21/10/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.
Atividade 1 - Conhecendo o jogo: Cubra e Descubra.
1 - Professor, propomos essa aula priorizando o jogo como estratégia de trabalho, por acreditar que este é importante para o desenvolvimento social e intelectual da criança. Esse recurso de ensino auxilia o desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização que estão estreitamente relacionadas ao raciocínio lógico-matemático. Ao jogar, a criança tem a oportunidade de resolver problemas, investigar e descobrir a melhor jogada. Nesse processo de planejamento pela busca de melhores jogadas, a utilização de conhecimentos adquiridos propicia o surgimento de novas ideias, a aquisição de novos conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e atitudes. Podemos dizer que o jogo possibilita uma situação de prazer a aprendizagem. Informações retiradas de SMOLE, Kátia Cristina Stocco (org.). Escola para crianças de 4 a 6 anos. Brasília: Cisbrasil – CIB, 2009. Sendo assim, essa aula irá trabalhar com o jogo Cubra e Descubra, priorizando nesse recurso, o trabalho com a ordenação numérica, soma, bem como a tentativa de escrita dos numerais trabalhados.
2 - Para iniciar a conversa e instigar essa discussão, sugerimos que o professor converse em roda com os alunos sobre o jogo. Questione se alguém conhece o jogo, se já jogou e como são as regras para essa brincadeira. Esse deve ser um momento onde o professor precisa ouvir todos os alunos e anotar em uma prancheta tudo o que eles foram dizendo. No segundo momento, retome as informações com os alunos e sugira a construção de um cartaz com as regras do jogo, trabalhe como podemos organizar essas regras para que todos que lerem o cartaz as compreendam. Trabalhe também a escrita do nome do jogo Cubra e Descubra, auxiliando os alunos na percepção de quais letras são necessárias para essa escrita. Faça, juntamente com os alunos, a interpretação do nome do jogo, pois os significados das palavras dizem muito sobre a maneira de se jogar. Traga o dicionário como possibilidade de pesquisa dos significados das palavras.
Orientações para auxiliar o professor na confecção do cartaz com os alunos:
Material necessário:
- 01 tabuleiro de EVA com os 6 números de um lado e de outro.
- 12 fichas (sendo 6 de cada cor)
- 01 dado
Modo de jogar:
O jogo pode ser jogado em duplas ou em dois grupos formados pelos alunos da sala. Inicialmente jogamos em grupo para que o professor possa auxiliar melhor a todos, auxiliando quando será a vez de cada jogador e observando a relação numeral/quantidade feita com o dado. Cada grupo joga o dado, o que tirar maior número começa. Todos os números deverão estar cobertos e, ao lançar o dado, o jogador deve descobrir o número que representa a quantidade sorteada. Se tirar a ficha errada, perde a vez. Vale lembrar que quando sair quantidades repetidas no dado, o jogador perde a vez. O grupo que retirar todas as fichas é o vencedor.
Observações: Professor, sugerimos inicialmente que o jogo seja feito em grupo, porém depois que jogar várias vezes com os alunos e perceber que conseguiram internalizar as regras, você poderá propor que este seja jogado em duplas. No primeiro momento vá observando as duplas, caso perceba que alguma esteja com dificuldades interfira e auxilie no processo.
Tabuleiro do jogo: Cubra e Descubra. Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
Alunos jogando o jogo: Cubra e Descubra. Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
Atividade 02 - Atividade de Registro
1 - Após explorar o jogo com os alunos, proponha uma atividade de registro para que eles completem no desenho do tabuleiro do jogo os numerais que não foram grafados. Veja o exemplo:
A TURMA ESTÁ APRENDENDO A RECONHECER E A ESCREVER OS NÚMEROS POR MEIO DA EXPLORAÇÃO DO JOGO: CUBRA E DESCUBRA. QUE TAL, DO SEU JEITO, TENTAR ESCREVER NO TABULEIRO ABAIXO, OS ALGARISMOS QUE ESTÃO FALTANDO?
Atividade de Registro 01. Fonte: Imagem da própria autora.
