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VOU GANHAR UM IRMÃOZINHO, E AGORA? CONVERSANDO SOBRE O NASCIMENTO DE IRMÃOS

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Ensino Fundamental Inicial Saúde Características pessoais entre as pessoas nas diferentes fases da vida
Ensino Fundamental Inicial Saúde Sensações
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar membros de sua família.

Analisar as situações em família que provocam emoções e sentimentos contraditórios.

Reconhecer as emoções presentes no momento da chegada de um novo membro na família.

Discutir e argumentar sobre competitividade e rivalidade entre irmãos.

Desenvolver valores e atitudes cooperativas e solidárias com seus familiares durante a chegada de um novo membro na família.

Respeitar os sentimentos e emoções dos colegas.

Duração das atividades
Cinco aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugere-se que essas aulas sejam trabalhadas com alunos da educação infantil e séries iniciais.

Comentários iniciais ao Professor

Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Cer t a .  Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Dentro da visão de alfabetização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetização para além de uma visão tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produção de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codificação e decodificação. Para tanto, alfabetização precisa abarcar o conceito de letramento, que tem como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da língua escrita. Nesse sentido, é importante que o professor valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos construíram ao longo de suas vivências. Além disso, é importante trabalhar com temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haverá maior possibilidade do aluno se interessar pelos conteúdos propostos. Assim, o conteúdo dessas aulas se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa porque leva em consideração um tema recorrente na educação infantil e nas séries iniciais, relacionado a questão afetiva que interfere diretamente na aprendizagem das crianças. É comum as crianças pequenas levarem para a escola a notícia de que vão ganhar um irmãozinho, sendo essa notícia muitas vezes acompanhada de mudança de comportamento pela criança que, por não saber como lidar com tal situação, passa a expressar por meio de atitudes e ações os seus sentimentos em relação à novidade. Não conversar com a criança sobre o que está acontecendo pode intensificar os sentimentos vividos por ela. Nesse sentido, professor, as atividades e recursos propostos nesta aula têm o objetivo de auxiliá-lo a abordar e trabalhar o tema em sala de aula, de forma a amparar, apoiar e esclarecer seus alunos, em uma importante fase de suas vidas.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

1º Momento: Para introduzir o tema, é importante que cada criança relate sobre sua família, viabilizando que tanto os colegas, quanto o próprio professor, tenham mais conhecimento sobre a realidade vivida por cada aluno na sala. Assim, convide os alunos para assistirem ao clipe da música: Família (Titãs). Duração: 3min31seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ONp5Z2bkTfE. Acesso em 16 de outubro de 2013.

Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site: http://www.youtube.com/watch?v=ONp5Z2bkTfE. Acesso em 16 de outubro de 2013.

2º Momento: Em seguida, pergunte aos alunos sobre o que trata o clipe. Peça que eles falem sobre as palavras que ouviram e o que mais marcou. Se os alunos tiverem dificuldade em se pronunciarem, diga que a música chama-se Família e solicite que eles falem o que vem em sua mente quando ouvem a palavra FAMÍLIA. Registre todas as falas dos alunos em diário de bordo para subsidiar as discussões ao longo das aulas.

3º Momento: Cada aluno deverá contar sobre a sua família: com quem mora, se tem irmãos, como se chamam, dentre outras informações que julgarem necessárias. Lembrando que nesse momento as falas individuais dos alunos não poderão se estender muito para garantir que todos se pronunciem.

4º Momento: Após a apresentação de cada aluno sobre sua família, diga que eles deverão imaginar que estão com uma câmera fotográfica em mãos e que foram em sua casa para tirar uma foto de sua família. Diga aos alunos: “Preparem suas câmeras, vou contar até três e todos deverão focalizar suas famílias e fazer o registro do momento!”

5º Momento: Em seguida convide os alunos a fazerem o “Recorte da Família”, ou seja, deverão reproduzir tal foto por meio de uma colagem ou desenho, que represente a sua família. Para esse momento é necessário disponibilizar revistas para recorte, cola, tesoura, folhas sulfite, lápis de cor e de escrever. Após a realização da produção, é importante pedir que os alunos apresentem a mesma e, caso ainda não estejam alfabetizados, peça permissão para escrever ao lado das gravuras os nomes das pessoas, bem como grau de parentesco existente entre eles. Aproveite para identificar se a família que eles mencionaram anteriormente foi a família que eles representaram na produção. Procure perceber ainda os alunos cujas mães estão grávidas, ou cujos pais terão outros filhos, no caso de crianças filhas de pais separados. 

