21/10/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.
Atividade 01 - Ampliando nossos conhecimentos sobre girassol.
1- Esta aula tem como objetivo geral proporcionar que os alunos conheçam e acompanham o desenvolvimento de uma planta, desde o seu nascimento até a sua colheita. Para isso escolhemos o girassol, por ser uma planta de fácil plantio e que floresce em 50 dias. Para instigar a curiosidade dos alunos e inserir a temática, sugerimos a leitura da história “O Girassol Solitário” da autora Sandra Diniz Costa, publicado pela editora Claranto, que esta disponível no site: http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2009/09/historia-infantil-o-girassol-solitario.html. Acesso em 14 de outubro de 2013.
2 - Essa história conta sobre o nascimento do girassol e o porquê ele tem esse nome. Trata também da importância da amizade do girassol com o sol, com as abelhas e as lagartas. Após ouvir a história faça uma roda de conversa para observar quais são os conhecimentos prévios dos alunos em relação à planta girassol, bem como sobre o seu nascimento. Para isso sugerimos alguns questionamentos:
Sugestão: Professor você pode encontrar mais possibilidades para se trabalhar essa história na aula do portal de PAIVA, Núbia Silvia Guimarães. O girassol solitário. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10269. Acesso em 29 de setembro de 2013.
3 - Após esses questionamentos, sugira para os alunos o plantio do girassol no canteiro da escola. Traga para os alunos informações sobre o girassol, sobre o seu plantio e as ações para o cuidado com o desenvolvimento do girassol. O professor pode organizar essas informações em cartazes para ir lendo com os alunos:
Descrição: O girassol é uma planta com coloração amarela que mede aproximadamente 30 cm de diâmetro - cujo caule pode atingir até 3 metros de altura.
História: Os girassóis são plantas originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas para alimentação. O Girassol recebeu esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.
Utilização: Dos seus frutos, popularmente chamados sementes, é extraído o óleo de girassol que é comestível. A semente também é usada na alimentação de pássaros em cativeiro além de ser uma das mais utilizadas na alimentação viva. A sua flor é comercializada na confecção de bouquet. A semente do girassol tem sido utilizada no Brasil na produção de biodiesel. Tem sido também uma boa alternativa para alimentação de gado, em substituição a outros grãos.
Nascimento: Nas plantas, o nascimento corresponde à germinação da semente ou do esporo.
Observação: Professor você irá aprofundar mais nas informações do nascimento do girassol, na atividade 02 (abaixo), no momento do plantio do girassol.
Sugestões: Professor para ampliar o conhecimento dos alunos, na descrição do girassol, traga uma fita métrica e demonstre a medida de 30 cm de diâmetro e 3 m de caule. Na história traga o mapa e localize a América do Norte. Na utilização traga imagens dos produtos comercializados com o girassol bem como as sementes para que os alunos possam observar e ter contato.
Informações retiradas dos sites:
MARTINEZ, Marina. Girassol. Disponível em: http://www.infoescola.com/plantas/girassol/. Acesso em 14 de outubro de 2013.
WIKIPÉDIA. Girassol. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Girassol. Acesso em 29 de setembro de 2013.
4 - Após trabalhar essas informações, peça que os alunos façam a tentativa de escrita da palavra girassol, para isso disponibilize folhas A4 em branco e deixe os cartazes colados na sala para que eles possam ter opções de observar a escrita dessa palavra.
Atividade 02 – Plantando girassol.
1 - Convide os alunos para plantar girassol. Converse sobre como podemos fazer esse plantio. Para isso, sugerimos que o professor faça uma roda de conversa e questione: Como vamos descobrir como se deve plantar o girassol?
Vá anotando em um cartaz as possibilidades elencadas pelos alunos, nesse momento podem surgir sugestões como: procurar informações na internet, na biblioteca, chamar o jardineiro. Amplie essas sugestões questionando aos alunos qual o profissional responsável pelo cuidado das plantas além do jardineiro? Amplie para as profissões do agrônomo e do biólogo.
Após essa conversa envie para casa uma atividade onde os pais poderão contribuir com a pesquisa de quais os procedimentos são necessários para o plantio do girassol. Ao retomar a tarefa de casa, elenque com os alunos e escreva em um cartaz, os principais procedimentos para o plantio do girassol.
2 - No segundo momento, elenque com os alunos as dúvidas que ainda restarão após a pesquisa e convide um biólogo ou agrônomo para ser entrevistado pelos alunos. As dúvidas deverão ser escritas em um cartaz anteriormente a visita para que possam direcionar a entrevista. Podem surgir perguntas como:
Sugestão: Para convidar o profissional, o professor pode, juntamente com os alunos, escrever um convite informando sobre o que querem saber, data, local e horário para a entrevista. Trata-se de um momento interessante para se trabalhar a estrutura e as finalidades de um convite.
3 - Após a pesquisa e a entrevista construa um cartaz com os alunos com as informações necessárias para o plantio.
ORIENTAÇÕES PARA O PLANTIO DE GIRASSOIS:
4 - Leve os alunos para plantar o girassol no canteiro da escola. Caso a sua escola não disponha desse espaço o professor pode fazer o plantio em garrafas PET.
