: da gravidade, como metro por segundo ao quadrado (m/s²); a massa, em quilogramas (kg) e o peso, em Newton (N)
Em seguida, convide-os a acessarem o seguinte endereço: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17561/Peso/OA/fis1_ativ1.swf>. Acesso em: 03 out. 2013. Neste site é disponibilizado um recurso em que os alunos podem explorar, de maneira lúdica e dinâmica, o seu peso em diferentes planetas e também para a Lua e assim, comparar os valores em diferentes locais do Sistema Solar. Para isso, os alunos devem selecionar a opção de iniciação do recurso, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 2).
Comentário: Aponta-se, ainda, para a possibilidade de exploração dos questionamentos e características dos destinos apontados pelo próprio recurso para fomentar as discussões da turma.
Alerta-se para a necessidade de orientação dos discentes, pois em certos momentos tornam-se necessárias algumas ações para dar prosseguimento ao recurso didático, tal como, escolher o personagem e o local de destino e digitar informações como nome, idade, cidade e massa corporal atual, entre outros. Vale lembrar que os dados não precisam, necessariamente, serem os reais, conforme ilustrados a seguir (Figura 3).
As opções podem ser selecionadas com um clique do mouse sobre o destino desejado (figura 4). As possibilidades de destino são reduzidas na medida em que são escolhidos. Além disso, o recurso só não retorna às opções caso seja escolhido a Terra como destino.
Após esses procedimentos, o recurso apresenta informações sobre o peso atual, a massa atual, a gravidade da Terra e a gravidade atual. Esta última é variável de acordo com o destino selecionado. Destaca-se que o recurso, também apresenta a diferenciação entre os conceitos de peso e massa, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 5).
Posteriormente, os alunos devem selecionar, por meio de um clique, a opção de viajar, logo abaixo da cápsula de teletransporte. Dessa forma, o personagem será “levado” ao destino selecionado, onde é apresentado e é dado o valor da gravidade atual para que os alunos calculem seu respectivo peso, caso realmente estivesse submetido à força gravitacional do destino escolhido.
Comentário: Para desenvolver a atividade anterior é necessário que os discentes saibam que a Força Peso é o produto da massa do corpo pela gravidade em questão, assim: P = m • g. Sendo assim, sugere-se, para uma aprendizagem mais significativa, que a presente proposta seja aplicada juntamente com professores de Ciências ou Física, dependendo do nível de ensino, para que sejam explorados os conceitos, as unidades e a sentença matemática de cálculo da Força Peso.
Para calcularem o peso, o recurso disponibiliza uma calculadora online, que aparece com um clique no atalho “calculadora”, localizado no canto inferior direito, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 6).
O recurso só permitirá avançar, ou seja, viajar, quando os alunos calcularem o seu peso, com os dados do destino escolhido e, na primeira célula do quadro à esquerda da tela, digitarem o valor corretamente, no campo “Peso Atual”. Assim, considerando as informações da imagem anterior (Figura 6), os alunos teriam a tela, conforme ilustração a seguir (Figura 7).
Comentário: Professor, não se esqueça de solicitar que os alunos registrem os dados no quadro, assim, no quadro deveriam constar, por exemplo, as seguintes informações (quadro 2).
Quadro 2: Anotação dos dados
Planetas/Astro |
Gravidade |
Massa |
Peso |
Terra |
9,82 |
87 |
854,34 |
Vênus |
3,7 |
87 |
321,9 |
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Ressalta-se ainda que, ao escolher o planeta Terra como destino, o recurso possibilita o cálculo considerando a gravidade em diferentes pontos da superfície terrestre, como por exemplo, como se estivesse nos Polos ou na Linha do Equador, conforme figura a seguir (Figura 8).
Ao final do recurso didático, o professor pode ainda explorar curiosidade sobre a forma arredondada da Terra e sobre o diâmetro do planeta Mercúrio. Para explorar essas curiosidades é necessário escolher uma das opções indicadas pelas setas, ou finalizar o recurso online, conforme ilustração a seguir (Figura 9).
