Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Peso e massa são conceitos iguais?

 

13/10/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO DONIZETTE DE DEUS MENEZES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Éderson de Oliveira Passos, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Mecânica e funcionamento do universo
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apropriar-se de conhecimentos da Física para, em situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas, conforme competência de área 6 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos de partículas, substâncias, objetos ou corpos celestes, conforme habilidade H20 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos,conforme habilidade H3 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM.
  • Identificar a relação de dependência entre grandezas, conforme habilidade H15 da matriz de referênciade Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas, conforme habilidade H12 da matriz de referênciade Matemática e suas Tecnologias do ENEM.
Duração das atividades
1 a 2 horas/aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Uso de calculadora;
  • Organização de dados em quadros e tabelas;
  • Acessar, navegar e usar recursos online na Internet.
Estratégias e recursos da aula

Recursos Materiais:

  • Computadores com acesso à Internet.

 

Para motivar os alunos, reproduza a charge a seguir (Figura 1) e solicite que os alunos a observem e leiam, para, em seguida, discutirem.

 

Figura 1: Charge motivadora
Charge motivadora
 

Comentário: Professor, permita que os alunos observem e leiam a charge e, em seguida, solicite que discutam entre si sobre a interpretação e o entendimento da situação. Posteriormente, permita-lhes que verbalizem algumas considerações e conclusões sobre a tirinha.

 

Em seguida, questione os alunos:

 

– Por que o Garfield afirma que vai a um planeta com uma gravidade menor, quando “Jon”, o outro personagem, pede que ele perca “peso”?

 

Comentário: A expectativa é que os alunos reflitam sobre o significado das palavras “peso” e “massa” que, geralmente, são usadas como sinônimos, mas que, fisicamente, têm significados diferentes.

 

Sugira aos alunos que busquem o significado dos dois termos em um dicionário e que registrem o resultado do busca no caderno. Promova um espaço para que possam verbalizar o resultado da pesquisa e também para aprofundar as discussões, por meio de questionamentos, tais como:

 

– Peso e massa significam a mesma coisa?

– Quando subo na balança, eu estou medindo o meu peso ou minha massa?

 

Comentário: Espera-se que os alunos percebam a distinção de significado entre os dois termos. Para a consolidação da aprendizagem, formalize o conceito dos dois vocábulos e solicite que os alunos registrem no caderno. O professor pode buscar esses conceitos previamente ou recomendando a leitura de textos disponíveis na Internet, como: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/fp.php> ou <http://www.somatematica.com.br/fundam/medmassa.php>. Acesso em: 03 out. 2013.

 

Em seguida, explore a afirmação do personagem Garfield,

 

– Garfield se sentirá mais leve se for a outro planeta em que a gravidade seja menor? Ou o peso é igual em todos os planetas?

 

Comentário: Professor, o questionamento objetiva perceber o conhecimento dos alunos, as respostas são pessoais, por isso, deixe-os expor suas considerações oralmente.

 

Professor, requeira dos alunos a construção de um quadro que será utilizada para anotação dos dados que surgirem à medida em que forem realizados a exploração do recurso didático exposto mais adiante (figura 3). Sugere-se, como modelo, o quadro a seguir (Quadro 1).

 

Quadro 1: Anotação dos dados

Planetas/Astro

Gravidade

Massa

Peso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Arquivo do autor
 

Comentário: Professor, para a construção do quadro, aconselha-se uma explicação sobre as unidades de medida de cada grandeza: da gravidade, como metro por segundo ao quadrado (m/s²); a massa, em quilogramas (kg) e o peso, em Newton (N)

 

Em seguida, convide-os a acessarem o seguinte endereço: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17561/Peso/OA/fis1_ativ1.swf>. Acesso em: 03 out. 2013. Neste site é disponibilizado um recurso em que os alunos podem explorar, de maneira lúdica e dinâmica, o seu peso em diferentes planetas e também para a Lua e assim, comparar os valores em diferentes locais do Sistema Solar. Para isso, os alunos devem selecionar a opção de iniciação do recurso, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 2).

