Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Primavera chegou

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
Roseli Iolanda da Cunha
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;

• Desfrutar de momentos agradáveis em meio a natureza, por meio de um passeio;

• Desenvolver sensibilidade e criatividade;

• Conhecer um pouco da história e obras de Van Gogh e Vivaldi;

• Compreender a arte como saber cultural e estético, gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

Duração das atividades
As atividades serão desenvolvidas em 4 momentos, não necessariamente consecutivos, de 40 minutos a 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considerações:

Essa proposta foi pensada para crianças entre 3 e 5 anos de idade. Seu objetivo é despertar o interesse e a sensibilidade das crianças para as coisas belas, partindo daquilo que há em seu entorno: a natureza. E mais especificamente a  chegada da primavera, que desde há muito inspira artistas como Van Gogh e Vivaldi. Conhecer algumas obras de ambos e um pouco de sua história também está contemplado nessa proposta.       

Primeiro Momento: Um passeio em meio a natureza

Materiais: cesta, papel A4 e giz de cera.

Duração: aproximadamente 1 hora.

Convide as crianças para um passeio nos arredores da escola ou mesmo pela escola. O importante é que esse passeio possibilite o contato com a natureza. Incentive-as a observar as plantas, a terra, os pássaros e insetos,  tocarem nas árvores e sentirem suas diferentes texturas (áspero, liso, macio). Depois, pegue uma folha A4 e mostre para as crianças que é possível, fazer o desenho da casca da árvore, colocando o papel em contato com a árvore e passando o giz de cera (deitado) por cima do papel. Cada árvore, terá um desenho diferente. E as crianças que tiverem interesse em fazer essa experiência poderão escolher a árvore que mais gostarem para descobrir como sairá o desenho dela. Depois convide o grupo para sentarem-se, se possível à sombra de uma árvore e converse a respeito da beleza da natureza. O que acharam mais bonito? Pergunte se sabem quais são as estações do ano. Em que estação estamos? Qual estação mais gostam? Na opinião de cada um, em qual estação as plantas ficam mais bonitas? Depois da conversa, proponha ao grupo, juntar algumas folhas  e gravetos do chão, que mais gostarem para levar para a escola, e posteriormente fazer um trabalho que a professora ainda vai explicar.

 

   protetor da natureza primavera primavera

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia: Roseli Cunha

 

Segundo Momento: Desenhando folhas

Materiais: folhas recolhidas no passeio, papel A4, giz de cera.   

Duração: aproximadamente 40 minutos.

Organize uma mesa com os materiais e convide as crianças a fazerem mais uma experiência; agora com as folhas secas. Peça para que cada criança escolha três folhas diferentes, e as coloque sob o papel. Em seguida, diga para passarem o giz de cera (deitado), e com força, sobre o papel. Logo perceberão, que diferentes desenhos de folhas se formarão. Deixe que façam o desenho de quantas folhas desejarem, de acordo com o interesse de cada criança. 

 

primavera

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia: Roseli Cunha

 

Terceiro Momento: A natureza é uma arte
 
Materiais: tapete, almofadas, aparelho de DVD, televisão.

Duração: aproximadamente 40 minutos.

Prepare um ambiente acolhedor e agradável, com tapetes, almofadas, aparelho de dvd ou data show, e depois convide as crianças a assistirem pequenos filmes relacionados as estações do ano. Porém, antes de exibir os filmes, faça uma roda de conversa com o grupo, explicando que, assim como eles, outras pessoas também apreciam a beleza que a natureza emana em cada estação do ano. Os filmes que irão assistir vão mostrar pinturas e músicas relacionadas as estações do ano, feitas por um pintor e um músico muito famosos. Seus nomes são Van Gogh e Vivaldi.

Disponível em:

A primavera de Vivaldi a Van Gogh. (3 minutos)

http://www.youtube.com/watch?v=7plZfcYs53g&list=RD027plZfcYs53g

Júlia Ficher - Vivaldi... Verão. (2 minutos)

http://www.youtube.com/watch?v=eI_gJm0yb6g

O inverno de Vivaldi a Van Gogh. (4 minutos)

http://www.youtube.com/watch?v=bO5_poxJE-I&list=RD027plZfcYs53g

O outono de Vivaldi a Van Gogh. (5 minutos)

http://www.youtube.com/watch?v=mZ4Idsk_RYU&list=RD027plZfcYs53g

As quatro estações de Vivaldi. (10 minutos)

http://www.youtube.com/watch?v=Sd95r8vPig8

 

Esse último link trata-se de um desenho animado  de 15 minutos, sobre a primavera, que também pode ser visto com o grupo, mas talvez em outro momento, para que não se perca o foco dos filmes de Van Gogh e Vivaldi.  

Desenho animado sobre a primavera

http://www.youtube.com/watch?v=8IAS62oUZGo

 

Após assistirem ao filme, converse com as crianças para saber suas impressões. Aproveite para trazer mais informações sobre o pintor Van Gogh, que viveu há muito tempo atrás na Holanda, e que pintou mais de 400 telas. Fale também sobre as músicas que ouviram no filme. Elas também foram feitas por um artista. Mas este viveu na Itália. Seu nome é Vivaldi, e ele compôs mais de 700 músicas. Essas que foram ouvidas tiveram inspiração nas quatro estações do ano. Vivaldi viveu há muito tempo atrás, mas suas músicas, assim como as telas de Van Gogh, ficaram conhecidas no mundo todo, até os dias atuais.

Depois da conversa sobre os artistas, proponha para o grupo, também fazerem arte. Explique que poderiam criar uma árvore, com as folhas secas que recolheram no passeio para embelezar a sala, usando as folhas secas, papel e tintas. 

  

Quarto Momento: Fazendo Arte

Materiais: Folhas secas, cartolina, cola colorida verde e amarela.     

Duração: aproximadamente 40 minutos.

Corte a cartolina no formato de uma árvore e cole as folhas secas. Depois prepare uma mesa com as colas verde e amarela, e convide as crianças a pintarem as folhas, usando as colas. Depois de seco, cole um graveto na parte inferior para servir de caule. Pronto, agora temos arte, temos beleza também em nossa sala.

 

 primavera  primavera

Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013

Fotografia: Roseli Cunha

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com os colegas; tinha conhecimentos prévios a respeito do tema; ampliou seus conhecimentos a esse respeito. Envolveu-se nas atividades com autonomia e criatividade; manifestou interesse e ou sensibilizou-se  com as obras de Van Gogh e Vivaldi. Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua prática pedagógica.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.