ATIVIDADE 2

1º Momento: Convide os alunos para se deitarem no chão e ouvirem a música “Irmãozinho” do grupo Palavra Cantada do CD e DVD Clipes mais Canções Curiosas. Disponível em: http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/irmaozinho.html#ixzz2hwcI7P7T. Acesso em 16 de outubro de 2013.

Fonte: http://images.livrariasaraiva.com.br/imagem/imagem.dll?pro_id=2854764&L=125&qld=50&A=-1&PIM_Id= Acesso em 16 de outubro de 2013.

Irmãozinho (Palavra Cantada)

Mamãe vai me dar um irmãozinho
Estou contente, que bom!
Papai diz que é ruim ficar sozinho
E tudo que é meu será dos dois
Até a mamãe e o papai de nós dois

Mamãe vai me dar um irmãozinho
Estou contente, que bom!
O nosso apartamento é pequeno
E o meu quarto é pequenininho
Então papai e mamãe me disseram:
"Dá-se um jeito, o que vai que importa,
o neném já tá quase batendo na porta"
Vai pegar meus brinquedos

Mamãe vai me dar um irmãozinho
Estou contente, que bom!
Até que é bom ficar sozinho
Não sei porque o papai diz que é ruim
O que é ruim pra ele é bom pra mim
Perguntei se pelo menos se ele vai saber que eu sou sua irmã,
responderam que não, vou ter que esperar.

Mamãe vai me dar uma irmãzinha
Estou contente, que bom!
Papai diz que é ruim ficar sozinho
E tudo que é só meu será dos dois
Até a mamãe e o papai de nós dois

Mamãe vai me dar uma irmãzinha
Estou contente, que bom!
O nosso apartamento é pequeno
E o meu quarto é pequenininho
Então papai e mamãe me disseram:
"Dá-se um jeito, o que vai que importa,
o neném já tá quase batendo na porta"
Vai pegar meus brinquedos

Mamãe vai me dar uma irmãzinha
Estou contente, que bom!
Até que é bom ficar sozinho
Não sei porque o papai diz que é ruim
O que é ruim pra ele é bom pra mim
Perguntei se pelo menos se ela vai saber que eu sou seu irmão,
responderam que não, vou ter que esperar.

Sugestão ao Professor

Caso prefira exibir o clipe da música “Irmãozinho”, você o encontrará disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=XcL-jm12MhI. Duração: 3min24seg. Acesso em 16 de outubro de 2013.

Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site: http://www.youtube.com/watch?v=XcL-jm12MhI. Acesso em 16 de outubro de 2013.

2º Momento: Explore a música com os alunos: O que sentiram ao ouvir essa música? O que o compositor quis dizer quando cantou: "Mamãe vai me dar um irmãozinho. Estou contente, que bom!" Qual o sentimento revelado pelo "personagem" da música que disse que vai ganhar um irmãozinho: de alegria ou de tristeza? Na sua percepção ele pareceu feliz em dividir o pai, a mãe, os brinquedos? Você tem irmãos? Como você se sente ao se deparar com essa necessidade de dividir pessoas e pertences pessoais?

3º Momento: Cada aluno receberá uma tarefa com frases iniciadas que deverão ser completadas, individualmente, de acordo com suas percepções e sentimentos. Esclarecer aos alunos que eles deverão escolher a frase que mais se aproxima de suas percepções. Caso os alunos já consigam registrar por escrito, deixe-os livres para realizar a tarefa sozinhos. No caso de alunos que ainda não escrevem, você poderá fazer a leitura de cada frase no coletivo e solicitar que respondam por meio de desenho ou oralmente às seguintes questões:

1) É bom ter irmãos porque........

2) Gosto de não ter irmãos porque...........

3) Acho difícil emprestar meus brinquedos porque.....

4) Gosto de emprestar meus brinquedos porque.....

4º Momento: Terminada a tarefa, proponha uma rodada de reflexão a respeito das respostas que apareceram. Tenha cuidado para não emitir juízos de valor, expondo os alunos. O mais importante, nesse momento, é que os alunos percebam que no grupo há colegas com pensamentos semelhantes e diferentes aos seus. 

