Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Jogos de Olímpia – vivenciando a antiguidade

 

21/10/2013

Autor y Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Thaís Cristina de Oliveira, Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Conhecer os Jogos da Antiguidade.
  2. Diferenciar os Jogos atuais e os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga.
  3. Vivenciar as provas dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga.
Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimentos prévios para vivência dessa aula.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: Conhecendo os jogos de Olímpia

olimpiadas

Imagem retirada do site: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2779. Acesso 3 de outubro de 2013.

1ª. Atividade

Professor inicie a aula conversado com a turma sobre o sentido e significado dos Jogos Olímpicos atuais: quais os objetivos dos jogos, quem participa das competições, como são organizados, as roupas dos atletas e o que esses jogos representam para os países que participam e sediam. Aproveite a oportunidade para conversar sobre o fato de o Brasil ser sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos no ano de 2016.

Questione os alunos sobre o que representa para o Brasil e para a sociedade sediar estes jogos?

Para subsidiar essa discussão, poderá acessar:

Os Jogos Olímpicos do Brasil. Disponível em: http://www.espm.br/Publicacoes/CentralDeCases/Documents/JOGOSOLIMPICOSDOBRASIL.pdf. Acesso 3 de outubro de 2013.

A importância dos Jogos Olímpicos. Disponível em: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/a-importancia-dos-jogos-olimpicos.htm. Acesso 3 de outubro de 2013.

Introduza na discussão a origem desses jogos, explicitando que na antiguidade, gregos de várias cidades se reuniam no santuário de Olímpia (daí a origem do termo Olimpíadas) para realizar disputas de provas atléticas em homenagem a Zeus, a maior divindade da mitologia grega.

Os Jogos de Olímpia eram muito importantes e nesse período os representantes das cidades participantes aproveitavam para fazer acordos de terminar guerras e disputas entre cidades inimigas, antes da realização dos jogos. Os vencedores conquistavam consagração pessoal e glória para sua cidade.  

 

Posteriormente apresente aos alunos o Vídeo “Os Campeões de Olímpia” da TV Escola.

Oriente os alunos que, ao assistir o vídeo, eles devem observar as diferentes provas e modalidades que compõem os jogos, as vestimentas dos atletas e os materiais utilizados por eles. Chame a atenção para o treinamento de preparação para realização de cada prova, identificando as diferenças das provas dos jogos da antiguidade e dos jogos olímpicos atuais. É importante observar todos esses aspectos, pois serão utilizados em um debate que será organizado posteriormente.

 

Vídeo: Os Campeões de Olímpia - A Seleção dos Atletas. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2779. Duração: 25min39seg. Acesso 3 de outubro de 2013.  

Sinopse: Série que reencena, com atletas dos dias de hoje e oriundos de vários países, os Jogos Olímpicos originais fazendo com que os competidores revivam nos mínimos detalhes o treinamento, dia a dia e as regras das modalidades da época para competirem entre si. "Champions of Olympia" // "Campeões de Olímpia"// Descubra o mundo dos primeiros jogos olímpicos, há 2400 anos atrás, com essa primorosa série. Sequências dramatizadas em Olympia por atores e atletas que representam esportistas em ação e simulações digitais retratam o treinamento dos atletas e como as modalidades eram praticadas na Grécia Antiga.

 

2ª. Atividade

Após essa exibição, inicie uma conversa com os alunos sobre o vídeo, promovendo a verbalização de aspectos observados por eles que pareceram interessantes ou aspectos que podem ter gerado dúvidas e que podem, então, ser esclarecidos pelo professor e/ou pelos demais alunos. Exemplos de perguntas que podem fomentar a conversa: Que aspectos do vídeo vocês acharam mais interessantes? O que vocês aprenderam obre os Jogos Olímpicos? Alguma coisa mostrada no vídeo foi surpreendente para vocês? Existe algo que vocês não entenderam sobre o vídeo? Existe algo em comum entre os jogos da antiguidade e os de hoje?

