Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Todo dia é dia da criança: refletindo sobre o consumismo na infância

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar a percepção sobre consumismo na infância.

Reconhecer a importância de viver a infância em sua plenitude.

Valorizar os brinquedos construídos com sucatas e outros materiais.

Ampliar a criatividade na produção de brinquedos e jogos.

Duração das atividades
5 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugere-se que essas aulas sejam desenvolvidas com alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental em virtude dos recursos e estratégias utilizados.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

1º Momento: Para dar início à discussão, pergunte aos alunos que dia é comemorado o dia das crianças no Brasil e se eles sabem o motivo dessa comemoração nessa data. Após a fala dos alunos apresente a seguinte informação extraída da enciclopédia livre, no endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_Crian%C3%A7a. Acesso em 12 de outubro de 2013.

“O Dia Mundial da Criança é oficialmente o dia 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país”.

Em seguida pergunte aos alunos se eles consideram necessário comemorar tal data, e solicite que eles comentem sobre o costume de sua família em relação a esse dia. Registre a fala dos alunos em caderno de bordo para subsidiar as discussões em outros momentos da aula.

2º Momento: Divida a turma em duplas e convide os alunos para utilizarem seus notebooks do Projeto Um Computador por Aluno e acessarem o endereço abaixo para fazerem a leitura do texto: Psicólogos e movimentos sociais propõem Dia das Crianças sem Consumismo. Disponível em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/10/12/psicologos-e-movimentos-sociais-propoem-dia-das-criancas-sem-consumismo/. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Caso sua escola não participe do Projeto, leve os alunos ao Laboratório de Informática ou imprima a reportagem e disponibilize-a.

Após a leitura, cada dupla deverá extrair do texto as principais informações para subsidiar um debate sobre o tema a partir do seguinte roteiro:

1) O que a reportagem retrata?

2) Destaque no texto quais são os projetos e movimentos que lutam contra o consumismo infantil.

3) O que representa o dia das crianças no Brasil? E em outros países?

4) Qual a preocupação dos profissionais a respeito da publicidade infantil? Por que foi criado um projeto de lei para regulamentar a publicidade infantil?

3º Momento: Convide três alunos da sala para comporem uma “mesa redonda”, esclarecendo que dois dos participantes deverão defender ideias diferentes sobre a comemoração do dia das crianças e o terceiro deverá fazer a mediação entre eles. Esclareça que cada debatedor terá o tempo de até 15 minutos para fazer sua apresentação e após a apresentação dos dois debatedores, será aberto um espaço para perguntas e questionamentos, sendo que cada participante terá 5 minutos para tal pergunta. Caberá ao mediador organizar tempo de fala de cada um dos participantes, bem como fazer uma síntese das duas primeiras apresentações, sem tomar partido.

Para saber como constituir uma mesa redonda e orientar os alunos no momento do debate, acesse o endereço: http://www.slideshare.net/clauarantes/debate-e-mesa-redonda. Acesso em 11 de outubro de 2013.

Após montar a mesa-redonda, para desencadear as discussões, bem como comentários e defesas dos alunos, escreva na lousa a seguinte pergunta: É possível comemorar o dia das crianças sem consumismo?

Se na escola houver câmeras de filmagem, ou os próprios alunos disporem de tal equipamento, registre por meio de filmagem esse debate para ser posteriormente apresentado e reproduzido aos familiares como ilustração do trabalho realizado com os alunos.

Comentários ao Professor:

É importante nesse momento, promover a reflexão sobre o quanto o consumismo desmedido é prejudicial ao meio ambiente e às pessoas, e incompatível ao princípio da sustentabilidade bastante difundido nos dias atuais. Converse sobre o consumo consciente, sobre os cuidados na escolha de um produto, sobre o levantamento das necessidades acerca de tais produtos, para evitar o desperdício. Acesse o endereço abaixo e você encontrará várias reportagens sobre o consumismo na infância. Instituto Alana. Disponível em: http://alana.org.br/. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Tarefa de casa:

As discussões sobre o consumismo infantil precisam ser ampliadas para a família, pois crianças com pais consumistas têm grandes chances de se tornarem consumistas também. Assim, envie para casa a seguinte reportagem para que os pais leiam e façam comentários.

