Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos plantar girassol?

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar sobre o girassol: sua história, importância e utilidade.
  • Conhecer a forma de nascimento do girassol.
  • Observar os processos de crescimento do girassol.
  • Conhecer sobre os modos de preparo da terra para o plantio.
  • Realizar tentativa de escrita.
  • Conhecer, ler e interpretar o gênero textual: poesia.
  • Fazer relação numeral/quantidade.  
Duração das atividades
05 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01 - Ampliando nossos conhecimentos sobre girassol.

1- Esta aula tem como objetivo geral proporcionar que os alunos conheçam e acompanham o desenvolvimento de uma planta, desde o seu nascimento até a sua colheita. Para isso escolhemos o girassol, por ser uma planta de fácil plantio e que floresce em 50 dias. Para instigar a curiosidade dos alunos e inserir a temática, sugerimos a leitura da história “O Girassol Solitário” da autora Sandra Diniz Costa, publicado pela editora Claranto, que esta disponível no site: http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2009/09/historia-infantil-o-girassol-solitario.html. Acesso em 14 de outubro de 2013. 

2 - Essa história conta sobre o nascimento do girassol e o porquê ele tem esse nome. Trata também da importância da amizade do girassol com o sol, com as abelhas e as lagartas. Após ouvir a história faça uma roda de conversa para observar quais são os conhecimentos prévios dos alunos em relação à planta girassol, bem como sobre o seu nascimento. Para isso sugerimos alguns questionamentos: 

  • O que é um girassol?
  • Porque o girassol tem esse nome?
  • Para que serve o girassol?
  • Como o girassol nasce?
  • Onde encontramos girassol?
  • Como o girassol ajuda as abelhas, as lagartas?
  • Porque o girassol precisa do sol? 

 

Sugestão: Professor você pode encontrar mais possibilidades para se trabalhar essa história na aula do portal de PAIVA, Núbia Silvia Guimarães. O girassol solitário. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10269. Acesso em 29 de setembro de 2013.  

3 - Após esses questionamentos, sugira para os alunos o plantio do girassol no canteiro da escola. Traga para os alunos informações sobre o girassol, sobre o seu plantio e as ações para o cuidado com o desenvolvimento do girassol. O professor pode organizar essas informações em cartazes para ir lendo com os alunos:  

Descrição: O girassol é uma planta com coloração amarela que mede aproximadamente 30 cm de diâmetro - cujo caule pode atingir até 3 metros de altura.

História: Os girassóis são plantas originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas para alimentação. O Girassol recebeu esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.

Utilização: Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível. A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva. A sua flor é comercializada na confecção de bouquet. A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de biodiesel. Tem sido também uma boa alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grãos.

Nascimento: Nas plantas, o nascimento corresponde à germinação da semente ou do esporo.

Observação: Professor você irá aprofundar mais nas informações do nascimento do girassol, na atividade 02 (abaixo), no momento do plantio do girassol.

Sugestões: Professor para ampliar o conhecimento dos alunos, na descrição do girassol, traga uma fita métrica e demonstre a medida de 30 cm de diâmetro e 3 m de caule. Na história traga o mapa e localize a América do Norte. Na utilização traga imagens dos produtos comercializados com o girassol bem como as sementes para que os alunos possam observar e ter contato.

Informações retiradas dos sites:

MARTINEZ, Marina. Girassol. Disponível em: http://www.infoescola.com/plantas/girassol/. Acesso em 14 de outubro de 2013.

WIKIPÉDIA. Girassol. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Girassol. Acesso em 29 de setembro de 2013.

4 - Após trabalhar essas informações, peça que os alunos façam a tentativa de escrita da palavra girassol, para isso disponibilize folhas A4 em branco e deixe os cartazes colados na sala para que eles possam ter opções de observar a escrita dessa palavra.  

Atividade 02 – Plantando girassol. 

1 - Convide os alunos para plantar girassol. Converse sobre como podemos fazer esse plantio.  Para isso, sugerimos que o professor faça uma roda de conversa e questione: Como vamos descobrir como se deve plantar o girassol?

Vá anotando em um cartaz as possibilidades elencadas pelos alunos, nesse momento podem surgir sugestões como: procurar informações na internet, na biblioteca, chamar o jardineiro. Amplie essas sugestões questionando aos alunos qual o profissional responsável pelo cuidado das plantas além do jardineiro? Amplie para as profissões do agrônomo e do biólogo.

Após essa conversa envie para casa uma atividade onde os pais poderão contribuir com a pesquisa de quais os procedimentos são necessários para o plantio do girassol. Ao retomar a tarefa de casa, elenque com os alunos e escreva em um cartaz, os principais procedimentos para o plantio do girassol.  

