Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SEGREDO: UM BEM GUARDADO A SETE CHAVES

 

14/09/2009

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Refletir sobre a importância de ter, trocar e guardar segredos para o desenvolvimento moral e emocional, a partir das noções de lealdade, privacidade e respeito para consigo mesmo e para com o outro.

Duração das atividades
Aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
Comentários para o professor:

Professor, alguns estudiosos têm se dedicado a pesquisar a natureza dos segredos e sua relação com a amizade nas crianças. Watson e Valtin (1997, p.432), citados por Tortella (2007, p. 101), definem o segredo como “conhecimento que é intencionalmente escondido, mas que pode ser compartilhado com uma audiência restrita. Contar um segredo a alguém é uma questão de confiança em que os outros serão discretos”. A proposta de aula a seguir tem como intenção trabalhar com as crianças suas concepções de amizade e segredo, aspectos fundamentais ao desenvolvimento moral.

Momentos da aula:

1º Momento: O professor inicia a aula apresentando o livro de história: “O segredo do rei”, de Carmen Berenguer, fazendo o seguinte questionamento: Na opinião de vocês, qual seria o segredo do rei? O que vocês imaginam que vai acontecer nesta história?
O professor faz o registro na lousa das hipóteses levantadas pelos alunos para, posteriormente, confirmá-las ou não de acordo com a história.

2º Momento: O professor faz a leitura da história em voz alta. Ao final, incentiva os alunos a fazer comparações entre suas hipóteses e as idéias da autora, podendo avaliar se suas suposições são mais criativas, originais, interessantes do que a história lida.

3º Momento: O professor problematiza o tema “Segredo”, lançando as questões para serem debatidas no grupo: O barbeiro, personagem da história, não conseguiu guardar o segredo do rei. Para você, como é guardar segredos? É fácil? Difícil? Por quê? Quando alguém não guarda um segredo seu, como você se sente? O que costuma fazer? Alguém já te contou um segredo? Ao trocar segredos, prometendo não contar nada a ninguém, você conseguiu cumprir com a palavra? O que aconteceu com você quando não conseguiu guardar os segredos que ouviu? Ao ouvir um segredo que coloca em risco a vida de uma pessoa ou de um grupo, o que você faria? Contaria ou não?

4º Momento: O professor solicita aos alunos uma produção individual de texto, como síntese da reflexão realizada pelo grupo, complementando a seguinte frase: “Para mim, guardar um segredo a sete chaves significa...”.
O professor deve abrir espaço para os alunos que queiram compartilhar com o grupo o texto produzido.

5º Momento: O professor, oralmente, realiza sínteses provisórias acerca deste tema polêmico, mas que exerce um grande fascínio sobre as crianças e também sobre os adultos, por ser algo enigmático, misterioso, incerto e que pode provocar desequilíbrios nas relações vinculares.

Recursos Complementares

Referência Bibliográfica:

BERENGUER, C. O segredo do rei. 2. Ed. São Paulo: Ática, 1983. (Coleção Aqui e Acolá).

Sugestão de leitura complementar para o professor:

TORTELLA, J. C. B. Um estudo sobre os sentimentos e segredos de amizades infantis. In: TOGNETTA (Org.) Virtudes e Educação: o desafio da modernidade. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal. Em que a aula contribuiu para ampliar as suas idéias a respeito do tema “Segredo”.

Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas discussões e produção de texto. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.