Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contado e recontando as diversas versões da história dos “Três Porquinhos”.

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
PAMELA FARIA OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o clássico infantil “Os Três Porquinhos”. 
  • Conhecer a história “Os Três Porquinhos” em diversas linguagens: filme e teatro.  
  • Construir o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam a leitura de histórias.
  • Conhecer os diversos tipos de moradias.
  • Interpretar a história, ampliar vocabulário, expressar e respeitar a opinião do outro. 
Duração das atividades
05 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática. 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Conhecendo a história: “Os Três Porquinhos”

1 - Professor, essa aula tem como objetivo resgatar os clássicos infantis nas salas de aula da educação infantil. Ao discorrermos sobre a importância pedagógica dos contos clássicos infantis, não podemos deixar de lado a relação desses contos com a vida, envolvendo assim, o trabalho com a imaginação, a sensibilidade e a fantasia. Para saber mais sobre a importância de trabalhar os clássicos infantis com alunos da educação infantil consulte o artigo de Sibele Aparecida Ribeiro (UNESP – Rio Claro) “A escuta dos contos clássicos infantis e seu reconto pelos alunos como aprendizado das formas de viver, pensar e agir.” Publicado no 15º Congresso de Leitura do Brasil, disponível no link: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/alfabetica/RibeiroSibeleAparecida.htm. Acesso em 13 de outubro de 2013.

2 - Professor apresente aos alunos um dos clássicos da literatura infantil “Os Três Porquinhos” em forma de teatro. Convide as outras turmas da escola para apreciarem esse momento junto com a sua turma. O professor pode preparar um cenário simples colocando mesas para representar as casas, máscaras para representar os porquinhos e uma roupa de lobo.  

teatro

Professoras representando a história “Os Três Porquinhos”. Turma: 1º período “B” 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora. 

Sugestão de site para ter acesso à história dos “Três Porquinhos” e orientações para apresenta-la em forma de teatro. “Teatro: Os três Porquinhos”, disponível no link:  http://professorakah.blogspot.com.br/2012/05/teatro-os-tres-porquinhos.html. Acesso em 13 de outubro de 2013.  

3 - Após ouvir a história, reúna os alunos em roda para discutir sobre os diferentes tipos de moradias que conhecemos. Dê oportunidade para que todos os alunos expressem a sua opinião. Comece conversando sobre os tipos de casa dos três porquinhos: palha (oca), madeira e tijolos (alvenaria). Depois traga para as crianças imagens de outros tipos de moradia. Sugerimos utilizar as imagens abaixo:  

atividade 4

Fonte: Imagem retirada do site: http://4.bp.blogspot.com/-MXMnQFQztBg/Ukzaw_M3jtI/AAAAAAAAAAA/YdQTMtokfLs/s1600/TIPOS%2BDE%2BMORADIAS.JPG. Acesso em 13 de outubro de 2013. 

 

Converse sobre cada tipo de moradia, quais as pessoas que habitam essas casas, em quais regiões essas casas existem e quais sãs as suas características. Para isso o professor pode utilizar as informações abaixo:  

atividade

Fonte: Imagem retirada do site: http://4.bp.blogspot.com/-AxqolJrWm1k/Ukzaw9VWk7I/AAAAAAAAAAA/5rkCjDyAPcY/s1600/MORADIA__TIPOS.jpg. Acesso em 13 de outubro de 2013. 

atividade 5

Fonte: Imagem retirada do site: http://2.bp.blogspot.com/-BoBnjCf0KFs/Ukzawz4AKJI/AAAAAAAAAAA/j9mcBLnT9qI/s1600/TIPOS%2BDE%2BMORADIAS1.JPG. Acesso em 13 de outubro de 2013.

 

Após a conversa, sugira para os alunos que eles procurem em revistas, imagens de diferentes moradias e confeccione um cartaz com essas imagens. O professor pode auxiliar que os alunos classifiquem essas imagens de acordo com o que foi trabalhado anteriormente.

