21/10/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Professor, primeiramente discuta com os alunos que apesar de todo texto apresentar um recorte pessoal/subjetivo de um tema, há alguns textos que são mais evidentemente da ordem do argumentar.
Para introduzir o tópico — formas de argumentação — faça um brainstorming com os alunos sobre quais gêneros textuais são da ordem do argumentar.
Os alunos deverão citar alguns gêneros textuais, os quais o professor anotará no quadro e discutirá com eles se realmente são gêneros prioritariamente argumentativos — que visam convencer o leitor a concordar com determinado ponto de vista.
Segue uma lista com alguns gêneros que o professor poderá complementar a lista de gêneros da ordem do argumentar:
Após os alunos terem citado cada um dos gêneros, o professor poderá questioná-los sobre qual a finalidade de cada um deles, para que percebam que todos têm em comum o fato de se proporem a tentar convencer alguém, por meio da argumentação, sobre um ponto de vista.
Para exemplificação sobre como funciona a argumentação, o professor deverá entregar aos alunos uma cópia do texto a seguir:
PREZADOS SENHORES, (Moacyr Scliar, cronista da Folha de S. Paulo, 14/8/2000). |
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/redacao/carta-argumentativa.htm>. Acesso em: 20 out. 2013.
Depois da leitura do texto, os alunos deverão responder às questões seguintes:
Após os alunos lerem o texto e responderem ao questionário, o professor corrigirá as questões com os alunos, ressaltando a importância de,em um texto argumentativo, prestarmos atenção a quais argumentos usamos, e também em deixar os argumentos que consideramos mais fortes/importantes para o final do texto, fazendo uma espécie de gradação (do mais fraco para o mais forte).
Além disso, o professor poderá chamar a atenção para o fato de que um texto argumentativo não é apenas uma exposição de argumentos. É necessário fazer uma breve introdução que apresenta o ponto de vista (ou tese) e também uma conclusão ao final do texto (que em alguns gêneros textuais pode ser até mesmo uma reafirmação do ponto de vista/tese).
Disponível em <http://files.nelsonmalzoni.com/200000632-b384ab47e7/leitura_01.jpg>. Acesso em: 20 out. 2013.
Para expor os alunos a diferentes tipos de argumentação, o professor deverá projetar para eles o seguinte texto (em .pdf), produzido pelo professor Samuel Swerts:
Disponível em <http://samuelswer.dominiotemporario.com/doc/tipo_arg.pdf>. Acesso em: 20 out. 2013.
Obs.: projetar apenas da página 1 à 25, uma vez que da página 26-32 o autor apenas coloca um exemplo de texto argumentativo.
Enquanto o professor for projetando/explicando os diferentes tipos de argumentação, os alunos deverão completar, no caderno, um quadro como o que segue:
Tipo de argumentação | Como funciona | Exemplos |
Exemplificação | ||
A fortiori | ||
Causa e consequência | ||
Ressalva | ||
Raciocínio dedutivo | ||
Raciocínio indutivo | ||
Consenso | ||
Argumento de autoridade |
Após a projeção/discussão do texto sobre os tipos de argumentação, o professor deverá propor aos alunos que escrevam um texto dissertativo (ou outro gênero a ordem do argumentar) no qual eles deverão utilizar pelo menos dois argumentos, de dois tipos diferentes (um de causa e consequência e outro por exemplificação, por exemplo). O professor poderá se valer de uma temática que esteja sendo discutida durante suas aulas ou algo polêmico que esteja sendo discutido nos dias próximos à aula, ou ainda utilizar os temas das últimas temáticas das edições do Exame Nacional do Ensino Médio. Atualmente, a lista das temáticas das últimas edições do ENEM (até 20 out. 2013) são:
Ano Temática da Redação
2012 Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2011 Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010 O trabalho na construção da dignidade humana
2009 O indivíduo frente à ética nacional
2008 Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2007 O desafio de se conviver com as diferenças
2006 O poder de transformação da leitura
2005 O trabalho infantil na sociedade brasileira
2004 Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2003 A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2001 Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2000 Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
1999 Cidadania e participação social
1998 Viver e aprender
Temas das redações do ENEM retiradas de <http://www.enem.vestibulandoweb.com.br/temas-redacao-enem.html>. Acesso em: 20 out. 2013.
Exemplo de texto de opinião da Folha de São Paulo:
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/124700-quem-quer-ser-um-milionario.shtml>. Acesso em: 20 out. 2013.
Material complementar sobre tipos de argumentos:
Disponível em <http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/redacao/dissertacao_e_narracao/argumentos>. Acesso em: 20 out. 2013.
O professor poderá avaliar a aula de forma processual, avaliando a participação dos alunos nas discussões.
Um instrumento de avaliação mais pontual para checar se os alunos compreenderam como utilizar diferentes tipos de argumentação é a produção dos textos argumentativos, nos quais os alunos deverão utilizar pelo menos dois dos tipos de argumentação apresentados.
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