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Para que energia?

 

09/09/2009

Autor e Coautor(es)
Leda Maria Correa Moura
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia O Brasil diante das questões ambientais
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Fundamental Final Geografia Fenômenos naturais, sua regularidade e possibilidade de previsão pelo homem
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final da aula o aluno deverá:

- conhecer as formas de produzir energia elétrica, principalmente no Brasil.

- ter consciência da necessidade de economia de energia elétrica.

Duração das atividades
04 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Problema

Diariamente ouve-se falar em energia; principalmente em “crise energética”, “consumo excessivo de energia” e “economia de energia”.

Estas falas são relativas à energia que é utilizada em nossas casas, nas indústrias, no transporte. Ou seja, refere-se à energia usada em nosso dia-a-dia.

Que energia é essa? Nas nossas casas é a energia elétrica, usada para acender a luz, ligar o chuveiro, a TV e os demais eletrodomésticos.

A questão é: como produzimos energia elétrica?

Para fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos o professor faz uma tempestade mental: metodologia que busca saber o conhecimento prévio dos alunos antes de iniciar um conteúdo. Faz-se uma pergunta - no caso COMO PRODUZIMOS ENERGIA ELÉTRICA? - e todos falam sua opinião a respeito, respondendo à questão; as respostas são anotadas em painel. Após o estudo do conteúdo volta-se às certezas anteriores para verificação da aprendizagem.  O painel pode ser afixado na parede ou guardado pelo professor e retomado no momento apropriado.

Aula 2: Apresenta o conteúdo aos alunos.

A eletricidade é a “principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo de hoje” (Na trilha da energia - Centrais Elétricas do Brasil S.A.).

Antes de chegar às casas, a energia elétrica precisa ser produzida e distribuída. O processo geração energia elétrica pode ser feito a partir:

  • da água – energia hídrica.Cerca de 80% da energia utilizada no Brasil tem esta fonte.

    Apesar de renovável, a produção de energia elétrica por meio de usinas hidrelétricas tem algumas conseqüências negativas: a modificação significativa da paisagem local, alteração do micro-clima, expulsão da população que vivia na área alagada, alteração da flora e fauna local.

  • da vento – energia eólica. A energia eólica é considerada uma fonte limpa de produção, além de ser uma fonte renovável. Apesar de pouco utilizada no Brasil, em países como a Dinamarca, Alemanha Estados Uni dos, Espanha e Portugal é uma fonte significativa.

    Esta forma de produção de energia altera a paisagem e pode interferir nos meios de comunicação. Alguns teóricos também apresentam como conseqüência negativa a possibilidade de matar aves.

Geradores de energia a partir do vento

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Fonte: Petrobras. Disponível em: http://www2.petrobras.com.br/petrobras/portugues/perfil/images/img_titulo_Energia.jpg. Acesso em: 04 ago 2009.

  • do calor – energia térmica: As usinas termelétricas produzem energia elétrica por meio da queima de combustíveis como carvão, óleo, derivados de petróleo e, mais recentemente, biomassa como cana de açúcar.

    Esta é a segunda principal fonte de energia elétrica do Brasil.

    Esta produção emite resíduos na atmosfera, o que contribui para as alterações climáticas, e para o aumento no buraco da camada de ozônio. Os resíduos precisam ser filtrados.

    Outro cuidado é com a água. A produção de energia termelétrica utiliza água que, ao ser aquecida, é transformada em vapor e faz as turbinas funcionarem. A água precisa ser esfriada para ser devolvida à natureza.

  • dos átomos – energia nuclear: As usinas nucleares produzem energia a partir da fissão (ou divisão) do núcleo do átomo de urânio, que precisa ser enriquecido.

    Segundo o site www.biodieselbr.com, “Cerca de 17% da geração elétrica mundial é de origem nuclear, a mesma proporção do uso de energia hidroelétrica e de energia produzida por gás.”

    No Brasil, as usinas nucleares são: Angra 1, Angra 2 e Angra 3 (esta última e m construção), todas em Angra dos Reis, RJ; há projetos de construção de até oito usinas nucleares no período de 2008 a 2030.