2 - No segundo momento, elenque com os alunos as dúvidas que ainda restarão após a pesquisa e convide um biólogo ou agrônomo para ser entrevistado pelos alunos. As dúvidas deverão ser escritas em um cartaz anteriormente a visita para que possam direcionar a entrevista. Podem surgir perguntas como: 

  • Quais os procedimentos para o plantio?
  • Quais os instrumentos que devemos utilizar?
  • Quantas sementes precisaram?
  • Quanto tempo demora para o nascimento do girassol?  

 

Sugestão: Para convidar o profissional, o professor pode, juntamente com os alunos, escrever um convite informando sobre o que querem saber, data, local e horário para a entrevista. Trata-se de um momento interessante para se trabalhar a estrutura e as finalidades de um convite.

3 - Após a pesquisa e a entrevista construa um cartaz com os alunos com as informações necessárias para o plantio.   

ORIENTAÇÕES PARA O PLANTIO DE GIRASSOIS:

  • INSTRUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O PLANTIO: PÁ, RASTELO, ÁGUA, FITA MÉTRICA, ADUBO, SEMENTES.
  • EM UM CANTEIRO DE 2 METROS DE COMPRIMENTO E 1 METRO DE LARGURA, DEIXE ESPAÇO DE 12 CENTÍMETRO ENTRE LINHAS E DE 6 CENTÍMETROS ENTRE COVAS NAS LINHAS.
  • CADA COVA TEM QUE TER 4 CENTÍMETROS DE PROFUNDIDADE.
  • COLOCAR TRÊS SEMENTES EM CADA COVA.
  • IRRIGAR UMA VEZ POR SEMANA.
  • A GERMINAÇÃO DA SEMENETE OCORRE EM 4 DIAS, AS FOLHAS COMEÇAM A SAIR DA TERRA POR VOLTA DE 4 A 10 DIAS E FLORAÇÃO OCORRE COM APROXIMADAMENTE 50 DIAS.
  • APÓS CERCA DE 50 DIAS DO INÍCIO DO PLANTIO, AS FLORES COMEÇAM A ABRIR, QUANDO DEVEM SER COLHIDAS.
  • APÓS COLHER, MANTENHA A PLANTA COM A BASE AMARRADA E DENTRO DA ÁGUA PARA SER LEVADA PARA CASA. 

 

4 - Leve os alunos para plantar o girassol no canteiro da escola. Caso a sua escola não disponha desse espaço o professor pode fazer o plantio em garrafas PET.

  • Antes de iniciar o plantio, mostre para os alunos os instrumentos necessários para o plantio: pá, rastelo, água, fita métrica, adubo, sementes.
  • Logo depois vá para o canteiro, jogue o adubo e oriente os alunos a misturar a terra para que ela fique bem fofinha.
  • Pegue a fita métrica para realizar as medidas do canteiro e perfurar as covas para o plantio. Nesse momento você pode convidar o jardineiro da escola para ajudar. É uma oportunidade dos alunos conhecerem essa profissão e fazer algumas perguntas ao jardineiro, caso ainda tenha dúvidas em relação ao plantio. 

 

Observação: Caso a sua escola não disponha de um jardineiro, o professor poderá convidar novamente o biólogo ou agrônomo, ou mesmo pais ou parentes dos alunos que possuem familiaridade com plantio. Após preparar o canteiro disponibilize três sementes para cada aluno para que possam colocar nas covas e tampar com a terra. Para finalizar, regue o canteiro.

 

girassol girassol 2 girassol 3  girassol 4  girassol 5  girassol 6  girassol 7  girassol 7    

Plantio do Girassol. Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora. 

5 - Ao retornar para a sala de aula proponha uma atividade de registro para trabalhar a relação numeral/quantidade. Veja o exemplo abaixo:  

 

ATIVIDADE    

Exemplo 01 – Atividade de Registro. Fonte: Imagem da própria autora.

6 - Ao longo do processo, o professor deve acompanhar o crescimento do girassol o canteiro com os alunos. Disponibilize um tempo, geralmente uma vez por semana, ou mesmo de 15 em 15 dias para fazer essa observação e irrigar o canteiro. Para que os alunos registrem esse acompanhamento, construa o quadro da linha do tempo e entregue um para cada aluno. É importante ter nesse quadro, as mudanças principais do desenvolvimento do girassol. Você pode ampliar essa linha do tempo, abaixo demonstramos somente um pequeno exemplo que pode ser modificado.  