Reportagem: Reflexão: O que impede as nossas crianças de serem felizes? Disponível em: http://www.diariodecanoas.com.br/especial/477093/reflexao-o-que-impede-as-nossas-criancas-de-serem-felizes.html. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Outros vídeos interessantes disponíveis no Youtube que poderão ser indicados aos pais:

Consumismo Infantil - Planeta - Parte 1. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=K9S9fIdrkGw. Duração: 13min47seg. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=K9S9fIdrkGw. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Consumismo Infantil - Planeta - Parte 2. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=GojmoHA9iGc . Duração: 12min16seg. Acesso em 12 de outubro de 2013. 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=GojmoHA9iGc. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Atividade 2:

1º Momento: Pergunte aos alunos se, na família deles, é comum as pessoas presentearem as crianças na semana da criança, tradicionalmente comemorada no dia 12 de outubro no Brasil. Se a resposta for afirmativa, faça as seguintes perguntas: Qual foi o presente que você ganhou no último dia das crianças? Você gostou? O que fez com ele? Discuta com os alunos sobre a quantidade de brinquedos que têm e que lhes foram ofertados na ocasião do dia das crianças. Leve os alunos a refletir sobre essa cultura do consumismo, que perpetua a ideia de que as pessoas são mais felizes quando consomem mais.

2º Momento: Convide os alunos para se sentarem em roda e ouvirem a história: A boneca de Pano - Rubem Alves. Nessa história o autor procura resgatar antigos valores, como a simplicidade e o afeto, ressaltando o quanto é possível que as crianças se divirtam com brinquedos simples. A personagem Drizela ganha uma boneca de pano e se realiza com tal presente.

Fonte: http://imagem.buscape.com.br/capas/livros/662/013/200x200_8515013266.jpg. Acesso em 12 de outubro de 2013.

3º Momento: Explore o livro com os alunos: O que vocês acharam dessa história? Como Drizela se sentiu ao ganhar essa boneca? Qual a importância de tal presente para ela? Quem de vocês tem uma boneca de pano? Quem confeccionou ou produziu essa boneca pra você? Quem de vocês tem um carrinho ou outro brinquedo produzido artesanalmente? Vocês acham necessário que o brinquedo seja sofisticado para que seja interessante? Pensando nos brinquedos que vocês têm, qual deles mais lhes divertem? Vocês consideram necessário ganhar um brinquedo novo todos os anos? Por quê?

Sugestão ao Professor:

Caso não consiga o livro, crie uma história semelhante à indicada sensibilizando os alunos para a importância de valorizar a simplicidade e as possibilidades de se divertirem usando a criatividade e a espontaneidade da infância. Faça um teatro de fantoches e apresente aos alunos. Você poderá utilizar as mesmas perguntas para explorar o tema após o teatro de fantoches, a saber: Quem de vocês tem uma boneca de pano? Quem confeccionou ou produziu essa boneca pra você? Quem de vocês tem um carrinho ou outro brinquedo produzido artesanalmente? Vocês acham necessário que o brinquedo seja sofisticado para que seja interessante? Pensando nos brinquedos que vocês têm, qual deles mais lhes divertem? Vocês consideram necessário ganhar um brinquedo novo todos os anos? Por quê?

4º Momento: Oriente os alunos a criarem um roteiro de perguntas para uma entrevista que deverá ser realizada com seus familiares para conhecerem os brinquedos e brincadeiras do passado, bem como a forma como tais familiares se divertiam e comemoravam o dia das crianças na época em que estavam na infância. Sugestão de algumas perguntas:

1) Quais eram os brinquedos ou brincadeiras de sua época?

