Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Mercantilismo

 

07/11/2013

Autor e Coautor(es)
LIGIA BEATRIZ DE PAULA GERMANO
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender como os Estados Nacionais absolutistas orientaram sua economia e como isto afetou o desenvolvimento e a estrutura das novas regiões americanas.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Formação dos Estados Nacionais absolutistas.

- Revolução comercial.

Estratégias e recursos da aula

DESENVOLVIMENTO

1ª. AULA

INTRODUÇÃO

O professor deverá iniciar a aula com uma breve introdução que construa um painel da formação dos Estados Nacionais, a partir da chamada Revolução Comercial que teve lugar no final da Idade Média. Deverá ressaltar o desenvolvimento econômico e social da Burguesia, extrato social formado no interior do Medievo, que atuou ativamente, ao lado de uma nobreza mais esclarecida, na formação dos Estados Nacionais. Por fim, o professor deverá recuperar os estudos feitos sobre a Revolução Comercial, evento essencial para os novos desdobramentos ocorridos na Europa que vão dar lugar à construção de políticas mercantilistas.

 

Imagem 1:

 

mercantilismo e absolutismo

Mercantilismo e absolutismo.

Disponível em: http://www.not1.com.br/wp-content/uploads/2011/06/resumo-absolutismo-conceitos.gif

 

Após a introdução, o professor deverá dividir a turma em grupos, que pesquisarão os temas abaixo. O professor deverá alertar os alunos de que deverão, além de pesquisar os textos, coletar imagens com as fontes devidamente identificadas para atividade futura.

1º. Grupo: “Conceito e características do Mercantilismo”.

 

Sites:

http://www.suapesquisa.com/mercantilismo/

http://www.infoescola.com/economia/mercantilismo/

http://www.brasilescola.com/historiag/mercantilismo.htm

http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/mercantilismo.htm

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=746

 

2º. Grupo: “Colbertismo”.

Sites:

http://www.infoescola.com/economia/mercantilismo/

http://www.suapesquisa.com/mercantilismo/mercantilismo_franca.htm

http://www.slideshare.net/JacquelineMatilde/absolutismo-e-mercantilismo-slide

 

 

3º. Grupo:“Bulhonismo”.

Sites:

http://www.slideshare.net/JacquelineMatilde/absolutismo-e-mercantilismo-slide

http://www.dicio.com.br/bulionismo/

http://www.primeiroconceito.com.br/site/?p=340

 

 

4º. GRUPO: “Práticas mercantilistas dos países ibéricos” (sugere-se que este grupo produza, a partir das pesquisas, um quadro esquematizando os resultados, discriminando o país, suas características, seus objetivos, sua expansão territorial, sua prática mercantilista específica, seu desenvolvimento).

Sites:

http://www.algosobre.com.br/historia/mercantilismo-o.html#.UlGCqVPleSo

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/mercantilismo-capitalismo-comercial-e-inicio-da-colonizacao-da-america.htm

http://www.slideshare.net/cattonia/mercantilismo-portugus-9863139

http://www.slideshare.net/prof_smnccmendonca/o-mercantilismo-em-portugal-1079204

https://historia-geografia-portugal.wikispaces.com/Mercantilismo+em+Portugal

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=746

http://www.infoescola.com/historia/sistema-colonial-mercantilista/

http://www.slideshare.net/Dannielirochaferreira/mercantilismo-e-sistema-colonial

 

5º. GRUPO: “Práticas mercantilistas inglesas”.

Sites:

http://www.algosobre.com.br/historia/mercantilismo-o.html#.UlGCqVPleSo

http://www.brasilescola.com/historiag/o-mercantilismo-britanico.htm

 

2ª. AULA

Os alunos retomarão os grupos da aula anterior e darão continuidade às atividades de pesquisa e produção de um relatório com os resultados do trabalho que será reservado para atividades futuras.

 

3ª. AULA

 

O professor reunirá os alunos em um seminário no qual, durante trinta minutos, os representantes de cada grupo apresentarão os resultados de seu trabalho. No tempo restante, o professor conduzirá uma discussão sobre estes resultados, ressaltando as características das diferentes práticas mercantilistas e compartilhando os conhecimentos produzidos pelos alunos.

 

4ª. AULA

 

Nesta aula, de posse dos relatórios e das imagens coletadas, os alunos se reunirão nos grupos das aulas anteriores e produzirão matérias com textos jornalísticos extraídos dos relatórios e lançando mão das imagens anteriormente coletadas, para compor um blog com seus respectivos temas. No endereço eletrônico http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html  , os alunos, orientados pelo professor, encontrarão a forma de produzir um blog.Neste outro endereço http://www.jornalescolar.org.br/diagramacao/, os alunos encontrarão a forma de produzir as matérias para o blog.

 

5ª. AULA

Nesta aula os alunos se reunirão para finalizar a composição do blog, reunindo os resultados produzidos pelos grupos da aula anterior em uma só peça reflexiva e, posteriormente, publicá-lo.

Recursos Complementares
Avaliação

Além do trabalho escrito entregue ao professor, nos quais serão avaliadas a pertinência, acuidade, consistência e a coerência das interpretações históricas, serão avaliadas, também, a participação de cada um dos alunos nos trabalhos em grupo, bem como sua capacidade de mobilizar recursos para compor os trabalhos apresentados ao professor.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.