16/10/2013
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio dos conceitos de paisagem urbana.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) a paisagem das cidades é objeto constante de análises e de discussões em virtude do processo acelerado de urbanização que provocou a expansão desordenada das cidades e, consequentemente, interferiu na presença dos elementos naturais e na qualidade de vida de seus habitantes. Sendo assim, faz-se necessário possibilitar aos alunos momentos de reflexão e análise sobre o processo de planejamento urbano e, para isso, teremos como ponto de partida a presença das plantas na paisagem das cidades.
Solicite aos alunos que realizem uma pesquisa sobre a presença das plantas no lugar em que se localiza sua moradia. Caso o aluno more na paisagem rural, deverá realizar o trabalho analisando o entorno de sua casa. Para tanto, faça as alterações necessárias na proposta tendo em vista atender as diferentes realidades dos alunos do nosso país. Sugerimos as seguintes etapas de trabalho para o aluno:
Roteiro do Trabalho para o aluno:
Figura 1: Modelo desenho lugar de moradia
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1126/imagens/caminho_casa_escola.jpg
Acesso em: outubro de 2013
SEGUNDO MOMENTO
1. Possibilite que os alunos apresentem seus trabalhos e as suas descobertas.
2. Organize um painel com as representações dos alunos.
3. Depois, solicite que realizem no caderno as atividades propostas a seguir:
No caderno, realize as atividades:
TERCEIRO MOMENTO
1. Para realizar a próxima etapa desta atividade, as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), poderão utilizar o equipamento em sala de aula ou utilizar o Laboratório de Informática da Escola. Com o computador conectado a internet, solicite aos alunos que acessem o endereço web: http://www.youtube.com/watch?v=jQqK4CJ_5pU (Acesso em 08 out. 2013).
Neste endereço eletrônico os alunos terão acesso ao vídeo que apresenta uma das séries do programa Um Pé de Quê, em que (Figura 2) a árvore é o ponto de partida de um passeio por diversas áreas do conhecimento, mostra várias espécies da flora: aspecto botânico, origem, característica e época de floração. E aproveitando o tema aborda ocasiões em que as árvores pontuaram momentos da cultura e da história do Brasil. Neste programa a conversa será sobre a Sibipiruna e sua presença na paisagem urbana.
Figura 2: Página vídeo Um pé de que? Sibipiruna
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jQqK4CJ_5pU
Acesso em: outubro de 2013
Comentário: Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. A Caesalpinia pluviosa sin. C. Peltophoroides popularmente conhecida como Sibipiruna (Figura 3), é uma árvore de grande porte, nativa do Brasil, pode chegar a medir 28 metros de altura (normalmente entre 6-18m) com até 6 metros de diâmetro da copa arredondada e muito vistosa.
Figura 3: Sibipiruna
Fonte: http://www.floraefauna.com/flora/plantames/2004_out/sibipiruna_arvore.gif
Acesso em: outubro de 2013
2. Após assistir ao vídeo converse com os alunos sobre:
Agora, proponha, como atividade 3, um trabalho de pesquisa para que seja possível conhecer um pouco melhor a presença das plantas na paisagem da cidade em que moram. Sugerimos as seguintes etapas:
ETAPAS DA PESQUISA:
Combine, antecipadamente, com os alunos um momento para a apresentação e discussão dos resultados da pesquisa.
Para o fechamento desta discussão, proponha a produção coletiva de um folder ou prospecto, que é um tipo de impresso publicitário, de apenas uma folha, geralmente produzido em papel A4, frente e verso, que pode ser utilizado para divulgar as informações levantadas durante a pesquisa como os dados sobre a lei, sugestões de como conviver com as árvores e divulgar a sua importância para os seres humanos e o meio ambiente. O folder poderá ser produzido coletivamente ou individualmente, conforme decisão do grupo, e produzido de forma artesanal, com a escrita manual dos alunos ou utilizando recursos tecnológicos como o computador.
Sugere-se que o folder confeccionado seja entregue para a comunidade escolar e, cada aluno, deverá entregar para seus vizinhos que moram em seu quarteirão, promovendo um trabalho de informação e conscientização da população local.
Comentário: Estabeleça uma relação interdisciplinar com outras disciplinas, por exemplo, Português e Artes, para a produção do folder.
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
Sibipiruna
Disponível em: http://www.jardineiro.net/plantas/sibipiruna-caesalpinia-peltophoroides.html
Acesso em: outubro de 2013
Flora e Fauna
Disponível em: http://www.floraefauna.com/plantamesoutubro.htm
Acesso em: outubro de 2013
Dicas de como fazer um folder
Disponível em: http://www.des1gnon.com/2011/06/dicas_folder/
Acesso em: outubro de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
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