2 - Após realizar essa primeira atividade, proponha uma segunda, onde os alunos devem recortar os números e colar nos devidos lugares. É importante lembrar que o uso da tesoura na educação infantil, estimula a coordenação motora fina dos alunos e auxilia no desenvolvimento de outras linguagens, como por exemplo, a linguagem escrita, pois ao realizar atividades que envolvam a manipulação de objetos e os movimentos de mãos e dedos estimula a aquisição de habilidades motoras para utilização de lápis e canetas durante a realização de desenhos, entre outras atividades de registro. Vejam exemplo de atividade de recortar números:
NÓS JÁ APRENDEMOS A ESCREVER OS NÚMEROS DO JOGO CUBRA E DESCUBRA. VAMOS AGORA RECORTÁ-LOS E COLOCA-LOS EM ORDEM?
Atividade de Registro 02. Fonte: Imagem da própria autora.
Atividade 3 – Trabalhando a soma com o jogo: Cubra e Descubra.
1 - Após trabalhar as regras do jogo, e jogar com os alunos utilizando um dado, ou seja, trabalhando a numeração do 1 ao 6, proponha agora para os alunos uma nova forma de se jogar. Informe aos alunos que eles utilizarão dois dados, que ao jogar, o aluno deverá somar a quantidade indicada nos dois dados e procurar o número correspondente no tabuleiro. Para isso, o tabuleiro agora deverá conter os números de 2 ao 12, com 22 fichas (11 de cada cor) para cobrir os números.
Esta nova versão do jogo, possibilita fazer algumas problematizações com os alunos antes de inici
á-lo:
Exemplo para tabuleiro de soma do jogo: Cubra e Descubra. Fonte: Imagem da própria autora.
2 - Professor você pode utilizar dos exemplos sugeridos anteriormente de atividade de registro ou pode encontrar novos exemplos do jogo "Cubra e Descubra" no link: http://atemaiseducar.blogspot.com.br/2013/03/jogo-cubra-e-descubra_31.html. Acesso em 11 de outubro de 2013.
Atividade 4 – Confeccionando o jogo e brincando com outros colegas.
1 - Professor traga EVA cortados para que os alunos possam confeccionar o seu próprio tabuleiro para o jogo. Traga também as fichas recortadas, mas deixe que os próprios alunos escrevam os números nas fichas e façam a tentativa de escrita do nome do jogo. Auxilie na colagem, pois é necessário utilizar cola quente.
2 - Para finalizar, proponha a seus alunos que mostrem e ensinem o jogo para os colegas de outra turma. Para isso, escreva uma carta, com os alunos, convidando outra turma para ir até a sua sala aprender o jogo. Marque data, horário e local. Para receber a turma, retome com os alunos o cartaz produzido por eles na atividade 1, sobre as regras do jogo e o material necessário. Peça que um aluno explique o cartaz para a outra turma e, logo depois, comecem a jogar. É interessante que o professor registre esse momento através de fotos ou filmagem.
Alunos convidando, ensinando e jogando o jogo Cubra e Descubra com outra turma. Turma: 1º período “B” 2013 e 2º período "C" 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
Sugestões de links para professores:
Professor para encontrar mais informações sobre o jogo acesse o texto: Ensinar matemática com jogos ajuda a aprender. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=4224. Acesso em 11 de outubro de 2013.
Professor para saber mais sobre a importância dos jogos para o aprendizado significativo da matemática, leia o trabalho de conclusão de curso de MALUTA, Thais Pariz. O jogo nas aulas de matemática: possibilidades e limites. São Carlos, 2007. Disponível no link: http://www.ufscar.br/~pedagogia/novo/files/tcc/236888.pdf. Acesso em 11 de outubro de 2013.
Professor com esta aula você deverá perceber se os alunos avançaram no processo de ordenação numérica, utilizando o jogo Cubra e Descubra como recurso para alcançar esse objetivo. Para isso observe as seguintes perguntas:
Professor, as atividades de registro poderão contribuir para a avaliação individual do aluno. Caso perceba que algum aluno não tenha alcançado algum dos objetivos propostos, retome o jogo e jogue com ele, auxiliando nos processos de observação e estratégias para conseguir avançar na compreensão da ordenação numérica e das regras do jogo.
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