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As plantas na paisagem urbana: a presença da Sibipiruna

 

16/10/2013

Autor y Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Exercitar o processo de observação da paisagem do lugar em que vive;
  • Observar, coletar e organizar informações referentes a paisagem do lugar em que vive;
  • Desenvolver uma postura crítica e reflexiva em relação a importância de se conhecer o lugar em que vive, bem como promover ações que levem a melhoria do meio ambiente urbano.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de paisagem urbana.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I. 

ATIVIDADE

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) a paisagem das cidades é objeto constante de análises e de discussões em virtude do processo acelerado de urbanização que provocou a expansão desordenada das cidades e, consequentemente, interferiu na presença dos elementos naturais e na qualidade de vida de seus habitantes. Sendo assim, faz-se necessário possibilitar aos alunos momentos de reflexão e análise sobre o processo de planejamento urbano e, para isso, teremos como ponto de partida a presença das plantas na paisagem das cidades.

Solicite aos alunos que realizem uma pesquisa sobre a presença das plantas no lugar em que se localiza sua moradia. Caso o aluno more na paisagem rural, deverá realizar o trabalho analisando o entorno de sua casa. Para tanto, faça as alterações necessárias na proposta tendo em vista atender as diferentes realidades dos alunos do nosso país. Sugerimos as seguintes etapas de trabalho para o aluno:

 

Roteiro do Trabalho para o aluno:

  • Dê uma volta em torno do quarteirão onde fica sua moradia. Convide um adulto da família para acompanhá-lo(a);
  • Durante o passeio observe a presença de árvores ou outras plantas nas calçadas. Se possível, procure descobrir se são nativas ou se foram plantadas por algum morador;
  • Retorne para sua casa e faça uma representação, em folha A4, A3 ou cartolina, do seu quarteirão ou do lugar em que fica sua moradia (figura 1), como ponto de partida, primeiro, represente a sua casa, depois os outros elementos presentes (casas, prédios, construções, comércios etc) e a presença de plantas nas calçadas em que se localizam. O trabalho também poderá ser realizado utilizando algum programa de computador que permita a produção do desenho;
  • Faça uma legenda, para isso deverá criar um símbolo para cada um dos elementos encontrados e representados;
  • Depois, escreva um título para a representação;
  • No dia combinado leve o trabalho para a escola para ser apresentado para os colegas e professor.

 

Figura 1: Modelo desenho lugar de moradia

Modelo do caminho percorrido

 Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1126/imagens/caminho_casa_escola.jpg

Acesso em: outubro de 2013

 

SEGUNDO MOMENTO

1. Possibilite que os alunos apresentem seus trabalhos e as suas descobertas.

2. Organize um painel com as representações dos alunos.

3. Depois, solicite que realizem no caderno as atividades propostas a seguir:

 

No caderno, realize as atividades:

  • Como foi realizar o trabalho em torno do lugar em que fica sua moradia? Justifique sua resposta?
  • O que mais chamou a sua atenção ao realizar o trabalho de observação do lugar em que fica sua moradia?
  • Você identificou a presença de plantas no lugar em que fica sua moradia? São plantas nativas ou foram plantadas pelos moradores do lugar?
  • Em relação a quantidade de plantas encontradas é possível dizer que o seu quarteirão está bem arborizado? Por quê?
  • Tendo como referência a sua pesquisa e a realizada por seus colegas que considerações você poderia fazer em relação à presença de plantas no lugar em que mora? 

 

TERCEIRO MOMENTO

1. Para realizar a próxima etapa desta atividade, as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), poderão utilizar o equipamento em sala de aula ou utilizar o Laboratório de Informática da Escola. Com o computador conectado a internet, solicite aos alunos que acessem o endereço web: http://www.youtube.com/watch?v=jQqK4CJ_5pU (Acesso em 08 out. 2013).

Neste endereço eletrônico os alunos terão acesso ao vídeo que apresenta uma das séries do programa Um Pé de Quê, em que (Figura 2) a árvore é o ponto de partida de um passeio por diversas áreas do conhecimento, mostra várias espécies da flora: aspecto botânico, origem, característica e época de floração. E aproveitando o tema aborda ocasiões em que as árvores pontuaram momentos da cultura e da história do Brasil. Neste programa a conversa será sobre a Sibipiruna e sua presença na paisagem urbana.

