17/10/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico Florestal |
Ensino Fundamental Final | Geografia | O Brasil diante das questões ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Agroecologia |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Atividade 1: Motivação
Disponível em: http://aprendaecrie.blogspot.com.br/2012/07/retirado-do-blog-httpensinar-aprender.html. Acesso em: 14 outubro 2013.
Para o professor:
1) Apresente, utilizando o recurso multimídia data show, o infográfico sobre o desmatamento no Brasil.
- Desmatamento no Brasil. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/img/geografia/geografia_mapa.pdf. Acesso em: 14 outubro 2013.
2) Peça aos alunos que analisem com atenção o infográfico.
3) Apresente a eles os seguintes questionamentos:
4) Estimule os alunos a refletirem sobre o fato de que o ser humano altera o ambiente, provocando a destruição de habitats e a extinção de espécies da fauna e flora; e que é preciso conservar alguns ambientes.
Atividade 2: Apresentação do tema
Para o professor:
1) Projete, utilizando o recurso multimídia data show, o mapa com a localização das unidades de conservação no Brasil.
- Unidades de conservação federais. Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/images/mapas/uc_todas.pdf. Acesso em: 14 outubro 2013.
2) Solicite aos alunos que observem com atenção o mapa.
3) Organize os alunos em duplas.
4) Solicite que as duplas discutam sobre os dados apresentados pelo mapa.
5) Apresente as questões seguintes para auxiliá-los durante as discussões:
6) Após as discussões em duplas, solicite aos alunos que socializem os seus posicionamentos. Incentive a participação de todos.
Atividade 1: Pesquisa na internet
Para o professor:
1) Organize os alunos em 12 grupos.
2) Informe-os de que deverá ser feita uma pesquisa sobre as 12 categorias de unidades de conservação:
- Estação Ecológica;
- Reserva Biológica;
- Parque Nacional;
- Monumento Natural;
- Refúgio da Vida Silvestre;
- Área de Relevante Interesse Ecológico;
- Reserva Particular do Patrimônio Natural;
- Área de Preservação Ambiental;
- Floresta Nacional;
- Reserva de Desenvolvimento Sustentável;
- Reserva de Fauna;
- Reserva Extrativista.
3) Para isso, realize o sorteio dos temas. Cada grupo ficará responsável por pesquisar e montar um seminário sobre o tema sorteado.
4) A pesquisa poderá ser feita no laboratório de informática ou os alunos deverão trazer o material pesquisado.
5) A pesquisa deverá abordar: o conceito e importância das unidades de conservação, os objetivos de manejo e tipos de uso da categoria sorteada, além de exemplos.
Sugestão de sites para a pesquisa:
- SNUC. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Nacional_de_Unidades_de_Conserva%C3%A7%C3%A3o_da_Natureza. Acesso em: 14 outubro 2013.
- Unidades de conservação. Disponível em: http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao. Acesso em: 14 outubro 2013.
- Áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade brasileira. Disponível em: http://blog.mma.gov.br/biodiversidade2010/2010/08/20/areas-prioritarias-para-conservacao-da-biodiversidade-brasileira/. Acesso em: 14 outubro 2013.
6) Peça aos alunos que organizem a pesquisa para a apresentação de um seminário em sala de aula.
7) A apresentação poderá ser elaborada em cartazes ou no Powerpoint.
8) Agende uma data para a apresentação.
Atividade 2: Debate
Disponível em: http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-ponto-de-interroga%C3%A7%C3%A3o-image6906191. Acesso em: 14 outubro 2013.
Para o professor:
1) Organize um debate na sala de aula sobre o tema: Unidades de Conservação: uma questão de sobrevivência?
2) Divida os alunos em dois grandes grupos:
- Grupo 1: As unidades de conservação são eficazes para a sobrevivências das espécies?
- Grupo 2: As unidades de conservação não são eficazes para a sobrevivências das espécies?
3) Entregue o material de apoio para cada aluno:
- Grupo 1: A importância das Unidades de Conservação. Disponível em: http://ambientalsustentavel.org/2011/a-importancia-das-unidades-de-conservacao-para-a-biodiversidade/. Acesso em: 14 outubro 2013.
- Grupo 2: Unidades de conservação não garantem a preservação. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/biodiversidade/bio08.htm Acesso em: 14 outubro 2013.
4) Informe aos alunos que o objetivo da atividade é convencer a eficácia ou não das unidades de conservação.
5) Após a leitura, inicie o debate. Estipule um tempo para que cada grupo exponha os seus argumentos. Incentive a participação de todos os alunos.
6) Em seguida, peça que cada aluno produza um texto, apresentando a conclusão individual sobre o debate, a partir do tema: Unidades de Conservação: uma questão de sobrevivência?
Sugestão de material de apoio para a pesquisa do aluno:
- Unidades de conservação nos biomas. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros.html. Acesso em: 14 outubro 2013.
- Cadastro Nacional das Unidades de conservação. Disponível em: http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs. Acesso em: 14 outubro 2013.
A avaliação será processual e ao longo de todas as atividades propostas. Avalie qualitativamente a participação e envolvimento dos alunos nas discussões e no desenvolvimento das atividades propostas. Avalie quantitativamente as atividades de pesquisa, seminário e debate.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/05/2014
Cinco estrelasMuito bom!!