07/11/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Memória |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
O aluno poderá aprender como os Estados Nacionais absolutistas orientaram sua economia e como isto afetou o desenvolvimento e a estrutura das novas regiões americanas.
- Formação dos Estados Nacionais absolutistas.
- Revolução comercial.
DESENVOLVIMENTO
1ª. AULA
INTRODUÇÃO
O professor deverá iniciar a aula com uma breve introdução que construa um painel da formação dos Estados Nacionais, a partir da chamada Revolução Comercial que teve lugar no final da Idade Média. Deverá ressaltar o desenvolvimento econômico e social da Burguesia, extrato social formado no interior do Medievo, que atuou ativamente, ao lado de uma nobreza mais esclarecida, na formação dos Estados Nacionais. Por fim, o professor deverá recuperar os estudos feitos sobre a Revolução Comercial, evento essencial para os novos desdobramentos ocorridos na Europa que vão dar lugar à construção de políticas mercantilistas.
Imagem 1:
Mercantilismo e absolutismo.
Disponível em: http://www.not1.com.br/wp-content/uploads/2011/06/resumo-absolutismo-conceitos.gif
Após a introdução, o professor deverá dividir a turma em grupos, que pesquisarão os temas abaixo. O professor deverá alertar os alunos de que deverão, além de pesquisar os textos, coletar imagens com as fontes devidamente identificadas para atividade futura.
1º. Grupo: “Conceito e características do Mercantilismo”.
Sites:
http://www.suapesquisa.com/mercantilismo/
http://www.infoescola.com/economia/mercantilismo/
http://www.brasilescola.com/historiag/mercantilismo.htm
http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/mercantilismo.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=746
2º. Grupo: “Colbertismo”.
Sites:
http://www.infoescola.com/economia/mercantilismo/
http://www.suapesquisa.com/mercantilismo/mercantilismo_franca.htm
http://www.slideshare.net/JacquelineMatilde/absolutismo-e-mercantilismo-slide
3º. Grupo:“Bulhonismo”.
Sites:
http://www.slideshare.net/JacquelineMatilde/absolutismo-e-mercantilismo-slide
http://www.dicio.com.br/bulionismo/
http://www.primeiroconceito.com.br/site/?p=340
4º. GRUPO: “Práticas mercantilistas dos países ibéricos” (sugere-se que este grupo produza, a partir das pesquisas, um quadro esquematizando os resultados, discriminando o país, suas características, seus objetivos, sua expansão territorial, sua prática mercantilista específica, seu desenvolvimento).
Sites:
http://www.algosobre.com.br/historia/mercantilismo-o.html#.UlGCqVPleSo
http://www.slideshare.net/cattonia/mercantilismo-portugus-9863139
http://www.slideshare.net/prof_smnccmendonca/o-mercantilismo-em-portugal-1079204
https://historia-geografia-portugal.wikispaces.com/Mercantilismo+em+Portugal
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=746
http://www.infoescola.com/historia/sistema-colonial-mercantilista/
http://www.slideshare.net/Dannielirochaferreira/mercantilismo-e-sistema-colonial
5º. GRUPO: “Práticas mercantilistas inglesas”.
Sites:
http://www.algosobre.com.br/historia/mercantilismo-o.html#.UlGCqVPleSo
http://www.brasilescola.com/historiag/o-mercantilismo-britanico.htm
2ª. AULA
Os alunos retomarão os grupos da aula anterior e darão continuidade às atividades de pesquisa e produção de um relatório com os resultados do trabalho que será reservado para atividades futuras.
3ª. AULA
O professor reunirá os alunos em um seminário no qual, durante trinta minutos, os representantes de cada grupo apresentarão os resultados de seu trabalho. No tempo restante, o professor conduzirá uma discussão sobre estes resultados, ressaltando as características das diferentes práticas mercantilistas e compartilhando os conhecimentos produzidos pelos alunos.
4ª. AULA
Nesta aula, de posse dos relatórios e das imagens coletadas, os alunos se reunirão nos grupos das aulas anteriores e produzirão matérias com textos jornalísticos extraídos dos relatórios e lançando mão das imagens anteriormente coletadas, para compor um blog com seus respectivos temas. No endereço eletrônico http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html , os alunos, orientados pelo professor, encontrarão a forma de produzir um blog.Neste outro endereço http://www.jornalescolar.org.br/diagramacao/, os alunos encontrarão a forma de produzir as matérias para o blog.
5ª. AULA
Nesta aula os alunos se reunirão para finalizar a composição do blog, reunindo os resultados produzidos pelos grupos da aula anterior em uma só peça reflexiva e, posteriormente, publicá-lo.
Além do trabalho escrito entregue ao professor, nos quais serão avaliadas a pertinência, acuidade, consistência e a coerência das interpretações históricas, serão avaliadas, também, a participação de cada um dos alunos nos trabalhos em grupo, bem como sua capacidade de mobilizar recursos para compor os trabalhos apresentados ao professor.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/11/2013
Cinco estrelasÓtima aula!