Tarefa de casa:

Solicite aos familiares que enviem para a escola, caso tenham, o álbum da criança de quando era bebê e nos primeiros anos de vida, com fotos que ilustrem momentos importantes de sua vida até hoje. Caso não tenha o álbum montado, pode enviar as fotos apenas. E ainda, para as famílias que não têm registro por foto, solicite que enviem por escrito, registro de momentos marcantes na vida da criança: quando nasceu, onde, como a família preparou a chegada do bebê, fatos do primeiro ano de vida, fatos do segundo ano de vida, dentre outros.

ATIVIDADE 3:

1º Momento: Explore a tarefa de casa trazida pelos alunos. Dê oportunidade para que todos apresentem seu álbum, ou registro desses primeiros anos. Pergunte aos alunos se eles já conheciam tal material, como se sentiram ao se deparar com esses registros. Reflita com eles sobre o quanto é importante valorizarmos a história de vida de cada um. Leve-os a se conscientizar de que já estiveram na barriga de sua mãe, foram esperados por seus familiares, ocuparam seus lugares de direito no momento de seu nascimento. Converse também sobre o fato de que não é a chegada de um novo membro na família que tirará o seu lugar ou direito junto à sua família.

2º Momento: Em seguida, convide-os a sentarem em roda para assistirem ao vídeo: Charlie e Lola - Eu Ganhei. Não eu Ganhei... Duração: 10min01seg. Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=QheXNHWaw7M. Acesso em 17 de outubro de 2013.

Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site: http://www.youtube.com/watch?v=QheXNHWaw7M. Acesso em 17 de outubro de 2013.

3º momento: Explore o vídeo por meio das seguintes perguntas: Sobre qual tema o vídeo aborda? Por que Charlie e Lola estão competindo? Vocês acham que todos os irmãos competem? Por quê? No vídeo, Charlie disse à Lola que ela não pode ganhar o tempo todo. Vocês concordam com isso? O que Lola disse ao Charlie no final da história? Vocês acham que Charlie tem paciência com Lola? Vocês acham importante que os irmãos tenham paciência e sejam solidários uns com os outros?

4º momento: Solicite aos alunos que façam um desenho representando os seus sentimentos em relação aos seus irmãos.

5º momento: Abra espaço para os alunos exporem seus trabalhos e faça uma reflexão sobre os sentimentos mencionados por eles em relação aos seus irmãos, buscando sensibilizá-los para a construção de bons vínculos afetivos entre eles. É fundamental também levá-los a refletir sobre o quanto é importante que eles tenham uma postura solidária com seus familiares, tendo em vista o quanto manter uma boa estrutura em família requer o cuidado, o desprendimento e esforço de todos os membros.

Sugestão ao Professor:

No caso de alunos que não têm irmãos, conduza a discussão relacionando-os aos colegas da sala: Vocês concordam que amigos competem? Por quê? No vídeo, Charlie disse à Lola que ela não pode ganhar o tempo todo. Vocês concordam com isso? O que Lola disse ao Charlie no final da história? Vocês acham que Charlie tem paciência com Lola? Vocês acham importante que os amigos tenham paciência e sejam solidários uns com os outros? Em seguida, solicite aos alunos que escolham um amigo bem próximo, com quem têm um bom vínculo afetivo para fazerem um desenho representando os seus sentimentos em relação ao seu amigo.

ATIVIDADE 4:

1º Momento: Convide os alunos para sentarem-se em círculo para ouvirem a história: Vou ganhar um irmãozinho. Autoria: Kes Gray e Sarah Nayler. Editora: Panda Books. Disponível em: http://images1.folha.com.br/livraria/images/1/a/1011559-250x250.png. Acesso em 16 de outubro de 2013. Sinopse: Nesse livro a autora explica como se dá a gravidez e como o bebê se forma na barriga da mãe.

Fonte: http://images1.folha.com.br/livraria/images/1/a/1011559-250x250.png. Acesso em 16 de outubro de 2013.

2º Momento: Após contar a história, solicite aos alunos que estão vivendo essa situação nesse momento, para relatarem seus sentimentos a respeito da história: como se sentiram, se essa história é parecida com a dele, como os pais da personagem lidaram com a situação, como ele gostaria que seus pais lidassem, dentre outras perguntas pertinentes.

Comentário ao Professor

Caso você não consiga o livro, aproveite a situação de uma criança da sala e peça que ela relate sua história. Em seguida, poderá utilizar as mesmas perguntas sugeridas anteriormente.