 

3ª. Atividade

Proponha aos alunos vivenciar na escola “Os Jogos de Olímpia” daquele tempo, tentando adaptar as modalidades para a realidade da sua escola e vivenciar as mesmas provas que são apresentadas no vídeo.

Planeje, juntamente com os alunos, como seria a realização destes jogos. Para isso, solicite aos alunos que preencham oralmente e coletivamente o quadro sobre as modalidades, regras e vestimentas que aparecem no vídeo que podem ser vivenciadas pela turma na escola:

Sugestão de quadro:

Provas/Modalidades

Regras

Vestimentas

1)      Corrida a pé (100m e 8 voltas no estádio = 800m)

Cada atleta se posiciona num bloco de partida, numa raia específica, aguarda o sinal para a largada e corre em sua raia específica em menor tempo.

Short, sem tênis e camisa

2)      Salto em distância

- Cada atleta se posiciona na linha de saída, faz 3 saltos sem impulso para cair na caixa de areia atingindo maior distância.

Tênis e short, sem camisa.

3)      Subir na corda

- Escalar uma corda, tocar na argola que fica no topo em menor tempo. 

Tênis e short, sem camisa.

4)      Luta

- Derrubar o adversário 3 vezes de modo que ele encoste as costas no chão para ser vencedor sem limite de tempo.

Short.

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Professor auxilie os alunos no preenchimento do quadro questionando-os sobre as modalidades, as regras, as vestimentas, para posteriormente ser utilizado.

Converse com os alunos sobre o perfil dos atletas de cada modalidade.

 

Aulas 2 a 10: Nossos Jogos de Olímpia

 

1ª. Atividade

Para que os alunos consigam entender melhor sobre os jogos da antiguidade, a importância dos jogos na época e compreender esse espírito olímpico grego, convide os alunos para se organizarem em 6 grupos. Solicite que façam alguns desenhos e ou esculturas com materiais recicláveis que lembrem a antiguidade a partir do que foi revelado no vídeo.

Esse material será providenciado antecipadamente pelo professor para facilitar a atividade. Em seguida cada grupo expõe seus trabalhos e explica os motivos da escolha dos objetos.

De forma alternada os alunos poderão registrar as atividades, a sua participação e dos colegas com câmeras fotográficas e/ou celular.

 

2ª. Atividade

Para a organização dos Jogos de Olímpia, reserve um local adequado para cada prova, pátio da escola, quadra de esportes ou outro local/espaço adequado.

Faça uma lista, juntamente com os alunos, das provas e dos materiais que são necessários para cada modalidade. 

Sugestão de organização da lista:

Provas/ Modalidades

Materiais e Organização

Adaptação de materiais e Organização

1.      Corrida (100m e 800m)

- Pista de corrida com separação de raias;

 - Bloco de saída;

 

- Objeto sonoro para largada (tiro);

- Cronômetro;

- Juízes de partida e de chegada.

- Marcação da pista com cones e cordas;

- Marcar o local de saída com círculo no chão;

- Apito para a largada;

 

- Cronômetro;

- Alunos e professor como juízes.

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Após compor a lista, discuta com os alunos sobre as possibilidades de adaptação dos materiais e organização dos jogos.

Professor, para a organização dos Jogos de Olímpia, converse com os alunos sobre a participação dos mesmos enquanto atletas, as modalidades a serem disputadas, as regras e a arbitragem. Explique que todos os alunos deverão participar de todas as provas para que possam vivenciar e sentir a experiência de competir e de organizar esses jogos na escola.

Apresente para os alunos o quadro preenchido na atividade anterior e organize uma votação para escolherem a sequência de realização das provas.

Explique que devido o tempo para organizar o local das provas e preparação dos alunos para a realização, as provas não serão todas no mesmo dia.

