Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Diferentes tipos de argumentação

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer diferentes formas de argumentação;
  • Identificar quais os gêneros textuais potencialmente argumentativos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Argumentação;
  • tese;
  • defesa de um ponto de vista.
Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • Computador;
  • Data show;
  • Texto impresso;
  • Quadro negro;
  • Giz.

 

Estratégias:

  • Brainstorming;
  • Discussão oral;
  • Projeção/discussão de texto;
  • Leitura e interpretação textual (individual);
  • Produção textual.

 

Módulo 1

Atividade 1

Professor, primeiramente discuta com os alunos que apesar de todo texto apresentar um recorte pessoal/subjetivo de um tema, há alguns textos que são mais evidentemente da ordem do argumentar.

Para introduzir o tópico — formas de argumentação — faça um brainstorming com os alunos sobre quais gêneros textuais são da ordem do argumentar.

Os alunos deverão citar alguns gêneros textuais, os quais o professor anotará no quadro e discutirá com eles se realmente são gêneros prioritariamente argumentativos — que visam convencer o leitor a concordar com determinado ponto de vista.

Segue uma lista com alguns gêneros que o professor poderá complementar a lista de gêneros da ordem do argumentar:

  • textos de opinião;
  • cartas ao leitor;
  • cartas de reclamação;
  • cartas de solicitação;
  • debates;
  • editoriais;
  • requerimentos;
  • ensaios;
  • resenhas críticas;
  • artigos de opinião;
  • monografias;
  • dissertações.

 

Após os alunos terem citado cada um dos gêneros, o professor poderá questioná-los sobre qual a finalidade de cada um deles, para que percebam que todos têm em comum o fato de se proporem a tentar convencer alguém, por meio da argumentação, sobre um ponto de vista.

 

Atividade 2

Para exemplificação sobre como funciona a argumentação, o professor deverá entregar aos alunos uma cópia do texto a seguir:

PREZADOS SENHORES,

Uns amigos me falaram que os senhores estão para destruir 45 mil pares de tênis falsificados com a marca Nike e que, para esse fim, uma máquina especial já teria até sido adquirida. A razão desta cartinha é um pedido. Um pedido muito urgente.
Antes de mais nada, devo dizer aos senhores que nada tenho contra a destruição de tênis, ou de bonecas Barbie, ou de qualquer coisa que tenha sido pirateada. Afinal, a marca é dos senhores, e quem usa essa marca indevidamente sabe que está correndo um risco. Destruam, portanto. Com a máquina, sem a máquina, destruam. Destruir é um direito dos senhores.
Mas, por favor, reservem um par, um único par desses tênis que serão destruídos para este que vos escreve. Este pedido é motivado por duas razões: em primeiro lugar, sou um grande admirador da marca Nike, mesmo falsificada. Aliás, estive olhando os tênis pirateados e devo confessar que não vi grande diferença deles para os verdadeiros.
Em segundo lugar, e isto é o mais importante, sou pobre, pobre e ignorante. Quem está escrevendo esta carta para mim é um vizinho, homem bondoso. Ele vai inclusive colocá-la no correio, porque eu não tenho dinheiro para o selo. Nem dinheiro para selo, nem para qualquer outra coisa: sou pobre como um rato. Mas a pobreza não impede de sonhar, e eu sempre sonhei com um tênis Nike. Os senhores não têm ideia de como isso será importante para mim. Meus amigos, por exemplo, vão me olhar de outra maneira se eu aparecer de Nike. Eu direi, naturalmente, que foi presente (não quero que pensem que andei roubando), mas sei que a admiração deles não diminuirá: afinal, quem pode receber um Nike de presente pode receber muitas outras coisas. Verão que não sou o coitado que pareço.
Uma última ponderação: a mim não importa que o tênis seja falsificado, que ele leve a marca Nike sem ser Nike. Porque, vejam, tudo em minha vida é assim. Moro num barraco que não pode ser chamado de casa, mas, para todos os efeitos, chamo-o de casa.
Uso a camiseta de uma universidade americana, com dizeres em inglês, que não entendo, mas nunca estive nem sequer perto da universidade – é uma camiseta que encontrei no lixo. E assim por diante.
Mandem-me, por favor, um tênis. Pode ser tamanho grande, embora eu tenha pé pequeno. Não me desagradaria nada fingir que tenho pé grande. Dá à pessoa uma certa importância. E depois, quanto maior o tênis, mais visível ele é. E, como diz o meu vizinho aqui, visibilidade é tudo na vida.

