Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Propaganda e consumo: pensando e aprendendo sobre o consumismo

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabeth Rezende Faria, Leandro Rezende, Gabriela Martins Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer e diferenciar o que é consumismo, propaganda e consumo consciente.

  • Analisar criticamente o processo de consumo.

  • Reconhecer e analisar o processo de persuasão pela propaganda.

  • Pesquisar autonomamente por significados de palavras desconhecidas.

  • Construir fanzines.

  • Produzir textos comunicativos e informativos.
  • Trabalhar em grupo mediando seus interesses pessoais em função de um interesse coletivo.

     

Duração das atividades
5 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos dos quartos e quintos anos do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS AO PROFESSOR

Nesta atividade, uma questão bastante importante da contemporaneidade será abordada: o consumismo. A partir da reflexão sobre os processos de persuasão feitos pela propaganda, os alunos poderão identificar questões do seu cotidiano e assim, aprenderem de maneira significativa.

ATIVIDADE 1:

1º Momento: Iniciar uma conversa com os alunos sobre consumo, consumismo e propaganda. Perguntas sugeridas: Vocês sabem o que é consumismo? Qual é o objetivo de uma propaganda? Como as propagandas nos convencem a comprar produtos? Você já se interessou em um produto por causa da propaganda?

Esta conversa tem como objetivo apresentar o tema aos alunos, preparando-os para o momento seguinte.

2º Momento: Solicite aos alunos que, individualmente, pesquisem no dicionário o significado das seguintes palavras: consumo, consumismo, propaganda, persuasão, supérfluo e enganoso. Para isso, escreva as palavras no quadro para que os alunos as copiem no caderno. Oriente-os a escreverem os significados encontrados também no caderno.

3º Momento: Solicite a alguns alunos que voluntariamente, façam a leitura em voz alta dos significados encontrados. Anote no quadro os significados encontrados e lidos pelos alunos.  

4º Momento: Converse com todos os alunos sobre a relação entre estas palavras. Perguntas sugeridas: Por que vocês imaginam que nós selecionamos estas palavras para pesquisar? Que relação há entre estas palavras? A partir dos significados vistos, qual é a diferença entre consumo e consumismo? O que a propaganda tem a ver com o consumo? O que o supérfluo tem a ver com o consumismo?

Neste momento, é importante que os alunos entendam que a propaganda promove a persuasão para o consumo. O que pode levar ao consumo exagerado de itens supérfluos, isto é, ao consumismo.  

TAREFA DE CASA:

Entrevista sobre o consumismo: Entregue aos alunos uma folha contendo as seguintes questões para a realização de entrevistas com outras pessoas, no seu contexto doméstico: Você já comprou produtos supérfluos influenciado pela propaganda? Por quê? Você já se arrependeu de ter comprado alguma coisa por ter descoberto que a propaganda era enganosa? Por quê?

Oriente-os a entrevistar seus familiares, amigos, vizinhos e quem mais conseguirem entrevistar. Quanto mais pessoas os alunos conseguirem entrevistar, melhor. Lembre-os de anotarem o nome e a idade dos entrevistados e todas as respostas na folha.

ATIVIDADE 2:

1º Momento: Solicite aos alunos que façam a compilação dos dados das entrevistas que fizeram como tarefa de casa. Cada aluno deverá contabilizar:

  •  quantas pessoas foram entrevistadas, identificando o gênero e idade;
  • quantas responderam sim e quantas responderam não a cada uma das perguntas;
  •  quais e quantas foram as justificativas para cada pergunta.

Oriente-os a fazerem a compilação nos seus cadernos.  

2º Momento: Faça a compilação geral das entrevistas realizadas pelos alunos no quadro, convidando cada um deles a falar, em voz alta, seus dados compilados. Na medida em que forem falando, anote no quadro, de modo a permitir a contabilização geral de pessoas entrevistas (identificadas pelo gênero e idade) pelos alunos, a quantidade de respostas sim e não para cada pergunta da entrevista com suas respectivas justificativas.

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Convidar os alunos para assistirem o vídeo “iPromote TechFoot (Promovendo o TechFoot)”,  18º episódio da 1º temporada da série iCarly. Oriente-os a prestarem atenção no processo de propaganda e consumo, mostrado pelo vídeo. 

Ipromote Teckfoot (Promovendo o TechFoot). Duração: 23min49seg. Disponível em: http://www.filmesonlinegratis.net/wb/?id=COlcd2vcHDA57A3U2HAOO7-fLiiXB6NSal0KjTxcDXs. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site http://www.filmesonlinegratis.net/wb/?id=COlcd2vcHDA57A3U2HAOO7-fLiiXB6NSal0KjTxcDXs. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Sinopse: Carly, Sam e Freddie têm um programa na internet chamado iCarly. Neste episódio, eles fecham um contrato de 100 mil dólares para fazerem propaganda do novo tênis Techfoot no iCarly. Mas o iCarly começa a ter problemas, pois os sapatos não têm qualidade e o programa começa a perder público.

2º Momento: Após a exibição do vídeo, iniciar uma conversa com os alunos sobre o mesmo, promovendo a verbalização de aspectos observados por eles que pareceram interessantes e de aspectos que podem ter gerado dúvidas e que podem, então, ser esclarecidos pelo professor e/ou pelos demais alunos.