 

Figura 2: Página vídeo Um pé de que? Sibipiruna

Figura 2: Página vídeo Um pé de que? Sibipiruna

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=jQqK4CJ_5pU

Acesso em: outubro de 2013

 

Comentário: Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. A Caesalpinia pluviosa sin. C. Peltophoroides popularmente conhecida como Sibipiruna (Figura 3), é uma árvore de grande porte, nativa do Brasil, pode chegar a medir 28 metros de altura (normalmente entre 6-18m) com até 6 metros de diâmetro da copa arredondada e muito vistosa.

Figura 3: Sibipiruna

Figura 3: Sibipiruna

Fonte:  http://www.floraefauna.com/flora/plantames/2004_out/sibipiruna_arvore.gif

Acesso em: outubro de 2013

2. Após assistir ao vídeo converse com os alunos sobre:

  • Do que trata o vídeo?
  • Quando a árvore Sibipiruna começou a ser plantada na área urbana?
  • Por qual motivo você acredita que foi exigido que se plantassem árvores  em frente as moradias nas cidades?
  • Que problemas a Sibipiruna têm provocado segundo os moradores da cidade?
  • Para você, por qual motivo os moradores tem afirmado que as árvores são um problema para a cidade?
  • Você saberia dizer qual a importância das árvores para os seres humanos e o meio ambiente? E para o meio ambiente urbano?
  • Para você, o corte das árvores seria a solução para os problemas das  plantas na paisagem urbana?
  • Você teria alguma sugestão para a solução do problema destes moradores? Qual? 

 

Agora, proponha, como atividade 3,  um trabalho de pesquisa para que seja possível conhecer um pouco melhor a presença das plantas na paisagem da cidade em que moram. Sugerimos as seguintes etapas:

 

ETAPAS DA PESQUISA:

  • Realize uma pesquisa na Prefeitura do município, em sites ou em outras fontes que possam fornecer informações sobre as leis que regulamentam o plantio de árvores no lugar em que mora. Procure descobrir:
  • Qual o nome e o número da lei?
  • Leia e identifique do que trata a lei?
  • Tendo como referência a pesquisa realizada no quarteirão em que fica a sua moradia você acredita que a lei está sendo cumprida? Por qual motivo?
  • Para você é necessário alguma modificação na maneira com que as plantas têm sido tratadas?
  • O que seria necessário modificar?
  • Você teria alguma sugestão? Qual ou quais?

 

Combine, antecipadamente, com os alunos um momento para a apresentação e discussão dos resultados da pesquisa.

Para o fechamento desta discussão, proponha a produção coletiva de um folder ou prospecto, que é um tipo de impresso publicitário, de apenas uma folha, geralmente produzido em papel A4, frente e verso, que pode ser utilizado para divulgar as informações levantadas durante a pesquisa como os dados sobre a lei, sugestões de como conviver com as árvores e divulgar a sua importância para os seres humanos e o meio ambiente. O folder poderá ser produzido coletivamente ou individualmente, conforme decisão do grupo, e produzido de forma artesanal, com a escrita manual dos alunos ou utilizando recursos tecnológicos como o computador.

 

Sugere-se que o folder confeccionado seja entregue para a comunidade escolar e, cada aluno, deverá entregar para seus vizinhos que moram em seu quarteirão, promovendo um trabalho de informação e conscientização da população local.

Comentário: Estabeleça uma relação interdisciplinar com outras disciplinas, por exemplo, Português e Artes, para a produção do folder.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

Sibipiruna

Disponível em: http://www.jardineiro.net/plantas/sibipiruna-caesalpinia-peltophoroides.html

Acesso em: outubro de 2013

 

Flora e Fauna

Disponível em: http://www.floraefauna.com/plantamesoutubro.htm

Acesso em: outubro de 2013

 

Dicas de como fazer um folder

Disponível em: http://www.des1gnon.com/2011/06/dicas_folder/

Acesso em: outubro de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A capacidade de registrar, observar e analisar a realidade em que vive;
  5. A habilidade  de trabalhar em grupo e realizar pesquisas que é um dos importantes recursos para aprendizagem;
  6. A elaboração e a apresentação de dados utilizando diferentes linguagens.   
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