Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Elementos de continuidade e ruptura na Literatura brasileira

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer  os elementos de continuidade e ruptura nas diferentes Escolas Literárias;
  • Identificar os elementos principais que são associados a cada uma das Escolas Literárias;
  • Conhecer  as Escolas Literárias no Brasil, desde a Literatura de Formação até o Modernismo.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que são Escolas Literárias.

Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • Quadro negro;
  • giz;
  • data show;
  • computador;
  • laboratório de informática.

 

Estratégias:

  • Discussão oral;
  • pesquisa na internet em grupos;
  • apresentação em grupos;
  • apresentação de página de internet.

Módulo 1

Atividade 1

Para retomar com os alunos quais são as Escolas Literárias brasileiras e em que ordem elas são didaticamente trabalhadas, desde a literatura de informação até o modernismo, o professor começará a aula, escrevendo no quadro negro a seguinte palavra:

QuiBARoReNaPaSiMo

 

Em seguida, o professor explicará aos alunos que se trata de um código que poderá ser utilizado para que eles se lembrem da ordem das Escolas Literárias Brasileiras.

O professor deverá explicar aos alunos como decifrar esse código, da seguinte maneira:

 

Qui/ B / A / Ro / Re / Na / Pa / Si / Mo

Trata-se das letras/sílabas iniciais de cada uma das Escolas Literárias, quais sejam:

Qui

Quinhentismo

B

Barroco

A

Arcadismo

Ro 

Romantismo (3 fases)

Re

Realismo

Na

Naturalismo

Pa

Parnasianismo

Si

Simbolismo

Mo

Modernismo

 

Nesse momento o professor pedirá aos alunos que copiem o quadro no caderno e, em seguida, pedirá a alguns alunos que tentem falar a ordem das Escolas Literárias, sem olhar no caderno, para incentivar a memorização do código e o que ele significa.

 

Atividade 2

Após os alunos terem aprendido/memorizado quais são as Escolas Literárias no Brasil, desde o Quinhentismo até o Modernismo, os alunos passarão a uma atividade para trabalharem um pouco mais detalhadamente sobre cada uma das Escolas Literárias.

O professor dividirá a turma em 5 grupos para realizar essa atividade.

Cada um dos grupos ficará responsável por pesquisar/estudar sobre um grupo de Escolas Literárias Brasileiras, na seguinte ordem:

  1. Quinhentismo, Barroco e Arcadismo
  2. Romantismo (três fases)
  3. Realismo e Naturalismo
  4. Parnasianismo e Simbolismo
  5. Modernismo (três fases)

Cada grupo deverá completar uma ficha, contendo as seguintes informações:

Período (início e fim da Escola Literária)

                                                                                       

Principais escritores

 

Principais características 

 

Elementos de ruptura/diferença em relação à Escola Literária precedente

 

Um exemplo de texto/trecho de livro do período

 

Os alunos poderão pesquisar sobre as Escolas Literárias brasileiras no laboratório de informática.

 

Para auxiliá-los na pesquisa, o professor poderá sugerir os seguintes sites:

Disponível em <http://letrasmt.blogspot.com.br/2010/04/la-lectrice-leitora-oleo-jean-honore.html>. Acesso em: 20 out. 2013.

Disponível em <http://espacodaliteratura.blogspot.com.br/2009/04/as-escolas-literarias-brasileira.html>. Acesso em: 20 out. 2013.

Disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Escolas_da_literatura_brasileira>. Acesso em: 20 out. 2013.

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Modernismo_brasileiro>. Acesso em: 20 out. 2013.
 

Além disso, os alunos poderão consultar livros sobre a história da Literatura Brasileira na biblioteca da escola, bem como as informações que constam no livro didático.

 

Atividade 3

semi

Disponível em <http://giseleszymczak.files.wordpress.com/2012/02/professores-999993.jpg>. Acesso em: 20 out. 2013.
 

Após cada grupo ter reunido as informações sobre as Escolas Literárias Brasileiras, deverão apresentar para os colegas o resumo de cada uma das Escolas Literárias.

Durante cada apresentação, os colegas que estiverem ouvindo a apresentação deverão anotar no caderno as informações que estiverem sendo repassadas pelos colegas, de forma que, ao final das apresentações, todos os alunos tenham no caderno as informações básicas sobre todas as Escolas Literárias Brasileiras.

Ao final, o professor poderá ressaltar com os alunos o fato de cada Escola Literária (ou Período Literário) ser uma espécie de resposta à Escola Literária precedente, sendo que há uma certa alternância: Razão/Emoção; Otimismo/pessimismo; Exagero/Escassez (de palavras); linguagem simples/complexa.

 

Módulo 2

Atividade 1

Para fazer o fechamento, o professor poderá exibir para os alunos (em data show) a seguinte página, que traz uma linha do tempo das Escolas Literárias (de Portugal e do Brasil), sendo que os alunos deverão se atentar principalmente para a parte que começa no Quinhentismo (Literatura de formação brasileira).

Disponível em <http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/escolas-literarias-brasileira-portuguesa-702798.shtml>. Acesso em: 20 out. 2013.

Obs.: Para visualizar o conteúdo o professor deverá arrastar a seta, na parte de cima do quadro (onde marquei de vermelho na imagem abaixo),  para o lado direito.

esc

Disponível em <http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/escolas-literarias-brasileira-portuguesa-702798.shtml>. Acesso em 20 out. 2013.

 

Atividade 2

Para fechar esse conteúdo, o professor deverá retomar com os alunos o que significa a expressão QuiBARoReNaPaSiMo, pedindo que os alunos associem uma palavra chave a cada uma das Escolas Literárias Brasileiras.

 




 

Recursos Complementares

Vídeo do youtube sobre as três primeiras Escolas Literárias Brasileiras.

Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=PYILDWC_PSI>. Acesso em: 20 out. 2013.

Livro:

BOSI, Antônio. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.
 

Avaliação

Os alunos serão avaliados qualitativamente quanto:

  • à participação nas discussões,
  • ao interesse demonstrado;
  • ao desempenho do trabalho dentro dos grupos.

Em relação à apresentação dos trabalhos (avaliação quantitativa), o professor deverá observar:

  • postura;
  • desinibição;
  • se as informações estão corretas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.