Observação: Caso a sua escola não disponha de um jardineiro, o professor poderá convidar novamente o biólogo ou agrônomo, ou mesmo pais ou parentes dos alunos que possuem familiaridade com plantio. Após preparar o canteiro disponibilize três sementes para cada aluno para que possam colocar nas covas e tampar com a terra. Para finalizar, regue o canteiro.
Plantio do Girassol. Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
5 - Ao retornar para a sala de aula proponha uma atividade de registro para trabalhar a relação numeral/quantidade. Veja o exemplo abaixo:
Exemplo 01 – Atividade de Registro. Fonte: Imagem da própria autora.
6 - Ao longo do processo, o professor deve acompanhar o crescimento do girassol o canteiro com os alunos. Disponibilize um tempo, geralmente uma vez por semana, ou mesmo de 15 em 15 dias para fazer essa observação e irrigar o canteiro. Para que os alunos registrem esse acompanhamento, construa o quadro da linha do tempo e entregue um para cada aluno. É importante ter nesse quadro, as mudanças principais do desenvolvimento do girassol. Você pode ampliar essa linha do tempo, abaixo demonstramos somente um pequeno exemplo que pode ser modificado.
Exemplo 02 - Linha do tempo para o acompanhamento do desenvolvimento do girassol. Fonte: Imagem da própria autora.
Atividade 03 – Conhecendo a poesia de Vinicius de Morais: O girassol.
O GIRASSOL
VINICIUS DE MORAIS
SEMPRE QUE O SOL
PINTA DE ANIL
TODO O CÉU
O GIRASSOL
FICA UM GENTIL
CARROSSEL.
O GIRASSOL É O CARROSSEL DAS ABELHAS.
PRETAS E VERMELHAS
ALI FICAM ELAS
BRINCANDO, FEDELHAS
NAS PÉTALAS AMARELAS.
- VAMOS BRINCAR DE CARROSSEL, PESSOAL?
- "RODA, RODA, CARROSSEL
RODA, RODA, RODADOR
VAI RODANDO, DANDO MEL
VAI RODANDO, DANDO FLOR."
- MARIMBONDO NÃO PODE IR QUE É BICHO MAU!
- BESOURO É MUITO PESADO!
- BORBOLETA TEM QUE FINGIR DE BORBOLETA NA ENTRADA!
- DONA CIGARRA FICA TOCANDO SEU REALEJO!
- "RODA, RODA, CARROSSEL
GIRA, GIRA, GIRASSOL
REDONDINHO COMO O CÉU
MARELINHO COMO O SOL."
E O GIRASSOL VAI GIRANDO DIA AFORA...
O GIRASSOL É O CARROSSEL DAS ABELHAS.
Fonte: Poesia – o girassol. Vinicius de Morais. Disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/site/article.php3?id_article=258. Acesso em 29 de setembro de 2013.
1 - É importante disponibilizar a poesia para os alunos para que eles possam observar a estrutura bem como acompanha-la. Trabalhe as características da estrutura da poesia, faça a leitura e interpretação juntamente com os alunos, observe a quantidade de estrofes e linhas, o formato como a poesia é estruturada, quem a escreveu. Observe também que a poesia nos conta sobre o girassol, trata também dos animais que ficam perto dele. Identifique com os alunos, quais são esses animais e converse sobre o que é um carrossel e o porquê da expressão: “o girassol é o carrossel das abelhas”.
2 - Logo depois de trabalhar as características desse poema, peça aos alunos que identifiquem e circulem a palavra girassol na poesia. Depois podem ilustrar.
3 - Conte para os alunos que essa poesia também pode ser uma música. E traga para eles um vídeo para que possam ouvi-la. Nesse momento o professor pode observar com os alunos a diferença entre a poesia e a música, uma é somente a escrita e a outra possui melodia. O professor encontra o vídeo Girassol, disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=cJhQU61aZaQ. Duração 3min30seg. Acesso em 29 de setembro de 2013.
4 - Para finalizar, o professor pode organizar um coral com os alunos para que eles possam fazer uma apresentação para os familiares. Após a apresentação do coral, convide os pais e/ou familiares para, juntamente com os alunos, fazerem a colheita do girassol. No dia da colheita, o professor pode organizar com os alunos uma pequena apresentação para que eles expliquem como tudo aconteceu. Reserve também um momento para que os pais façam perguntas a respeito do processo vivido pelos alunos.
Sugestões de links para professores:
Professor você pode encontrar mais atividades para trabalhar essa temática no site:
OLIVEIRA. Mônica Vitória de. Projeto: Girassol. Disponível em: http://www.colegiosantoandre.org.br/educacaoInfantil/projetosAtividades/Projeto%20Girassol_Jardim_I_E_Monica.pdf. Acesso em 29 de setembro de 2013.
Sugestão de aula do Portal do Professor para contribuir no planejamento de sua aula:
PAIVA, Núbia Silvia Guimarães. O girassol solitário. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10269. Acesso em 29 de setembro de 2013.
A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações do envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. Avalie também se, através das atividades propostas, os alunos conseguiram:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/11/2014
Cinco estrelasmuito bacana, adorei, que bom que todas as escolas praticassem esse tipo de aula, parabens pela iniciativa