21/10/2013
Ângela Cristina dos Santos Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Álgebra |
- Dar significado ao cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica atendendo o item H21 da competência de área 5 da matriz de referência de Matemática e suas tecnologias do ENEM.
- Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente conforme o item H13 da competência de área 3 da matriz de referência de Matemática e suas tecnologias do ENEM.
- Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas conforme o item H14 da competência de área 3 da matriz de referência de Matemática e suas tecnologias do ENEM.
- Conhecer o quilograma e seus submúltiplos
- Calcular porcentagem
- Calcular valor numérico de uma expressão algébrica
RECURSOS MATERIAIS
- Caderno para registro
- Folha de atividades
- Balança digital
- Cortes congelados e resfriados de frango
1º Momento: A PESAGEM
Comentário: Professor, esta aula pode ser realizada em parceria com o professor de Ciências que pode aproveitar a situação para trabalhar tema relacionados à alimentação.
Divida a sala em 6 grupos de alunos e solicite que cada grupo traga um tipo de corte de frango:
- Um frango inteiro congelado
- Um frango inteiro resfriado
- Um pacote de coxa e sobre coxa congelado
- Um pacote de coxa e sobre coxa resfriado
- Um pacote de peito de frango congelado
- Um pacote de peito de frango resfriado
Comentário: Combine anteriormente com a turma, o dia em que a atividade será realizada para que os grupos possam trazer o material. Solicite aos grupos que retirem os cortes da refrigeração com antecedência de modo que, na hora da aula estes estejam na temperatura ambiente. Cada grupo deve tomar o cuidado de manter os cortes na embalagem onde está a etiqueta contendo o peso, o preço por quilo e o valor pago por aquele corte.
Durante a aula entregue a folha de atividades (anexo 1), uma para cada aluno, para que todos tenham a atividade registrada no caderno. Explique que os dados numéricos serão representados por letras (chamadas de variáveis) para que possam ser utilizados em outras situações. Se for possível, utilize o laboratório da escola ou uma área próxima a cantina para realizar as pesagens. Oriente os alunos que manipularão os cortes a higienizarem as mãos com antecedência.
Oportunize cada grupo a se dirigir a frente da turma onde deve estar uma balança digital. O grupo deve dizer o tipo de corte que comprou e ler na etiqueta o preço de um quilo, daquele corte, e a quantidade (em quilograma) que foi comprada (no anexo esta quantidade é representada pela variável x). Como os cortes já estão na temperatura ambiente, devem ser retirados da embalagem onde ficará a água proveniente do descongelamento. O grupo deve pesar o corte e todos os alunos devem registrar este novo “peso” (no anexo esta quantidade é representada pela variável y). Em seguida auxilie o grupo a retirar a pele e a gordura visível no corte e a realizar uma segunda pesagem. Novamente todos os alunos devem anotar o novo “peso” (representado pela variável z). Repita o procedimento com todos os grupos e assegure que todos os alunos tenham os dados registrados na folha. Os cortes que foram utilizados podem ser aproveitados pela cantina da escola para preparar um lanche (galinhada ou sanduíche natural) pra turma.
Comentário: Comente com os alunos que, ao utilizar a balança, eles estão medindo é o valor da massa das carnes e não o peso, que é um conceito físico que depende do valor da gravidade local.
2º Momento: Preenchendo o roteiro de Atividades
Verifique se todos os alunos entenderam a linguagem algébrica utilizada na folha de atividades. Questione-os a respeito de cada expressão: qual o seu significado? O resultado nos dá o valor de que?
Esperam-se respostas como:
- A expressão x – y indica a diferença entre o “peso” do corte congelado ou resfriado e o “peso” do corte na temperatura ambiente, ou seja, ao realizar este cálculo o aluno está verificando quanto a carne perdeu de peso no descongelamento. Leve os alunos a pensarem quanto eles pagaram por água e não carne.
- A expressão y – z indica a diferença entre o “peso” do corte como foi comprado e o “peso” do corte sem pele ou gordura. Se esta atividade estiver sendo realizada em parceria com o professor de ciências, ele pode falar sobre a gordura presente na pele do frango e seus malefícios a saúde.
- A expressão x – z indica a diferença entre o “peso” do corte como foi comprado e o peso do corte após o descongelamento e a retirada da pele e gordura. Estamos calculando o total perdido através destes dois procedimentos.
- Quando fazemos , estamos dividindo o total de perdas pelo “peso” inicial, ou seja, estamos calculando que parte ou que porcentagem do “peso” inicial foi perdido.
