21/10/2013
Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Conhecer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Recursos:
Estratégias:
Primeiramente o professor revisará oralmente com os alunos o que é um texto dissertativo-argumentativo, lembrando os alunos de que se trata de um gênero textual que exige que o escritor defenda um posicionamento em relação a um determinado tema.
O professor deverá explicar que, antes de passar à argumentação propriamente dita, é importante que se faça uma breve introdução, na qual o escritor apresenta seu ponto de vista (sua tese) em relação ao tema, indicando inclusive o recorte que o escritor faz do tema proposto para o texto dissertativo.
Para explicar um pouco mais sobre as funções básicas da introdução nos textos dissertativos, o professor projetará o seguinte vídeo:
Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=V0OthZxiMOk>. Acesso em: 20 out. 2013.
Após assistirem ao vídeo, os alunos deverão anotar no caderno quais são, segundo o professor Rafael Cunha (do vídeo), as funções primordiais da introdução.
Atividade 2
Sabendo as funções de se fazer uma introdução, o professor apresentará aos alunos uma série de formas de como introduzir o texto dissertativo, por meio do seguinte material:
FORMAS PARA INICIAR UM TEXTO DISSERTATIVO
1) Uma declaração É um grave erro a liberação da maconha. Provocará de imediato violenta elevação do consumo. O Estado perderá o precário controle que ainda exerce sobre as drogas psicotrópicas e nossas instituições de recuperação de viciados não terão estrutura suficiente para atender à demanda. Alberto Corazza, Isto é, 20 dez. 1995 (tema: liberação da maconha)
Não há saída para quem vive na miséria – os múltiplos acessos a uma vida digna estão bloqueados. Alimentação, saúde, educação, moradia fazem parte de uma retórica vazia que os excluídos não praticam. (tema: miséria)
2) Definição Discriminar significa diferenciar, distinguir, separar. A forma mais comum, embora incompreensível, de discriminação é a racial, que defende uma infundada superioridade dos brancos sobre os negros. (tema: racismo)
A língua é o modo de expressão de um ser e de um povo, e reflete sua identidade cultural. É patrimônio de uma cultura, e do mesmo modo como cada um preserva seu patrimônio material – seja o Estado, sejam as instituições privadas, seja qualquer cidadão – deveríamos todos preservar nossa língua, nossa identidade, nosso patrimônio cultural. (tema : a língua como identidade cultural de um povo)
3) Oposição De um lado, professores mal pagos, desestimulados, esquecidos pelo governo. De outro, gastos excessivos com computadores, antenas parabólicas, aparelhos de vídeo cassete. É este o paradoxo que vive hoje a educação no Brasil. (tema: a educação no Brasil)
4) Alusão histórica Após a queda do muro de Berlim, acabaram-se os antagonismos leste-oeste e o mundo parece ter aberto de vez as portas para a globalização. As fronteiras foram derrubadas e a economia entrou em rota acelerada de competição. (tema : globalização)
“Independência ou morte” – bordão que ilustra um momento decisivo de nossa História pode ser considerado como frase de impasse, pois qualquer resposta levaria a uma ruptura : a primeira, com Portugal; a segunda, com a vida.
5) Interrogação Será que é com novos impostos que a saúde melhorará no Brasil? Os contribuintes já estão cansados de tirar dinheiro do bolso para tapar um buraco que parece não ter fim. A cada ano, somos lesados por novos impostos para alimentar um sistema que só parece piorar. (tema : a saúde no Brasil)
Pode o homem (sobre)viver, nos dias atuais, sem os especialistas e sem os benefícios da tecnologia? Quem sabe curar um braço quebrado? Extrair um dente do siso? Consertar a televisão, o rádio do carro? (tema : a tecnologia e o homem) – pergunta retórica.
6) Citação de um argumento de autoridade “ As pessoas chegam ao ponto de um criança morrer e os pais não chorarem mais, trazerem a criança, jogarem num bolo de mortos, virarem as costas e irem embora”. O comentário, do fotógrafo Sebastião Salgado, falando sobre o que viu em Ruanda, é um acicate no estado de letargia ética que domina algumas nações do primeiro mundo. DI FRANCO, Carlos Alberto.Jornalismo, ética e qualidade. Rio de Janeiro, Vozes, 1995. P. 73. (tema : política demográfica)
“É mais fácil quebrar um átomo que um preconceito “, afirmou Einstein. As manifestações racistas observadas por todo o planeta comprovam a veracidade dessa assertiva. (tema : racismo)
7) Citação de forma indireta Para Marx a religião é o ópio do povo. Raymond Aron deu o troco: o marxismo é o ópio dos intelectuais. Mas nos Estados Unidos o ópio do povo é mesmo ir às compras. Como as modas americanas são contagiosas, é bom ver de que se trata. Cláudio de Moura e Castro, Veja, 13 nov. 1996. (Tema : consumismo)
8) Citação de um provérbio Em terra de cego, quem tem um olho é rei, - assim pensam os déspotas que pretendem usufruir o poder com a exploração da grande massa, e conseguem, pois o círculo vicioso é fechado : enquanto houver déspotas, haverá cegos; enquanto houver cegos, haverá déspotas. ( tema : autoritarismo)
9) Comparação O tema da reforma agrária está presente há bastante tempo nas discussões sobre os problemas mais graves que afetam o Brasil. Numa comparação entre o movimento pela abolição da escravidão no Brasil, no final do século passado e atualmente, o movimento pela reforma agrária, podemos perceber algumas semelhanças. Como na época da abolição da escravidão existiam elementos favoráveis e contrários a ela, também hoje há os que são a favor e os que são contra a implantação da reforma agrária no Brasil. OLIVEIRA, Pérsio Santos de. Introdução à sociologia. São Paulo, Ática, 1991. p. 101. (tema : reforma agrária)
De tanto ser repetido pela cultura de massa, o mito perde a singularidade e passa a ser consumido como um tênis ou uma Coca-cola. (tema : mito)
10) Ilustração O Jornal do Comércio, de Manaus, publicou um anúncio em que uma jovem de dezoito anos, já mãe de duas filhas, dizia estar grávida mas não queria a criança. Ela a entregaria a quem se dispusesse a pagar sua ligação de trompas. Preferia dar o filho a ter que fazer um aborto. O tema é tabu no Brasil. (...) Antonio Carlos Viana, O quê, edição de 16 a 22 jul. 1994 (tema : aborto)
Fidel Castro está há 40 anos no poder e não pensa em sair; o general Suharto governou a Indonésia com a mão forte de 1966, quando assumiu o poder por meio de um golpe militar, até 1998, quando foi forçado a renunciar. O poder exerce fascínio. (tema : poder )
11) Uma sequência de frases nominais Desabamento de shopping em Osasco. Morte de velhinhos em clínica do Rio. Meia centena de mortes numa clínica de hemodiálise em Caruaru. Chacina de sem-terras em Eldorado dos Carajás. Muitos meses se passaram e esses fatos continuam impunes.
