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Alagados, não! População atingida por barragem.

 

24/11/2009

Autor e Coautor(es)
Leda Maria Correa Moura
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao termino das atividades os alunos deverão:

- identificar o alagamento para formação de hidrelétricas como causa de migrações;

- resumir como se dá a migração da população que perde suas terras e terrenos devido à formação das represas construídas para a produção de energia nas usinas hidrelétricas.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter domínio de:

  • o que é migração;

  • causas das migrações.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Problema

O professor apresenta aos alunos duas informações:

  1. tabela com os maiores lagos artificiais brasileiros

 


Área inundada (km²)

Maiores lagos artificiais brasileiros
Usina
Itaipu (binacional) 1.350
Tucuruí (PA) 2.430
Porto Primavera (SP) 2.250
Sobradinho (BA) 4.214

2. Mapa do Brasil (de parede) localizando onde estão localizadas estas usinas hidrelétricas, estas marcações podem ser feitas com giz.

Apresentando estas informações dá início à discussão por meio de questionamentos:

  • será que tinha gente morando nestes lugares?
  • O que aconteceu com estas pessoas?
  • Será que morreram afogadas?
  • Será que mudaram pra outros lugares?


O professor apresenta aos alunos o vídeo do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), veiculado no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=xFKUkMEdd-U).

Após a discussão e apresentação do vídeo o professor solicita aos alunos um texto com suas impressões pessoais sobre o assunto. Este texto é ponto de partida para o desenvolvimento do conteúdo.

Aula 2: Conteúdo

Professor, prepare esta aula, contemplando as informações, dúvidas, contribuições, preconceitos, equívocos que os alunos colocaram em seus textos.

Esta aula deve ser dialogada, converse sobre:

- o grande número de usinas construídas a partir da década de 1970, lembrando que o Brasil é um dos países que mais usa hidreletricidade;

- o caráter das migrações que tem o alagamento por causa: migrações forçadas;

- as consequências das migraçoes forçadas para os migrantes e para a região que os recebe;

- o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que teve origem no Sul do país;

- as indenizações e os assentamentos oferecidos aos que terão suas terras submersas: são justos? cobrem o valor da terra e das benfeitorias?;

- a situação dos arrendatários, dos posseiros, dos empregados rurais. 


Aula 3: Após o desenvolvimento do conteúdo o professor solicita que os alunos reescrevam seus textos, acrescentando ao texto original informações e fundamentação obtidas a partir do desenvolvimento do conteúdo e das discussões.


Recursos Complementares

Fonte de pesquisa e auxílio para o professor:

REIS, Maria José. O Movimento dos Atingidos por Barragens:atores, estratégias de luta e conquistas. In: Anais do II Seminário Nacional - Movimentos Sociais, Participação e Democracia, 25 a 27 de abril de 2007, UFSC, Florianópolis, Brasil. Disponível em: http://www.sociologia.ufsc.br/npms/maria_jose_reis.pdf. Acesso em 27 jul 2009.

MORAES, Maria Stela Marcondes de. O Movimento dos Atingidos pelas Barragens daBacia do Rio Uruguai e a ação político-educativa dos mediadores. Disponível em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE01/RBDE01_08_MARIA_STELA_MARCONDES_DE_MORAES.pdf. Acesso em: 27 jul de 2009.

Avaliação

Será feita durante todo o processo a partir de:

  1. participação nas atividades – apresentação de opiniões, de perguntas, de contribuições.

  2. elaboração do texto 1: apresentar coerência de idéias;

  3. elaboração do texto 2: apresentar mais consistência que o texto 1 e apresentar coerência de idéias.

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