16/10/2013
Éderson de Oliveira Passos, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Nutrição |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Acessar, navegar e usar recursos online na Internet.
Recursos Materiais
Inicialmente, solicite aos alunos que procurem o significado das palavras: atual e ideal. A definição dos termos devem ser anotadas e verbalizadas para a turma.
Comentário: Professor, permita que os alunos discutam entre si sobre a interpretação e o significado de cada termo. Espera-se que eles considerem o atual como sendo aquilo que ocorre naquele exato momento e o ideal, aquilo que é objeto da nossa mais alta aspiração, considerado como perfeito, desejado.
Como atividade motivadora, apresente a seguinte charge aos alunos (Figura 1):
Em seguida, questione os alunos:
– Por que a expressão da vendedora no segundo quadrinho da charge é de espanto?
Comentário: Professor, a resposta a esta pergunta é pessoal, porém espera-se que os alunos percebam que no primeiro quadrinho da charge são descritos produtos com baixas calorias e no segundo a personagem solicita a inclusão de um produto mais calórico.
Após a exposição e discussão da charge inicial, apresente a ilustração a seguir (Figura 2).
Em seguida, questione os alunos:
– Qual o objetivo do pedido feito pelo cliente ao garçom? O seu raciocínio tem lógica?
Comentário: Professor, a resposta ao questionamento é pessoal, porém espera-se que os alunos percebam que a quantidade de pedaços de uma pizza em nada influencia a quantidade de calorias ingeridas uma vez que o cliente comerá a pizza toda.
Posteriormente, exiba a figura a seguir (Figura 3). Questione os alunos se o entendimento da personagem sobre uma dieta equilibrada está correto, solicitando que justifiquem suas respostas, inclusive interrogando-os sobre o que consideram como uma dieta balanceada.
Comentário: Professor, permita que os alunos discutam entre si sobre a interpretação da ilustração apresentada. Vale lembrar que as respostas aos questionamentos são pessoais, porém, a expectativa é que os discentes percebam que uma dieta balanceada deve considerar a quantidade diária de calorias recomendada.
Para aprofundar as discussões com os alunos debata, ainda, as seguintes questões:
– Qual é o valor calórico dos alimentos que você consome diariamente?
– Quantas calorias você consome diariamente?
– Existe uma recomendação de quantidade de calorias a serem ingeridas diariamente? Qual?
Comentário: Professor, deixe que os alunos exponham suas respostas e, por se tratar de respostas pessoais, permita o maior número de respostas possíveis, pois dessa forma, é possível ter uma visão dos hábitos e do conhecimento dos alunos.
Após os momentos de discussões, solicite que os alunos acessem o site disponível em: <http://www.fatsecret.com.br/Default.aspx?pa=rdic>. Acesso em: 03 out. 2013. Neste endereço é possível calcular uma estimativa do valor calórico da ingestão diária recomendada. O cálculo é realizado baseado em fatores pessoais, tais como: idade, “peso”, altura, sexo e nível de atividade física, conforme destacado na figura a seguir (Figura 4).
Comentário: Professor, para escolher o nível de atividade física, os alunos devem ser orientados a realizarem a leitura das descrições de cada nível disponibilizadas no próprio site, localizado logo abaixo dos campos em que se deve digitar os dados pessoais.
Para o cálculo do valor diário de caloria indicada para a Ingestão Diária Recomendada (IDR), no site indicado anteriormente, os alunos podem escolher o tipo de estimativa conforme o seu objetivo, seja o de manutenção, ganho ou perda da massa corporal, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 5).
Comentário: Professor, como o proposito, neste momento, não é discutir o valor calórico para definição de uma dieta, oriente os alunos a escolherem a opção “Manter o peso atual” no campo “Objetivo da Dieta”.
Ao finalizarem a digitação dos dados pessoais e escolherem o objetivo previsto para uma provável dieta, os alunos devem dar um clique na opção “Calcular o meu IDR” para que o site calcule o valor calórico diário recomendado. Assim, os alunos serão redirecionados para outra página, onde é possível visualizarem o resultado, conforme destacado na figura a seguir (Figura 6).
Depois, solicite que os alunos acessem o site disponível em: <https://www.atmosferafeminina.com.br/content/user/calculadoras/calculadora_peso_ideal/index.asp?ctype=metric&cage=36&csex=m&cheightfeet=5&cheightinch=10&cheightmeter=182&x=70&y=11>. Acesso em: 03 out. 2013. Neste endereço é possível calcular o “peso” ideal baseado em fórmulas definidas em estudos publicados, recomendados e considerados na área da saúde. O cálculo considera a idade, o sexo e a altura da pessoa. Esses dados devem ser digitados nos espaços apropriados e disponibilizados na página da Internet e em seguida, deve-se dar um clique no atalho identificado como “calcular”, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 7).