 

Figura 2: Recurso para simulação do peso
Recurso para simulação do peso
 

Comentário: Aponta-se, ainda, para a possibilidade de exploração dos questionamentos e características dos destinos apontados pelo próprio recurso para fomentar as discussões da turma.

 

Alerta-se para a necessidade de orientação dos discentes, pois em certos momentos tornam-se necessárias algumas ações para dar prosseguimento ao recurso didático, tal como, escolher o personagem e o local de destino e digitar informações como nome, idade, cidade e massa corporal atual, entre outros. Vale lembrar que os dados não precisam, necessariamente, serem os reais, conforme ilustrados a seguir (Figura 3).

 

Figura 3: Página inicial do recurso didático
Página inicial do recurso didático

 

As opções podem ser selecionadas com um clique do mouse sobre o destino desejado (figura 4). As possibilidades de destino são reduzidas na medida em que são escolhidos. Além disso, o recurso só não retorna às opções caso seja escolhido a Terra como destino.

 

Figura 4: Ilustração da escolha dos destinos
Ilustração da escolha dos destinos

 

Após esses procedimentos, o recurso apresenta informações sobre o peso atual, a massa atual, a gravidade da Terra e a gravidade atual. Esta última é variável de acordo com o destino selecionado. Destaca-se que o recurso, também apresenta a diferenciação entre os conceitos de peso e massa, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 5).

 

Figura 5: Informações atuais conforme destino escolhido
Informações atuais conforme destino escolhido

 

Posteriormente, os alunos devem selecionar, por meio de um clique, a opção de viajar, logo abaixo da cápsula de teletransporte. Dessa forma, o personagem será “levado” ao destino selecionado, onde é apresentado e é dado o valor da gravidade atual para que os alunos calculem seu respectivo peso, caso realmente estivesse submetido à força gravitacional do destino escolhido.

 

Comentário:  Para desenvolver a atividade anterior é necessário que os discentes saibam que a Força Peso é o produto da massa do corpo pela gravidade em questão, assim: P = m • g. Sendo assim, sugere-se, para uma aprendizagem mais significativa, que a presente proposta seja aplicada juntamente com professores de Ciências ou Física, dependendo do nível de ensino, para que sejam explorados os conceitos, as unidades e a sentença matemática de cálculo da Força Peso.

 

Para calcularem o peso, o recurso disponibiliza uma calculadora online, que aparece com um clique no atalho “calculadora”, localizado no canto inferior direito, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 6).

 

Figura 6: Atalho para acesso à calculadora
Atalho para acesso à calculadora

 

O recurso só permitirá avançar, ou seja, viajar, quando os alunos calcularem o seu peso, com os dados do destino escolhido e, na primeira célula do quadro à esquerda da tela,  digitarem o valor corretamente, no campo “Peso Atual”. Assim, considerando as informações da imagem anterior (Figura 6), os alunos teriam a tela, conforme ilustração a seguir (Figura 7).

 

Figura 7: Cálculo do peso conforme os dados do destino escolhido
Cálculo do peso conforme os dados do destino escolhido
 

 

Comentário: Professor, não se esqueça de solicitar que os alunos registrem os dados no quadro, assim, no quadro deveriam constar, por exemplo, as seguintes informações (quadro 2).

 

Quadro 2: Anotação dos dados

Planetas/Astro

Gravidade

Massa

Peso

Terra

9,82

87

854,34

Vênus

3,7

87

321,9

 

 

 

 

Fonte: Arquivo do autor

 

Ressalta-se ainda que, ao escolher o planeta Terra como destino, o recurso possibilita o cálculo considerando a gravidade em diferentes pontos da superfície terrestre, como por exemplo, como se estivesse nos Polos ou na Linha do Equador, conforme figura a seguir (Figura 8).

 

Figura 8: Gravidade em diferentes pontos da superfície terrestre
Gravidade em diferentes pontos da superfície terrestre
Fonte: Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17561/Peso/OA/fis1_ativ1.swf>. Acesso em: 03 out. 2013.
 