2) Com quem vocês brincavam?

3) Era comum, em sua época, vocês ganharem brinquedos? Se sim, quem lhes presenteava com brinquedos?

4) Era comum, em sua época, vocês comemorarem o dia das crianças? Se sim, como era essa comemoração?

Atividade 3:

1º Momento: Oportunize um espaço para que os alunos apresentem as tarefas de casa, trazendo informações coletadas junto às famílias. Em seguida, convide os alunos para assistirem ao vídeo: As coisas que moram nas coisas. Vídeo e sinopse disponíveis em: http://portacurtas.org.br/filme/?name=as_coisas_que_moram_nas_coisas. Duração: 14min. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Sinopse: Enquanto acompanham sua família formada por catadores de lixo, três crianças atribuem novos significados aos objetos descartados pela cidade, inventando brincadeiras e pontos de vista.

Fonte: http://portacurtas.org.br/filme/?name=as_coisas_que_moram_nas_coisas. Acesso em 12 de outubro de 2013.

2º momento: Explore o vídeo com os alunos: O que vocês acharam desse vídeo? Como vocês pensam que as crianças do vídeo se sentem? Vocês consideram que as crianças retratadas no vídeo são felizes? Por quê? Qual é a diversão das crianças do vídeo? Como vocês pensam que as crianças que não têm condições de comprar novos brinquedos se divertem? Na percepção de vocês essas crianças não comemoram o dia das crianças?

3º momento: Cada aluno, individualmente, deverá produzir um texto com o seguinte título: Comemorando o dia das crianças sem consumismo.

Tarefa de casa: Solicite aos alunos que tragam para a próxima aula alguns materiais e sucatas para a produção de brinquedos: garrafas pet, argolas, vasilhames de iorgute, grãos (arroz, feijão, milho pipoca), barbante, caixas de sapato, caixas de amaciante, dentre outros.

Atividade 4:

1º Momento: Propor a realização de uma oficina de brinquedos de sucata. Divida a turma em cinco grupos e distribua os materiais que os alunos trouxeram para  a confecção de 5 brinquedos diferentes:

1) Jogo vai e vem de garrafa pet:

Para informações sobre os materiais utilizados e a forma como fazer o Jogo vai e vem de garrafa pet acesse o endereço: http://www.youtube.com/watch?v=fIp00GuBx04. Duração: 2min01seg. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=fIp00GuBx04. Acesso em 12 de outubro de 2013.

2) Carrinho de rolo de papel higiênico

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-7KFX1PSrgvk/UZpu5_gZc_I/AAAAAAAACC8/JM-8dUaQWVg/s1600/221705_636376519713160_344940590_n.jpg. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Materiais: rolinhos de papel higiênico; 1 placa de papelão; tinta guache nas cores de sua preferência; cola.
Como fazer: Corte os rolinhos de papelão (em uma das laterais) para fazer a abertura do carrinho em forma de "U". Dobre a parte que foi cortada, porém presa ao carrinho para fazer o banco.
Pinte o rolinho das suas cores favoritas. Desenhe as rodas do carro e o volante na placa de papelão. Recorte e pinte como na figura acima. Depois de seco, cole as rodas e o volante no carrinho.
Informações disponíveis no site: Para pequenos - fazendo sucatas: carrinhos coloridos. Disponível em: http://para-pequenos.blogspot.com/2013/05/fazendo-sucata-carrinhos-coloridos.html. Acesso em 12 de outubro de 2013.

3) Boneco de tampinhas

Para informações sobre os materiais utilizados e a forma como fazer o Boneco de tampinhas acesse o site Aprenda a fazer um boneco de tampinhas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=cW-meiBmWj4. Duração 2min49seg. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=cW-meiBmWj4. Acesso em 12 de outubro de 2013.