(Moacyr Scliar, cronista da Folha de S. Paulo, 14/8/2000).

Disponível em: <http://www.brasilescola.com/redacao/carta-argumentativa.htm>. Acesso em: 20 out. 2013.

Depois da leitura do texto, os alunos deverão responder às questões seguintes:

  1. Esse texto é uma crônica que simula uma carta argumentativa. O que a pessoa que está enviando a carta espera receber do seu destinatário?
  2. O que motivou a pessoa a enviar a carta?
  3. Quantos e quais foram os argumentos elencados para tentar convencer o destinatário a atender o pedido do remetente da carta?
  4. Qual dos argumentos parece ser o mais forte/importante? Ele vem em que ordem no texto?

 

Atividade 3

Após os alunos lerem o texto e responderem ao questionário, o professor corrigirá as questões com os alunos, ressaltando a importância de,em um texto argumentativo, prestarmos atenção a quais argumentos usamos, e também em deixar os argumentos que consideramos mais fortes/importantes para o final do texto, fazendo uma espécie de gradação (do mais fraco para o mais forte).

Além disso, o professor poderá chamar a atenção para o fato de que um texto argumentativo não é apenas uma exposição de argumentos. É necessário fazer uma breve introdução que apresenta o ponto de vista (ou tese) e também uma conclusão ao final do texto (que em alguns gêneros textuais pode ser até mesmo uma reafirmação do ponto de vista/tese).

 

Módulo 2

Atividade 1

leitura

Disponível em <http://files.nelsonmalzoni.com/200000632-b384ab47e7/leitura_01.jpg>. Acesso em: 20 out. 2013.
 

Para expor os alunos a diferentes tipos de argumentação, o professor deverá projetar para eles o seguinte texto (em .pdf), produzido pelo professor Samuel Swerts:

Disponível em <http://samuelswer.dominiotemporario.com/doc/tipo_arg.pdf>. Acesso em: 20 out. 2013.

Obs.: projetar apenas da página 1 à 25, uma vez que da página 26-32 o autor apenas coloca um exemplo de texto argumentativo.

 

Enquanto o professor for projetando/explicando os diferentes tipos de argumentação, os alunos deverão completar, no caderno, um quadro como o que segue:

Tipo de argumentação Como funciona                 Exemplos                 
Exemplificação    
A fortiori    
Causa e consequência    
Ressalva    
Raciocínio dedutivo    
Raciocínio indutivo    
Consenso    
Argumento de autoridade    

 

Atividade 2

Após a projeção/discussão do texto sobre os tipos de argumentação, o professor deverá propor aos alunos que escrevam um texto dissertativo (ou outro gênero a ordem do argumentar) no qual eles deverão utilizar pelo menos dois argumentos, de dois tipos diferentes (um de causa e consequência e outro por exemplificação, por exemplo). O professor poderá se valer de uma temática que esteja sendo discutida durante suas aulas ou algo polêmico que esteja sendo discutido nos dias próximos à aula, ou ainda utilizar os temas das últimas temáticas das edições do Exame Nacional do Ensino Médio. Atualmente, a lista das temáticas das últimas edições do ENEM (até 20 out. 2013) são:

Ano    Temática da Redação
2012    Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2011    Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2010    O trabalho na construção da dignidade humana
2009    O indivíduo frente à ética nacional
2008    Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2007    O desafio de se conviver com as diferenças
2006    O poder de transformação da leitura
2005    O trabalho infantil na sociedade brasileira
2004    Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2003    A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2002    O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2001    Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2000    Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
1999    Cidadania e participação social
1998    Viver e aprender

Temas das redações do ENEM retiradas de <http://www.enem.vestibulandoweb.com.br/temas-redacao-enem.html>. Acesso em: 20 out. 2013.

Recursos Complementares

Exemplo de texto de opinião da Folha de São Paulo:

Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/124700-quem-quer-ser-um-milionario.shtml>. Acesso em: 20 out. 2013.

Material complementar sobre tipos de argumentos:

Disponível em <http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/redacao/dissertacao_e_narracao/argumentos>. Acesso em: 20 out. 2013.
 

Avaliação

O professor poderá avaliar a aula de forma processual, avaliando a participação dos alunos nas discussões.

Um instrumento de avaliação mais pontual para checar se os alunos compreenderam como utilizar diferentes tipos de argumentação é a produção dos textos argumentativos, nos quais os alunos deverão utilizar pelo menos dois dos tipos de argumentação apresentados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.