Após a exploração do recurso didático, indica-se a retomada do quadro preenchido com as anotações dos alunos. Para exemplificar, os destinos escolhidos foram: Terra, Vênus, Júpiter e Saturno (quadro 3).
Quadro 3: Anotação dos dados
Planetas/Astro |
Gravidade |
Massa |
Peso |
Terra |
9,82 |
87 |
854,34 |
Vênus |
3,7 |
87 |
321,9 |
Júpiter |
8,87 |
87 |
771,69 |
Saturno |
10,4 |
87 |
904,8 |
Com o quadro preenchido, aconselha-se a sua exploração por meio de questionamentos, como:
– Em qual destino, a força gravitacional foi maior? E menor?
– A sua massa alterou conforme o destino selecionado? E o seu peso?
– Qual a relação entre o peso e gravidade?
Comentário: Espera-se, com os questionamentos anteriores, que os alunos percebam que independente da força gravitacional, a massa permanece a mesma, porém, o mesmo não acontece com o peso, uma vez que este é o produto da massa com a gravidade do destino escolhido.
Retome a situação da charge inicial e questione:
– Por que o Garfield afirmou que iria a um planeta com uma gravidade menor, quando “Jon”pede que ele perca “peso”?
Comentário: A expectativa é que os alunos recorram aos conceitos e estudos realizados e concluam que o peso está relacionado à força gravitacional exercida por um corpo sobre outro e massa, é a unidade de medida de matéria de um corpo, independente da força gravitacional.
Como atividade final, solicite aos alunos que elaborem um texto narrativo ou na forma de relatório a partir dos estudos realizados e dos questionamentos acima. O texto produzido pode ser socializado verbalmente para a turma.
ENRIQUEÇA SUA AULA
Acredita-se que a presente proposta possa ter um impacto maior, se trabalhada de forma interdisciplinar com professores de Química, Física ou Ciências, que poderão abordar questões como: força gravitacional, força peso, entre outros assuntos. O professor de Química pode aproveitar a proposta de aula para explorar outros conceitos, como: volume, densidade, além dos conceitos abordados ao longo da presente proposta.
Outra forma de enriquecer a presente proposta é sugerir que os dados do quadro sejam apresentados por meio de softwares de geração de gráficos, como o Excel da Microsoft. Caso opte por este procedimento metodológico, recomenda-se a leitura do tutorial e textos disponíveis na Internet, no endereço: <http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/criar-um-grafico-HP001233728.aspx>. Acesso em: 03 out. 2013.
Recomenta-se, ainda, como recursos complementares aos professores, os seguintes textos e vídeo:
Ficha técnica do recurso audiovisual produzido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, do programa “É Tempo de Química”, episódio: “Peso, Massa e Volume”. Disponível em: <http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/video/e%20tempo%20de%20quimica/densidade/pesoMassaVolume/guiaDidatico.pdf>. Acesso em: 03 out. 2013. O vídeo referente à essa ficha técnica, pode ser visualizado por meio do seguinte endereço: <http://www.youtube.com/watch?v=M8Qt6zrK63o>. Acesso em: 03 out. 2013.
Os professores de Ciências e Física podem, ainda, explorar a proposta de aula “No mundo das luas também se aprende mecânica”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/mundo-luas-tambem-se-aprende-mecanica-426271.shtml>. Acesso em: 03 out. 2013.
Recomenda-se, no processo de avaliação, que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante os questionamentos propostos.
O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal, a elaboração textual dos alunos e a sua apresentação para a turma.
É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes.
Referências
DANIELLE, Aparecida Nascimento Santos; et. al. Por que coisas e pessoas têm peso?.Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17561/Peso/OA/fis1_ativ1.swf>. Acesso em: 03 out. 2013.
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