3º Momento: Divida a turma em grupos de cinco e produza com os alunos fantoches de Colher de Madeira. Cada grupo deverá construir bonecos para compor uma família. Oriente-os a definir quais serão os membros que irão compor a família de cada grupo.

Sugestão ao Professor:

Para orientar os alunos a produzirem fantoches com colher de madeira, acesse o endereço: http://educacaoespecial-nedivonfruauff.blogspot.com.br/2011/10/fantoches-no-palito.html. Acesso em 16 de outubro de 2013.

http://www.oartesanato.com/sites/www.oartesanato.com/files/imagecache/primera/fantoches-feitos-com-colheres-de-madeira-1.jpg

Fonte:http://www.oartesanato.com/sites/www.oartesanato.com/files/imagecache/primera/fantoches-feitos-com-colheres-de-madeira-1.jpg. Acesso em 17 de outubro de 2013.

4º Momento: Após produzir os bonecos, os alunos deverão criar uma história relativa ao tema trabalhado: família, nascimento de irmãos, ciúme entre irmãos, competitividade, solidariedade e amizade entre irmãos, dentre outros assuntos abordados na aula. Solicite que os alunos sugiram, na história que irão criar, atitudes cooperativas e solidárias que os membros da família deverão adotar durante a chegada de um novo membro no seio familiar. Deixe livre aos alunos, caso queiram encenar histórias reais. Por fim, organize um dia para os alunos apresentarem o teatro de fantoches às famílias como forma de envolvê-las na discussão sobre o tema.

Sugestões às famílias:

Os recursos sugeridos a seguir poderão auxiliar as famílias na condução do processo, de forma respeitosa com os sentimentos e emoções vividas pelos pequenos.

Texto: O ciúme entre os filhos. Disponível em: http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo205.shtml. Acesso em 16 de outubro de 2013.

Livro: Para que serve uma barriga tão grande? Autora: Rosa Amanda Strausz. Editora: FTD. 

Sinopse: Neste livro a autora cria uma fábula engraçada associando mulher, mãe e uma vaca para tratar da chegada de um bebê na família. Na história, o bezerrinho demonstra sentir ciúme, tristeza e medo de ser esquecido depois que o irmão nascer.

Fonte: http://cdn.b5e8.upx.net.br/imagens/imagem/capas/727/3120727.jpg. Acesso em 16 de outubro de 2013. 

Livro: Pára com isso Pirralho! Autoria: Bel Linares e Alcy. Editora: Salamandra.

Fonte: http://img.submarino.com.br/produtos/01/00/item/6608/3/6608363g1.jpg. Acesso em 18 de outubro de 2013.

Recursos Complementares

Rivalidade entre irmãos. Disponível em: http://www.opovo.com.br/app/colunas/educacao/2011/10/22/noticiaseducacao,2319682/rivalidade-entre-irmaos.shtml. Acesso em 16 de outubro de 2013.

Ciúme entre irmãos e irmãs. A Chegada de um novo irmão ou irmã. Disponível em: http://www.ip.usp.br/portal/images/stories/lefam/ATT00032.pdf. Acesso em 16 de outubro de 2013.

Como lidar com o ciúme das crianças quando nasce um irmão. Disponível em: http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=278&cat=4. Acesso em 16 de outubro de 2013.

E. M. WALTER LEITE CAMINHA. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: http://wlcaminha.blogspot.com.br/. Acesso em 15 de outubro de 2013.

MENEDEZ-APONTE, Emily. Um novo bebê está chegando. Um guia para o irmão e a irmã mais velhos. Disponível em: http://www.paulus.com.br/loja/images/products/G/9788534925983.jpg. Acesso em 16 de outubro de 2013.

LINARES, Bel. E agora? Vão tomar o meu lugar? Editora Salamandra. Disponível em: http://images.livrariasaraiva.com.br/imagem/imagem.dll?pro_id=152294&L=125&qld=50&A=-1&PIM_Id= Acesso em 16 de outubro de 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua e processual. Procure identificar ao longo das discussões em sala se os alunos conseguiram reconhecer as emoções presentes no momento da chegada de um novo membro na família. Observe se eles conseguiram debater e se posicionar sobre a competitividade entre irmãos, bem como maneiras de minimizá-la. Avalie o envolvimento e respeito com que os alunos lidarem com o tema trabalhado em sala. Por fim, procure identificar, pelas suas falas, se eles conseguiram sugerir atitudes cooperativas e solidárias com seus familiares durante a chegada de um novo membro na família.

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