GIRASSOL

Exemplo 02 - Linha do tempo para o acompanhamento do desenvolvimento do girassol.   Fonte: Imagem da própria autora.  

Atividade 03 – Conhecendo a poesia de Vinicius de Morais: O girassol.

O GIRASSOL

                  VINICIUS DE MORAIS

SEMPRE QUE O SOL
PINTA DE ANIL
TODO O CÉU
O GIRASSOL
FICA UM GENTIL
CARROSSEL.

O GIRASSOL É O CARROSSEL DAS ABELHAS.

PRETAS E VERMELHAS
ALI FICAM ELAS
BRINCANDO, FEDELHAS
NAS PÉTALAS AMARELAS.

- VAMOS BRINCAR DE CARROSSEL, PESSOAL?

- "RODA, RODA, CARROSSEL
RODA, RODA, RODADOR
VAI RODANDO, DANDO MEL
VAI RODANDO, DANDO FLOR."

- MARIMBONDO NÃO PODE IR QUE É BICHO MAU!
- BESOURO É MUITO PESADO!
- BORBOLETA TEM QUE FINGIR DE BORBOLETA NA ENTRADA!
- DONA CIGARRA FICA TOCANDO SEU REALEJO!

- "RODA, RODA, CARROSSEL
GIRA, GIRA, GIRASSOL
REDONDINHO COMO O CÉU
MARELINHO COMO O SOL."

E O GIRASSOL VAI GIRANDO DIA AFORA...

O GIRASSOL É O CARROSSEL DAS ABELHAS.

Fonte: Poesia – o girassol. Vinicius de Morais. Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/site/article.php3?id_article=258. Acesso em 29 de setembro de 2013.   

1 - É importante disponibilizar a poesia para os alunos para que eles possam observar a estrutura bem como acompanha-la. Trabalhe as características da estrutura da poesia, faça a leitura e interpretação juntamente com os alunos, observe a quantidade de estrofes e linhas, o formato como a poesia é estruturada, quem a escreveu. Observe também que a poesia nos conta sobre o girassol, trata também dos animais que ficam perto dele. Identifique com os alunos, quais são esses animais e converse sobre o que é um carrossel e o porquê da expressão: “o girassol é o carrossel das abelhas”. 

2 - Logo depois de trabalhar as características desse poema, peça aos alunos que identifiquem e circulem a palavra girassol na poesia. Depois podem ilustrar.  

3 - Conte para os alunos que essa poesia também pode ser uma música. E traga para eles um vídeo para que possam ouvi-la. Nesse momento o professor pode observar com os alunos a diferença entre a poesia e a música, uma é somente a escrita e a outra possui melodia. O professor encontra o vídeo Girassol, disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=cJhQU61aZaQ. Duração 3min30seg. Acesso em 29 de setembro de 2013.  

4 - Para finalizar, o professor pode organizar um coral com os alunos para que eles possam fazer uma apresentação para os familiares. Após a apresentação do coral, convide os pais e/ou familiares para, juntamente com os alunos, fazerem a colheita do girassol.  No dia da colheita, o professor pode organizar com os alunos uma pequena apresentação para que eles expliquem como tudo aconteceu. Reserve também um momento para que os pais façam perguntas a respeito do processo vivido pelos alunos.  

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores: 

Professor você pode encontrar mais atividades para trabalhar essa temática no site:

OLIVEIRA. Mônica Vitória de. Projeto: Girassol. Disponível em: http://www.colegiosantoandre.org.br/educacaoInfantil/projetosAtividades/Projeto%20Girassol_Jardim_I_E_Monica.pdf. Acesso em 29 de setembro de 2013. 

Sugestão de aula do Portal do Professor para contribuir no planejamento de sua aula:

PAIVA, Núbia Silvia Guimarães. O girassol solitário. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10269. Acesso em 29 de setembro de 2013.  

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações do envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. Avalie também se, através das atividades propostas, os alunos conseguiram:

  • Ampliar o seu conhecimento sobre o nascimento e desenvolvimento do girassol;
  • Realizar a tentativa de escrita da palavra girassol;
  • Interpretar o poema “O girassol”, bem como perceber sua estrutura;
  • Fez relação numeral/quantidade na atividade de registro. 
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Karen Maravieski, ESCOLA MUNICIPAL SEVERO RIBEIRO DE CAMARGO , Paraná - disse:
    cesarmaravieski@bol.com.br

    27/11/2014

    Cinco estrelas

    muito bacana, adorei, que bom que todas as escolas praticassem esse tipo de aula, parabens pela iniciativa


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.