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“Peso” ou massa: diferenciando massa corporal atual de massa corporal ideal

 

16/10/2013

Autor y Coautor(es)
SILENE RODOLFO CAJUELLA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Éderson de Oliveira Passos, Antomar Araújo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais, conforme habilidade H1 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente, conforme habilidade H13 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica, conforme habilidade H17 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Duração das atividades
2 a 3 horas/aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Acessar, navegar e usar recursos online na Internet.

Estratégias e recursos da aula

Recursos Materiais

  • Balança para determinar a massa corporal dos alunos, podendo ser digital;
  • Computadores com acesso à Internet.

 

Inicialmente, solicite aos alunos que procurem o significado das palavras: atual e ideal. A definição dos termos devem ser anotadas e verbalizadas para a turma.

 

Comentário: Professor, permita que os alunos discutam entre si sobre a interpretação e o significado de cada termo. Espera-se que eles considerem o atual como sendo aquilo que ocorre naquele exato momento e o ideal, aquilo que é objeto da nossa mais alta aspiração, considerado como perfeito, desejado.

 

Como atividade motivadora, apresente a seguinte charge aos alunos (Figura 1):

Figura 1: Charge motivadora 1
Charge motivadora 1

 

Em seguida, questione os alunos:

 

– Por que a expressão da vendedora no segundo quadrinho da charge é de espanto?

 

Comentário: Professor, a resposta a esta pergunta é pessoal, porém espera-se que os alunos percebam que no primeiro quadrinho da charge são descritos produtos com baixas calorias e no segundo a personagem solicita a inclusão de um produto mais calórico.

 

Após a exposição e discussão da charge inicial, apresente a ilustração a seguir (Figura 2).

 

Figura 2: Charge motivadora 2
Charge motivadora 2

 

Em seguida, questione os alunos:

 

– Qual o objetivo do pedido feito pelo cliente ao garçom? O seu raciocínio tem lógica?

 

Comentário: Professor, a resposta ao questionamento é pessoal, porém espera-se que os alunos percebam que a quantidade de pedaços de uma pizza em nada influencia a quantidade de calorias ingeridas uma vez que o cliente comerá a pizza toda.

 

Posteriormente, exiba a figura a seguir (Figura 3). Questione os alunos se o entendimento da personagem sobre uma dieta equilibrada está correto, solicitando que justifiquem suas respostas, inclusive interrogando-os sobre o que consideram como uma dieta balanceada.

 

Figura 3: Equilibrando uma dieta.
Equilibrando uma dieta

 

Comentário: Professor, permita que os alunos discutam entre si sobre a interpretação da ilustração apresentada. Vale lembrar que as respostas aos questionamentos são pessoais, porém, a expectativa é que os discentes percebam que uma dieta balanceada deve considerar a quantidade diária de calorias recomendada.

 

Para aprofundar as discussões com os alunos debata, ainda, as seguintes questões:

 

– Qual é o valor calórico dos alimentos que você consome diariamente?

– Quantas calorias você consome diariamente?

– Existe uma recomendação de quantidade de calorias a serem ingeridas diariamente? Qual?

 

Comentário: Professor, deixe que os alunos exponham suas respostas e, por se tratar de respostas pessoais, permita o maior número de respostas possíveis, pois dessa forma, é possível ter uma visão dos hábitos e do conhecimento dos alunos.

 

Após os momentos de discussões, solicite que os alunos acessem o site disponível em: <http://www.fatsecret.com.br/Default.aspx?pa=rdic>. Acesso em: 03 out. 2013. Neste endereço é possível calcular uma estimativa do valor calórico da ingestão diária recomendada. O cálculo é realizado baseado em fatores pessoais, tais como: idade, “peso”, altura, sexo e nível de atividade física, conforme destacado na figura  a seguir (Figura 4).

 

Figura 4: Cálculo do valor calórico diário
Cálculo do valor calórico diário
Fonte: < http://www.fatsecret.com.br/Default.aspx?pa=rdic>. Acesso em: 03 out. 2013
 

Comentário: Professor, para escolher o nível de atividade física, os alunos devem ser orientados a realizarem a leitura das descrições de cada nível disponibilizadas no próprio site, localizado logo abaixo dos campos em que se deve digitar os dados pessoais.

 

Para o cálculo do valor diário de caloria indicada para a Ingestão Diária Recomendada (IDR), no site indicado anteriormente, os alunos podem escolher o tipo de estimativa conforme o seu objetivo, seja o de manutenção, ganho ou perda da massa corporal, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 5).

 

Figura 5: Visualização dos objetivos desejáveis em uma provável dieta
Objetivos desejáveis em uma provável dieta
Fonte: < http://www.fatsecret.com.br/Default.aspx?pa=rdic>. Acesso em: 03 out. 2013

 

Comentário: Professor, como o proposito, neste momento, não é discutir o valor calórico para definição de uma dieta, oriente os alunos a escolherem a opção “Manter o peso atual” no campo “Objetivo da Dieta”.

 

Ao finalizarem a digitação dos dados pessoais e escolherem o objetivo previsto para uma provável dieta, os alunos devem dar um clique na opção “Calcular o meu IDR” para que o site calcule o valor calórico diário recomendado. Assim, os alunos serão redirecionados para outra página, onde é possível visualizarem o resultado, conforme destacado na figura a seguir (Figura 6).