Sugestão: Professor, caso os alunos encontrem imagens de outras moradias como barracos em favelas ou debaixo de viadutos, converse sobre elas e as inclua na classificação acima. Aproveite a oportunidade para debater com os alunos a respeito das diferenças sociais e econômicas existente em nosso país, as quais são determinantes para que tenhamos algumas pessoas com excelentes moradias e outras que moram em locais sem a mínima condição de higiene e saúde.   

Atividade

Alunos procurando imagens de diferentes moradias. Turma: 1º período “A” 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora. 

4 - Na sequência, o professor pode sugerir que os alunos desenhem a sua própria casa. Para isso você pode utilizar o exemplo de registro abaixo:  

atividade 2

Fonte: Imagem retirada do site: http://2.bp.blogspot.com/-FhxU1xMK_3c/Ukzaw0L06PI/AAAAAAAAAAA/j8-aOXH4CR0/s1600/MORADIASSS.JPG. Acesso em 13 de outubro de 2013.  

Atividade 2 - Conhecendo a versão do “Lobo” para a história “Os Três Porquinhos”.

1 - Para instigar a curiosidade dos alunos, envie uma carta para a turma tendo como remetente o personagem “Lobo Mal”, dizendo que ficou sabendo que os alunos daquela sala haviam escutado a história dos três porquinhos e, que nessa história, o lobo derrubava todas as casas de propósito, mas que ele (o Lobo), gostaria de fazer uma visita para essa turma para contar a versão dele, pois não foi bem assim que a história aconteceu.

2 - Ao receber a carta convide os alunos a respondê-la para o “Lobo”, dizendo o dia e a hora que ele poderia vir até a nossa turma para contar a sua versão. Para receber o Lobo prepare a sala, convide os alunos para preparar uma mesa de lanche com chá para o lobo (com brinquedos mesmo).  

teatro

Alunos ouvindo a versão do Lobo. Turma: 1º período “B” 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.  

3 - Professor, você encontra a história "Os 3 Porquinhos - Versão do Lobo" no site: http://colegioprosperieducacaoinfantil.blogspot.com.br/2011/05/os-3-porquinhos-versao-do-lobo.html. Acesso em 13 de outubro de 2013. 

Nessa versão, o lobo conta que tudo não passou de um mal entendido, na verdade ele não queria comer os porquinhos, queria era uma xícara de açúcar para fazer um bolo de aniversário para sua vovozinha. Mas, por estar muito resfriado, espirrava e acabava derrubando as casas que foram feitas de palha e madeira. Os alunos se divertem com esse outro lado da história e é uma ótima oportunidade para entender que temos que ouvir todos os envolvidos em uma situação para compreendermos os diferentes pontos de vista de uma história. Ao terminar converse com os alunos sobre as duas histórias que ouviram. É importante dar oportunidade ao aluno de expressar sua opinião, mas também é importante que ele aprenda a respeitar a opinião e o direito do outro de ser ouvido. Para isso, sugerimos alguns questionamentos: 

  • Qual a diferença entre as duas histórias?
  • O que mudou?
  • O que permaneceu?
  • Nas duas historias tinham os mesmos personagens?
  • O que pensam da versão da história contada pelo Lobo? 

 

Observações: As perguntas feitas anteriormente servem somente para direcionar o trabalho do professor, mas lembre-se que é importante dar voz aos alunos para que eles se expressem espontaneamente. Sendo assim, se surgir outros questionamentos dos próprios alunos, ouça com atenção e vá construindo com eles, o diálogo sobre as características da história.  

4- Depois, peça para os alunos desenharem os personagens da primeira história e da segunda história, fazendo as comparações.  

Atividade 3- Conhecendo o filme: “Os três porquinhos”.   

