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BRINCADEIRA ENTRE COLEGAS TEM LIMITE?

 

14/09/2009

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; FÁTIMA REZANDE NAVES DIAS; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Discutir sobre a importância do respeito mútuo para a convivência grupal.
  2. Identificar brincadeiras realizadas pelos alunos em que os limites não são respeitados.
  3. Analisar as possíveis reações advindas das brincadeiras desrespeitosas vivenciadas no cotidiano escolar.
  4. Sugerir alternativas para situações que provocam desentendimentos na convivência grupal.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É condição essencial que o professor tenha promovido o debate com os alunos sobre o tema “LIMITE”, incluindo nessa discussão a importância do “SIM” e do “NÃO”. Sugerimos como referência as aulas intituladas: “APRENDENDO A PENSAR SOBRE LIMITE” e “SIM E NÃO CONVIVEM EM CADA AÇÃO”, para subsidiar a aula proposta.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: O professor inicia a aula partindo do próprio título: BRINCADEIRA ENTRE COLEGAS TEM LIMITE? para saber o que pensam os alunos sobre esta questão. Ao ouvir as opiniões dos alunos, o professor amplia a discussão, formulando outras perguntas, tais como: O que vocês acham que significa a expressão: “A brincadeira passou do limite!”; Já vivenciaram situações em que certas brincadeiras passaram do limite? Como reagiram? Como lidaram com elas? Brincaram com algum colega que considerou sua atitude fora do limite?

2º Momento: Em pequenos grupos, os alunos deverão ler e discutir o texto distribuído pelo professor: FIQUE FORA DESSA! de Cláudio Fragata.

FIQUE FORA DESSA!
Cláudio Fragata

As gracinhas que rolam na escola também podem chatear os colegas. São coisas como puxões no cabelo, empurrões, tapinhas e cutucadas que, quando dirigidos sempre à mesma pessoa, se transformam em marcação e perturbam qualquer um.
Para descobrir se uma brincadeira é legal e não vai chatear ninguém, basta você se perguntar se gostaria de ser tratado da mesma maneira. Simples, não é?
Sempre que algum colega da escola ou mesmo amigo da sua rua for alvo de gozações maldosas, experimente fazer a mesma pergunta para quem estiver perturbando. E não vale dizer que você entra na brincadeira só para que não sobre para o seu lado.
Existe uma porção de outros jeitos de brincar com a turma sem que isso ofenda ou magoe alguém. É só não confundir alegria com falta de respeito.

A partir do texto, os alunos deverão relatar situações vividas por eles na escola, em que as brincadeiras estão passando do limite, provocando brigas, desentendimentos, falta de respeito, tristeza... Dentre as situações lembradas por eles, cada grupo deverá escolher uma para ser dramatizada para toda a turma.

3º Momento: Dramatização das situações escolhidas por cada grupo.

4º Momento: A partir do conteúdo apresentado nas discussões e dramatizações, o professor deverá propor aos alunos que façam sugestões sobre outros modos de se relacionarem nas brincadeiras, para que prevaleça o respeito mútuo, a alegria e o prazer de conviver em grupo. Estas sugestões deverão ser registradas pelo professor e retomadas sempre que necessário, no sentido de orientar as condutas no espaço escolar.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura complementar para o professor referente ao seu papel de autoridade:

BIZ, Manuela. Nem ditadura nem anarquia. Revista Nova Escola. Set, 2007.

Professor, você poderá localizar este artigo no sítio:

http://nteitaperuna.blogspot.com/2007/09/nem-ditadura-nem-anarquia.html

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica. Cabe ao professor fortalecer o seu papel de autoridade, repensando a forma como tem lidado com as situações de conflito entre os alunos.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas. Em que esta aula contribuiu para repensar como estou me relacionando com meus colegas na escola e se tenho feito ou participado de brincadeiras sem limites.

Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões, produções e dramatização. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade de fazer escolhas, de sugerir alternativas de ação para orientar as condutas da turma, com base em princípios éticos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Fátima Leite, E.E.DR. Ary Corrêa , São Paulo - disse:
    mfatimaleitefonseca@hotmail.com

    05/02/2015

    Cinco estrelas

    Sou professora mediadora em uma escola estadual e sempre encontro aqui alguma idéia boa para ajudar meus alunos a se relacionarem melhor.


  • paulo, legal , São Paulo - disse:
    paulo.santana23@hotmail.com

    16/03/2011

    Cinco estrelas

    muito legal assas opinioes bem bacana


  • Rozana F Perini, Escola Estadual Rotary , Minas Gerais - disse:
    roperini@netsite.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente essa sugestão, pois as crianças, os adlescentes, enfim, em todas as idades as pessoas, não sabem mais o que é limite, vejo principalmente na hora do recreio, as brincadeiras, são sem graça, é só correr, empurrar, apelidar os outros, ofendendo.


  • andrea rita arruda benevides, escola municipal guilherme correa da silva , Mato Grosso do Sul - disse:
    frof.andrearita@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula ficou muito boa ,bem detalhada com otima metodologia, gostei muito


  • Emeliana Paula Barbosa de Oliveira, ESC MUL MONSENHOR JOÃO BATISTA DE CARVALHO DALTRO , Sergipe - disse:
    emelianabarbosa@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A sua aula, trabalha muito bem com esse problema encontrado em todas as escolas, como a minha escola não é diferente, irei usar sua sugestão. Obrigada e parabéns!


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