Comentário: Destaca-se que o momento do cálculo do “peso” ideal seja uma oportunidade para se retomar conteúdos como: a leitura, escrita de números decimais ou ainda, a transformação das unidades de medida de massa.
Após o cálculo, solicite aos alunos que determinem sua massa corporal utilizando a balança disponibilizada no local. Aproveite este momento para esclarecer que a massa corporal determinada utilizando a balança é considerada como a massa atual, podendo, para isso, realizar questionamentos como: a medida realizada na balança pode ser considerada como atual ou ideal? E por quê?
Comentário: Outra possibilidade, pertinente a este momento, é a diferenciação na definição entre os conceitos de massa e peso, comumente confundidos pelos alunos e usados como sinônimos. Para esclarecer melhor os conceitos apresentados anteriormente, indica-se a leitura do texto disponível no site: <http://www.cepa.if.usp.br/e-fisica/mecanica/universitario/cap09/cap09_31.htm>. Acesso em: 11 jun. 2013. Nesse endereço, sugere-se a exploração da charge do texto como atividade lúdica.
Após o esclarecimento, convide os alunos a compararem a sua massa atual com a sua massa ideal. Além disso, solicite que voltem ao endereço de cálculo do valor calórico da IDR e considerando os valores atual e ideal, determinem o objetivo da dieta, por exemplo: se o valor da massa atual estiver abaixo do ideal, considere o ganho de “peso” como objetivo da dieta, caso contrário, considere a perda de “peso”. Assim, proponha como atividade final a elaboração de um texto considerando seus hábitos alimentares e atividades físicas argumentando como poderá muda-los para alcançar o objetivo determinado no alcance da massa corporal ideal.
Comentário: Na definição do objetivo da dieta, pode-se suscitar questões abordando a perda e ganho de “peso” gradual ou não e assim, suscitar a discussão sobre a perda de “peso” repentina. Ressalta-se a necessidade de orientação aos alunos para procurarem um profissional específico, da área da saúde, caso percebam a necessidade de uma dieta. Professor, aproveite a oportunidade para convidar um médico ou nutricionista para ministrar uma palestra sobre os hábitos alimentares para os discentes.
ENRIQUEÇA SUA AULA
Acredita-se que a presente proposta possa ter um impacto maior, se trabalhada de forma interdisciplinar com professores de Biologia ou Ciências, que poderão abordar questões como: sistema digestório; categorização dos grupos alimentares como a pirâmide alimentar, gastos calóricos, entre outros assuntos. O professor de Biologia ou Ciências pode, ainda, exibir o vídeo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=V1sjLA9BqtQ>. Acesso em: 03 out. 2013. O vídeo é uma animação que aborda de forma dinâmica e lúdica, questões sobre a perda de “peso” ficando sem se alimentar ou por meio de uma dieta restritiva, além de questões orgânicas sobre esses hábitos e práticas, inclusive abordado o processo histórico de desenvolvimento humano e do seu modo de vida.
Recomenta-se como recurso complementar, a leitura de textos, tais como: “Prestar atenção no valor calórico dos alimentos ajuda a manter o peso”, disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/08/prestar-atencao-no-valor-calorico-dos-alimentos-ajuda-manter-o-peso.html> ou o “Princípios de uma boa alimentação”, disponível em: <http://www.sonutricao.com.br/conteudo/alimentacao/>. Acessos em: 03 out. 2013. Ou ainda, os vídeos: “Dieta saudável”, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4> ou “Crianças aprendem a importância de uma boa alimentação para evitar doenças”, disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-educacao/v/criancas-aprendem-a-importancia-de-uma-boa-alimentacao-para-evitar-doencas/2761487/>. Acessos em: 03 out. 2013. Aconselha-se que este último vídeo seja considerado para o trabalho interdisciplinar, inclusive pelo professor de Matemática, que pode abordar as representações gráficas exibidas para leitura e interpretação.
Recomenda-se no processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante os questionamentos propostos.
O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a elaboração textual dos alunos que pode ser recolhida para que o professor observe se os objetivos pretendidos foram alcançados.
É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes.
Cinco estrelas 2 calificaciones
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18/10/2013
Cinco estrelasOlá! Gostei muito do material, pois apresenta uma variedade de situações envolvendo a realidade na qual motiva os alunos e também podemos trabalhar a importância de se manter uma boa alimentação para uma vida saudável. Abraço! Cláudia
17/10/2013
Cinco estrelasMuito Bom, Gostei e vou fazer aos meus aluno :) Obrigado