 

Exemplo:

Ordem

Nome da Prova

Data

Local

1a

Corrida 100m

1° dia

Quadra/Pátio

2a

Salto em distância

2° dia

Quadra/Pátio

3a

Luta

3° dia

Quadra/Pátio

4a

Corrida 800m

4° dia

Quadra/Pátio

5a

Subir na corda

5° dia

Quadra/Pátio

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Posteriormente, juntamente com a turma, organize os alunos que participarão como juiz em cada prova (é importante que haja um revezamento dos alunos na participação da arbitragem), organize alguns alunos para que proponham atividades de alongamento, aquecimento e preparação para a realização da prova.

No pátio da escola ou na quadra, solicite aos alunos que cada um faça suas tarefas pré-definidas. As marcações no chão podem ser feitas com cones, pneus, cordas, fitas adesivas, colchão, giz e outros materiais que a escola disponibilizar.  

 

Para melhor organização dos alunos, faça listagem de cada prova com o registro do tempo e dos juízes de cada prova.

Sugestão:

Ordem de competição

Corrida 100m

Tempo

Juízes de Prova

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Início das provas

Antes de iniciar as provas relembre com os alunos as regras de cada uma. Anexe uma cópia das listas de Provas/ Modalidades, Materiais e Organização, Adaptação de materiais e organização; de Ordem, Nome da Prova, Data e Local; e a lista de Ordem de competição, Tipo de Prova, tempo e Juízes de Prova. Essas listas devem ser afixadas próximas ao local das provas para que os alunos tirem as dúvidas sempre que precisar.

O aluno após a participação na prova irá até a listagem para preencher seu tempo, distância ou se venceu a luta.

A organização das demais provas segue a mesma organização descrita na atividade anterior.

 

Aula 11: Avaliando nossas vivências

 

Após a vivência de todas as provas entregue uma folha para cada aluno, solicite que registrem o que mais gostaram nas provas dos Jogos de Olímpia e o que consideraram ser o mais difícil em realizar durante a competição. Após a escrita, suscite uma discussão sobre as sensações e sentimentos que eles tiveram durante sua participação nas provas, na arbitragem, nas discussões e organização do evento.

Os registros fotográficos podem ser realizados por alguns alunos de modo que todos participem das atividades.

 

Aula 12 – Avaliação dos Jogos de Olímpia da escola

 

Professor como instrumento de avaliação, você poderá construir uma ficha para que os alunos preencham e discutam sobre suas respostas. As perguntas deverão ser construídas conforme a compreensão dos alunos e o envolvimento nas atividades.

Sugestão de ficha de avaliação:

O que penso?

Minha avaliação

1

O vídeo dos Jogos de Olímpia foi bom?

(  )SIM       (  )NÃO

2

As provas/modalidades apresentadas no vídeo foram importantes e ampliaram meus conhecimentos?

(  )SIM       (  )NÃO

3

Aprendi mais sobre os Jogos da Antiguidade?

(  )SIM       (  )NÃO

4

Foi interessante construir esculturas representando os jogos da antiguidade?

(  )SIM       (  )NÃO

5

A escolha das provas/modalidades foi importante na construção dos nossos jogos?

(  )SIM       (  )NÃO

6

Gostei de competir nos nossos Jogos de Olímpia?

(  )SIM       (  )NÃO

7

Gostei de participar dos jogos como juiz?

(  )SIM       (  )NÃO

8

Gostei de participar da organização?

(  )SIM       (  )NÃO

Fonte: Imagem do próprio autor.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura

Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga. Disponível em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=210. Acesso 3 de outubro de 2013.

Avaliação

Professor a avaliação deverá ser durante todas as atividades realizadas, a participação dos alunos como atleta, juiz e como organizador dos jogos, as discussões apresentadas e o envolvimento coletivo nas atividades. Identifique em suas observações se os alunos conseguiram diferenciar os jogos da antiguidade com os jogos olímpicos atuais, se todos conseguiram vivenciar as provas propostas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.