4) Avião de rolo de papel higiênico

Para informações sobre os materiais utilizados e a forma como fazer o  Avião de rolo de papel higiênico acesse o site Arte do Saevinho – Avião de rolo de papel higiênico. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ROc3ExQiyQ4. Duração de 5min49seg. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ROc3ExQiyQ4. Acesso em 12 de outubro de 2013.

5) Cinco Marias de Arroz

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,57252778,00.jpg. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Materiais: retalhos de tecidos e uma sacolinha de pano; fita de cetim; botões; agulha; linha; tesoura sem ponta e um punhado de arroz cru.

Como fazer: Recorte um retângulo de 9 cm x 4 cm no tecido. Marque as medidas, fique por perto e deixe que os alunos façam esse primeiro passo. Dobre o retângulo ao meio no sentido do comprimento. Com agulha e linha, feche só dois lados. Lembre-se de costurar os pontos bem firmes para não vazar arroz. Peça para o seu aluno encher o saquinho com arroz. Você também pode escolher areia fina ou feijão. O importante é que fique pesado. Feche o saquinho, costurando-o com cuidado para não deixar vazar o "recheio". Repita todo esse procedimento mais quatro vezes. Enfeite com botão colorido, costurando no meio de cada saquinho.

Informações em Faça vocês mesmos: Cinco Marias. Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI271475-10524,00.html. Acesso em 12 de outubro de 2013.

2º Momento: Após a confecção dos brinquedos, dê a oportunidade aos alunos de brincarem e se divertirem. Depois organize um dia para fazer a exposição dos mesmos  para outras turmas e proponha que os próprios alunos ensinem os colegas a fazerem os brinquedos em uma oficina.

Sugestão ao professor:

No livro a seguir você encontrará outras sugestões de brinquedos que poderão ser confeccionados pelas crianças:

Fonte: http://images.livrariasaraiva.com.br/imagemnet/imagem.aspx?pro_id=414361&L=125&qld=50&A=-1&PIM_Id= Acesso em 12 de outubro de 2013.

 Caso não encontre o livro, existem várias opções de vídeos disponíveis no Youtube com orientações sobre como fazer brinquedos de sucata.

Como avaliação final, divida a turma em trios e oriente-os a planejarem uma comemoração diferente para o dia das crianças que envolva as famílias e não produza gastos. Algumas sugestões a serem dadas aos alunos: convidar famílias para confeccionarem pipas e soltarem em um parque da cidade; produzir brinquedos de sucatas e doarem a crianças carentes; visitarem instituições com crianças em situações de risco e promover uma gincana solidária; dentre outras.

Comentário ao Professor

Sugira às famílias o seguinte link para que pesquisem possibilidades de brinquedos que poderão fazer em casa com seus filhos: Quatro brinquedos que você pode criar em casa. Disponível em: http://www.nossoclubinho.com.br/quatro-brinquedos-que-voce-pode-criar-em-casa. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Recursos Complementares

DIAS, Fátima Rezende Naves. Ética e Infância: Comemorando o "Dia das Crianças” de um jeito diferente! Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24644. Acesso em 12 de outubro de 2013.

DINIZ, Gláucia Costa Abdalla. Consumismo infantil: característica dos tempos modernos? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29465. Acesso em 12 de outubro de 2013.

Projeto quer fim da publicidade infantil na TV das 7h às 22h. Disponível em: http://www.adnews.com.br/publicidade/projeto-quer-fim-da-publicidade-infantil-das-7h-as-22h. Acesso em 11 de outubro de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Observe no decorrer das aulas e durante as discussões dos alunos se eles conseguiram ampliar a percepção sobre consumismo na infância e reconheceram a importância de viver a infância em sua plenitude. Durante a oficina de sucata identifique se os alunos ampliaram a criatividade na produção dos brinquedos e se valorizaram os mesmos. Por fim, utilize os textos produzidos pelos alunos sobre como comemorar o dia das crianças sem consumismo e o vídeo da mesa redonda com o debate realizado em sala para ser divulgado na escola como forma de sensibilização das pessoas para a temática.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.