É importante que os alunos demonstrem, a partir da verbalização, que compreenderam a problemática da influência da propaganda mostrada no vídeo, bem como a compreensão de que a qualidade dos produtos não necessariamente é aquela afirmada nas propagandas dos mesmos.

3º Momento: Retome a conversa com os alunos sobre os dados compilados, relembrando o vídeo assistido. Questione-os sobre as razões que imaginam para os dados encontrados, relacionando-os com o vídeo.

Sugestões de perguntas: Por que vocês acham que as pessoas se influenciam pelas propagandas? Por que os espectadores do iCarly compraram tênis TechFoot? Por que vocês acham que as pessoas compram coisas das quais não precisam realmente? Como as pessoas podem fazer para não serem influenciadas por propagandas enganosas?

4º Momento: Para finalizar essa atividade, solicite aos alunos que façam, individualmente, uma produção de texto sobre propaganda, consumo e consumismo, sintetizando suas percepções do que eles pesquisaram no dicionário, da pesquisa realizada e do que eles viram no vídeo. 

ATIVIDADE 4:

1º Momento: Convide os alunos a construírem um fanzine com a temática “como praticar um consumo responsável”.

Para isso, explique para os alunos o que é um fanzine e como fazê-lo, levando alguns exemplares ou fotos de fanzines encontrados em sua região, como as sugeridas abaixo:

Fonte: Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-cY8KhJcvOjk/UjDk8azWCCI/AAAAAAAABT8/4CR_zPxFrEg/s320/DSC03735.JPG. Acesso em 15 de outubro de 2013.

 

Fonte: Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-rU1zF4A2xJQ/UjDiA5CYdSI/AAAAAAAABTQ/hrxWKHli2AE/s320/DSC03699.JPG. Acesso em 15 de outubro de 2013.

 

Fonte: Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-0OKB7JU5DJ0/UjDhv0XaIUI/AAAAAAAABTI/bVU0P0Eptoc/s320/DSC03690.JPG. Acesso em 15 de outubro de 2013.

 

Fonte: Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-IIKasnyPj0A/UjDkyVTW7zI/AAAAAAAABT0/t7BJreelhJw/s320/DSC03730.JPG. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Sugestão ao professor: Caso você não saiba o que é um fanzine e como fazê-lo, veja o vídeo “Fanzine – Como fazer um”.

Fanzine - Como fazer um. Duração: 15min27seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=zIXuZCbZrUQ. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site http://www.youtube.com/watch?v=zIXuZCbZrUQ. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Explique para os alunos que neste fanzine eles deverão falar sobre a influência das propagandas no consumo e sobre a importância de um consumo consciente, evitando o consumismo. Esclareça que o fanzine produzido por eles, como um meio de comunicação, será usado para a divulgação das ideias discutidas em sala para a comunidade externa.

Para a produção do fanzine, serão necessários revistas e jornais velhos, tesoura, cola branca, papel sulfite, lápis e canetinhas coloridos e grampeador.

Divida a turma em pequenos grupos, de três ou quatro alunos, e oriente-os a produzirem uma página do fanzine.

Os alunos podem utilizar figuras e partes de textos encontrados nas revistas, fazendo mosaicos de figuras e textos. Podem ainda fazerem desenhos e escreverem mensagens.

ATIVIDADE 5:

1º Momento: Junte as páginas produzidas por cada grupo em uma só unidade, formando o fanzine. Apresente o fanzine ao grupo, para que avaliem se está finalizado ou se desejam inserir mais alguma informação ou figura. Oriente-os ainda a identificarem os autores do fanzine, na sua página final (ex.: Alunos do 5º ano C da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia).

2º Momento: Faça as cópias do fanzine numa fotocopiadora e oriente os alunos a organizarem cada exemplar do fanzine, cortando (se for o caso) e grampeando as folhas na ordem correta.

3º Momento: Distribua um fanzine para cada aluno levar para sua casa. Juntamente com os alunos, distribuem os fanzines dentro da própria escola, para os alunos das outras turmas. Distribuam ainda na comunidade externa à escola ou aproveite alguma comemoração ou evento da escola para fazerem a distribuição de exemplares para a comunidade.

Sugestão ao professor: Para evitar o alto consumo de papel, outra maneira de divulgar esse trabalho é fazendo uma versão digital do fanzine. Para isso, basta escaneá-lo e enviá-lo para os mails dos alunos, pais, familiares e para o mail institucional da escola.

Recursos Complementares

SOUZA, Cláudia Silva. Moda e consumo infantil - UCA. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32196. Acesso em 15 de outubro de 2013.

DINIZ, Gláucia Costa Abdala. Consumismo infantil: característica dos tempos modernos? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29465. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Um fanzine muito louco. Disponível em: http://educacaoeparticipacao.org.br/index.php/oficinas-separador/leitura-e-escrita/328-um-fanzine-muito-louco?showall=&limitstart=. Acesso em 15 de outubro de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua e processual. Observe a concentração, a atenção e o envolvimento dos alunos nos momentos de trabalho individual e em grupo. Observe e avalie a participação dos alunos nas discussões, considerando a pertinência das suas colocações e a disponibilidade para ouvir os colegas e pensar a partir das colocações deles. Avalie as produções de texto, considerando a pertinência ao tema proposto e a aquisição das regras da escrita. Avalie a participação do aluno na construção coletiva do fanzine, considerando sua capacidade de respeitar a organização, a divisão do trabalho e cumprir com suas funções.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.