Ao final do recurso didático, o professor pode ainda explorar curiosidade sobre a forma arredondada da Terra e sobre o diâmetro do planeta Mercúrio. Para explorar essas curiosidades é necessário escolher uma das opções indicadas pelas setas, ou finalizar o recurso online, conforme ilustração a seguir (Figura 9).

 

Figura 9: Curiosidades finais do recurso didático
Curiosidades finais do recurso didático

 

Após a exploração do recurso didático, indica-se a retomada do quadro preenchido com as anotações dos alunos. Para exemplificar, os destinos escolhidos foram: Terra, Vênus, Júpiter e Saturno (quadro 3).

 

Quadro 3: Anotação dos dados

Planetas/Astro

Gravidade

Massa

Peso

Terra

9,82

87

854,34

Vênus

3,7

87

321,9

Júpiter

8,87

87

771,69

Saturno

10,4

87

904,8

Fonte: Arquivo do autor

 

Com o quadro preenchido, aconselha-se a sua exploração por meio de questionamentos, como:

 

– Em qual destino, a força gravitacional foi maior? E menor?

– A sua massa alterou conforme o destino selecionado? E o seu peso?

– Qual a relação entre o peso e gravidade?

 

Comentário: Espera-se, com os questionamentos anteriores, que os alunos percebam que independente da força gravitacional, a massa permanece a mesma, porém, o mesmo não acontece com o peso, uma vez que este é o produto da massa com a gravidade do destino escolhido.

 

Retome a situação da charge inicial e questione:

– Por que o Garfield afirmou que iria a um planeta com uma gravidade menor, quando “Jon”pede que ele perca “peso”?

 

Comentário: A expectativa é que os alunos recorram aos conceitos e estudos realizados e concluam que o peso está relacionado à força gravitacional exercida por um corpo sobre outro e massa, é a unidade de medida de matéria de um corpo, independente da força gravitacional.

 

Como atividade final, solicite aos alunos que elaborem um texto narrativo ou na forma de relatório a partir dos estudos realizados e dos questionamentos acima. O texto produzido pode ser socializado verbalmente para a turma.

 

 

ENRIQUEÇA SUA AULA

 

Acredita-se que a presente proposta possa ter um impacto maior, se trabalhada de forma interdisciplinar com professores de Química, Física ou Ciências, que poderão abordar questões como: força gravitacional, força peso, entre outros assuntos. O professor de Química pode aproveitar a proposta de aula para explorar outros conceitos, como: volume, densidade, além dos conceitos abordados ao longo da presente proposta.

Outra forma de enriquecer a presente proposta é sugerir que os dados do quadro sejam apresentados por meio de softwares de geração de gráficos, como o Excel da Microsoft.  Caso opte por este procedimento metodológico, recomenda-se a leitura do tutorial e textos disponíveis na Internet, no endereço: <http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/criar-um-grafico-HP001233728.aspx>. Acesso em: 03 out. 2013.

Recursos Complementares

Recomenta-se, ainda, como recursos complementares aos professores, os seguintes textos e vídeo:

Ficha técnica do recurso audiovisual produzido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, do programa “É Tempo de Química”, episódio: “Peso, Massa e Volume”. Disponível em: <http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/video/e%20tempo%20de%20quimica/densidade/pesoMassaVolume/guiaDidatico.pdf>. Acesso em: 03 out. 2013. O vídeo referente à essa ficha técnica, pode ser visualizado por meio do seguinte endereço: <http://www.youtube.com/watch?v=M8Qt6zrK63o>. Acesso em: 03 out. 2013.

Os professores de Ciências e Física podem, ainda, explorar a proposta de aula “No mundo das luas também se aprende mecânica”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/mundo-luas-tambem-se-aprende-mecanica-426271.shtml>. Acesso em: 03 out. 2013.

Avaliação

Recomenda-se, no processo de avaliação, que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante os questionamentos propostos.

O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal, a elaboração textual dos alunos e a sua apresentação para a turma.

É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes.

 

 

Referências

DANIELLE, Aparecida Nascimento Santos; et. al. Por que coisas e pessoas têm peso?.Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17561/Peso/OA/fis1_ativ1.swf>. Acesso em: 03 out. 2013.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.