            O professor apresenta aos alunos o vídeo Zé elétrico, disponível no site da “Eletrobrás termonuclear” (http://www.eletronuclear.gov.br/professores/detalhe_video.php?id_video=8) e também no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=B9zf6YRe8oE). O vídeo fala do uso de energia e da produção de energia nuclear no Brasil.

Outras fontes alternativas de energia: energia das marés (obtida como a energia hidrelétrica só que por meio das marés; energia fotovoltaica ou energia solar (capta o calor recebido do sol e transforma em energia); energia geotérmica (a partir do aquecimento natural que existe quando cavamos em direção ao centro da Terra).

 

Aula 3: O professor faz novamente a atividade tempestade mental, com a mesma questão utilizada no início das atividades: como produzimos energia elétrica? É hora de retomar o painel feito anteriormente, o professor fará o paralelo entre as respostas dadas antes e depois do conteúdo ser discutido com os alunos.

No decorrer desta discussão o professor insere uma nova questão: Vocês sabem de onde vem e como é produzida a energia que usamos aqui em nossa cidade?

O professor pode fazer um mapa com o trajeto da energia desde seu local de produção até chegar à cidade. Para isso precisa localizar a usina onde é produzida a energia utilizada na cidade e traçar a rede de transmissão.

Se a escola tiver acesso à internet, o professor pode ir com os alunos ao laboratório de informática e localizar a usina por meio do Google Maps (http://maps.google.com.br). Esta busca pode ser feita pelo nome da usina. Nesta localização o professor pode pedir que os alunos anotem as características do lugar onde está a usina (por exemplo: aspectos físicos, áreas urbanas e rurais).

Se a cidade for perto da usina, o professor pode agendar uma visita guiada.

Prática social: A partir da pergunta "Vocês economizam energia elétrica em suas casas? Como?", o professor propõe aos alunos um desafio: reduzir a conta de energia elétrica. 

Para fazer as anotações a respeito da economia de cada casa, o professor apresenta o quadro abaixo, onde os alunos deverão marcar as próprias ações voltadas à redução do uso de energia elétrica. A ideia é criar hábitos saudáveis de consumo de energia. 

Os alunos devem fazer marcações semanais, por isso 4 linhas para cada aluno - totalizando um mês. 

O painel pode ser feito durante vários meses, neste caso, pode ser feita comparação com a fatura de energia elétrica.

 

Curiosidade:

A PRIMEIRA USINA HIDRELÉTRICA DA AMÉRICA LATINA

A primeira usina hidrelétrica da América Latina, destinada ao fornecimento de energia elétrica para iluminação pública, começou a funcionar em 1889, em Minas Gerais. Construída por Bernardo Mascarenhas, recebeu o nome de Marmelos-Zero e gerou energia durante alguns anos para uma fábrica de tecidos e para iluminar a cidade de Juiz de Fora.
Fonte: ELETROBRAS. Na trilha da energia: aprendendo com a historia. Disponível em: http://www.eletrobras.com. Acesso em 01 ago 2009.

Recursos Complementares

Alternativas para o professor:

  1. Vídeo sobre uso de aquecimento solar para redução dos valores da conta de energia elétrica. Disponível na Agência Brasil – EBC – Empresa Brasil de Comunicação. Acesso em 04 ago 2009. http://www.agenciabrasil.gov.br/media/videos/2009/07/22/1_Aquecimento_Solar.flv/view

  2. Apresentação sobre uso de energia solar, potencialidades brasileiras e economia de energia elétrica. São 02 pequenos vídeos:

    • a importancia da energia solar;

    • experiências: aquecedor solar (o profressor pode desenvolver em sala ou solicitar aos alunos que façam em casa).

O endereço é: http://www.sociedadedosol.org.br/apresentacao/popup.html.

Avaliação

A avaliação deve ser feita durante todo o processo a partir dos seguintes critérios:

  • participação no processo de problematização por meio de sugestões, perguntas, comentários;

  • realização, com pertinência, das atividades feitas no laboratório;
  • participação na tabela (pode ser o numero de marcações), por meio da economia de energia elétrica em casa;

  • se a tabela for feita por vários meses podem ser considerados os Kw economizados.

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