24/11/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Educando e o lugar de vivência |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Ao termino das atividades os alunos deverão:
- identificar o alagamento para formação de hidrelétricas como causa de migrações;
- resumir como se dá a migração da população que perde suas terras e terrenos devido à formação das represas construídas para a produção de energia nas usinas hidrelétricas.
O aluno deverá ter domínio de:
o que é migração;
causas das migrações.
Aula 1: Problema
O professor apresenta aos alunos duas informações:
tabela com os maiores lagos artificiais brasileiros
Área inundada (km²)
Usina | |
Itaipu (binacional) | 1.350 |
Tucuruí (PA) | 2.430 |
Porto Primavera (SP) | 2.250 |
Sobradinho (BA) | 4.214 |
2. Mapa do Brasil (de parede) localizando onde estão localizadas estas usinas hidrelétricas, estas marcações podem ser feitas com giz.
Apresentando estas informações dá início à discussão por meio de questionamentos:
O professor apresenta aos alunos o vídeo do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), veiculado no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=xFKUkMEdd-U).
Após a discussão e apresentação do vídeo o professor solicita aos alunos um texto com suas impressões pessoais sobre o assunto. Este texto é ponto de partida para o desenvolvimento do conteúdo.
Aula 2: Conteúdo
Professor, prepare esta aula, contemplando as informações, dúvidas, contribuições, preconceitos, equívocos que os alunos colocaram em seus textos.
Esta aula deve ser dialogada, converse sobre:
- o grande número de usinas construídas a partir da década de 1970, lembrando que o Brasil é um dos países que mais usa hidreletricidade;
- o caráter das migrações que tem o alagamento por causa: migrações forçadas;
- as consequências das migraçoes forçadas para os migrantes e para a região que os recebe;
- o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que teve origem no Sul do país;
- as indenizações e os assentamentos oferecidos aos que terão suas terras submersas: são justos? cobrem o valor da terra e das benfeitorias?;
- a situação dos arrendatários, dos posseiros, dos empregados rurais.
Aula 3: Após o desenvolvimento do conteúdo o professor solicita que os alunos reescrevam seus textos, acrescentando ao texto original informações e fundamentação obtidas a partir do desenvolvimento do conteúdo e das discussões.
Fonte de pesquisa e auxílio para o professor:
REIS, Maria José. O Movimento dos Atingidos por Barragens:atores, estratégias de luta e conquistas. In: Anais do II Seminário Nacional - Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 25 a 27 de abril de 2007, UFSC, Florianópolis, Brasil. Disponível em: http://www.sociologia.ufsc.br/npms/maria_jose_reis.pdf. Acesso em 27 jul 2009.
MORAES, Maria Stela Marcondes de. O Movimento dos Atingidos pelas Barragens daBacia do Rio Uruguai e a ação político-educativa dos mediadores. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE01/RBDE01_08_MARIA_STELA_MARCONDES_DE_MORAES.pdf. Acesso em: 27 jul de 2009.
Será feita durante todo o processo a partir de:
participação nas atividades – apresentação de opiniões, de perguntas, de contribuições.
elaboração do texto 1: apresentar coerência de idéias;
elaboração do texto 2: apresentar mais consistência que o texto 1 e apresentar coerência de idéias.
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24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa aula.