Apresento abaixo, como exemplo, alguns cálculos realizados por meus alunos:
Figura 1: Exemplo de preenchimento da tabela
DESCRIÇÃO |
PREÇO 1KG |
X |
Y |
Z |
X – Y |
Y – Z |
X – Z |
X – Z X |
Frango inteiro congelado |
4,29 |
2,960 |
2,345 |
1,925 |
2,960 – 2,345 = 0,615 |
2,345 – 1,925 = 0,420 |
2,960 – 1,925 = 1,035 |
ou aproximadamente
35% |
Fonte: Arquivo da autora
Comentário: Neste exemplo, podemos verificar que cerca de 35% do peso inicial do frango congelado (pago) equivale a pele e a gordura, que foram retiradas e que não seriam consumidas, e também a água obtida com o descongelamento.
Incentive os alunos a responderem os questionamentos na folha de atividades, analisando os dados coletados e os cálculos efetuados.
3o Momento: Calculando o preço real
Leve os alunos a calcular o valor real pago por 1 quilograma (1kg) do corte comprado. Para tornar o cálculo mais fácil considere o peso em gramas. Primeiro vamos calcular o valor pago pelo "o peso real" (peso líquido) obtido após descontar as perdas. No caso do nosso exemplo, 1kg ou 1000g sofreu uma perda de 35%, portanto fazemos 1000 menos 35% de 1000 que é 350. Assim chegamos a conclusão que o preço que pagamos por 1000 gramas na verdade, pagamos por 650 gramas.
Então fazemos uma regra de três: Por exemplo, se pagamos 4,29 por 650 gramas, quanto pagaremos por 1000 gramas?
Portanto, na realidade, pagamos R$6,60 por 1 kg do frango comprado inteiro congelado.
4º Momento: Escrevendo sobre o que foi aprendido
Solicite aos alunos que escrevam um texto relatando as atividades realizadas e as conclusões obtidas.
ANEXO 1
ROTEIRO DE ATIVIDADES:
COMPARANDO "PESO" E PREÇO DE ALGUNS CORTES DE FRANGO
Vamos determinar uma variável para representar cada situação, os pesos estão em Kg.
. Peso da carne congelada ou resfriada → x
. Peso da carne descongelada ou na temperatura ambiente → y
. Peso da carne sem pele e gordura → z
. Perda de peso no descongelamento → x – y
. Perda de peso após retirar pele e gordura → y – z
. Perda total → x – z
. Porcentagem de perda →
TABELA DE CONSOLIDAÇÃO DOS DADOS ( PESOS EM KG)
DESCRIÇÃO |
PREÇO 1 KG |
X |
Y |
Z |
X - Y |
Y - Z |
X - Z |
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Frango inteiro congelado |
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Frango inteiro resfriado |
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Peito congelado |
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Peito resfriado |
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Coxa e sobre coxa congelada |
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Coxa e sobre coxa resfriada |
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Analisando a tabela, responda:
1 – Em que tipo de corte houve a maior perda? E a menor?
2 – Vamos calcular o preço real (p) de cada tipo de carne, utilizando a regra de três:
a) Frango inteiro congelado
b) Frango inteiro resfriado
c) Peito congelado
d) Peito resfriado
e) Coxa e sobre coxa congelada
f) Coxa e sobre coxa resfriada
Comentário: O professor pode aproveitar a resolução das atividades apresentadas para discutir com os alunos, entre outras questões que considerar mais adequadas, qual é o ganho e as perdas do consumidor? Compensa comprar produtos congelados, ou é melhor comprar, diariamente os produtos a serem consumidos? Qual, dos cortes estudados, lesou menos o consumidor?
Nos sites abaixo, professor, é possível encontrar mais informações sobre carne congelada e o que o Código de Defesa do Consumidor fala sobre elas:
http://www.beefpoint.com.br/cadeia-produtiva/sic/teor-de-umidade-nas-carnes-54700/
http://www.santabarbara.sp.gov.br/procon/index.php?pag=FAQnoticias_exibe&dir=noticias&id=11
A avaliação deve ser feita observando-se a participação dos alunos no manuseio dos cortes, na realização da pesagem, no registro dos dados obtidos, na realização e registro dos cálculos e resposta dos questionamentos. Como instrumento de avaliação escrita o texto sugerido no 4º momento pode ser utilizado.
Cinco estrelas 1 classificações
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16/04/2014
Cinco estrelasProfessora estou encantado com sua aula, estou interessado e vou aplicar a idéia com meus adoráveis estudantes.