12) Descrição de um fato de forma cinematográfica Madrugada de 11 de agosto. Moema, bairro paulistano de classe média. Choperia Bodega – um bar da moda, freqüentado por jovens bem-nascidos. Um assalto. Cinco ladrões. Todos truculentos. Duas pessoas mortas : Adriana Ciola, 23, e José Renato Tahan, 25. Ela, estudante. Ele, dentista. Josias de Souza,Folha de são Paulo, 30 set. 1996. (tema : violência urbana) |
Disponível em <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=6&ved=0CFAQFjAF&url=http%3A%2F%2Fangloguarulhos.com.br%2Farquivos%2Farquivo_4721_20100404211736.doc&ei=X15kUs_oEeq5iwKl94GwBg&usg=AFQjCNH6qklJ6a40qd7Clq-pmlgJ71OsTw>. Acesso em: 20 out. 2013. (versão em .doc)
O professor entregará em uma apostila impressa essas diferentes formas de se introduzir um texto dissertativo, deixando claro que o mais importante é que, de uma forma ou de outra, deve ficar claro na introdução qual é a tese que está sendo defendida (seu ponto de vista) e também qual a abordagem será dada para tratar o tema que está sendo discutido.
O professor deverá ler com os alunos o material impresso e pedir aos alunos para que, ao final de cada explicação, tentem elaborar um exemplo (oral) sobre um tema de cunho social que esteja sendo discutido durante as aulas. Opcionalmente, o professor poderá pedir para que os alunos pratiquem, elaborando uma introdução tomando como tema o tema da última edição do ENEM, que pode ser acessada em: <http://www.enem.vestibulandoweb.com.br/temas-redacao-enem.html>. Acesso em: 20 out. 2013.
Disponível em <http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/81/imagens/i245673.jpg>. Acesso em: 20 out. 2013.
Após terem estudado sobre diferentes formas de introduzir um texto dissertativo, o professor pedirá aos alunos que pratiquem a elaboração da introdução de textos dissertativos, em folha separada. Cada dupla de alunos deverá redigir no mínimo três introduções diferentes, buscando utilizar as formas diferentes de introduzir um texto estudadas no material da atividade anterior. Vale lembrar que deve ficar claro qual a tese está sendo defendida em relação ao tema, bem como que abordagem se está escolhendo para trabalhar o tema escolhido. Os textos deverão ser produzidos, tendo como proposta uma das sugestões existentes no banco de redações do Uol Educação.
Disponível em <http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/temas.jhtm>. Acesso em: 20 out. 2013.
Exemplos de temas de redação do Uol Educação:
Os alunos analisarão as introduções feitas pelas outras duplas da seguinte forma:
Cada dupla deverá entregar a folha com as introduções para uma outra dupla, e pegar a folha dessa dupla para que façam a análise.
Cada dupla buscará identificar no texto produzido pela outra dupla:
Além disso, os alunos deverão fazer sugestão de alguma melhoria (se necessário) e assinar qual dupla analisou o texto da outra.
Essas informações deverão ser anotadas em baixo de cada uma das introduções feitas pelos colegas, com caneta/lápis de cor diferente da usada por quem elaborou a introdução.
Após os alunos terem analisado os textos dos colegas, eles deverão devolver o material para as respectivas duplas, para que os colegas vejam se realmente o que os colegas anotaram sobre suas introduções foi o que eles tentaram transmitir por meio da introdução, para que cada dupla faça uma autoanálise.
Guia de introdução de textos da PUC RS.
Disponível em <http://www.pucrs.br/gpt/textos.php>. Acesso em: 20 out. 2013.
Os alunos serão avaliados qualitativamente quanto:
Em relação à produção textual e análise (avaliação quantitativa), o professor deverá observar:
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23/08/2015
Cinco estrelasGostei muito das aulas. De fácil aplicação e entendimento.