 

Figura 6: Resultado do cálculo do IDR
Resultado do cálculo do IDR
Fonte: < http://www.fatsecret.com.br/Default.aspx?pa=rdic>. Acesso em: 03 out. 2013.

                                           

Depois, solicite que os alunos acessem o site disponível em: <https://www.atmosferafeminina.com.br/content/user/calculadoras/calculadora_peso_ideal/index.asp?ctype=metric&cage=36&csex=m&cheightfeet=5&cheightinch=10&cheightmeter=182&x=70&y=11>. Acesso em: 03 out. 2013. Neste endereço é possível calcular o “peso” ideal baseado em fórmulas definidas em estudos publicados, recomendados e considerados na área da saúde. O cálculo considera a idade, o sexo e a altura da pessoa. Esses dados devem ser digitados nos espaços apropriados e disponibilizados na página da Internet e em seguida, deve-se dar um clique no atalho identificado como “calcular”, conforme destacado na ilustração a seguir (Figura 7).

 

Figura 7: Visualização do site de cálculo do “peso” ideal
Site de cálculo do “peso” ideal

 

Comentário: Destaca-se que o momento do cálculo do “peso” ideal seja uma oportunidade para se retomar conteúdos como: a leitura, escrita de números decimais ou ainda, a transformação das unidades de medida de massa.

 

Após o cálculo, solicite aos alunos que determinem sua massa corporal utilizando a balança disponibilizada no local. Aproveite este momento para esclarecer que a massa corporal determinada utilizando a balança é considerada como a massa atual, podendo, para isso, realizar questionamentos como: a medida realizada na balança pode ser considerada como atual ou ideal? E por quê?

 

Comentário: Outra possibilidade, pertinente a este momento, é a diferenciação na definição entre os conceitos de massa e peso, comumente confundidos pelos alunos e usados como sinônimos. Para esclarecer melhor os conceitos apresentados anteriormente, indica-se a leitura do texto disponível no site: <http://www.cepa.if.usp.br/e-fisica/mecanica/universitario/cap09/cap09_31.htm>. Acesso em: 11 jun. 2013. Nesse endereço, sugere-se a exploração da charge do texto como atividade lúdica.

 

Após o esclarecimento, convide os alunos a compararem a sua massa atual com a sua massa ideal. Além disso, solicite que voltem ao endereço de cálculo do valor calórico da IDR e considerando os valores atual e ideal, determinem o objetivo da dieta, por exemplo: se o valor da massa atual estiver abaixo do ideal, considere o ganho de “peso” como objetivo da dieta, caso contrário, considere a perda de “peso”.  Assim, proponha como atividade final a elaboração de um texto considerando seus hábitos alimentares e atividades físicas argumentando como poderá muda-los para alcançar o objetivo determinado no alcance da massa corporal ideal.

 

Comentário: Na definição do objetivo da dieta, pode-se suscitar questões abordando a perda e ganho de “peso” gradual ou não e assim, suscitar a discussão sobre a perda de “peso” repentina. Ressalta-se a necessidade de orientação aos alunos para procurarem um profissional específico, da área da saúde, caso percebam a necessidade de uma dieta. Professor, aproveite a oportunidade para convidar um médico ou nutricionista para ministrar uma palestra sobre os hábitos alimentares para os discentes.

 

 

ENRIQUEÇA SUA AULA

 

Acredita-se que a presente proposta possa ter um impacto maior, se trabalhada de forma interdisciplinar com professores de Biologia ou Ciências, que poderão abordar questões como: sistema digestório; categorização dos grupos alimentares como a pirâmide alimentar, gastos calóricos, entre outros assuntos. O professor de Biologia ou Ciências pode, ainda, exibir o vídeo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=V1sjLA9BqtQ>. Acesso em: 03 out. 2013. O vídeo é uma animação que aborda de forma dinâmica e lúdica, questões sobre a perda de “peso” ficando sem se alimentar ou por meio de uma dieta restritiva, além de questões orgânicas sobre esses hábitos e práticas, inclusive abordado o processo histórico de desenvolvimento humano e do seu modo de vida.

Recursos Complementares

Recomenta-se como recurso complementar, a leitura de textos, tais como: “Prestar atenção no valor calórico dos alimentos ajuda a manter o peso”, disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/08/prestar-atencao-no-valor-calorico-dos-alimentos-ajuda-manter-o-peso.html> ou o “Princípios de uma boa alimentação”, disponível em: <http://www.sonutricao.com.br/conteudo/alimentacao/>. Acessos em: 03 out. 2013. Ou ainda, os vídeos: “Dieta saudável”, disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4> ou “Crianças aprendem a importância de uma boa alimentação para evitar doenças”, disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-educacao/v/criancas-aprendem-a-importancia-de-uma-boa-alimentacao-para-evitar-doencas/2761487/>. Acessos em: 03 out. 2013. Aconselha-se que este último vídeo seja considerado para o trabalho interdisciplinar, inclusive pelo professor de Matemática, que pode abordar as representações gráficas exibidas para leitura e interpretação.

Avaliação

Recomenda-se no processo de avaliação que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante os questionamentos propostos.

O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a elaboração textual dos alunos que pode ser recolhida para que o professor observe se os objetivos pretendidos foram alcançados.

É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes.

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