1 - Para instigar a curiosidade dos alunos antes de iniciar a apresentação da história em forma de filme, conte a eles que diferentemente das histórias ouvidas anteriormente, no filme aparece outros personagens, porém outros permanecem, algumas coisas mudam na história e outras são iguais. Durante o filme o professor pode ir apontando algumas mudanças em relação à história contada e ir dialogando com os alunos sobre as cenas que acontecem. Assim, você consegue fazer com que os alunos fiquem envolvidos com a apresentação do filme. Apresente aos alunos o filme “Os Três Porquinhos - filme completo (BR)”, duração: 1h8min31seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HqSa3jkckhM. Acesso em 13 de outubro de 2013.  

filme

Fonte: Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=HqSa3jkckhM. Acesso em 13 de outubro de 2013.    

2 - Após assistir ao filme, faça novamente uma roda de conversa com os alunos. Para isso sugerimos alguns questionamentos: 

  • Quais são os personagens que aparecem no filme?
  • São os mesmos que aparecem nas histórias contadas anteriormente?
  • Quais permanecem?
  • Quais mudam?
  • Quais são novos?
  • Onde acontece na história do filme?
  • O que acontece com os três porquinhos?
  • Como termina?
  • Qual versão você mais gostou, do teatro, da versão do lobo ou do filme? 

 

Lembre-se: Professor lembre-se da importância de valorizar as falas e expressões espontâneas dos alunos, escutando-as com atenção e construindo um ambiente favorável ao diálogo sobre as características do filme e das questões apontadas anteriormente. 

3 - Para finalizar, trabalhe com os alunos a brincadeira: Enquanto seu lobo não vem. Para que os alunos conheçam a música dessa brincadeira acesse: “Enquanto o seu lobo não vem”, duração 1min45seg. Disponível no site: http://www.youtube.com/watch?v=Ge3T3ziW5Ks. Acesso em 13 de outubro de 2013.  

musica

Fonte: Imagem retirada do site: http://www.youtube.com/watch?v=Ge3T3ziW5Ks. Acesso em 13 de outubro de 2013. 

4 - Depois de ouvir a música leve os alunos para brincarem na quadra ou pátio da escola. Para isso sugerimos o uso de bambolês que ficarão distribuídos pela quadra (um bambolê para cada aluno), os quais serão utilizados para representar as casas dos porquinhos. O lobo fica se arrumando e os alunos correndo aleatoriamente, quando o lobo sair da casa, todos os alunos deverão entrar no bambolê antes que o lobo pegue. Se pegar o aluno antes de entrar no bambolê, este será o novo lobo.   

Reflexão: Professor essa história pode ser explorada por meio do teatro e do filme. Faça questionamentos, leve os alunos a perceberem a estrutura narrativa utilizada nessas linguagens; promova situações de respeito à escuta das falas dos colegas e do professor; dê espaço para que os alunos pensem e questionem sobre as histórias ouvidas; proporcione situações que leve os alunos a organizar esquemas narrativos, a desenvolver a linguagem oral, a estabelecer relações com sua forma de viver, de pensar e agir.   

  

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores: 

A importância dos contos clássicos para os alunos da Educação Infantil. Disponível em: http://lumejardim.blogspot.com.br/2012/08/a-importancia-dos-contos-classicos-para.html.  Acesso em 10 de agosto de 2013.

Sugestão de vídeo sobre o tema:

7 maneiras de contar “Os três porquinhos e o lobo mau. - histórias, música e teatro”. Duração: 23min05seg. . Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Pfm76DImw_4. Acesso em 13 de outubro de 2013. 

A importância dos clássicos da literatura. Duração: 3min51seg. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/importancia-classicos-431333.shtml. Acesso em 10 de agosto de 2013.  

Avaliação

A avaliação será feita ao longo de todo o processo. Tenha como referência os registros das observações (individual ou da turma como um todo) realizadas pelo professor, durante a participação dos alunos nas atividades propostas e procure perceber se houve um envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas.

Observar se os alunos:

  • Trouxeram questionamentos, indagações e contribuições no momento da interpretação das histórias e do filme “Os três porquinhos”.
  • Conseguiram identificar os personagens que mudaram e os que permaneceram na história do filme e a história contada no teatro.
  • Aprenderam sobre os diversos tipos de moradia.
  • Ampliaram o vocabulário e souberam expressar sua opinião e respeitar a opinião do outro.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.