Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Unidades de conservação: uma questão de sobrevivência

 

17/10/2013

Autor y Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico Florestal
Ensino Fundamental Final Geografia O Brasil diante das questões ambientais
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroecologia
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Compreender o conceito de unidades de conservação.
  • Entender o processo legal da criação de unidades de conservação.
  • Compreender as diferentes categorias de unidades de conservação.
  • Discutir sobre a importância das unidades de conservação.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Conceito de ecossistemas e biodiversidade.
  • Biomas brasileiros.
Estratégias e recursos da aula

 

  •  Apresentação e discussão de infográficos e mapas.
  • Pesquisa na internet.
  • Seminários.
  • Debate.
  • Produção de texto.
  • Atividades em duplas e em grupo.

MÓDULO 1

Atividade 1: Motivação

Desmatamento

Disponível em: http://aprendaecrie.blogspot.com.br/2012/07/retirado-do-blog-httpensinar-aprender.html. Acesso em: 14 outubro 2013.

Para o professor:

1) Apresente, utilizando o recurso multimídia data show, o infográfico sobre o desmatamento no Brasil.

- Desmatamento no Brasil. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/img/geografia/geografia_mapa.pdf. Acesso em: 14 outubro 2013.

2) Peça aos alunos que analisem com atenção o infográfico.

3) Apresente  a eles os seguintes questionamentos:

  • Qual a situação dos biomas brasileiros?
  • Quais os fatores que contribuem para o desmatamento dos biomas brasileiros?
  • É importante proteger as áreas desmatadas e as áreas que ainda não sofreram desmatamento intenso? Por quê?
  • O que pode ser feito para proteger essas áreas?

 

4) Estimule os alunos a refletirem sobre o fato de que o ser humano altera o ambiente, provocando a destruição de habitats e a extinção de espécies da fauna e flora; e que é preciso conservar alguns ambientes.

 

Atividade 2: Apresentação do tema

Para o professor:

1) Projete, utilizando o recurso multimídia data show, o mapa com a localização das unidades de conservação no Brasil.

- Unidades de conservação federais. Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/images/mapas/uc_todas.pdf. Acesso em: 14 outubro 2013.

2) Solicite aos alunos que observem com atenção o mapa.

3) Organize os alunos em duplas.

4) Solicite que as duplas discutam sobre os dados apresentados pelo mapa.

5) Apresente as questões seguintes para auxiliá-los durante as discussões:

  • O que seria os itens apresentados nas legendas?
  • Qual a importância das unidades de conservação?
  • Onde se localizam as unidades de conservação?
  • Quais os fatores para a localização das unidades de conservação?

 

6) Após as discussões em duplas, solicite aos alunos que socializem os seus posicionamentos. Incentive a participação de todos.

 

MÓDULO 2

Atividade 1: Pesquisa na internet

Para o professor:

1) Organize os alunos em 12 grupos.

2) Informe-os  de que deverá ser feita uma pesquisa sobre as 12 categorias de unidades de conservação: 

- Estação Ecológica;

- Reserva Biológica;

- Parque Nacional;

- Monumento Natural;

- Refúgio da Vida Silvestre;

- Área de Relevante Interesse Ecológico;

- Reserva Particular do Patrimônio Natural;

- Área de Preservação Ambiental;

- Floresta Nacional;

- Reserva de Desenvolvimento Sustentável;

- Reserva de Fauna;

- Reserva Extrativista.

 

3) Para isso, realize o sorteio  dos temas. Cada grupo ficará responsável por pesquisar e montar um seminário sobre o tema sorteado.

4) A pesquisa poderá ser feita no laboratório de informática ou os alunos deverão trazer o material pesquisado.

5) A pesquisa deverá abordar: o conceito e importância das unidades de conservação, os objetivos de manejo e tipos de uso da categoria sorteada, além de exemplos.

Sugestão de sites para a pesquisa:

- SNUC. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Nacional_de_Unidades_de_Conserva%C3%A7%C3%A3o_da_Natureza. Acesso em: 14 outubro 2013.

- Unidades de conservação. Disponível em: http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao. Acesso em: 14 outubro 2013.

- Áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade brasileira. Disponível em: http://blog.mma.gov.br/biodiversidade2010/2010/08/20/areas-prioritarias-para-conservacao-da-biodiversidade-brasileira/. Acesso em: 14 outubro 2013.

6) Peça aos alunos que organizem a pesquisa para a apresentação de um seminário em sala de aula.

7) A apresentação poderá ser elaborada em cartazes ou no Powerpoint.

8) Agende uma data para a apresentação. 

 

Atividade 2: Debate

Ponto de interrogação

Disponível em: http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-ponto-de-interroga%C3%A7%C3%A3o-image6906191. Acesso em: 14 outubro 2013.

 

Para o professor:

1) Organize um debate na sala de aula sobre o tema: Unidades de Conservação: uma questão de sobrevivência?

2) Divida os alunos em dois grandes grupos:

- Grupo 1: As unidades de conservação são eficazes para a sobrevivências das espécies?

- Grupo 2: As unidades de conservação não são eficazes para a sobrevivências das espécies?

3) Entregue o material de apoio para cada aluno:

- Grupo 1: A importância das Unidades de Conservação. Disponível em: http://ambientalsustentavel.org/2011/a-importancia-das-unidades-de-conservacao-para-a-biodiversidade/. Acesso em: 14 outubro 2013.

- Grupo 2: Unidades de conservação não garantem a preservação. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/biodiversidade/bio08.htm Acesso em: 14 outubro 2013.

4) Informe aos alunos que o objetivo da atividade é convencer a eficácia ou não das unidades de conservação.

5) Após a leitura, inicie o debate. Estipule um tempo para que cada grupo exponha os seus argumentos. Incentive a participação de todos os alunos. 

6) Em seguida, peça que cada aluno produza um texto, apresentando a conclusão individual sobre o debate, a partir do tema: Unidades de Conservação: uma questão de sobrevivência?

Recursos Complementares

Sugestão de material de apoio para a pesquisa do aluno:

- Unidades de conservação nos biomas. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/unidades-de-conservacao/biomas-brasileiros.html. Acesso em: 14 outubro 2013.

- Cadastro Nacional das Unidades de conservação. Disponível em: http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs. Acesso em: 14 outubro 2013.

Avaliação

A avaliação será processual e ao longo de todas as atividades propostas. Avalie qualitativamente a participação e envolvimento dos alunos nas discussões e no desenvolvimento das atividades propostas. Avalie quantitativamente as atividades de pesquisa, seminário e debate.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.