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A Revolta dos Cabanos

 

15/11/2013

Autor e Coautor(es)
LIGIA BEATRIZ DE PAULA GERMANO
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender as dificuldades de construir um pais após a independência de Portugal e, em especial, durante o Período Regencial, no qual a discussão entre centralização do poder político e sua descentralização agitaram todo o Império em várias revoltas que expressaram esta disputa. Aprenderá, também, como foi turbulento este período no qual a liberdade de expressão em manifestos, jornais e manifestações foram importantes para conformar um certo tipo de país que acabou por se tornar a facção majoritária.

Observação: os temas dos primeiros três grupos propostos nesta aula são relativos ao contexto político no qual teve lugar a Revolta dos Cabanos. Sendo assim, eles são os mesmos propostos na aula “A revolta Praieira”. Neste caso, o professor deverá evitar ministrar esta aula na mesma turma.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Independência do Brasil.

Primeiro Reinado.

Período Regencial.

Novas ideias políticas e sociais produzidas na Europa.

Estratégias e recursos da aula

DESENVOLVIMENTO

1ª. AULA

INTRODUÇÃO

O professor deverá iniciar a aula com uma breve introdução que construa um painel do Brasil após a sua independência de Portugal, com a subida ao poder político de D. Pedro I, a estrutura social e política do Primeiro Reinado e suas agitações políticas. Acrescentará, também, um desenho do Período Regencial chamando a atenção para a discussão entre a centralização do poder político e sua descentralização que permeou todo o período (Primeiro Reinado e Regências), tornando-o politicamente instável.

 

Imagem 1:

cabanos

 

Imagem representando um cabano.

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_lOSe7CxJx6Q/SZeKJXwTIQI/AAAAAAAAA0U/k2s8F3U5dBc/s400/cabanagem.jpg

 

Após a introdução, o professor deverá dividir a turma em grupos, que pesquisarão os temas abaixo. Durante a pesquisa, além do estudo dos textos, os alunos deverão recolher imagens devidamente legendadas e reservá-las para uso futuro. Por fim, deverão produzir um relatório de pesquisa que deverá ser entregue ao professor para avaliação e para uso na atividade final.

 

1º. Grupo: “Liberalismo exaltado e moderado e restauradores: composição social e propostas políticas de cada um” (sugere-se que os alunos produzam um quadro que facilite a compreensão do tema e posterior exposição à turma).

Sites:

http://www.marcillio.com/rio/hiimiirt.html

http://www.brasilescola.com/historiab/os-partidos-periodo-regencial.htm

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/reg_provisoria.html

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/liberais_moderados.html

 

2º. Grupo: “As Regências” (sugere-se que os alunos elaborem um quadro comparativo de cada uma das Regências, especificando: sua composição social e política; suas realizações e as oposições políticas que enfrentaram). Isto, possivelmente, facilitará tanto a compreensão do tema estudado, como sua exposição para a turma.

Sites:

 

http://www.marcillio.com/rio/hiimiirt.html

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/reg_provisoria.html

http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/periodo-regencial.htm

 

3º. Grupo:O Ato Adicional de 1834”.

Sites:

http://www.marcillio.com/rio/hiimiirt.html

http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/ato-adicional-1834.htm

http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S010440361999000100005&script=sci_abstract

http://www.historiabrasileira.com/brasil-imperio/ato-adicional/

 

4º. Grupo:A Revolta dos Cabanos”: antecedentes, objetivos, proposta, desenvolvimento e desfecho (aconselha-se que este grupo componha um quadro para melhor compreensão e exposição do tema por eles mesmos e pelo restante da turma).

Sites:

http://www.infoescola.com/historia/a-cabanagem/

http://www.brasilescola.com/historiab/cabanagem.htm

http://www.estudopratico.com.br/revolta-da-cabanagem-resumo/

http://www.historiadigital.org/historia-do-brasil/brasil-imperio/periodoregencial/4-revoltas-do-periodo-regencial-brasileiro/

 

2ª. AULA

Os alunos retomarão os grupos e escolherão um representante que exporá para o conjunto da classe, reunida em um seminário, os resultados das pesquisas de cada grupo, nos 30 minutos iniciais da aula. Nos 20 minutos finais, os alunos debaterão, com a orientação do professor, os resultados das pesquisas de forma a compartilhar e homogeneizar estudos realizados na aula anterior e no começo desta.

 

3ª. AULA

Nesta aula, de posse do material estudado, produzido e recolhido em aulas anteriores, os alunos retomarão os grupos já formados desde a primeira aula e darão início à atividade final deste tema:. Os grupos produzirão pequenos textos jornalísticos que servirão de base para a confecção de um roteiro que conduzirá um vídeo documentário no qual noticiarão a revolta como jornalistas de campo presentes ao evento. Um sugestão seria que parte dos alunos, a serem escolhidos pela turma, encenassem personagens relativos à revolta. No endereço . http://www.slideshare.net/brandgapdiferenciar/guia-de-como-elaborar-um-projeto-para-documentario  os alunos poderão encontrar os passos básicos para a confecção do documentário. Poderão se valer de imagens em movimento e de imagens estáticas recolhidas nas aulas anteriores

 

 

4ª. AULA

Nesta aula, os alunos darão continuidade ao trabalho final preparando o vídeo documentário para exibição na aula seguinte.

 

5ª AULA

Exibição do vídeo documentário.

Recursos Complementares
Avaliação

Além do trabalho escrito entregue ao professor, nos quais serão avaliadas a pertinência, acuidade, consistência e a coerência das interpretações históricas, serão avaliadas também a participação de cada um dos alunos nos trabalhos em grupo e sua capacidade de mobilizar recursos para compor os trabalhos apresentados ao professor

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