17/10/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Professor, introduza o tema sobre o uso da norma padrão projetando o vídeo sugerido abaixo. Porém, antes de iniciar a projeção do vídeo, entregue um roteiro aos alunos para que possam responder e melhor compreender o vídeo. Veja sugestões de questionamentos para o roteiro:
1. A que se relacionam as variantes linguísticas?
2. Com relação às variantes linguísticas, é possível dizer que existe certo e errado?
3. Quais são os tipos de textos escritos na norma culta ou linguagem padrão citados no vídeo?
4. Qual é a linguagem predominante de uma dissertação?
5. O que é colóquio?
6. O que é linguagem coloquial?
7. Quando é que a linguagem coloquial pode aparecer em um texto literário?
8. O que é variante regional ou regionalismo?
9. É possível encontrar regionalismos em textos literários?
10. Qual é o autor citado no vídeo que utiliza regionalismos em seus textos?
11. O que é a gíria?
12. A gíria pode ser incorporada à norma culta? Quando isso acontece?
13. O vídeo mostra um texto escrito por um maestro. Segundo a narradora do vídeo, qual foi a intenção do maestro ao utilizar a gíria em seu texto?
Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=xOzC-9rDTLo. Acesso em: 14 out 2013.
Assim que os alunos terminarem de responder as perguntas sobre o vídeo, verifique a compreensão e tire possíveis dúvidas sobre a questão da norma culta e seu uso. Em seguida, proponha alguns exercícios para fixação do tema estudado. Veja abaixo algumas sugestões de exercícios que poderão ser reproduzidos e entregues aos alunos.
EXERCÍCIOS
1. Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:
Estudantes em greve fazem 'cadeiraço' para impedir aulas na USPPublicidade FELIPE SOUZA Estudantes da USP em greve lotaram com cadeiras e mesas os corredores da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) ontem de manhã. A intenção do "cadeiraço" foi impedir que funcionários e alunos entrassem nas salas e houvesse aula. "É uma forma de a gente indicar a paralisação", afirmou Luisa Davola, 25, do DCE (Diretório Central dos Estudantes). (Folha de São Paulo, 10/10/2013 - 03h00) |
Texto disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/10/1354411-estudantes-em-greve-fazem-cadeiraco-para-impedir-aulas-na-usp.shtml. Acesso em: 16 out 2013.
2. Observe a imagem abaixo e responda as perguntas a seguir:
Imagem disponível em: http://www.historiaequadrinhos.com.br/2011/05/polemica-da-linguagem-coloquial-turma.html. Acesso em: 16 out 2013.
3. Veja as situações abaixo e diga qual o tipo de linguagem (culta ou coloquial) poderá ou deverá ser usado em cada uma das situações:
No laboratório de informática, ou na sala de aula, com um computador e um projetor, exiba o vídeo sugerido abaixo, sobre a norma padrão.
Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=9Z9dUPS92Hk. Acesso em: 15 out 2013.
Terminada a exibição do vídeo, proponha o seguinte exercício para verificar a compreensão do conteúdo exibido:
De acordo com o conteúdo exposto no vídeo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:
( ) A língua portuguesa é extremamente complexa.
( ) A língua portuguesa é desinteressante.
( ) Observa-se que o uso da língua se diferencia de acordo como o ambiente em que a língua é empregada.
( ) O uso da língua portuguesa é um exercício de cidadania.
( ) A língua portuguesa é uma das mais fáceis de ser aprendida no mundo.
( ) A norma padrão deve ser utilizada na escrita.
( ) A linguagem oral é viva e está sujeita a gírias e interferências.
( ) A norma culta não é utilizada no meio acadêmico.
( ) Na linguagem coloquial, o importante é se fazer entender.
( ) A realidade linguística das ruas é a mesma da gramática normativa.
( ) Saber português não significa saber a gramática normativa.
( ) Há uma grande defasagem entre a linguagem coloquial e a linguagem culta.
( ) A norma culta ou padrão é imutável.
Professor, se você estiver desenvolvendo a aula com o auxílio do projetor ou no laboratório de informática, projete a imagem abaixo com a definição de norma culta, segundo a Wikipédia. Caso contrário, imprima a imagem e mostre-as aos alunos. Se não conseguir fazer a leitura, veja a transcrição do texto logo abaixo da imagem.
Imagem retirada do vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9Z9dUPS92Hk. Acesso em: 16 out 2013.
Norma Culta é uma expressão empregada pelos linguistas brasileiros para designar o conjunto de variedades linguísticas efetivamente faladas, na vida cotidiana, pelos falantes cultos, sendo classificados os cidadãos nascidos e criados em zona urbana e com grau de instrução superior completo. Wikipédia, Enciclopédia livre. |
Promova uma discussão entre os alunos a partir da definição de norma. Leve diferentes dicionários para a sala de aula e peça os alunos que pesquisem o verbete "norma". Depois de terminada a pesquisa, peça-lhes que redijam sua própria definição para norma linguística.
Leia para o grupo a frase de Marcos Bagno, apresentada no vídeo que foi exposto aos alunos. Veja a transcrição da frase, logo abaixo, caso a imagem não esteja legível.
Imagem retirada do vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9Z9dUPS92Hk. Acesso em: 16 out 2013.
O que defendo é, aparentemente, muito simples: a incorporação à norma padrão de usos linguísticos já comprovadamente consagrados na fala e na escrita da grande maioria dos falantes, inclusive os chamados cultos. (BAGNO, 2001, p. 176) |
Divida a turma em grupos de 6 a 8 alunos e peça-lhes para ler a frase de Marcos Bagno e depois apresentar a posição do grupo diante da afirmação do autor. Peça aos alunos que apresentem suas opiniões sobre a afirmação de Bagno. Quando todos os grupos tiverem terminado sua exposição, encerre a aula verificando a compreensão dos alunos sobre a definição e o uso da norma padrão.
http://www.soportugues.com.br/secoes/exercicios.php?indice=2-4. Acesso em: 14 out 2013.
http://www.soportugues.com.br/secoes/seman/seman3.php. Acesso em: 14 out 2013.
O professor deverá observar se os estudantes alcançaram os objetivos propostos. Observar, por exemplo, se os alunos refletiram sobre o uso da norma culta, apontando os pontos positivos e entendendo que o preconceito linguístico é prejudicial e que não existe "certo" e "errado" no que se refere à língua. Verificar também se os alunos conseguiram formular uma definição própria de norma linguística e se eles são capazes de relacionar as diferentes situações de comunicação e os registros formais e informais da língua.
Quatro estrelas 1 classificações
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16/02/2016
Quatro estrelasMuito bom; nos ajuda a ter uma direção, ou seja, qual a melhor atividade a ser dada ao aluno.